Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Henrique653 14/02/2023

Trágico
A história conta a saga dos filhos de Húrin, amaldiçoados por Morgoth, que desde o nascimento até fim de vida carregaram a sombra lançada pelo maior inimigo do bem na primeira era de Arda. Essa história fala de heróis que também possuem dentro de si uma escuridão, cometendo pecados.

Wagner Coelho 13/02/2023

Excelente leitura
Difícil fazer uma resenha de um livro do Tolkien sem falar que ele é perfeito. Apesar dos personagens carregarem um azar descomunal nesse conto e levar metade da terra-média com eles, ainda dá pra sentir muita empatia por suas desventuras e tristeza pelo desfecho deles. Alto padrão já conhecido, excelente leitura.

Erick 04/02/2023

Mais um livro lido do mestre J. R. R. Tolkien. Em os filhos de Húrin, conhecemos Túrin, seu filho, valoroso guerreiro. É uma das baladas mais intrigantes e aventureiras de Tolkien. Para quem gosta do autor, é leitura obrigatória.

Virgílio 01/02/2023

??
Gostei muito do livro, foi um dos poucos do Tolkien que eu consegui ler tudo. Recomendo a leitura por ter mais "ação" que os outros.

Tiago343 29/01/2023

Turin Turamba Dagnir Glaurunga
Apesar de a história deixar bem claro que o Grande vilão seja Morgoth, que fez sua vontade através de Glaurung, acredito que há mais duas pessoas que devem ser responsabilizadas pela tragédia dos filhos de Húrin. A primeira é Ëol, o forjador da Anglachel, e a segunda é Húrin que foi inventar de ter filhos.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 26/01/2023

Tragédia quase Grega
Um dos grandes feitos de J. R. R. Tolkien ao criar a Terra Média, cuja obra mais famosa é "O Senhor dos Anéis", foi criar um universo inteiro, cheio de história, beleza, línguas e personagens marcantes.

Um desses personagens é Túrin, filho de Húrin.

Neste conto épico, Tolkien narra a história do herdeiro de uma família nobre que se vê exilado ainda criança de sua terra natal e de sua família.

Já adulto e um valoroso guerreiro, ele pretende combater os inimigos do norte que o exilaram e reencontrar sua mãe e irmã antes que seu fado mortal o alcance.

Apesar disso, por mais que tente escapar de seu destino, este nunca deixa de ser irônico, e o orgulho de Túrin o impede de perceber que não pode controlar o próprio futuro.

Assim, "Os Filhos de Húrin" compõe uma das baladas mais trágicas da Terra-Média. Com maestria, Tolkien cria uma tragédia repleta de orgulho, bravura, destino e amor.

Krügel 22/01/2023

Um conto melancólico
Este livro estendo o conto de Túrin Turambar, um dos 3 contos mais importantes do universo de Tolkien.
Adicionando detalhes sobre a infância, seus relacionamentos com os elfos e com a sua tropa de mercenários.
É um excelente livro, principalmente para quem gostou do conto no livro O Silmarilion.

Rubinho.Meneses 15/01/2023

Um dos melhores livros de Tolkien que eu já li. Agora reli com essa nova tradução da editora Harper Collins.

E da história dos Filhos de Húrin não tem muito o que falar, apenas que é leitura obrigatória para os fãs de Tolkien.

Gabriel1994 15/01/2023

De Túrin Turambar
Uma verdadeira obra-prima da Terra-Media! Toda tragédia criada em torno de Túrin, filho de Húrin é contagiante, empolgante, cruel e envolvente!

Um personagem promissor, que ascende, prospera, se entrega, é enganado, se trai, inclina, recai, peca gravemente, tem atitudes ridículas, é facilmente amado e facilmente odiado! Túrin Turambar foi um fenômeno nesse universo da Terra Média e Filhos de Húrin é certamente um livraço super favorito!

A forma como é escrito e editado. A maneira como vemos um lado mais cruel de Tolkien aqui, explorando a tragédia dos filhos de Húrin. Momentos épicos, com diálogos que te faz grudar os olhos no livro e passagens marcantes com uma narrativa sem erros!

Não me cansei enquanto lia, estive bem imerso ao longo de toda leitura.

As batalhas, a crueldade, a maldade, a cede de sangue que Tolkien instaurou nessa história é fantástico, literalmente.

Uma obra de arte escrita por Tolkien! Adorei ler Filhos de Húrin!

Recomendo muito esta leitura!! Livro Digníssimo 5 estrelas favoritado!

helle.na 12/01/2023

Achei interessante pra quem quer se aprofundar em detalhes no conto do universo do Tolkien. Já havia lido o Silmarillion, então já conhecia a história.

Juba 11/01/2023

Fiquei chocada q o Tolkien escreveu algo "sombrio e perverso" assim, mas a história é boa e terminei ela indignada com os acontecimentos

Marcus.Santana 10/01/2023

O destino dos filhos de Morwen e Húrin, Turin e Niënor.
Os Filhos de Húrin é um dos três grandes contos dos Tempos Remotos ou da 1ª Era do Mundo, ao lado de ?Beren e Lúthien? e ?A Queda de Gondolin?. Contudo, dentre elas, os Filhos de Húrin sem duvida alguma é a com tonalidades mais escuras, sendo uma saga com cenário esculpido nos infortúnios e nos acontecimentos dramáticos e fadigosos que cercearam a vida e o destino dos filhos de Morwen e Húrin, Turin e Niënor.

Os Filhos de Húrin tem como pano de fundo a grande aliança firmada por Elfos e Homens, unidos em combate ao malicioso anjo caído, Morgoth, o 1º Senhor do Escuro. Subjugado em batalha, Húrin vê, impotente, uma maldição ser lançada sobre sua descendência.

Temos aqui uma história extremamente sombria e o enredo é tenso, desenvolvendo-se em ritmo forte. Os fatos e ações narradas neste conto são enlaçados por tragédias do inicio ao fim, lembrando claramente epopeias gregas no qual os feitos heroicos andam lado a lado com a perda e o pranto, com o fim de muitos heróis sendo solitárias e permeadas por catástrofes, muitas delas desatadas por maldições alimentadas por seus próprios atos arrogantes ou negligentes.

Os personagens são absolutamente marcantes. Suas imensas falhas de caráter são realçadas, conferindo ótima dose de realismo ao conto. O livro é incrível e é recheado de ilustrações estonteantes, de tirar o fôlego. O projeto gráfico é sensacional e as ilustrações do Alan Lee são simplesmente maravilhosas.

Em razão do falecimento do autor, a história não foi por ele concluída. Seu formato definitivo é fruto de cuidadoso estudo dos manuscritos originais, por parte de seu filho Christopher Tolkien, que conseguiu costurar uma versão final coerente, dramática, livre de contaminações externas e oferecidas ao leitor em linguagem fluida e agradável.