Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Mirtes.Tatiane 11/12/2021

Uma história incrível que só poderia ter sido escrita por Tolkien. Esse livro me prendeu de uma maneira que eu não esperava.

milliaways 11/12/2021

A história dos filhos de Húrin é uma das mais belas do universo, mas também tem uma mensagem muito interessante ao leitor. Se Túrin, por exemplo, fosse um homem evangélico nos dias atuais, ele seria aquele que faz tudo de errado e toda a desgraça acontece na sua vida, mas por isso ele culpa o demônio agindo na vida dele. Na Terra-média, o demônio realmente existe e está agindo na vida de Túrin, mas o principal agente de desgraça na sua própria vida é ele mesmo e ninguém mais. Mas ei, é mais fácil culpar o demônio.

Aly 10/12/2021

Um dos melhores contos que já li! É incrível, cada vez mais me apaixono pela escrita e o universo desses livros. Leiam, sério.

Danrley.Araujo 02/12/2021

Tolkien se faz imortal
Um conto prolixo e rápido, não me cansou em nada e ainda só aumentou meu conhecimento e admiração pela Terra Média/Tolkien!.
É animador acompanhar a trajetória de Turin desde criança até sua vida adulta. As aventuras e desventuras, as amizades, os amores e as rivalidades, além de ter dragão (claro). Tudo neste conto se encaixa, do começo ao fim e a linguagem (embora sofisticada) apenas engrandece e faz jus.
Enfim todo fã de Tolkien deve lê este conto que ficará durante um bom tempo em minha memória.

Boni 30/11/2021

O melhor conto até agora, me fez até chorar no final

A tragédia e tudo que Turin passou é muito comovente, um dos maiores heróis da terra média

Daniel.Victor 29/11/2021

Incrível
O livro começa com Húrin Thalion, senhor de Dór-Lomin, da grande casa dos Hador lutando ao lado de Turgon, senhor de Gondolin contra as forças de Morgoth Bauglir na chamada Nirnaeth Arnoediad ou A Batalha das Lágrimas Incontáveis. Quando a situação acabou num estado crítico, Húrin pediu para Turgon bater em retirada na luta contra os orcs. No final, ele se tornou o último homem em batalha e foi aprisionado por Morgoth. Este propôs ao senhor de Dór-Lomin sua liberdade e um lugar ao lado dos seus, caso revelasse a localização de Gondolin, pois a muito foi profetizado que de lá viria a ruína de Morgoth. Húrin debocha dessa proposta, e acaba em um assento encantando, em que veria o mal que ocorreriam aos seus filhos através do poder do Senhor do Escuro. Enquanto isso, em Dór-Lomin, haviam ficado sua esposa Morwen, que estava grávida da menina Niënor e o filho mais velho Túrin. A cidade foi devastada pelos servos de Morgoth, e o filho de Húrin buscou refúgio em Doriath, um reino dos elfos, sendo considerado um filho adotivo do Rei Thingol e da rainha Melian. Ali seria o primeiro de muitos lugares que ele buscaria refúgio na sua vida cheia de azar e tragédias.

Elaine.Paula 10/11/2021

Interessante, envolvente!
Para quem assistiu ou leu, O Senhor dos Anéis e o O Hobbit, é convidativo ler esse livro, apesar de ser um conto independente, ele faz parte da linha do tempo da história da Terra Média, e explica um pouco do que é citado pelos personagens em seus diálogos sobre os Dias Antigos.
Gostaria muito de poder ver uma versão cinematográfica das aventuras de Húrin e sua família! Interessante saber como Tolkein pensou e realizou o processo de escrita e como tudo se encaixa no final!
É uma história forte, que nos faz refletir! Fiquei encantada e apaixonada pelas ilustrações de Alan Lee, elas retratam com maestria não somente a narrativa em detalhes como também os sentimentos e emoções presentes nela.

Etnan 26/10/2021

Resenha "Os filhos de Húrin"
J. R. R. Tolkien
A história dos infortúnios que decaíram sobre a família de um herói da Terra Média.

Em "Os filhos de Húrin" Christopher Tolkien reúne os esboços que seu pai deixou dos contos dos Dias Ancestrais (Contos perdidos) no que toca a história de Túrin e Niënor, que enfrentam dificuldades com a perseguição do exército de Morgoth, após este amaldiçoar sua família quando no combate da Batalha das Lágrimas sem Conta derrotou seu pai Húrin.

Túrin torna-se herói do exército elfico de Thingol e sua fama e origem atiça o orgulhoso dragão Glaurung, que passa a atormentar a família com suas habilidades nefastas.

O acaso do destino trata de promover encontros recorrentes entre a família e o dragão. As desventuras que se seguem são de patente desespero e as tentativas de Túrin em fugir das maldições que lhe perseguem mostram-se vãs.

Uma narrativa complexa, pois existem muitos elementos do universo da Terra Média, como personagens interconectados e a geografia da região que podem vir a confundir aqueles que gostam de atentar aos detalhes.

fabiofnobre 11/10/2021

Uma tragédia de amor, inveja e destino
Como a maior parte dos contos de Tolkien que orbitam o universo de O Silmarillion, a narrativa que compõe Os Filhos de Húrin está sob uma terrível sombra de inveja e morte.

Os males de Melkor são uma analogia cruel de como o amor pode ser distorcido em dor e tragédia, e de como os laços familiares são perpétuos na experiência humana.

O constante esforço de Túrin Turambar para superar a sina de sua família, enquanto somos sempre recordados de uma onisciência deturpada de seu pai, sentado num trono de pedra no alto das Thangorodrim.

Ser perseguido pela sombra da morte e da vergonha, e ter somente o pior reflexo de seus atos perpetuamente transmitido aos olhos e ouvidos de seu pai. Eis as dores de quem luta para escapar de seu destino cruel.

Veh 06/10/2021

Se quer sofrer esse é o livro perfeito pra você
Sou suspeita pra falar porque esse deve ser o conto do Tolkien que mais amo, então um livro só disso foi o paraíso (ou inferno) pra mim. Quem já está ciente do legendarium de Tolkien já se deparou com a história de Hurin e sua família, que neste livro é tratado com mais detalhes do que nos livros mais gerais, trazendo detalhes do embate entre Hurin e Morgoth, as andanças dos filhos de Hurin e toda a maldição que foi emposta sobre essa família tão marcante na historia da Terra Media. Com destaque para Turin, a construção do personagem beira a perfeição e muitas vezes vemos os embates que este tem consigo e todos os reflexos que os acontecimentos envolvendo seu nome tiveram na sua personalidae desde sua infância até a vida adulta. A leitura é muito fluida, porque além de a escrita ser bem tranquila a história em si nos prende, pois são tantos momentos épicos e trágicos, que acabamos nos apegando aos personagens, principalmente ao protagonista, e vemos na nossa frente o desenrolar de uma das maiores lendas que Tolkien criou, nos mostrando personagens e seres novos que dispertam desde nossa ojeriza até nosso afeto.
O livro também possui muitos aspectos políticos, nos colocando nos reinos e reis da época além de nos mostrar mais dos vilões e suas motivações e poderes, e como é tudo tão maior do que a gente pensa. É uma viagem incrível, mas se for embarcar não se esqueça dos lencinhos.

Soofiamendez 25/09/2021

O destino de Húrin
Quem já leu O Silmarillion conheceu a história de Húrin e a maldição que Morgoth pôs sobre ele e sua família, nesse livro nós recebemos a história de maneira mais densa com mais detalhes, são citados com mais aprofundamento a infância de Turin, sua vida em Doriath e sua fuga que o leva de encontro com seu miserável destino.

Kau 14/09/2021

Até o momento, é o livro do Tolkien com escrita mais diferente que eu li. É uma história muito envolvente e interessante.

Calebe 09/09/2021

desgraça, tragédia, tristeza e muito sofrimento
Definitivamente o livro mais sombrio e triste do Tolkien e ainda diria que o Túrin é o personagem que mais sofreu de tudo que eu já li ou assisti. É só tragédia, é só desgraça atrás de desgraça, mas é isso que acaba fazendo a história do Túrin ser tão interessante! O livro é incrivelmente escrito, os personagens têm substancia e a história te cativa, como já é de se esperar do Tolkien kkkk. Esse definitivamente não é um livro que eu recomendaria pra quem quer começar a ler Tolkien. É necessário certo conhecimento prévio dO Silmarilion para poder se posicionar e entender melhor a história.
No geral essa é mais uma obra prima do Tolkien e definitivamente algo que se deva ler se você já gosta dos livros dele e se você gosta de tragédias também, porque meu amigo, ô livrinho chei de desgraça esse hein