A Herança de Ana Bolena

A Herança de Ana Bolena Philippa Gregory

Resenhas - A Herança de Ana Bolena

Roberta Barbosa 07/10/2011

As intrigas da corte inglesa estão de volta.
"Como a maioria, servi a uma rainha atrás da outra. Como a maioria, acompanhei a moda dos capelos adotada por minha senhora real: capelo Gable, capelo francês, capelo inglês. E nas orações: papista, reformista, católica inglesa. Gaguejei em espanhol, conversei em francês. e me sentei em um silêncio introspectivo e costurei camisas para os pobres. Não há muito sobre as rainhas da Inglaterra que eu não saiba, que eu não tenha visto. E logo verei a próxima e saberei de tudo a seu respeito: seus segredos, suas esperanças e suas deficiências. E talvez, até mesmo em uma corte cada vez mais amedrontada sob o governo de um rei que se torna um tirano mais inclemente a cada dia, mesmo sem meu marido e mesmo sem Ana, aprenderei a ser feliz de novo." -Pág. 39

Como o título por si só demonstra, aqui vemos (lemos) o que acontece após a morte da famosa Ana Bolena. O tempo finalmente atinge o rei, o qual antes era considerado o príncipe mais belo da cristandade agora está na faixa dos cinquenta anos, gordo e com uma ferida aberta que exala um cheiro terrível. O povo não sabe o que fazer em relação à igreja; todos têm que agradar o rei, mais do que nunca. Henrique faz tudo o quer, sendo o menino (crescido) mimado que sempre foi, usando o pretexto de que é a vontade de Deus. E quem der um passo em falso vai direto para o cadafalso.

Ele é narrado por três pontos de vista: Jane Bolena (cunhada de Ana Bolena, viúva de George Bolena), Ana de Cleves (a mais nova rainha, a número quatro) e Catarina Howard (prima de Ana Bolena).
Jane Bolena foi a que me surpreendeu mais; sendo tão odiada no livro anterior, não esperava vê-la narrando um terço deste. Entretanto, é melhor do que pode parecer. Nós podemos finalmente entender um pouco mais a chamada Lady Rochford, e sua loucura interna.
Catarina Howard é uma garota fútil, com "apenas" catorze anos e muito ingênua, como várias em sua idade.
Ana de Cleves é a mais compreensiva das três; sem a ambição Bolena e a estupidez Howard a nova rainha vinda da Alemanha é muito doce (em alguns momentos até demais). Ela encara seu destino, sem ter certeza do que vai acontecer, mas olha-o de frente, como se não houvesse nenhuma hipótese desastrosa a seu respeito.

O que agradou-me mais foi que Philippa ao contrário de, por exemplo, Rick Riordan, consegue transmitir brilhantemente as diferenças sob cada ponto de vista.
Uma leitura fácil, instigante.

Vivi 30/10/2011

Fantástico!!! Só essa palavra para definir os livros da Philippa!!!
Recomendadíssimo!

Karla 02/02/2011

Outro livro muito bom
Eu amei a capa, a história toda é muito emocionante.

Rossana 16/08/2010

Terceiro livro desta serie que leio, e que mantem igualmente a qualidade e interesse dos livros anteriores.
"A Herança de Ana Bolena" possui 3 narradoras que se alternam contando a história a cada capítulo. Catarina Howard e Ana de Cleves, duas das seis esposas do rei e Jane Bolena, a ex-esposa de George Bolena, personagem com participação determinante nos acontecimentos desde a época de Ana Bolena.
Vemos neste livro o Rei Henrique em sua tirania e prepotencia perversa. Um Rei que aprendeu que pode fazer o que quer em suas terras, que decide o que é certo e o que é errado. Ele é Rei, Chefe da Igreja, Juiz e possui o poder da vida e da morte, afinal Deus fala atraves dele!
Veremos por fim os herdeiros da herança Bolena: o cadafalso!!
Livro excelente, continuação de “A irmã de Ana Bolena”.
Recomendo toda a serie!

Olgashion 03/04/2010

Como sempre, uma história fascinante. Nos ajuda a conhecer melhor as esposas do rei Henrique, louco (que ele não nos escute), e, como elas se portavam. Muito bem escrito e cheio de história para quem gosta.

Beca 02/07/2010

O retrato de um tirano!
Muito inteligente, lógico que as três personagens eram cativantes, mas Jane Bolena na minha opinião foi a mais bem elaborada, Phillipa descreveu um monstro e creio eu que ela foi isso mesmo, ninguem seria capaz de mandar tantas pessoas p/ morte simplesmente por ganancia, sua loucura para mim foi muito bem descrita!
Acho que a autora arrasou na descrição das duas mulheres do rei, uma posta de lado, Ana de Cleves, e a outra com idade de ser sua filha... Catarina! Mas o legal do livro foi observar o fim de um reinado tão importante, um rei louco, cego por sua vaidade! Recomendo!

Daniela742 17/09/2010

Adoreiii!!!
Mais uma vez na corte dos Tudor e mais uma vez brindada com uma história extremamente envolvente que nos leva a corte de um dos reis mais importantes da história da Inglaterra. Nesse romance nos deparamos com um rei velho, doente, porém cruel e tirano. Os complôs e as traições que envolveram o reinado de Henrique VIII estão de volta contados através dos olhos das três mulheres que tiveram suas vidas entrelaçadas pelo desejo de pertencer a glória de participar dessa corte e seus respectivos declínios. A autora sabe tecer como ninguém as tramas desse romance. Recomendo!!!

Adrya_Daewen 04/08/2009

Ana Bolena sempre foi a preferida nas histórias sobre Henrique VIII e a autora busca ilustrar na obra o que aconteceu depois da morte desta. O que se passou, como estava Henrique e com quem ele chegou a se casar. É uma ótima maneira de vislumbrar essa parte da vida desse monarca tão pouco explorada pelos autores. Recomendo demais!

Jéssica Amorim 11/04/2009

As rainhas do rei Henrique VIII
A Herança de Ana Bolena é uma ótima continuação de A irmã de Ana Bolena. Adorei os dois livros, primeiro que o texto da autora é muito bom, limpo, claro, leve, e discorre rapidamente uma narrativa detalhada que poderia ser pedante, se não fosse seu talento. Segundo porque esta história é uma das mais importantes da história mundial, e sempre me fascinou. Mas antes eu tinha a visão apenas do rei Henrique VIII, que era um tirano que havia destruído suas mulheres, mas a partir destes livros nós temos a visão das mulheres que passaram por sua vida, e o que levou a decapitação de Ana Bolena e Catarina Howard, e a separação prematura de Ana de Cleves.
Romance história de primeira, ambos os livros, e a história de Ana Bolena pode ser vista resumidamente no filme A Outra.