Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

leitora 15/05/2021

Os Filhos de Húrin
Os filhos de Húrin conta de forma mais aprofundada a história de Túrin,filho de Húrin e de sua família. A história tem um enredo muiiiiito bom é um final bem dramático mas eu gostei muito ?

Joara.Silva 21/12/2021

Uma ogiva nuclear de ruim !!!
Historia pobre e pouco desenvolvida sem o menor interesse em criar uma relação de proximidade entre as personagens e o leitor..
Pelo menos no fim todo mundo morre e é isso Melhor final para uma pessoa história!!!
Basicamente Turim é m bosta assim como toda a família dele e gente qual necessidade de um encesto do nada ??? tudo bem que não causa tanto rebuliço porque não conseguimos gostar de nenhum personagem mas mesmo assim é totalmente desconfortável.
O único personagem que presta é o dragão que por mim poderia ter queimado todos os humanos e deixado dos os Elfos que pelo menos servem pra cuidar das florestas.

Hugo Nogueira 18/02/2022

Livro maravilhoso, conta perfeitamente a história de Túrin e todos em seu entorno, o livro segue ordem cronológica, narrando com extrema emoção essa Balada tão marcante. Também tem um belo apêndice e extras esta edição.
Próximo passo: ler Beren e Lúthien

Bruno 19/02/2022

Tragédia e beleza
(Estou lendo tudo sobre Terra-Média em ordem cronológica. Ao final da leitura colocarei em todos os livros a ordem a ser lida)

Está coleção de histórias que conta sobre a família de Húrin e do próprio, é uma das maiores tragédias que eu já li.
Acontece durante a primeira era, lemos sobre este homem, sobre elfos, ananos, orcs e um dragão muito maligno, chamado Glaurung.

Temos diversas batalhas, lutas, guerras, uma pesada influência psicóloga de Morgoth. Uma história pesada, com momentos belos, heróicos e dramáticos!

Vale a leitura.

Thiago Gadelha 25/04/2020

Complementar
Esse livro é complementar ao silmarillion. Gostei da expansão da história e é realmente tao diferenciada quanto o senhor dos aneis é. Quem é fã tem que ler essa.

emlindh 11/05/2020

PERFEITO
Quando li pela primeira vez a anos atrás não tinha gostado, claramente li errado.
Lendo dessa vez logo após terminar O Silmarillion pude aproveitar toda a genialidade de Filhos de Hurín, que traz o conto em sua versão completa. Mas convenhamos, metade dos problemas da Terra Média seriam resolvidos com terapia, e todos os problemas do Turín vêm porque, basicamente, o garoto não sabe se comunicar. Mas o conto é uma tragédia suprema e provavelmente uma das histórias mais tristes de Tolkien, então faz todo o sentido o grande fracasso de comunicação.

milliaways 11/12/2021

A história dos filhos de Húrin é uma das mais belas do universo, mas também tem uma mensagem muito interessante ao leitor. Se Túrin, por exemplo, fosse um homem evangélico nos dias atuais, ele seria aquele que faz tudo de errado e toda a desgraça acontece na sua vida, mas por isso ele culpa o demônio agindo na vida dele. Na Terra-média, o demônio realmente existe e está agindo na vida de Túrin, mas o principal agente de desgraça na sua própria vida é ele mesmo e ninguém mais. Mas ei, é mais fácil culpar o demônio.

Douglas.Ferreira 17/03/2021

Mais uma obra de tolkien
Está história também está em o silmarilion, porém neste livro ela está mais completa e magnífica.

brenda1 21/04/2024

?A mais longa de todas as baladas de Beleriand?
?Os Filhos de Húrin? é, indiscutivelmente, minha história predileta de todo o universo de Tolkien. A narrativa trágica e os infortúnios enfrentados pelos personagens me cativaram profundamente. Túrin é, sem sombra de dúvidas, um dos personagens mais fascinantes que já encontrei na literatura.

Um ponto que gostei bastante foi a forma como Morgoth foi retratado neste conto. Apesar de ser o principal responsável por tudo que aconteceu com Húrin e sua família, ele age com indiferença o tempo todo, ciente de que, não importa o que Túrin faça para escapar de seu destino, ele se cumprirá.

A transição de atmosfera ao passar do conto de Beren e Lúthien para a história dos Filhos de Húrin é também algo interessante e bem marcante. Enquanto o primeiro apresenta uma narrativa de amor e aventura, o segundo conduz a uma jornada mais sombria, onde a tragédia se desenrola a cada página. (a cada página MESMO KKKKK)

Gostei demais demais
Altamente recomendado!

?Aqui termina o Conto dos Filhos de Húrin, a mais longa de todas as baladas de Beleriand.?
rafamassagardi 22/04/2024minha estante
Tô morrendo de vontade de ler esse!!

brenda1 23/04/2024minha estante
leia leia leia que é bom demaiss
bem mais aprofundado que em silmarillion

Suhet 29/02/2012

A história conta a trajetória de vida do Herdeiro de Dor-Lómim, Túrin Turambar, um jovem guerreiro, astuto e hábil, tanto com as mãos, como com as palavras.
Ela relata que, como um simples homem mortal, realizou feitos extraordinários por toda a Terra Média.

Com certeza Os Filhos de Húrin, é um dos mais aclamados livros de Tolkien, e também o mais adulto. Sendo considerado pela crítica o mais sombrio.

Embora Tolkien possua uma característica de escrita que não agrada muitas pessoas; que são as inúmeras descrições de ambientes e caracterização de personagens. A história consegue ter uma fluência muito boa.

O livro em si, foi organizado pelo seu filho Christopher Tolkien, o que pode ter alguma influência no decorrer da história, mas nada que seja altamente perceptível.

A história se dá em meio às guerras e conflitos, entre os já conhecidos povos de Tolkien: Elfos, Homen, anões e Orcs.

Para quem gostaria de ler, recomendo que faça uma preparação antes, lendo o livro: O Silmaríllion. Pois Os Filhos de Húrin, nada mais é, do que uma pequena parte da grandiosa história que conta o início de tudo.

O vilão da história não é Sauron, como todos já estão acostumados de ver em O Senhor dos Anéis e em Akallabêth; mas sim Melkor, um dos Valar da Grande Canção que caiu nas sombras de seus pensamentos.

Um ser com muito poder, mas dominado pela inveja, cobiça e maldade.

Tolkien nos leva a lugares oníricos de um reino chamado: Bereliand. Com personagens grandiosos, que nos fazem querer participar de sua incrível jornada.

Me fez relembrar das leituras de O Senhor dos Anéis e de OHobbit. Uma sensação muito boa e prazerosa.

Critérios de avaliação:

a) arte da capa.

Fruto da obra do artista Alan Lee, a capa de Os Filhos de Húrin foi a que mais me agradou, de todas as capas dos livros de Tolkien.
Consegue passar a essência do livro para o leitor com maestria e beleza.

b) Trama

Tolkien construiu um universo inigualável quando criou Eã, ou Terra Média como é popularmente conhecida.
São tantos conflitos abertos na história, e Tolkien consegue fechar cada um deles com perfeição.
Com seu excesso de descrição de cenário, acaba “poluindo” muito o texto, o que causa canseira no leitor. Detalhes são super valorizados, deixando a leitura muito carregada e um pouco pesada, principalmente com suas palavras difíceis e pouco usuais.

c) Caracterização de personagens

O nível de construção dos personagens é soberbo. Em hipótese alguma Tolkien comete alguma incoerência de personalidade ou atitude. Seus personagens são fiéis às suas características e as desempenham muito bem.
Porém, como na descrição de cenário, Tolkien também exagera muito nas características e construção de personalidade.
Talvez se, desse um pouco menos de detalhes, conseguiria agradar um público maior.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc)

Feito pela Editora Martins Fontes, o livro tem uma ótima qualidade e acabamento, embora minha versão seja a de papel branco, o que eu não gosto (prefiro as amarelas),
Não encontrei nenhum erro de português e gramática, como já era de se esperar se tratando do autor e o número de edições já publicadas.
Um dos pontos fortes do livro são suas gravuras. Ao longo da histórias algumas imagens nos são apresenatadas, o que enriquece a obra e presenteia o leitor.

e) Comparação com outras obras do gênero

Acredito que, de todos os livros com a mesma linearidade dos livros de Tolkien, são poucos os que se comparam com tamanha grandeza. Tolkien criou uma história soberba, com inúmeros detalhas e lugares.
Está lado a lado com os fgrandes da literatura internacional como George Martin e Frank Herbert.

Pedro.Junger 11/03/2021

O meu favorito dos 3 grandes contos
Lendo o próprio livro, tive certeza da impressão que tive lendo "O Silmarilion". "Os Filhos de Húrin" é a melhor aventura que aconpanhamos na primeira era. Cristopher fez um trabolhoso primoroso de edição em todas obras do pai, mas creio que aqui ele se superou. Trazendo um mix de todas as versões e rascunhos que, o próprio Tolkien havia escrito. Tornando esse livro, a máxima experiência da vida repleta de desgraças de Túrin Turambar. Gostei muito, principalmente, por se passar nesse tão incrível universo da Terra-Média. E ter um tom bem diferente das outras obras desse universo. A galera que já tá habituada com a escrita do autor, pode ir fundo que tenho certeza que vai gostar!

Yuri 25/02/2012

Um novo Tolkien
Falar que Tolkien consegue prender o leitor em suas obras é chover no molhado, o que realmente me surpreendeu nesse livro foi a capacidade de fazer isso com uma escrita diferente, que inova o poder de prender a atenção que consagrou o autor em outros livros. Em "Os Filho de Hurín" as guerras e aventuras que acontecem em volta dos acontecimentos são secundários.
Em muitos momentos esquecemos que a Terra Média está em guerra, e nos apegamos a um pensamento um tanto egoísta de desejar a salvação de alguns personagens a troco da vida de muitos outros, as aventuras características de Tolkien existem, mas nesse livro o principal não é a história da "criação do mundo" como no Silmarillion ou da "salvação do mundo" como no Senhor do Anéis, o que torna o livro especial é a simplicidade da história de uma família.
Sombrio, perturbador, comovente, cruel, tudo muito novo de um Tolkien que eu não conhecia, que parecia se esconder no meio do seu mundo de hobits, mas que revelou aqui uma veia mais Mordoriana.

Flexa2 23/09/2022

Ok
Como o silmarillion ?, em algumas partes acabo não me concentrando pelo número de informações dados ao mesmo tempo. Mas pra quem deseja entrar mais no universo, é ok.