Os Primeiros Dias

Os Primeiros Dias Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Os Primeiros Dias

Maree 05/07/2011

Sobre "Os Primeiros Dias"
Biologicamente perfeito!

O Scott é uma refêrencia nesse nicho de "ficção científica pop", e acho que esse livro mostra a diferença que é o autor PESQUISAR para escrever um livro sobre determinado assunto.

A maneira como o vampirismo é apresentado, na forma de um parasita, as explicações para os fatos ocorridos na idade média, fazem tanto sentido que você se pergunta se não era realmente isso que aconteceu....

Os capítulos com nomes de parasitas são analogias tão bem feitas, vc recebe uma aula de biologia e nem percebe, mas claro, eu ecóloga, sou suspeita para falar do meu gosto para parasitas e coisas vivas...acabei nem pesquisando ainda pra saber o que é verdade e o q não é....

Acho que o ponto negativo do livro é o "vilão"..... ok eu sei que parasitas e vermes eram o tema do livro mas, er.... ficou muito forçado aquilo..... mas nem me prendi a isso, o livro tem tantos pontos bons que deixar de gostar por isso é bobeira.

Eu recomendo, inclusive pra que não gosta de ficção científica! Eu não gostava até ler os livros do Scott

Samantha @degraudeletras 31/03/2011

Por: Samantha - Blog: Escritos Meus ( http://samieosescritos.blogspot.com )
Logo que a Carol me emprestou esse livro fiquei com medo de lê-lo... medo de ser mais uma história de seres purpurinados ( sic ), então notei que o livro é do mesmo autor de Feios. A curiosidade me tomou.
Logo no primeiro capítulo fiquei encantada com a citação de Elvis (algumas músicas e filmes do rei *__*) e isso foi um impulso para o próximo capítulo.

Aqui vem uma pausa!

Se você não agüenta ouvir/ler história sobre parasitas sendo arrancados da pele ou olhos sendo comidos por eles, não leia os capítulos de números pares do livro. Achei isso super fofo, pois por o romance abordar mutação, genes e afins o autor aproveitou para inserir conhecimentos de biologia (parasitologia, para ser mais específica ).

Voltando...

PARA CONTINUAR LENDO...

pulltheripcord 22/12/2010

Infectado
Scott Westerfeld, depois dos primeiros três ou quatro parágrafos, tornou-se um dos meus autores favoritos. Além da habilidade que ele tem com o jeito de montar frases e fazer comédia, ele é um dos caras mais originais que eu já vi na minha curta vida. Toda a história dos tais "vampiros" é a maior prova. Se você ler esse livro esperando vampiros, sejam eles sugadores cruéis de sangue ou vampiros brilhantes, vai se arrepender. Já se você ler esse livro com vontade de se surpreender...

Os "vampiros" são na verdade pessoas infectadas por um parasita, que lhes dá características de certa forma parecidas com as de um vampiro. O livro é todo recheado de um cientificismo fantástico — um dos grandes fatores que me fez gostar de Artemis Fowl, por exemplo —, dando explicações plenamente lógicas para os eventos "sobrenaturais" que surgem no meio do enredo. De quando em quando, inclusive, aparecem capítulos sobre algum parasita real e nojento, dando subsídios para que os leitores compreendam o desenvolvimento do enredo do próprio livro e dando cada vez mais base "factual" para a existência dos tais parasitas fictícios.

Pessoas infectadas viram "peeps", que é o nome original do livro, aliás. Cal é um deles e enfrentar uma Nova York infestada de vampiros com ele só te faz afundar mais e mais no livro. Os personagens principais dão o toque final a uma história que já era perfeita (o que não acontece tão completamente na continuação, "Os Últimos Dias"), tornando o livro uma leitura ALTAMENTE recomendável.

Você acompanha Cal tão cegamente que, quando você percebe, tem um monte de coisas que foram deixadas sutilmente para trás, segredos que você antes nem percebia que precisavam ser desvendados. Dá até uma agonia quando você sente as páginas rareando entre os dedos da mão direita e ainda tem UM MONTE de coisa que você não sabe.

Vale a pena seguir Cal até a pessoa que o infectou, Morgan, e entender tudo o que está acontecendo. Porque tem tantos gatos de olhos vermelhos no meio da rua?

Aline Memória 25/11/2010

É uma história bem diferente e interessante: o vampirismo é uma doença parasitária. Só por essa abordagem moderna e totalmente nova, Scott Westerfeld já merece a minha admiração.

Adoro livros em que passagens da história mundial são recontadas de uma forma diferente, que é o que acontece nesse livro, traçando a história do vampirismo como doença, desde a Idade Média. Super criativo.

Também gostei da linguagem do livro, que mistura bastantes termos de biologia. Porém, acho que quem não curte muito biologia pode não gostar muito, achar meio cansativo. Não é o meu caso: sou fascinada por biologia, e confesso que parasitologia sempre foi uma das partes pelas quais eu mais sentia curiosidade - por isso adorei os capítulos pequenos descrevendo doenças detalhadamente, com uma linguagem divertida.

A história é bem contada, em que acompanhamos pela perspectiva de Cal a doença e o caminho que ele vai traçando para entendê-la melhor. Coitado do Cal: devido à doença, ele não pode beijar, pois este é o modo que a doença é transferida. Portanto, quanto Lace aparece, acaba se tornando uma tortura pra ele...

A única coisa de que não gostei - motivo pelo qual não dei a avaliação máxima - é que acho que o final me deixou com algumas dúvidas, e a explicação para tudo foi meio simples, esperava algo mais complexo. A luta no final também é bem súbita. Vamos ver se na continuação entendo melhor.

Márcia 27/08/2010

Cidade de monstrinhos.
Nova York como um grande viveiro de ratos; de parasitas assassinos.
Para Scott Westerfeld o vampirismo é uma doença e o nome científico das criaturas é peep. Nada de magia ou sobrenaturalidade. Todos as características vampíricas são sintomas da doença e explicadas cientificamente.
Eles vivem na escuridão, escondidos do sol, se afastam da família porque o parasita causa um sintoma chamado anátema - os peeps passam a odiar tudo o que amavam. Os vampiros de Westerfeld também são canibais, embora esse aspecto também seja apenas um sintoma causado pelos parasitas enlouquecidos por carne.

É assim que Westerfeld constroi sua horda de criaturas do submundo da cidade de Nova York, que vivem escondidos do sol, desgraçados por uma doença sigilosa e rodeados por sua ninhada... de ratos!
No início o livro é confuso e não muito animador. A história não é simplesmente contada. O autor se mostra bom o suficiente para deixar que as situações contem os fatos.
O Protagonista - Cal - é extremamente cativante, embora eu tenha sentido falta de emoções humanas nele. Compreensível, ele é o hospedeiro de um parasita que controla suas ações mais básicas, no entanto, Cal faz parte de uma linhagem de vampiros muito antiga (mais do que ele imagina) que não sofre com os sintomas mais degradantes da doença e não possuem ratos como ninhada.

O desenvolvimento do erendo é fantástico; a pequena centelha de romance no livro caiu bem, embora o personagem Cal seja anestesiado demais para um romance, a Lace é a melhor personagem do livro.
O final é frustrante. Depois de toda uma história construída em cima da linhagem do parasita postivo original e da "cientificidade" dos "sintomas" lendários explicados, o autor se trai e estraga o final.

Apesar de um final tão "brochante" o livro ainda vale muito a pena pela gama de informações curiosas que traz. Entercalados aos capítulos estão "capítulos extras" sem relavância com a história, mas fazendo links interessantes com o tema "parasitário" da história.
Scott Westerfeld foi um gênio ao criar esse submundo sujo; pena que desandou no final.

Rony 09/07/2010

Os vampiros cientificamente explicados
Essa é sem dúvida nenhuma, uma história de vampiros muito original. O autor consegue arranjar uma "explicação cientifica" para os vampiros, que se originam por causa de um parasita transmitido sexualmente. Westerfeld intercala os capítulos entre a história de Cal e entre as histórias de alguns parasitas. Mas se você acha que a história fica mais cansativa por causa disso eu te digo que é justamente o contrário (ou pelo menos assim foi pra mim), pois ele apresenta de modo dinâmico e faz a história parecer ainda mais real. E com inteligência usa alguns fatos históricos para explicar os vampiros. Com aventura do início ao fim e com um ótimo bom humor, Scott Westerfeld conseguiu criar uma história de vampiros bem bolada e envolvente (do tipo 'só mais um capítulo), ao mesmo tempo que nos faz adquirir conhecimentos sobre parasitas. No meio dessa moda dos vampiros, esse é um livro que sem dúvida merece ganhar destaque.
Marina 05/09/2022minha estante
Oi! Você sabe me dizer a classificação indicativa do livro?? Obrigadaa

Andrea 31/05/2010

Depois de um ano da compra desse livro, finalmente comecei a lê-lo. As primeiras páginas foram um pouco estranhas; não me empolgaram. Mas depois, a história fica muito boa e é impossível largar. É daquele tipo de livro que você pensa, "só mais um capítulo e eu paro de ler", mas nunca consegue, de fato, parar.

Acho que os capítulos sobre diversos parasitas foi o que mais me chamou atenção. E eu realmente tive de vontade de ler os livros da bibliografia - acho que pela primeira vez.

Agora, estou super curiosa com o próximo livro!

Márcia 18/08/2010minha estante
Na verdade, Dee, acho que o que faz com nos interessemos pelos parasitas é a maneira como o autor no conta sobre eles. Em livros didáticos ou científicos, dificilmente nos entreteríamos tanto.

Beatriz 02/12/2009

Tem muita coisa cientifica e nada de romancinho e água com açúcar. Mas a história é intrigante e vc quer continuar lendo para descobrir o que vai acontecer. A única coisa que eu achei chata é que o final claramente não é final da história. Tudo bem, eu sei que tem o segundo livro e bla bla bla…mas sei lá… eu gosto quando um livro parece q acabou, mas na verdade ele não acabou.
Mas vale a pena ler sobre diversos tipos de parasitas (eca, tem horas que é bem nojento, mas os capítulos nojentos são curtos e reias) e a história vai ficando ainda mais legal a medida que se desenvolve.

PatiC 10/10/2009

Maravilhoso, principalmente para mim que amo parasitologia, em vários momentos do livro eu me sentia novamente no meu 2º de veterinária. Eu realmente recomendo o livro, principalmente porque ele sai daquele perfil padrão do vampiro.