A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção

A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção Antônio Suarez Abreu

Resenhas - A Arte de Argumentar

RenanDrudi 30/03/2018

É um livro curto e direto na maior parte do tempo, qualquer leitor que tenha um vocabulário bom e tenha um histórico um pouco extenso de discussões, vai compreender bastante do livro e até já ter bastante do que o livro já fala.
O livro vai te mostrar tipos de argumentação, o que é bom, porque você cria uma noção maior de como dissecar um argumento e se questionar sobre ele, e ele exemplifica cada tipo de argumento, então você não se sente em uma aula de português que é passado um conceito e não tem um exemplo, onde você acaba perdido.
Para alguém que quer começar a melhorar sua postura num debate, acho extremamente adequado, para quem já tem, é uma somatória.
O único ruim do livro é que perto do final, ele prolonga o livro DEMAIS. Eu tinha lido em uma avaliação em outro site que "o autor tinha explicado o que não devia", e realmente, ele estende um tipo de argumentação ao ponto de eu ter experienciado vontade de desistir por ser extremamente desnecessário e chato.

Jeronimo 28/11/2017

Ponderações sobre a leitura
Senti a necessidade de reler está obra, tanto que me prendeu a atenção. O livro relata diversos meios de argumentação, e no final questiona o leitor que se não lembrar de tudo, lembrar como fez no primeiro dia de auto escola, todo aqueles atos mecânicos ao fazer uma curva. Aprender a argumentar usando essas ferramentas diversas se dará numa forma mecânica e de acordo com a tese. Gostei do livro, linguagem simples e fui motivado a reler para internalizar esses conceitos novamente.

Karla 04/08/2017

Muito rodeio
Não gostei do livro, senti que lia lia lia e não saia do lugar, não aprendi a argumentar com ele, é difícil, eu sei não é algo que se aprende do dia pra noite, no máximo esse livro pode me ajudar a identificar técnicas que talvez outras pessoas tentem usar contra mim para me convencer de algo, mas ensinar mesmo a argumentar esse livro não ensina não.
Jeronimo 28/11/2017minha estante
Interessante que mesmo não gostando, sentimos necessidade de aprender algumas técnicas.

Rodolfo Maia 21/01/2018minha estante
Tive a mesma impressão. Até passei algumas coisas. Leitura cansada acabei dando uma acelerada. Mas tem algumas coisas interessantes.

Judeu 28/05/2017

Um ótimo manual
Argumentar é vital para entrarmos em consenso em momento de divergências de opiniões. Ainda mais quando tais divergências impactam-nos tão fortemente como em decisões politicas, adoção de crenças (não necessariamente religiosas) e ideologias.

Vivemos na era da informação. As redes sociais se estabeleceram e aceleraram muito a velocidade de comunicação entre as pessoas. Com isso a necessidade de dialogar de forma coesa, clara e bem embasada não é só questão de boa cultura, mas de ter um bom relacionamento social com pessoas com ideologias e opiniões diversas.

O que é um argumento? Convencer e persuadir é a mesma coisa? Gerenciamento de razão e emoção. Isso tudo e muito mais nessa ótima obra.

Guilherme 07/03/2017

Muito bom. Mais bom, do que "muito'".
O livro tem um princípio super didático. Trabalha com uma linguagem super clara e de fácil entendimento e absorção do conteúdo. Com um conteúdo "direto ao ponto" sem rodeios. Porém tão direto, que não se aprofunda em quase nada do que é dito. É ótimo para buscar os primeiros conhecimentos sobre algumas técnicas argumentativas, mas é preciso se aprofundar por fora!
Um bom livro, leitura aconselhável. Porém, raso em alguns momentos.

Fabrizzio.DLuca 30/01/2017

Legal, mas o final..
O livro é bom, a abordagem do tema é direto ao ponto.. Tudo ia bem, até o final que fica um tédio.. Com explicações no que não devia ser explicado.
Jeronimo 28/11/2017minha estante
Todos os leitores tem seu foco nos comentários. Realmente fica difícil o final mas superamos pois queremos terminar a caminhada e aprender. Gostei do seu comentário.

Bruno Mancini 01/12/2016

Achei o livro pesado.
Pois, percebi que preciso estudar mais e ler mais para entender mais como argumentar.
Entender mais sobre os sentimentos para poder domina-los e assim poder dar respostas concisas as questões em um dialogo.

William.Goldbach 01/08/2015

Muito bem exemplificado
A obra é de fácil leitura, muito bem estruturada. Apresenta muitos exemplos o que ajuda o leitor a compreender ainda melhor as ideias apresentadas. Leitura inicial recomenda pra quem quer aperfeiçoar sua capacidade de argumentação.

Ronan 17/11/2014

Excelente
Quando você olha para o dados bibliográficos do livro e percebe que ele já teve mais de uma edição e várias reimpressões e sendo um autor brasileiro isso é por si só um excelente indício de qualidade. A arte de argumentar é umas destas raridades editoriais que estou falando. Didático, eficiente e, claro, envolvente o livro torna claro como funciona esta delicada operação cirúrgica que é argumentar. Neste texto mesmo ao descrever o livro usei técnicas descritas no livro. Se ficou interessado, não se preocupe, pode lê-lo sem medo de ter caído em mais um daqueles livro-receita empresariais que vemos por aí. Um detalhe é que autor é um literato, assim de quebra ainda terá uma boa aula de literatura!
Jorge Daniel 28/11/2016minha estante
undefined

Wellington 06/11/2014

A Arte de Argumentar de Antônio Suárez de Abreu trata das principais técnicas e recursos argumentativos, explicando as condições para argumentar, como gerenciar relações e informações, aborda as técnicas argumentativas, a hierarquia de valores, entre outros conceitos importantes.
O livro aborda e esclarece a diferença entre conceitos básicos para construir uma boa argumentação, explicando os processos para Argumentar, convencer e persuadir e quais elementos os compõem. Dentre as várias técnicas abordadas pelo autor, uma das mais relevantes é a Hierarquia de Valores, que define qual a melhor forma de utilizar seus recursos de acordo com o auditório e modo que seus valores podem ser hierarquizados.
Abreu explica de direta como desenvolver uma boa argumentação. O livro é bem explicativo e de fácil entendimento. O assunto é abordado de forma simples pois utiliza linguagem de fácil compreensão e exemplos práticos para facilitar o entendimento, sendo um ponto bastante positivo da obra.

Ricardo Silas 27/04/2014

Didatismo fértil e objetivo.
Costumo ser bastante exagerado quando escrevo textos recursivos demais. Me apego desnecessariamente às expressões arcaicas. Às vezes essa prática pode denotar exibicionismo frívolo, e corro o risco de ser taxado de pedante. Particularmente, acho que meu afeto pela ampla diversidade lexical que possuímos é a "culpada" pelo meu desenfreio incontrolável.

Ao ler "A Arte de Argumentar", me ative a essas falhas irritantes que sustentei desde que me habituei às leituras e escrita. Na verdade, eu já sabia há muito o quão importante se faz o uso de palavras acessíveis ao público em geral, porém, minha transbordante relutância me manipulava, fazendo com que eu exprimisse verbetes obsoletos e incompreensíveis para a maioria das pessoas.

Doravante (olha eu de novo rs), nutrido pelas informações fornecidas pelo autor, posso exercitar uma comunicação direta, prática, sem malabarismos desajeitados, com meus indulgentes ouvintes e leitores. Convencer e persuadir. Eis as substâncias primordiais capazes de fundir propósito às nossas ideias e exposições comunicativas.

Não me considero um artista em nada, eu diria. Mas, espero que daqui pra frente, eu possa me adaptar às modificações introspectivas que cada livro desencadeia em mim. É apenas reconhecendo nossas falhas, desde as mais simples até a mais imponente de todas, que alcançaremos as extremidades que nós mesmos erigimos em nosso ser.

Tamires 16/07/2013

A Arte de Argumentar
Resenha do livro A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, de Antônio Suarez Abreu, 11ª edição, editora Ateliê E, ano 2001.

A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, é uma obra escrita por Antônio Suarez Abreu com o propósito de discorrer sobre os conceitos que envolvem a "arte de argumentar", assim como apresentar técnicas argumentativas, exemplificando-as com situações de fácil entendimento.

O livro é estruturado em vários tópicos, contudo, podemos entendê-lo como uma obra dividida em duas partes: Importância e história da argumentação e, técnicas argumentativas.

Na primeira parte, o autor fala dos motivos pelos quais devemos aprender a argumentar, assim como a diferença entre argumentar, convencer e persuadir. Conhecemos os primórdios da argumentação, ou seja, a retórica, que surgiu por volta de 427 a.C. em Atenas, na Grécia Antiga; e também as condições para argumentação e os tipos de auditório.

A segunda parte trata das técnicas argumentativas, de forma bem ampla e exemplificada. Vemos que as técnicas de argumentação se dividem em dois grupos principais, que são os argumentos quase lógicos e os fundamentados na estrutura do real. Vemos também alguns recursos para dar visibilidade aos argumentos, a hierarquia de valores e as figuras de linguagem como instrumentos de argumentação. Além de todas as técnicas apresentadas nesta segunda parte da obra, o autor discorre sobre o que é argumentar.

A presente obra, apesar de muito útil ao aprendizado de argumentação, por ser rica em conteúdo, torna-se, por vezes, uma leitura cansativa. Sua própria estrutura contribui para isso, visto que o livro é organizado em tópicos e subtópicos, de forma unificada, sem separação por capítulos. Apesar de ser recomendável para diversos públicos, certamente o leitor precisará de uma segunda ou terceira leitura para assimilar tudo. O conteúdo é muito bom, mas poderia ser melhor organizado e desenvolvido a fim de tornar a leitura mais prazerosa.

site: alguemdisseque.tumblr.com
Jeronimo 28/11/2017minha estante
Por isso que pretendo reler. Informações úteis que precisam ser internalizadas por mim. Como você disse, leitura pesada ou seja bem técnica e somente quem tiver o foco para aprender irá gostar.

Alex Bega 14/04/2013

ARGUMENTE CONTRA SEU MEDO DE SER FELIZ
A ARTE DE ARGUMENTAR – ANTÔNIO SUÁRES ABREU
- PRESSÃO DA MASSA PÚBLICA INFLUENCIANDO SEU PENSAMENTO (DISCURSO DO SENSO COMUM)
- SABER INTEGRAR E GERENCIAR RELACIONAMENTOS (DE MODO CONSTRUTIVO E COOPERATIVO)
- MÍDIA MANIPULADORA DA SOCIEDADE
- TEXTOS, TREÇOS E CITAÇÕES HISTÓRICAS IDENTIFICANDO CONTEÚDO DO LIVRO.
- EXPLOSÃO DE RAIVA, AMEAÇAS E ACUSAÇÕES REVELAM FRAQUEZA.
- TENHA A PERGUNTA ANTES DA RESPOSTA EM DISCUSSÃO.
- CONTRARIAÇÕES ARGUMENTARIVAS (P. 50-64)
- BÍBLIA EXPOSTA AOS RIDÍCULOS E ABSURDOS (P. 52 E 53)
- CRENÇAS EM ARGUMENTOS FALSOS E CONTROLADORES DE PENSAMENTOS USADOS NO COTIDIANO SOCIAL (P.65-70)
- O QUE QUEREMOS DEVE FICAR EM SEGUNDO PLANO, PENSE NAS PESSOAS ANTES DE VOCÊ.
- EMOÇÕES PRIMÁRIAS (DISFÓRICAS: RAIVA, MEDO E TRISTEZA; EMOÇÕES EUFÓRICAS: ALEGRIA E AMOR)
- DIFERENÇA HIERÁRQUICA NOS VALORES QUE NOS COMPÕEM
- LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO (QUANTIDADE, QUALIDADE, ORDEM, ESSÊNCIA, PESSOA E EXISTÊNCIA) (P85-102)
- GRAMÁTICA NO ARGUMENTO (P. 109-139)
- METÁFORAS NO ARGUMENTO (P. 115-128)
- ALÉM DO PROBLEMA, HÁ OUTROS ALÉM DESSE? (PERGUNTE SEMPRE)
- CONVENCER E PERSUADIR
- RELACIONAMENTOS SÃO A BASE DE TUDO.

Ricardo 12/07/2012

RLJ
Excelente livro utilizado durante o meu primeiro semestre de RLJ para a faculdade de Direito da PUC-SP

Angie 08/04/2012

Argumentar é necessário e fundamental
Adorei o livro!! Leitura de fácil compreensão e assimilação.Define que devemos sempre ter bons argumentos em nossos relacionamentos interpessoais,garantindo assim nosso sucesso em diversas áreas da vida.Recomendado!!