Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

ALLAN 24/01/2021

Território Lovercraft
Atticus Turner é um jovem, de 22 anos, que após receber uma carta de seu pai, vai embarcar em uma jornada para esse reencontro. O problema é que o Estados Unidos passa por uma época de segregação racial e isso acaba dificultando em sua jornada.

Ao chegar em Chigado, Atticus se encontra com Letitia e George e eles vão embarcar nessa jornada junto com ele. O que Atticus não esperava era que seu pai havia desaparecido. Juntos, vão em busca de respostas.

O problema que essa busca por respostas, muitas coisas estranhas começam a aparecer. Todas essas descobertas é apenas um começo para os inúmeros questionamentos e coisas que irão acontecer a seguir.

De qualquer forma, para quem gosta de livros com contos, gosta de gêneros de terror e ficção, e também sobre o assunto abordado, aventure-se por ?território Lovecraft?. Não foi um livro que me conquistou, mas talvez pode conquistar você.

Mari158 24/01/2021

Eu li o livro após assistir a série, então já sabia o que esperar. O livro é bem narrado, deixando a leitura rápida e agradável. Da metade para o final, fica um pouco mais lento, porém não decaindo de qualidade. O capítulo da Hippolyta é o mais chato, porém na série também é a parte mais chata, logo, era o esperado.

Indico o livro e a série.

Leo 24/01/2021

Apesar de ter um ritmo um pouco lento, a história consegue prender o leitor através da abordagem da temática racial.

erika 24/01/2021

Território Lovecraft: bom, mas nem tanto, mas é legal vai...
Demorei a querer ler território Lovecraft por vários motivos, um deles foi sobre o livro ser um livro que dividia as pessoas, muitas achando ele bom e outras nem tanto. Eu fiquei no grupo do nem tanto, mas pra ser sincera, eu comprei o livro no impulso e só li porque não gosto de ter livro parado na estante (no caso na minha cômoda).

Eu não sou a maior fã desse estilo de terror cósmico, nem de terror na verdade, mas é uma aventura legal de ler, só não me cativou.

Nath @biscoito.esperto 23/01/2021

Um livro que trata perfeitamente do racismo na obra de Lovecraft, trazendo o que a literatura do mestre do terror tinha de melhor e denunciando o que tinha de mais terrível - não os monstros ou a violência, mas o racismo e a xenofobia. Este livro contém altas doses de terror cósmico, magia misteriosa, aventuras insólitas e personagens cativantes. Uma leitura incrível!

site: www.nathlambert.blogspot.com

lay 23/01/2021

O primeiro capítulo desanima demaaaais! Mas ao longo do livro a história prende bastante a atenção. Viajei em algumas cenas sem conseguir imaginar o que estava acontecendo mas nada que atrapalhou muito. Achei o final muito simples pra toda a história. Indico o livro e quero ver a serie

Sara.Pedra 22/01/2021

Reflexão
O que eu mais gostei no livro foi sem dúvidas as críticas (muitas vezes implícitas) ao racismo e às suas consequências na vida de pessoas negras. Fiquei um pouco confusa em relação aos rituais, aos poderes, e a toda essa parte mística, mas isso também foi um toque diferencial na leitura. Indicaria super para meus amigos, principalmente por conta da reflexão que esse livro nos proporciona. Fiquei emocionada em muitas partes, atentei-me para fatos que antes não tinha reparado em minha vida e consegui olhar por outra perspectiva. Enfim, um mar de aventuras, fantasias, e críticas ácidas que me divertiu bastante, pretendo ler novamente e assistir à série também!
Senti falta de uma aproximação mais intrínseca entre Pop e Atticus, e também de um namorico entre Atticus e Letitia, mas cenas pra outros capítulos!

Anabel.Carolina 22/01/2021

Território Lovecraft
Um dos livros mais louco que já vi!! Mistura vários gêneros e ainda aborda o racismo!
São pequenas histórias separadas com os personagens, mas que no fim vira uma coisas só! Demorei um pouco pra ler pq a mudança de cenário e história é muito rápido tem muitos detalhes de coisas que achei desnecessário e partes faltam algumas cosias a serem ditas! No fundo vale a pena viajar nessa aventura! Kkkk

Marie 20/01/2021

Resenha de uma mocinha sem especialidade literária
É razoável dizer que este livro tem uma leitura meio complicada. Achei o começo lento, mas o desenvolvimento dos mistérios foram interessantes. O final/conclusão da obra é simplesmente fantástico, mas acho que faltou uma ligação melhor entre o caso que cada personagem viveu, e não apenas uma conexão final. Pareceu no final 6 livros dentro de um, cada um com uma história de começo meio e fim.

@allanvmariano 17/01/2021

Excelente leitura!
Faz tempo que não termino um livro e digo: "puxa, esse vai deixar saudades". Leitura boa e dinâmica. As histórias são interessantes e te fazem seguir lendo, sedento pelo seu desfecho. Território Lovecraft abordou a temática do racismo como poucos, eviscerando o mal que assola a sociedade americana ainda hoje. É interessante ter mais essa perspectiva. Mas é isso. Recomendadissimo!

Kaline Bogard 17/01/2021

Um inimigo invencível
Está aí um vilão que a gente sabe que não será derrotado nesse livro. Talvez nem em uma saga de dez livros...
Pensei em várias formas de começar a resenha, mas é complicado. Como eu me senti lendo esse livro, foi percebendo que os personagens enfrentam grandes desafios sobrenaturais e um único desafio na realidade: o racismo. O autor joga com as situações de um jeito muito bacana: enfrentar uma confraria do mal? Tranquilo. Uma casa assombrada? Sem problemas. Viagens para outro planeta? Só mais uma terça-feira. Os personagens superaram todas essas dificuldades e sempre voltam para um ponto que não podem vencer: o racismo, que não tem nada de sobrenatural, nada de enigmático, nada vindo do além. É algo que está no olhar do vizinho, nos gestos de uma garçonete, na voz do motorista da outra pista.
Os personagens estão em constante estado de alerta, não (só) pelos assuntos sobrenaturais, mas esperando um tipo de golpe pior, um golpe que vem com certeza. Eles só não sabem quando, onde, como, em que intensidade. E todos têm que estar prontos para enfrentar ou não enfrentar, mas apenas engolir a frustração e a raiva a seco e seguir em frente, porque revidar é correr risco de perder a própria vida.
Isso é algo que eu admiro no Stephen King, meu autor favorito, a capacidade de desenvolver monstros em paralelo no decorrer da história. Temos protagonistas que lutam contra a criatura que personifica todos os medos e voltam para casa, para o lado daquela mãe tóxica ou daquele pai abusivo. Nesse caso, alguém que eles não podem vencer, sequer enfrentar.
Território Lovecraft é assim, é um personagem cheio de potencial, um personagem com bom humor, personagens que só querem viver e ter acesso a oportunidades e que, de repente, ficam cara a cara com a luz da criação, sobrevivem; mas quando precisam de um remédio urgente não podem comprar porque a farmácia mais perto não atende negros.
Assisti ao seriado no ano passado e por causa dele coloquei o livro na meta desse ano. A série por si só tem uma qualidade inquestionável, um elenco excelente. Mas o livro é muito superior, porque traz um leque maior de personagens carismáticos. A série expande os questionamentos para outras pautas como machismo e homofobia, que são importantes, claro, mas o livro finca suas bases no racismo e trata esse tema com uma realidade crua e dura até o final.
Gostei muito mesmo desse livro, da forma como foi desenvolvido, de todos os vilões aqui apresentados e o pior de todos eles, que ainda não foi vencido. A gente olha ao mundo ao redor, vê o racismo estrutural e percebe como as coisas mudaram. Houve um tempo em que um negro não podia comprar uma bala na mercearia dos brancos. Me imagino entrando no Chiquinho Sorvetes, pedindo uma casquinha de chocolate e a funcionaria dizendo: cai fora, não atendemos crioulos. Rapaz...
Então percebe-se que muita coisa melhorou. Enquanto muita coisa precisa melhorar urgentemente. A conclusão disso? Lendo Território Lovecraft, e outras obras com pautas similares, a gente sente que o mundo mudou, mas tão devagar, tão devagar, que parece que a sociedade mudou mas mal saiu do lugar.

Gaby 16/01/2021

Gostei bastante do livro. O primeiro capítulo achei longo demais, confesso que deu uma vontade de desistir, depois dele melhora. Apesar de ter gostado, a história não me fez ficar ansiosa pra saber o que aconteceria, então a leitura foi mais lenta.

Em relação à série, não tem nem comparação. A série é simplesmente espetacular, superou o livro.

@Rhenriquec 16/01/2021

Uma leitura medíocre
O começo é até interessante mas quando começa a transformar em contos e finalizar eles, deixa muito a desejar. Ele não souber deixar a atmosfera de tensão, quando começava ele acabava rapidamente o conto. Apesar de todos os contos terem ligação foi muito torturante ler de alguns personagens, cheguei a ficar empacado na leitura por causa disso, não é um livro que recomendo, só se estiver muito curioso. Mas a série conseguiu fazer tudo o que o livro não fez, então nesse caso indico a série ao invés do livro. Coisa rara, me ver indicar uma adaptação ao invés do livro rs...

Lucas.Galdino 13/01/2021

A leitura é boa, no entanto, imaginei uma leitura diferente.