O Sangue dos Elfos

O Sangue dos Elfos Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Doodu 19/03/2024

Universo bom mas o autor se perde as vezes!!
O sangue dos elfos é o primeiro romance da saga e por mais que eu goste muito mais de romances do que de contos, no geral, The witcher me agradou mais com os contos.

O universo de The witcher é muito bom no quesito fantasia, altamente inspirado em mitologias eslavas e nórdicas, com particularidades única do universo. É um mundo cruel, perigoso e na maioria das vezes triste que, hora ou outra, te faz agradecer por ser o leitor.

Entretanto, o autor não é "perfeito" em sua escrita e temas que decide explorar. Acaba, por vezes, deixando o texto prolixo e sendo superficial demais com certos temas.

AventureiroLiterário 18/03/2024

The Witcher 3 - O Sangue dos Elfos
Retomando minhas leituras da série de livros The Witcher, finalmente chegamos ao primeiro livro que deixa de ser um conjunto de contos sobre o personagem Geralt e entramos em uma narrativa sequencial. O que posso adiantar é que este terceiro volume da série é incrível e continua a mostrar a genialidade de Andrzej Sapkowski como autor.

Aqui vemos toda a comoção que está acontecendo no mundo, envolvendo os principais eventos dos dois últimos livros: a descoberta da existência de Ciri, a tentativa de invasão de Nilfgaard, o crescente preconceito contra os não humanos e o levante dos Scoia'tael. Todos esses eventos, juntamente com muitas disputas políticas e diferentes pontos de vista ao longo do livro, criam a sensação de um mundo vivo e em constante movimento. A história não se concentra apenas em Geralt ou Ciri, mostrando que os eventos ao redor do mundo não giram em torno deles.

Os personagens continuam maravilhosos como sempre. Geralt é um protagonista extremamente complexo e bem construído. No caso de Ciri, acompanhamos desde sua infância até a adolescência, vendo-a crescer e aprender mais sobre o mundo e sobre si mesma através das lições que recebe dos diferentes personagens que cruzam seu caminho. Sua relação com Geralt, Triss e Yennefer é maravilhosamente realista, do tipo que se esperaria de uma menina real.

A cada novo livro desta série, minha admiração por Sapkowski só aumenta. A maneira como ele apresenta debates filosóficos e consegue transmitir uma variedade de sentimentos através dos diálogos é tão incrível quanto a narrativa principal. Sem dúvida, ele é um autor completo e daqui a muitos anos ainda será lembrado e reverenciado. Consigo facilmente ver The Witcher ao lado de outras grandes obras como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, Roda do Tempo, etc., como sendo o próprio, também um dos grandes clássicos da fantasia.

Dito tudo isso, é inevitável que eu não continue imediatamente a leitura desta série com uma enorme expectativa para conhecer as jornadas de Geralt e Ciri até o fim.

Farleyzinia 29/02/2024

"O caos tem medo de você"
Primeiro livro da saga que não tem meus contos, mas um livro muito interessante pra finalmente mergulhar no universo de the Witcher. Aqui a gente já conhece os personagens previamente, já criou uma ligação com eles e neste livro a gente tem os elos fortalecidos.
Adorei a forma como foram narrados os fatos nesse livro. Acompanhar o crescimento da Ciri em ambientes diferentes e com pessoas diferentes foi muito divertido!
Apesar de pontuar mais as questões políticas do continente, não faltou lutas de tirar o fôlego do Geralt!
Estou sinceramente intrigada pra ver o desenrolar de toda a guerra e dos destinos tão temidos ou desprezados dos personagens!

Roberto460 24/02/2024

Saga the Witcher? e maravilhoso ler o livro depois de jogar os jogos e conseguir imaginar todas as cenas acontecendo. O único fato ruim é que foi um polonês que traduziu pra português. Então tem frases e palavras que não são do nosso cotidiano, mas não atrapalham em nada a leitura.

Re Lopes 05/02/2024

Histórias medievais...
Eu devo ter algum problemas com histórias medievais. Gosto? SIM, porém são mtos nomes de países, de pessoas, de vassalos, de traidores... nomes e sobrenomes e região que eu começo a me perder em quem é quem e no fim eu sempre acabo meio confusa.

Nesse volume finalmente começa a história da trama! Uma história sobre uma garota prometida pelo destino a um bruxo, e ainda não sabemos como ou exatamente por que essa garotinha tem um papel crucial na guerra que está por vir.

Eu achei mto bom como Geralt que sempre foi sozinho, o lobo solitário, porém de um coração gigante, se vê com essa criança e assume o papel de protetor e pai. Como Yennefer que sempre quis ser mãe, mas impossibilitada se tornou fria e dura como uma rocha, assume os cuidados maternos dessa garotinha sem pensar duas vezes. Sigo ansiosa para assistir como essas relações vão se desenrolar.

O livro em si, faz algumas referências aos outros contos apresentados anteriormente, portanto consigo ver a importância de le-los primeiro, mas esse é bem melhor. E quanto a série de TV, realmente não são quase nd fidedignos..

Jessy 29/10/2023

O cheirinho da treta no ar
O terceiro livro da série se diferencia muito do formato dos dois primeiros, os quais eram narrados na forma de contos, nesse vemos uma narrativa mais continua. A parte inicial e a final foram muito interessantes , muito gostosinho ver o período da Ciri com os Bruxos e o avanço de seu treinamento.
Tambem gostei muito da parte final vendo a mesma com a Yennifer e ambas adquirindo um sentimento de companheirismo, mesmo com a rivalidade inicial.
O meio foi só uma serie de descrições e nomes de reis e rainhas e relatos de reuniões secretas com pessoas que eu não conhecia e não tenho a menor expectativa de ver aparecendo novamente na historia de forma tão significativa. Acho que o autor poderia ter descrito tais conselhos de guerra de maneira mais direta e menos penosa pro leitor..devido a isso o livro perdeu algumas estrelas. Mas a experiência como um todo foi boa.
Ansiosa pra ver o desenrolar da guerra e principalmente o reencontro da Ciri com o Geralt (eeee a Yennifer).

Mari 19/10/2023

Cada dia mais me apaixono por esse universo e pelos personagens. Meu único problema é a escrita do autor que me irrita às vezes, com longos diálogos entre personagens que nunca apareceram e nunca mais aparecerão.

Djeini0 22/08/2023

O maioral
Eu sinceramente declaro esse como o melhor até agora.

Eu sinto que tudo vai piorar muito, meu Deus do Céu

Aisha Andris @AishandoBooks 30/06/2023

Tá explicada a birra de todo mundo com a 2º temporada de The Witcher
Agora eu entendo por que tanta gente ficou revoltada com a 2° temporada de The Witcher (que a propósito eu gostei quando assisti, antes de ler os livros): não tem nada a ver com o livro. Sério, NADA. A Ciri fica com os bruxos por um tempo, mas depois vai estudar num templo. E a Yennefer nem sonha em usar a Ciri pra nada, ela só ajuda ela a aprender a controlar sua magia. E, gente, eu amo que a Ciri é uma criança sendo criança. Ela começa a história tipo "sou uma bruxa", por passar um tempo com os bruxos, e termina "sou uma feiticeira", por passar um tempo com a Yen. A relação das duas é linda, linda, linda, eu realmente espero ver isso na 3° temporada, porque o trailer me iludiu. O Geralt também é um paizão. Eu dou risada do povo falando palavrão e put@ri@ perto da Ciri, e ele tipo "bora segurar a língua antes que eu corte ela fora?". Quero ver a cara dele quando descobrir que a Yen deu uma educação sexual de primeira pra ela. E eu amo como o Geralt é o cara mais de boa do mundo, mas virou uma fera pra proteger a Ciri. É maravilhoso, cara! Uma coisa que a série tem de interessante é que mostra o lado do inimigo, aqui a gente só tem uma participação ou outra deles, então ficamos bem no escuro. Ainda assim, os livros são incomparavelmente melhores. Estou apaixonada pela saga.

site: https://aishando.home.blog/

Jonathas 28/06/2023

Uma excelente preparação
O terceiro livro da saga The Witcher proporciona um sentimento de crescendo, uma preparação para os assuntos mais sérios da história criada pelo autor, como guerras, tempos difíceis e mortes. A maestria de envolver o leitor desde a primeira página naquele universo fantástico é marca registrada de Andrzej Sapkowski. As vidas de Geralt, Ciri e Yennefer mudam de rumo como folhas ao vento, e é muito empolgante acompanhar o desenvolvimento dessa maravilhosa história.

Givinha 28/06/2023

Instigante
? Em "O Sangue dos Elfos", somos levados para um mundo repleto de magia, guerreiros e seres místicos. Geralt de Rivia, o bruxo solitário e habilidoso, embarca em uma nova jornada cheia de desafios. Sua missão é proteger e treinar Ciri, uma jovem com poderes mágicos extraordinários.

? A narrativa começa com Geralt levando Ciri para a escola de bruxos de Kaer Morhen. Lá, a jovem conhece outros bruxos e começa a desenvolver suas habilidades sob a tutela de Geralt e dos demais bruxos. Porém, à medida que Ciri se aprofunda em seu treinamento, segredos do passado vêm à tona, revelando laços profundos entre ela, os elfos e os eventos que moldaram esse mundo.

? Enquanto isso, Geralt se vê envolvido em uma trama política complexa, enfrentando inimigos poderosos e perigos mortais que buscam capturar Ciri a todo custo. O destino da jovem e o papel que ela desempenha na guerra entre humanos e não-humanos são questões centrais nessa envolvente história.

?? Em "O Sangue dos Elfos", Sapkowski nos presenteia com uma narrativa rica em detalhes, personagens complexos e momentos de tensão e emoção. O autor nos convida a refletir sobre temas como a discriminação, a busca pela identidade e o peso das escolhas em meio a um mundo repleto de desafios e conflitos.

?? Com sua escrita habilidosa, Sapkowski nos transporta para um universo fantástico repleto de nuances, onde o bem e o mal não são conceitos tão claros e onde nossos heróis são testados a cada passo do caminho.

Jeremias 15/05/2023

Incrível, como sempre!
A história sempre cativante, e o mecanismo de escrita por meio de cenas me deixa sempre instigado a entender o que está acontecendo e onde se encaixa cada parte dos capítulos. A estratégia de divisão dos capítulos em cenas, marcadas por pontos foi incrível, e é muito bom para dar ao leitor uma perspectiva e um ponto de referência para melhor entendimento da história contada.