Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

iara 23/01/2022

Livro fraco, escrita pobre
Livro completamente non sense, trama fraca, escrita pobre, não recomendo nem para passar o tempo....

Leo Neves 02/02/2022

Estava com a expectativa lá em cima pra começar a ler esse livro, principalmente por conta da série. É uma leitura ok, mas no meio as coisas começam a ficar um pouco mais lentas. Acontece tanta coisa no início que depois ele ficou um pouco parado, mas valeu a leitura. Pra mim o terror mesmo ficou por conta de todas as situações que envolviam preconceitos.

TaynA130 12/02/2022

O inferno são as pessoasn
"e a expressão era ainda mais perturbadora no rosto do homem branco"
Nesse livro vamos vamos conhecer o Atticus e a sua família e amigos, ele é fã de horror e horror cósmico, só que tem um problema, essas histórias são muito racistas e Atticus como um homem negro no EUA segregado nos mostra que um homem branco é muito mais aterrorizante na vida dele do que criaturas lovecraft ou magos e feiticeiros.

furonarrativo 11/03/2022

Bom livro, mas cadê o terror?
O título já é autoexplicativo, cadê o terror de Territorio Lovecraft? Pois é, com exceção de um ou dois contos, a história não tem elementos de terror de verdade.

Ainda assim, o livro é um recorte cruel do racismo dos anos 50, e isso foi o que me motivou a ler. Além dos personagens serem extremamente cativantes (em especial as mulheres, que pra mim são os destaque), a história mostra uma sociedade negra sobrevivente ao racismo de um jeito que eu bem nem sequer imaginava.

Tirando o fato de não haver muitos elementos assustadores ou referências ao terror cósmico de Lovecraft, além de eu não ter gostado de um dos contos, a história ainda é bem envolvente e vale a pena ser lida.

Giu 23/03/2022

Achei bem chatinho. Não gostei do desenvolvimento da história e não me apeguei a nenhum personagem. Pior q eu estava super ansiosa para essa leitura e acabei me decepcionando

Gabriel.Baeta 26/03/2022

Ótimo livro pra conhecer Lovecraft
Um livro de Lovecraft, não escrito por H. P. Lovecraft. Um livro que critica a posição dele como um aristocrata, xenofobico e racista devido sua criação.

Usa de suas obras pra criar um terror tanto real, através dos branquelos racistas caçando pretos quanto criaturas aterrorizantes lovecraftianas.

Diego.Ferreira 04/04/2022

Lovecraft só no nome
Achei bem interessante a coletânea de contos que se unem no final, só que não é nada grandioso... Depois que vi que não seria exatamente um Lovecraft e fiquei com o "coração mais aberto" para isso, acho que pude curtir o livro de uma maneira muito melhor!

Grazi 08/04/2022

É um livro bom mas pra mim foi um pouco dificil de ler, cheguei em um momento que me peguei tentada a abandonar porque a leitura não estava fluindo.
Eu não sabia que o livro era de "contos", na verdade ele vai mudando de ponto de vista, o que meio que não funcionou. O primeiro arco é muito bom, a gente se sente imerso na história. Como ele fala sobre o racismo aberto e extremo dos EUA nos anos 50, eu sentia aquele medo recorrente por eles, achando que poderia acontecer qualquer coisa com eles na próxima esquina, o que não acontece nos outros contos.
Não vou dizer que os outros são ruins, mas não tão bons quanto o primeiro.
Gostei de ter como um pano de fundo o horror cósmico do H.P Lovecraft, o que me fez querer conhecer as obras dele.
Apesar de não ter funcionado comigo, eu acho que é um livro que vale a pena ser lido. Recomendo.

Sarah 17/04/2022

bom livro
algumas histórias não são tao boas quanto outras, tem umas bem arrastadas e eu particularmente não curti muito o final, mas no geral e um livro bom e que te faz refletir muito!

Renato 17/04/2022

Um Maravilhoso Romance de Ficção Científica e Horror
Passei durante mais ou menos um mês lendo Lovecraft Country, eu já havi visto a série e me maravilhado com o mundo, e daí lendo o livro comecei a ver muito mais aventuras que acabaram que não foram exploradas na série, e que amei demais. Prefiro tratar as duas como maravilhosas, mesmo com a divergências na história, mas lendo eu consegui me sentir bastante íntimo com os personagens que estavam envolvidos e de suas histórias (Ainda mais da Hippolyta, melhor personagem). Aguardando ansiosamente pela continuidade, e posso dizer com orgulho que Lovecraft Country foi o livro que me fez ler páginas a rodo, mais de 20 páginas numa noite, mais de uma hora lendo, só tenho a agradecer, amei demais.

Klinef 17/04/2022

Eu li por causa da série, gostei bastante e achei muito interessante, acabei travando em algumas partes mas é uma leitura muito boa.

Leonardo Bezerra 01/05/2022

Queria MUITO ter gostado dessa leitura, mas só o fato do livro ser dividido em contos que se conectam deveria ter acendido uma luz vermelha para mim. Creio que seria muito mais interessante se o livro fosse mais longo e dividido em tramas paralelas como Stephen King bem faz em suas obras.

Além disso, senti um tom anticlimático na maioria das histórias. Apesar de ter gostado do desenvolvimento de várias delas, senti que seus finais foram decepcionantes e pouco elucidativos. A tática do autor de explicar rapidamente o que aconteceu com cada personagem em capítulos posteriores foi não só mal executada como também chata de se ler.

O autor tinha uma ideia muito boa, mas que foi parcamente executada e que tenho certeza que na mão de outros escritores poderia ter sido performada com maestria.

Me peguei desejando acabar o livro logo, mas ao mesmo tempo não conseguia terminar porque cada virada de página havia se tornado um sacrifício.

Yasvie 12/05/2022

Eu, oficialmente, desisto.
Certo, vamos lá, do começo.

Esse livro é ruim. E não ruim de um jeito interessante, é simplesmente ruim, de um jeito azedo e desconfortável. De um jeito que você nem consegue terminar.

Pessoalmente eu não acho que já me senti tão irritada lendo um livro quanto esse, não consigo pensar em outro do qual eu tenha sentido desde o começo que não terminaria como senti com esse.

O motivo de ser assim? São varios, vamos lá, em tópicos:

1. O autor, branco, peca em perceber que os persongens, negros, deveriam ter outras coisas para fazer da vida e interesses que não fosse sempre lutar contra a segregação racial o tempo todo o livro todo. É exaustivo que eles não tenham mais nada para fazer, e eu como uma mulher de cor, me incomodo em ver persongens tão interessantes sendo colocados em lugares tão minúsculos. O autor tentou ir contra isso mas acabou preso na mesmice.

2. A forma de escrita é irritante e chata. Novamente o autor peca na hora de tentar acertar, ele achou, provavelmente porque normalmente isso dá certo, que dividir os livros em contos seria uma boa ideia. Mas não foi, não para a história que ele estava tentando contar, não para os persongens existentes, não para a ideia do livro. Ficou chato e cansativo pois?

3. ?as histórias são sem graça. Desde o primeiro conto já dá para notar que aquilo ali não é terror, nem mesmo um suspense. É uma releitura de algo que um dia foi um terror, e deu errado. Tudo bem, eu entendi, o monstro é o racismo, beleza, mas desde o começo deixa no ar que terá mais do que isso nas histórias, e não tem. Na primeira o ?suposto? monstro na floresta nunca nem aparece, e sinceramente não vou esperar até o último conto para ver se aparece ou não, fica cansativo.

4. A releitura das histórias do Lovecraft foram mal feitas, e na verdade nem deveria ter o nome dele no título já que ele mal tá lá. Só colocou porque é um nome famoso, já que, honestamente , com ou sem, não faz diferença alguma. Se era para melhorar as problemáticas dos contos dele, o autor fez isso com a bu***.

5. Pelo menos é bonito né, o livro. Não compre pela capa. Ou compre. Esse aqui é bonito. Vai que vale a pena. Ou não. Nunca vale. Não valeu. Livro de beleza que me custou 20 reais? Talvez, sim.

Maria 17/05/2022

Território Lovecraft foi um livro que eu comprei 100% influenciada pela capa bonita na Bienal do Rio em 2021, e porque eu nunca tinha tido contado com Lovecraft, nem indiretamnte, e eu vou fingir que querer conhecer Lovecraft, mesmo que por um livro que não seja dele, foi um dos motivos pelo qual eu comprei o livro (não foi).

Não é o melhor livro que eu já li na minha vida toda, na verdade, é um livro que têm alguns defeitos notáveis, mas não é ruim, e, se você gosta desse gênero, ele vale a leitura.

Alguns dos defeitos dele que me incomodaram foi, primeiro, a diagramação. Território Lovecraft é organizado em contos e não tem capítulos, e eu sou apegada a terminar de ler um livro quando o capítulo acaba, então foi meio sofrido para mim. Outra coisa é, como o livro é dividio em sete (ou oito) contos, que narram diferentes momentos de uma única história maior, o livro se torna cansativo.

Eu demorei aproximadamente um mês para ler o livro todo, porque no meio dos contos bons e que te prendem, têm conto que simplesmente não descem e eu devo ter passado duas semanas lendo um conto só. O que eu quero dizer é que a qualidade dos contos é bem variada e não sei se os contos maravilhosos e interessantes suprimem os chatos e entediantes.

Talvez eu tenha tido essa impressão porque esse é um dos primeiros livros do gênero que eu li, e simplesmente não seja a minha área de interesse, mas estou mais inclinada a achar que foi esse livro em específico que não foi um colírio para minha imaginação. Mas, claro, isso é opinião 100% pessoal de alguém que comprou o livro porque achou a capa bonita, então talvez você deva dar uma chance.

Campos 26/12/2022

Legal..mas
O livro é interessante pelo contexto social, mas a história as vezes cai em lado mais cômico que acho que atrapalhou o ritmo da trama para mim. Isso sem contar como o absurdo vai sendo colocado em cima da trama a cada história e existe uma baixíssima resistência dos personagens em questionar as coisas