O Sangue dos Elfos

O Sangue dos Elfos Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Wania Cris 07/06/2021

E a série está mostrando a que veio...
Terceiro livro da série The Witcher traz uma estória mais consistente, não mais em forma de conto, mas cronologicamente linear.

Encontramos aqui um Geralt mais fechado e preocupado, uma Ciri em crescimento e amadurecimento e uma Yennefer maravilhosa como nunca!

O início do livro mostra-se mais confuso em relação aos anteriores pela mudança da forma de escrita, mas o desenrolar da trama e os diálogos seguem em altíssimo nível e tudo termina de uma forma tão instigante que a vontade que dá é de começar o livro 4 imediatamente...
Samira.Ortega 07/06/2021minha estante
Gostei, mas não co.ecei o 4 ainda rs

Wania Cris 07/06/2021minha estante
Lerei o quatro em algum momento desse mês.

Gabriel.Castro 19/01/2022minha estante
Gostei de ver a interação de Gerald e Yennefer com a Ciri, porém achei que o autor colocou passagens desenessarias, que não agregavam valor a história.

Wania Cris 19/01/2022minha estante
Verdade, Gabriel, mas pode ser que essas passagens aparentemente desnecessárias componham pano de fundo para as estórias que ainda serão contadas, né?

GustavoDC 06/11/2021

Ciri e Yennefer estão ótimas!
Neste terceiro livro, enfim dá-se início à história, diferente dos dois primeiros livros, os quais são constituídos por contos, aqui há uma história contínua.
As lutas que Geralt se envolve são fantásticas! O bruxão sempre mostrando habilidades e frieza nos golpes.
Já Ciri e Yannefer estão incríveis e o relacionamento delas é gratificante e divertido. Quando ocorria o diálogo entre as duas, eu sempre me divertia com as respostas irônicas dada pela Yannefer.
A história em si, eu a achei fluída e prazerosa. Foram muitos poucos momentos do texto que ele não me prendeu.
Nota 4.5 em 5.0 estrelas.

Farleyzinia 29/02/2024

"O caos tem medo de você"
Primeiro livro da saga que não tem meus contos, mas um livro muito interessante pra finalmente mergulhar no universo de the Witcher. Aqui a gente já conhece os personagens previamente, já criou uma ligação com eles e neste livro a gente tem os elos fortalecidos.
Adorei a forma como foram narrados os fatos nesse livro. Acompanhar o crescimento da Ciri em ambientes diferentes e com pessoas diferentes foi muito divertido!
Apesar de pontuar mais as questões políticas do continente, não faltou lutas de tirar o fôlego do Geralt!
Estou sinceramente intrigada pra ver o desenrolar de toda a guerra e dos destinos tão temidos ou desprezados dos personagens!

Lucas 25/10/2021

É tão bom quando o livro tem um mapa
Neste, Sapkowski preenche o seu mapa com uma rica história, intrigas e o pesar de uma iminente guerra. Devido a transição para o estilo de romance, diferente das coleções de contos que foram os dois primeiros livros, em 'O Sangue dos Elfos' não temos um arco fechado, mas o primeiro capítulo de uma história maior.

Aqui também podemos começar a ver algo que diferenciam 'The Witcher' de outras séries de fantasia, o personagem titular não é o escolhido, o herói destinado a salvar o mundo. Este papel é dado para sua protegida, Ciri. Isto cria uma dinâmica muito interessante e única.

Sapkowski é um mestre em escrever personagens e seus diálogos te deixam grudado na página. No primeiro romance da saga do Bruxo ele prepara o tabuleiro para o que promete ser uma história brilhante. Não vejo a hora de começar a ler o próximo.

ThaisaScarpa 26/02/2023

Em sangue dos elfos a história tem uma cronologia mais sequencial, fica mais interessante e fácil de entender, temos uma melhor explicação do passado das espécies e o porquê da guerra, foi o que mais gostei até agora!

Doodu 19/03/2024

Universo bom mas o autor se perde as vezes!!
O sangue dos elfos é o primeiro romance da saga e por mais que eu goste muito mais de romances do que de contos, no geral, The witcher me agradou mais com os contos.

O universo de The witcher é muito bom no quesito fantasia, altamente inspirado em mitologias eslavas e nórdicas, com particularidades única do universo. É um mundo cruel, perigoso e na maioria das vezes triste que, hora ou outra, te faz agradecer por ser o leitor.

Entretanto, o autor não é "perfeito" em sua escrita e temas que decide explorar. Acaba, por vezes, deixando o texto prolixo e sendo superficial demais com certos temas.

GuiBatelochio 21/11/2021

Muito mais sobre Ciri do que sobre Geralt
O Sangue dos Elfos é o terceiro livro da série The Witcher e é o primeiro a deixar a estrutura de contos para trás, agora seguindo uma cronologia mais direta, em capítulos.
O foco da história passa a ser Ciri e a guerra dos reinos do norte com Nilfgard.

Foi bem bonita a construção da relação de Geral com Ciri, uma relação de pai e filha. Os capítulos em que Ciri está em Kaer Morhen treinando e sendo educada pelos witcher são bem agradáveis. Ciri, aliás, rouba a cena no livro inteiro.
Sua relação ao fim com Yennefer também foi bem bonita. Yennefer realmente é muito sagaz e sabe como atrair a completa atenção da garota.

Soubemos neste livro mais sobre os governos do mundo, sobre Nilfgaard e o ódio que alguns humanos tem contra elfos, anões, dríades, etc. Mais que isso, o livro faz refletir o quanto o medo e a luta pela sobrevivência leva a humanidade a cometer injustiças e atrocidades.

O livro funcionou como uma ponte entre tudo que já havia ocorrido nos contos com o que virá no futuro, dando um bom tom de preocupação com uma guerra maior que irá estourar a qualquer momento e ao futuro do mundo, que pode ser influenciado pelos poderes ocultos de Ciri. Muitas informações importantes já foram iniciadas aqui.

Os capítulos foram todos bem agradáveis de se ler, especialmente os com Ciri. Sempre bem divertidos. Estou gostando muito desta série de livros e apesar de um final aparentemente calmo, estou com muita vontade de seguir para o quarto livro.
Recomendo a leitura.

Mi Rubin 22/03/2022

Gostei bastante desse terceiro livro.
Ver a interação da Yen e Ciri crescendo, foi a melhor parte.
O desenvolvimento de confiança entre elas, e principalmente de Ciri em si mesma, foi bem marcante.
Adorei e quero logo ler o próximo!

Maria 28/01/2022

Paizão do ano!
A leitura foi um misto de, 200 paginas em 1 dia e as outras 200 em 1 semana, não pq a história foi monótona ou ruim, e sim pq em algumas partes foi uma leitura muita densa, cheia de detalhes e explicações. Esse livro diferente dos outros não foi de contos, porém a história se dividiu entre as narrativas de vários personagens diferentes (inclusive alguns que eu não tinha dado muita importância antes) e eu amei poder ver esses diferentes lados. A guerra ainda é um pouco confusa para mim, são muitos nomes, lugares e detalhes que me deixam meio perdida, espero que ao longo dos próximos livros eu consiga entender. Eu sempre achei a construção dos personagens de The Witcher muito boa, mas nesse volume está sensacional, saber mais sobre os reis, rainhas, magos e feiticeiras, conhecer o Jaskier um pouco mais, foi incrível. Gerald c certeza é o pai do ano, que relação fofaaa. Após esse final enigmático, estou muito ansiosa para continuar nesse universo!

Juliana.Bragiato 12/05/2022

Estou curiosa para ver como a série de TV irá abordar os acontecimentos desse livro.
Geralt levou Ciri para Kaer Morhen, afim de manter a menina em segurança e de treiná-la, para que ela aprenda a se defender.
O Bruxo de cabelos brancos, pede ajuda a Triss Merigold para tentar entender mais sobre os poderes de Ciri, mas parece que ninguém consegue compreendê-los, ou talvez somente uma certa feiticeira de olhos violetas, possa ajudar de verdade. Os três partem para o templo de Malitele, onde Ciri poderá ter aulas com Yennifer.
É durante essa viagem que vamos sendo informados sobre a politica e a guerra eminente contra Nilfgaard.
Uma vez no templo, é ótimo ver o envolvimento de Yen e Ciri, e o crescimento da garota. Geralt está viajando em busca de respostas. Porque sua criança surpresa é tão importante, a ponto de todos estarem atrás dela, viva ou morta.
Apesar de ter melhorado a narrativa, pois, este livro segue uma linha linear e não mais em conto, a leitura ainda é densa e um tanto quanto arrastada em certas partes.
É nítido que Ciri tem um papel fundamental não somente para Cintra, mas para todo o território norte.
Outro ponto interessante é a guerra entre humanos e não-humanos. e como o preconceito pode despertar o pior nas pessoas.

Lice 12/04/2022

O Sangue dos Elfos
"[...] Quando se conhece uma coisa, ela deixa de ser um pesadelo."
? No terceiro livro da Saga do Bruxo Geralt de Rívia nós acompanhamos os treinamentos de Ciri feitos pelos bruxos de Kaer Morhen, e as ajudas prestadas pela feiticeira Triss Merigold para ajudar a entender e controlar os poderes mágicos que Cirilla anda apresentando.
Ciri, Geralt e Triss partem em uma viajem até o templo de Melitele, onde Yennefer ajudará com as estranhas habilidades da princesa de Cintra. Durante essa viagem nos reencontramos com o anão Yarpen Zigrin e seu grupo, ao qual Ciri faz grande amizade. Durante a narrativa somos habituados sobre os confrontos políticos entre os Nortelungos e o Império Nilfgaardiano, além do surgimento dos Scoia'tael, grupos formados por não humanos (principalmente elfos), que são contra aos reinos do Norte.
Após a chegada no templo o grupo se separa, e Ciri inicia seu treinamento com Yennefer. Geralt se distancia e vai a procura de informações, tanto do passado de Ciri, tanto sobre o porquê de todos os reinos quererem tanto uma princesa de um reino derrotado.
? A leitura foi incrível, nada a reclamar. A política começa a ficar muito mais presente nesse livro, e a forma como ela é apresentada é surreal, não é romantiszada, os monarcas fazem o que precisam fazer para terem poder, nada mais.
Aqui Ciri ainda tem comportamentos que vão mudando de acordo com o meio que ela está inserida, sua personalidade vai sendo construída, e isso vai fica melhor livro após livro.
Os acontecimentos acontecem de forma devagar, e isso é bem comum na saga inteira. Há uma construção muito grande em tudo, então tem como as coisas acontecerem de uma vez, sem uma explicação.
?? Aviso: A Saga em si possui muitos gatilhos, inclusive sexuais.

Eduardo1304 30/01/2023

Sangue dos Elfos. ...
Pessoas ligadas ao destino sempre vão se encontrar. O Terceiro que leio vou ler os outros ,mas achei maravilhoso, vamos ver os outros ...
Tempo do Desprezo. ...
Batismo de Fogo. ...
A Torre da Andorinha. ...
A Senhora do Lago. ...
Tempo de Tempestade.