Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Gabriel.Chiquito 21/07/2022

O maior dos grandes contos dos dias antigos é realmente grandioso. Eu já sabia, em linhas gerais, o que acontecia nesse livro por já ter lido O Silmarillion, e já gostava muito da história, mas essa versão expandida tem o grande bônus de poder conhecer melhor os personagens e entender melhor o que se passa na cabeça deles. Definitivamente valeu a pena a aquisição.
RafaelM 01/08/2022minha estante
Aaaaaaaaah Tolkien, né!!?
Os filhos de Húrin é uma das minhas histórias favoritas da primeira era...

Gabriel.Chiquito 01/08/2022minha estante
Sim! Eu gosto muito também, é o meu preferido dos 3 grandes contos

Lily 13/07/2022

Os filhos da mesma coisa
Esse livro apresenta o mesmo conto que encontra no silmarillion com mínimas adições, é interessante ver como o sofrimento de hurin se alastra pela primeira era e as pequenas conversas que ele tem no caminho mas senti que paguei pra ler a mesma coisa com anotações

Willy Robert 10/07/2022

Por ser Tolkien já se julga maestria e encanto. A vida e morte de Túrin são retratadas com um vigor que encontram outros locais entre os povos da Terra-Média. A estória é empolgante, e muito triste, mesmo com toda a tristeza do vale a pena a leitura. Recomendo.

Leitora 07/07/2022

A história é muito bem escrita, mas, como tem certos detalhes da história que eu acho meio tenso, por isso que essa história não é das minhas favoritas, mas é legal de qualquer jeito

Alessandro117 04/07/2022

Inesperado de tão bom
Apesar de ser um compilad o editado pelo Cristopher, os filhos e Húrin em nada perde do resto da obra. Fico me pegando como seria se o Tolkien tivesse finalizado tudo redondinho e afins. a cada dia mais, fico cada vez mais apaixonado pela Legendarium.

Davi 01/07/2022

Para resumir os filhos de Húrin e sua família em geral, onde eles põem o pé, algo de ruim certamente acontecerá.
Isso se deu porque Morgoth amaldiçoou sua família e como Húrin duvidou de seu poder, pagou para ver, literalmente, pois, ele observava tudo e Morgoth não deixava ele morrer.
Eu já conhecia muito bem a história, assim como Beren e Lúthien, então basicamente reli.

Luisa 30/06/2022

Uma tragédia tolkiana
Amo essa história. Com todo o seu ar trágico ela explora, de um jeito mais íntimo o impacto das desgraças lançadas por Morgoth.

É um conto lírico, poético e cruel a sua maneira. Minha história favorita de todo o legendarium.

Henggo 15/06/2022

Único em sua grandiosidade
Nos mais de 10 anos que estou no Wattpad, plataforma literária para escritores independentes, o que mais vi e vejo são pessoas que querem "fazer uma fantasia tão grande como Tolkien". E, sendo apedrejado, insisto em dizer:

VOCÊS NÃO VÃO CONSEGUIR.

Não por falta de capacidade ou de talento. Longe disso. Mas simplesmente porque Tolkien teve o que hoje em dia é raríssimo de se encontrar: entrega e paciência de décadas. E num mundo de imediatismo das redes sociais, tenhamos sensatez, uma "entrega de décadas" à construção de um universo literário é algo ainda mais improvável.

E veja: falo da CONSTRUÇÃO do universo, não necessariamente da ESCRITA dos livros. Percebe a diferença?

Pois, de fato, o universo da Terra-Média é o único que pode ser chamado de "universo".

"Os Filhos de Hurin" é, sozinho, um universo particular (assim como o é cada livro do autor). A cada nome, a cada rio, a cada lugar, não encontramos nomes aleatórios, criados do calor da escrita. Não. Cada coisa tem seu lugar, sua história e seu propósito.

Sim, isso torna a leitura por vezes maçante. Mas é o maçante que instiga, que inspira e que me deixa faminto por mais. Cansado e entediado, até. Mas faminto.

Este é um livro grandioso em vários sentidos. Da tragédia à aventura, do universo literário ao sabor da construção narrativa, "Os Filhos de Hurin" faz a mente viajar com os pés bem firmes no chão.

Eric 04/06/2022

Impactante
Não me lembro exatamente a data em que li, mas recordo de me sentir grudado nesse livro como nunca me senti antes.

Sou suspeito para falar sobre Tolkien, mas a carga de sentimentos dessa história (principalmente o drama) é impressionante demais. Assim como suas outras obras, aquele sentimento de "estar órfão" quando terminamos é muito forte.

Não tenho palavras pra descrever o impacto que esse livro teve na minha vida.

Brunna Fernanda Freire 02/06/2022

O conto mais trágico do legendarium
Conhecemos a história dos Filhos de Húrin no próprio Silmarillon, mas vê a história narrada com ainda mais detalhes lançou uma nova luz sobre essa tragédia.
Continuo não sendo muito fã de Turin, mas entendo mais sobre sua personalidade e pensamentos e do horror que - de modo geral - foi sua vida.
Uma verdadeira tragédia, talvez um das maiores da literatura.

Franz 22/05/2022

Os Filhos De Húrin
Uma família que carregou uma maldição imposta por Melkor?, senhor ainda sobre Saunon?, pra quem não sabe.
      Turin, filho de Húrin se confronta com o maior dos dragões deste universo que se chama Glaurung?, este mais bravo que o próprio Smaug ?de O Hobbit ainda? na minha opinião em suas realizações malignas .
    E  Turin tem um conflito pessoal junto a sua irmã Niniel?????? dentre outros nomes que passou a ser chamada assim como seu irmão também, por conta de  causas e atributos no decorrer da história.
    Mas no final eles têm um fim trágico ?? por conta da maldição imposta por Melkor, assim como seu pai e mãe. ? O pai ficara cativo por muito tempo nas mãos de Melkor.

Jules 21/05/2022

Deveras interessante
Apesar da história ter sido relatada, mesmo que brevemente, em O Silmarillion, os contos da vida de Húrin e sua irmã Niënor não deixam de surpreender o leitor. A história flui com rapidez e sempre deixa o leitor com um gostinho de quero mais. O plot é sem dúvidas intrigante, mas é preciso entender o contexto da obra e da vida das personagens.

Cleice.Cristiano 08/05/2022

Tragédia!
E a palavra que me vem a cabeça quando penso n'Os Filhos de Húrin. Uma série de tragédias e desventuras que cercam os herdeiros de Húrin que foi amaldiçoado por Morgoth.
De todos os romances de Tolkien que eu já li esse, sem sombra de dúvidas, é o mais pesado e belo aos meus olhos.
Esse livro retrata os personagens do universo de Tolkien de forma mais humana, com seus acertos e seus defeitos, suas tragédias e seus momentos de redenção. Eu ainda não li todos os livros de Tolkien, mas de todos o que eu li esse ficou no meu coração.
Mas um dos personagens que mais me chama atenção é Glaurung. Uma criatura tão maldosa quanto o próprio Morgoth e com terríveis habilidades como paralisar suas vítimas e mexer com a memória delas (pelo menos foi isso que eu entendi. Se eu estiver errada, por favor, alguém entendido do assunto me corrija).

Nelson.Junior 28/04/2022

Livro mais sinistro do universo Tolkien
De longe é um livro surreal, nunca pensei que esse livro seria tão sombrio em comparação com outras obras do universo. Recomendo bastante.

Guilherme.Oliveira 26/04/2022

Mais histórias da Terra Média narradas de uma maneira bem mais tranquila que Silmarillion.
A leitura flui com muita tranquilidade e nos prende.
Tolkien desenvolve com maestria a sua obra em cada detalhe, mostrando seu zelo em todo o universo criado.