Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Liiis 17/06/2024

"Panem et circenses"
Ler "Jogos Vorazes" é uma experiência única. Foi muito incrível adentrar nesse novo universo e ter essa visibilidade dos cenários distópicos que carregam tantas críticas, tão presentes na nossa sociedade de hoje e que nos fazem questionar muitas coisas que nos são comuns. Acho que é muito envolvente acompanhar Katniss e Peeta nesse universo. A construção do universo, dos distritos, do sistema totalitário em que eles viviam e como o pessoal da capital era insensível a quem vivia nos distritos. Como eles eram insensíveis ao fato de 23 crianças serem mortas todos os anos pelo entretenimento. E isso nos leva a questionar até que ponto nós, como pessoas, colocamos os outros como entretenimento. Nós nos omitimos diante do sofrimento dos outros. E o quanto isso é fora do normal. A que ponto nós também estamos nos tornando como o pessoal da capital em certas situações, vendo divertimento ou sendo inertes em relação à vida do outro e não nos compadecendo daquilo, não tendo empatia pelo próximo. Sem imaginar a situação que os outros passam. Então, acho que foi uma experiência muito forte, muito "uau". Ver crianças lutando pela vida, não querendo estar dentro de um sistema, mas lutando contra ele para poder viver, não para quebra-lo, mas simplesmente para sobreviver. É muito intenso. Também acho muito genial o fato do nome do país ser Panem, porque remete a uma expressão, a uma política romana, que é o "panem et circenses", que significava pão e circo. Essa era literalmente uma política que os governadores de Roma aplicavam para a população, ou seja, eles davam comida e entretenimento para que os cidadãos não voltassem seus olhos para questões políticas. Isso é exatamente o que acontece em Panem, com os Jogos Vorazes, e a galera da capital sempre tendo festas luxuosas com muita comida à disposição, enquanto nos distritos as pessoas se desdobram em mil para conseguir se alimentar. O povo da capital fecha os olhos para toda a política do lugar e tudo o que está errado, pois eles têm tudo o que precisam, enquanto a maior parte do país, o povo dos distritos sofre...

Chogiwa 17/06/2024

Melhor trilogia que já li!
O livro da minha adolescência e que fez me interessar mais por política e os governantes do meu país. A Katniss me inspirou muito, uma adolescente que sustenta a família e se entrega pra morte pra salvar a irmã.
Sempre vou recomendar esse livro, não só para os mais jovens porque essa história é muito bem construída e escrita pra se restringir a idades.

ReadwithLily 17/06/2024

Terminei esse querido aqui? não tem muito o que falar, só que é muito bom e realmente a adaptação é uma maravilha? vale a pena cada pág lida. Também me fez relembrar muita coisa que esqueci quando assisti os filmes. Estou ansiosa pro 2 livro(acho que será o meu favorito)????

DaltonSonassi 17/06/2024

Jogos Vorazes deveria ser uma leitura obrigatória
Se você, assim como eu, estava enrolando pra começar a ler Jogos Vorazes, sempre deixando pra depois, NÃO COMETAM ESSE ERRO!!

Nunca li um livro tão rápido na minha vida, sério! Não sei q feitiço a Collins colocou nessas páginas, mas seja lá oq for, ela está de parabéns, pq me deixou completamente obcecado por esse livro.

Não tenho maiores explicação, apenas um conselho: LEIAM JOGOS VORAZES!!

omavericksx 17/06/2024

Um page turner completo e confuso
Pessoalmente gostei bastante do primeiro livro, o desenvolvimento da historia e algo bem completo, a autora se expressa muito bem, por ser a primeira obra da serie, temos um conhecimento bem vasto dos personagens, suas características, seus pontos fortes e fracos, porém ainda é cedo para dizer que a série é realmente boa (ou não), o livro um me deixou com altas esperança para o futuro do Peeta e a Katniss, o final me deixou bastante confuso, fiquei em dúvida sobre o que realmente aconteceu com o casal, por ser o primeiro livro de uma seria de Quatro livros eu super entenderia se a autora deixa-se algumas questões sem resposta (contanto que ela responde-se nos outros livros).
Tenho muitas dúvidas e espero que elas sejam respondidas nas próximas edições.

5 estrelas/ ??????????

~leh 17/06/2024

Jogos Vorazes
??????????

Eu estou simplesmente devastada

Meus amigos, que obra, ein?

Assisisti o filme recentemente pela primeira vez e logo depois quis ler o livro, e UAU.

Simplesmente muito bom (e deveras melhor que o filme né)

Priihtty 16/06/2024

Eu sabia que eu ia amar
Eu tinha certeza que eu gostaria dessa leitura. O único problema é a preguiça que eu tenho em ler coisas que são muito hypadas. Kkkk

Bom, pra mim, poderia terminar nesse livro. Gostei de como tudo se desenrolou apesar de ser óbvio. Vamos ver se os próximos livros merecem existir mesmo. ?

melstulzer 16/06/2024

Melhor do que eu esperava
Eu jamais poderia imaginar que em pleno 2024 eu iria ler Jogos Vorazes e AMAR.

A minha tentativa fracassada, na época do hype, me fez criar um preconceito com essa série. Mas, quando lançou o livro novo, que acontece antes de JV, usei como oportunidade pra ver se rolava e foi uma experiência muito boa (e olha que o Coriolanus é um porre). Terminei aquele livro com um gostinho de conhecer mais de Panem, da Capital e, principalmente, da Katniss (que eu já gostava pelos filmes). E foi incrível.

A Katniss e o Peeta são personagens muito bem desenvolvidos, amei o humor ácido dela e o jeito carinhoso dele. Mas, imagino que a minha boa experiência com a história tenha sido pelo contexto que o livro novo deu (por se passar antes, ele explicou muito melhor a guerra e a construção dos jogos), então não sei como seria pra alguém que não conhece nada desse universo, levando em consideração que a Katniss não explica tanta coisa.

Tô 100% ansiosa pela continuação ?

Nick.Quarizimi 16/06/2024

A história é estabelecida em um período distópico pós-apocalíptico na nação de Panem, onde meninos e meninas de 12 a 18 anos devem participar dos Jogos Vorazes, um evento anual televisionado no qual os "tributos" precisam lutar até a morte até que sobre apenas um, que é coroado vencedor.

Este livro aborda muito bem a desigualdade social, mostrando com perfeição a sujeira da classe alta que aposta dinheiro nos competidores e se aproveita de sua vulnerabilidade como forma de entretenimento.

Katrina.xb 16/06/2024

Maravilhoso!
Comecei a ler a trilogia há poucos dias e devorei os dois primeiros livros rapidamente. O livro é muito bom, rico em detalhes, profundo e prende completamente a nossa atenção de modo que queremos ler mais. Katniss é uma personagem de personalidade forte, o que às vezes pode ser chato e irritante, mas conseguimos entender um pouco de seus pensamentos e sentimentos. O Peeta é ainda mais maravilhoso do que nos filmes, é sarcástico, brincalhão, corajoso, bondoso, honesto, romântico e faz de tudo para proteger a Katniss. Quanto ao Gale, continuo não gostando dele e de sua superioridade em sentir que é herói ou que pode fazer qualquer coisa.
O que mais me irritou foi a confusão sentimental da Katniss, uma hora diz que acha que gosta do Gale e que poderia ter um futuro com ele, outra hora diz que sente algo verdadeiro pelo Peeta mas não sabe o que é. Ela não decide de qual gosta/ama romanticamente. Isso é irritante. Mas em geral o livro é muito bom, a leitura foi rápida e muito prazerosa. Katniss, a garota quente. ????

Le.nanda 16/06/2024

Que série perfeita!
Simplesmente amei essa preciosidade, comecei a ler no início do ano porém tinha perdido o acesso do meu skoob mas não faz mal pois eu nem li muitos livros nessa metade do ano, pois é... li somente 4 se não estou enganada e eu nem estava registrando eles pq como falei estava sem meu skoob, mas quero q vc saiba Fernanda do futuro caso leia isto aqui q eu não estava lendo pq eu comecei minha faculdade, é pois é minha tão sonhada faculdade de biomedicina está tirando meus pequenos prazeres que é ler. Enfim agora estou de férias e quero pelo menos ler uns 3 livros. Essa minha "resenha" não teve nada a ver com o livro mas foi só pra atualizar meu skoob mesmo rsrsr.

thata 16/06/2024

Primeiro livro da saga Jogos Vorazes
Vou dizer pra vocês que peguei pra ler THG depois do hype por muita insistência da minha irmã que é viciada até hoje nos livros desde o seu lançamento. Perdi a conta de quantas vezes assisti os filmes e que filmes! Mas nada se compara a ler profundamente os pensamentos de Katniss. Seus desesperos, suas ações milimetricamente pensadas e seus conflitos adolescentes. Fora as jogadas sensacionais ao longo de toda a narrativa.

Em um país chamado Panem com doze distritos, de um a doze equivalentes respectivamente seu desenvolvimento econômico para a Capital, antro da frivolidade e riqueza, todo ano dois jovens de cada distritos entre doze a dezoito anos são sorteados para participarem dos famosos Jogos Vorazes, em que 24 tributos (ou adolescentes) se confrontarão até a morte, acompanhada de um espetáculo com direito a câmeras, entrevistas e programas de TV. Apenas um pode sobreviver para a glória do distrito vencedor.

Em Jogos Vorazes, acompanhamos a mente e o coração de Katniss Everdeen, uma garota determinada a cuidar de sua irmã e mãe no Distrito 12, lugar de muita miséria e pobreza, do cenário distópico retratado. Ela fará de tudo para manter todos que amam seguros.

A obra de Suzane Collins traz política, distopia, sobrevivência e caos de uma maneira avassaladora que te deixa entretido do começo ao fim, fazendo você vibrar, espernear, chorar e torcer até não querer mais.

Sara277 15/06/2024

Jogos Vorazes- Collins
Gostei muito do livro! Como já havia visto o filme, não me surpreendi tanto. Entretanto, mesmo sendo uma segunda experiência, me senti totalmente submersa na leitura e interessada nos acontecimentos. A autora tem uma escrita interessante e direta, sem muitos floreios e repleta de acontecimentos.
Sobre o enredo e o universo de Jogos Vorazes: incrível! Simples, assim como o nosso mundo, mas com alguns temperos como os corvos, as criações e modas da capital e claro, o tom de distopia: uma sociedade dividida, dessa vez em distritos que servem a capital. Os jogos proporcionaram muita ação e das boas, ao mesmo tempo em que as críticas eram feitas.
A Katniss é uma personagem admirável, com muita atitude, coragem, personalidade e BONDADE, o que explica muitos acontecimentos e justifica sua personalidade, tornando-a, ao mesmo tempo, determinada e obediente em relação ao sistema. O romance não deve ser o ponto forte, na minha opinião, pois graças a nossa querida Katniss temos um triângulo amoroso (sem reclamações).
Talvez o único defeito deste livro, ao meu ver, seja que as características modernas e tecnológicas da capital poderiam ter sido melhor exploradas, pois seria um aspecto interessante e aumentaria a indignação dos leitores sobre a desigualdade. Contudo, o fato de isto não ter ocorrido não afetou minha experiência, então ok.
Não sei se foi uma impressão minha, mas senti que a Suzanne não descreve os personagens?? Entretanto isso também não me incomodou kkkkkkkkkk mas fiquei curiosa para saber se só eu percebi isso.

bonthefckjour 15/06/2024

Finalmente criei vergonha na cara pra ler os livros. Nem tem muito o que dizer é bem bom, a Katniss é chata sem sal e o Peeta é um querido.