Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Luana 03/10/2020

Leitura um tanto mais leve que o Silmarillion, e me deixou emocionada em certos momentos, bem bacana.

Arllan 20/10/2020

O conto que também poderia se chamar "A História da Maldição de Morgoth", foi uma das histórias mais melancólicas que já li (nunca esperaria que isso me aconteceria com Tolkien), mas tendo muita beleza nisso também.
Narra um dos períodos mais sombrios e obscuros da Terra-média (6 milênios antes do Senhor dos Anéis) em que o Inimigo Sombrio aumentava seus domínios não somente materialmente, mas tbm com suas maldições, tendo Húrin e sua família como exemplo das tragédias de que era capaz de causar.

Douglas.Ferreira 17/03/2021

Mais uma obra de tolkien
Está história também está em o silmarilion, porém neste livro ela está mais completa e magnífica.

Fernando 06/05/2021

Em busca de si mesmo
“... se as coisas forem mal, não te direi: Não temas! Teme o que deve ser temido, somente isso, e o medo não te desalenta”. (página 49)

“Dá com mão generosa, mas só o que é teu” (página 52).

Em todas as vezes que eu ouvi falar sobre esse livro, invariavelmente, sem pestanejar, ele era descrito como “a obra mais sombria do universo da terra média”. E após concluir sua leitura não posso deixar de concordar com essa afirmação.
Claro que existe o detalhe estrondoso de eu não ter lido (ainda) o “O Hobbit” muito menos a trilogia “O Senhor dos Anéis”, o que ficaria incongruente da minha parte afirmar ser esse de fato o livro mais pesado desse universo. Mas essa é uma daquelas condições que dispensam a necessidade de verificar o óbvio.
Hobbit se trata da aventura de Bilbo Bolseiro e de como ele encontra “O Anel” e consequentemente sua luta para voltar ao seu condado. Senhor dos Anéis trata da busca desenfreada de elfos, humanos e anões em vencerem os exércitos Orcs e impedirem o retorno de Sauron.
Acontece que ambas as histórias possuem um fundo de esperança. De uma luta que pode ser realmente vencida. O que não acontece em momento nenhum em “Os filhos de Húrin”.
Esse é um livro pessimista, com uma gravidade densa e que a todo momento deixa claro que a maldição de Morgoth (o Valar caído, como Lúcifer na cristandade), contra os filhos de Húrin e Morwen, os lança a um destino de sofrimento e dor.
Em nenhum momento é dado esperança ou resquícios de superação. Tudo o que vemos são personagens caçados e que constantemente são conduzidos a armadilhas, que os presenteiam com novas cicatrizes corporais ou espirituais. E então, quando chegamos no fim derradeiro, finalmente nos é revelado o quão obscuro o valar caído pode ser.
Ou seja, tudo aqui mostra o quão Morgoth é de fato o maior mal da terra-média, fazendo Sauron não passar de um simples general astucioso.
“Os filhos de Húrin” vale cada página. Com uma narrativa séria, profunda e tocante, não é de se estranhar do porquê Tolkien merecer tanto respeito e prestígio na literatura mundial!
Obra mais do que recomendada!

Felipe 08/10/2022

A Primeira Era da Terra-Média é bastante marcada por três grandes grandes contos: Beren e Lúthien, Os filhos de Húrin e a Queda de Gondolin. Eles juntos constroem de forma bastante contundente a mitologia dos tempos antigos.
Pessoalmente tenho nesse segundo conto a minha história favorita, apesar de a mais triste. É a mais envolvente, pois entrega bastante complexidade, entrega uma luta interna do protagonista.
Com certeza uma ótima leitura, bastante fluída que eu recomendo de mais.

Cleice.Cristiano 08/05/2022

Tragédia!
E a palavra que me vem a cabeça quando penso n'Os Filhos de Húrin. Uma série de tragédias e desventuras que cercam os herdeiros de Húrin que foi amaldiçoado por Morgoth.
De todos os romances de Tolkien que eu já li esse, sem sombra de dúvidas, é o mais pesado e belo aos meus olhos.
Esse livro retrata os personagens do universo de Tolkien de forma mais humana, com seus acertos e seus defeitos, suas tragédias e seus momentos de redenção. Eu ainda não li todos os livros de Tolkien, mas de todos o que eu li esse ficou no meu coração.
Mas um dos personagens que mais me chama atenção é Glaurung. Uma criatura tão maldosa quanto o próprio Morgoth e com terríveis habilidades como paralisar suas vítimas e mexer com a memória delas (pelo menos foi isso que eu entendi. Se eu estiver errada, por favor, alguém entendido do assunto me corrija).

Willy Robert 10/07/2022

Por ser Tolkien já se julga maestria e encanto. A vida e morte de Túrin são retratadas com um vigor que encontram outros locais entre os povos da Terra-Média. A estória é empolgante, e muito triste, mesmo com toda a tristeza do vale a pena a leitura. Recomendo.

Jéssi 12/06/2020

Esse é meu primeiro contato com o autor depois de O Hobbit e fiquei com mais vontade de ler O Senhor dos Anéis.
Leitura fácil e interessante, trama q surpreende
Ewerthon.Gomes 12/06/2020minha estante
Sobre o que fala o livro?

Jéssi 12/06/2020minha estante
É um conto antes de O Senhor dos Anéis (embora o Tolkien tenha escrito a maior parte antes). É centro do Túrin, filho mais velho de Húrin, q é mandado para uma cidade élfica quando o pai é capturado por um inimigo poderoso. Esse inimigo (terminei o livro hj e já esqueci o nome dele uhuuu) amaldiçoa a família do Húrin, então acontece muitas coisas com o Túrin e posteriormente com a irmã dele.
Foi organizado pelo filho do Tolkien e é conhecido como o maior conto da Terra Média

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Nunca li os livros da história do senhor dos anéis. Qual a sequência que tu me indica? Tenho o Hobbit e o senhor dos anéis. Esse aí tenho não.

Jéssi 13/06/2020minha estante
Leia O Hobbit primeiro. Depois os três livros de O Senhor dos Anéis, depois esse livro e o ?contos inacabados?.

Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Valeu. Brigadão.

Jéssi 13/06/2020minha estante
Por nada!!

Lucas1806 30/08/2022

Uma tragédia épica da Primeira Era.
Para quem já leu O Hobbit e O Senhor dos Anéis, esse livro é uma boa introdução ao "velho testamento" da mitologia tolkieniana, em um estilo narrativo bem mais complexo que SDA, mas não tão desafiador quanto O Silmarillion.
Conta a história de Túrin Turambar, um dos heróis humanos da Primeira Era. A história é contada de forma resumida em um capítulo do Silmarillion, mas aqui temos uma versão romanceada, mais desenvolvida, e de uma maneira fácil de acompanhar. É uma história marcada por tragédias, repleta de cenas violentas e mortes trágicas, não sendo, portanto, uma obra infanto-juvenil como as mais conhecidas do autor. O plot-twist central, mais para o final da história, também é perturbador, embora quem já tenha lido O Silmarillion saiba o que acontece.
Temos aqui, também, um dragão, Glaurung, o mais desenvolvido como personagem e com mais presença entre os dragões anteriores a smaug. Outros dragões de Tolkien, como Alcalagon o Negro, são apenas rapidamente mencionados em O Silmarillion. Já Glaurung é o vilão central de Os Filhos de Húrin, além do próprio Morgoth. É um clássico épico de herói versus dragão, inspirado claramente por Sigurd, da mitologia germânica, e Beowulf, poema épico medieval também republicado por Tolkien.
Ao contrário de Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin, essa versão cumpriu bem a proposta de adaptar de forma mais extensa um dos contos do Silmarilion. Os outros dois apenas apresentaram diferentes versões da mesma história e com comentários de Christopher Tolkien, ótimos para quem quer se aprofundar no estudo da literatura, mas para o leitor cotidiano o melhor é ler só o Silmarillion mesmo. Já Os Filhos de Húrin pode muito bem ser apreciado pelo leitor comum, não apresenta tantos comentários ou detalhes além da história em si.

Max 01/12/2020

Só vou resenhar por causa do desafio.
Infelizmente tem mínimo de linhas

amanda.sousa.33 25/02/2023

Esse livro tem uma história absolutamente trágica e sombria. Na trama acompanhamos todo o desenvolvimento da maldição de Morgoth sobre a família de Húrin na qual tudo que eles vivem levam ao final trágico da trama. Tolkien me quebrou com essa ?

Lohana.Nivia 10/03/2023

Mitologia Tolkien
Silmarillion é a bíblia de Tolkien que conta resumidamente a história do universo Tolkien. Esse livro filhos de Húrin fala sobre como os homens surgiram que já é falado em Silmarillion, mas nesse livro a história é bem mais detalhada. É uma mitologia muito bem feita. Achei que o filho de Tolkien soube arrumar muito bem o caos dos escritos de seu pai. A história te prende do início até o fim. Obviamente não é um livro fácil de se ler como outros de fantasia como Harry Potter, crônicas de Nárnia e Percy Jackson. A escrita do autor é bem rebuscada por ele possuir uma linguagem própria. Então em muitas vezes iremos nos deparar com nomes de lugares difíceis de gravar e de pronunciar o que pode deixar a história um pouco confusa as vezes, mas quando você aprende a linguagem de Tolkien e entra no clima da história ficamos vidrados no universo que ele cria. Estou muito ansiosa para ler os próximos livros!