Кристина

Кристина Stephen King

Resenhas - Christine

Bruno1107 31/08/2023

?Sua obsessão descontrolada. Sua fúria inesgotável.?
Christine, o carro assassino.

O que falar de Christine? Podemos falar que Christine, escrito pelo rei do horror, Stephen King, é uma obra extremamente envolvente, que nos aprofunda nos personagens, que nos faz lembrar de um amor passado, de uma amizade passada?

Ler Christine para mim foi uma experiência incrível, um livro que dispensa comentários. O romance nos traz uma história viciante, e, sem você perceber, enquanto você lê, o livro já tem seu coração.

Não há dúvidas sobre sua qualidade, até porque é um livro escrito pelo King, seus detalhes enriquecedores, seus personagens cativantes? Esse livro tem um ótimo selo King de qualidade.

Ler Christine atualmente é como se voássemos no tempo. Um livro escrito em 1983, onde tudo era diferente. Os livros que King escreveu nessa época são perfeitos, e Christine não é exceção.

É um livro pesado, sim. Bem pesado. Então, se você ler Christine, tome cuidado com isso. Isso, obviamente, não tira o fato de ser um livro muito bom, perfeito, até.

Christine, o carro assassino.

?Sua obsessão descontrolada.
Sua fúria inesgotável.?

Chana.Deon 27/08/2023

Gostei
Gostei dessa leitura, o conforto final desse livro da um pouco de frio na barriga, mas não é nada muito assustador.

brenaa 16/08/2023

Um jovem e o seu carro
A princípio o livro conta a história de Arnie e Dennis dois adolescentes que estão se aproximando dos seus últimos momentos como estudantes. Arnie é um garoto pouco popular e Dennis é o seu melhor amigo que de vez em quando lhe salva de alguns (grandes) problemas. Em um dia qualquer eles voltavam para casa e Arnie se deparou com um Plymouth vermelho e branco quase que aos pedaços parado em uma garagem e então a partir daí a vida não só de Arnie quanto a de Dennis e todos os outros envolvidos passariam de calmaria para uma grande reviravolta sem tamanho.

Eu comecei esse livro mais por curiosidade do que por qualquer outro motivo. Um carro assassino? Confesso que fiquei em dúvida do que esperar para esse livro mas não me arrependi em nenhum momento de ter iniciado essa leitura. Gostei do final e apesar de me deixar apreensiva sei que foi o desfecho ideal para a história. Se alguém tiver em dúvidas sobre a leitura só continuem sei que vocês não irão se arrepender.

Ale Lima 15/08/2023

Envolvente
Mais uma leitura concluída com sucesso, pois é quase sempre um deleite apreciar a escrita impecável de SK. Aqui, nos deparamos com o amor obsessivo entre um jovem que sofre bullying e um carro antigo , comprado de um combatente de guerra muito peculiar. Uma leitura devorada e sempre repleta de sentimentos e revelações sobrenaturais que já me conquistaram de vez.

comprido 12/08/2023

Segure seus cintos
Mestre King consegue usar terreno fértil para acontecer. Neste caso, um garoto à margem dos tipos populares que dominam o Ensino Médio. Christine oferece a Arnie toda a confiança e sentimento de poder que o mundo ao seu redor lhe nega. Com isso, ele é a isca perfeita para o carro. O que eu achei chato , foi a demorar para acontecer a ação, mais e um bom livro de terro,recomendo para quem quer le, leia quando não estiver sem compromisso com nada. POIS é um livro que necessita da sua atenção, para não perder nenhum momento
8/10
Tarciano 25/08/2023minha estante
Confesso que fiquei com uma dúvida, christine se recontruia sozinha pq ela tinha vida própria ou era o fantasma do lebay que a consertava quando ela se destruía ?

comprido 29/08/2023minha estante
Eu acredito, que o carro, já tinha vida propria.

AlefRamos 31/07/2023

King em seu auge
O livro conta a história de Arnie, que após a compra de um carro usado, cujo antigo dono nomeu de Christine, tem sua vida virada de cabeça para baixo.

A leitura é excepcional, todos os personagens apresentados têm ótimos desenvolvimentos, do mais bonzinho ao mais ruinzinho, todos eles são bem trabalhados.

O livro é dividido em três partes, a primeira e a terceira tem narração em primeira pessoa (o amigo de Arnie, Dennis), e a segunda parte é em terceira pessoa.

O final é impactante, e não vou comentar mais nada para não dar o mínimo de spoiler que seja sobre ele. Coerente demais com toda a narrativa.

Tem drama, tem romance, tem terror, tem suspense, é um livro completo.

Recomendo DEMAIS a leitura.

Gabriel.Grejo 25/07/2023

Christine
Quando se é adolescente, há um sentimento momentâneo de ser independente e livre das asas dos responsáveis.

No entanto, adrentando na ficção, o personagem Arnie Cunnigham de 17 anos que vive em Libertyville com os seus pais não teve esse pensamento efemeramente quando conheceu o Plymouth Fury 1958 que se tornaria a sua obsessão.

Ele avistou o veículo quando estava no banco de passageiro ao lado de seu melhor amigo, Dennis Guilder, que dirija em direção a casa. Ao avistar, o Arnie suplicou que Guilder estacionasse para ele ver melhor a situação em que o veículo se encontrava.

Quando estacionaram, ambos saíram do carro e perceberam o desgaste e a imundície que aquele veículo estava. Porém, isso não impediu Cunnigham de negociar o Plymouth com o dono por um valor simbólico. Dessa forma, ele conseguiu adquirir o carro que logo se apaixonou.

Após a chegada do carro vermelho e branco, a família de Cunnigham fez uma celeuma e ordenou que ele se desfazesse do veículo imediatamente, pois ele era menor de idade e precisava focar nos estudos para entrar em uma universidade.

Entretanto, o personagem se recusou a obedecer e falou que era questão de tempo até ele consertar o Plymouth e mostrar a todos que o seu novo carro não era uma lata velha ambulante. Até então, ele passou horas, dias, semanas trabalhando sem parar apenas aguardando o momento de colocar o veículo em funcionamento.

Por conseguinte, ele conseguiu terminar a manutenção e colocar Christine em movimento. Mas, isso não foi suficiente para a sua família aceitar a ideia do carro. Nisso, o pai dele conversou com ele, e ambos decidiram manter o veículo no estacionamento do aeroporto. Então, eles o deixaram lá e voltaram para casa.

Até o dia que os seus rivais viram Christine e a destruíram por completo por causa de uma vingança incubada e violenta. Um tempo seguinte, o Arnie foi ver o seu Plymouth quando viu o que acontecera: todo o seu tempo e esforço tinham se transformado em diversos destroços.

Depois desse evento catastrófico, todos que destruíram o veículo foram encontrados da pior forma. A partir disto, o Dennis começou a pensar que talvez Christine estivesse envolvida.

Experiência: Digo sem medo que foi sensacional e incrivelmente bom acompanhar toda a trajetória do trio do começo ao fim. Parti pelo pressuposto que a narrativa seria nota 10, e adivinha? Ele atendeu as minhas altas expectativas Ao finalizar, me senti super satisfeito. Esse livro é simplesmente excelente e recomendo demais para os amantes de terror psicológico.

Nota: 5/5

Agradeço por ler até este ponto.

Guilherme B. Albino 15/07/2023

Ame alguém na vida como a Christine ama o Arnie ?
Todos os temas trabalhados aqui pelo King (o filhinho dominado pelos pais que se rebela tarde demais na vida, por exemplo) são muito bem desenvolvidos. O que é de praxe num livro longo dele, porque eu acho que calhamaços tira o melhor do King, porém achei um equívoco ter duas partes com narração em primeira pessoa do Dennis, como a segunda parte do livro demonstra perfeitamente: você entra na cabeça não somente do Arnie, mas da Regina, do Michael. Conhece lados deles que a narração em primeira pessoa não permite, já que estávamos vendo as coisas pela visão do Dennis. O final é maravilhoso... Dá tudo errado e o mal não é eliminado por completo. Finais felizes não combinam com obras de terror.

Bacabinba 03/07/2023

Christine e seu desenvolvimento de personagens
Christine conta a história de Dennis e Arnie, dois melhores amigos que não se desgrudavam, um cenário típico dos anos 1970. Contudo, um dia, Arnie acaba se apaixonando a primeiro vista, Christine, um Plymouth 1958, e isso acaba por impactar bastante a vida de Arnie Cunningham, da pior maneira possível.
Christine é uma história que inicia de maneira lenta e calma, como se estivesse preparando o terreno, alisando as almofadas para preparar o leitor para que ainda irá vir. Possui bastante desenvolvimento de personagem, tanto de Dennis quanto de Arnie, principalmente esse personagem em questão, já que sua mudança de personalidade é percebida rapidamente pelo leitor e isso incomoda bastante, o jeito que Arnie começa a criar é frustante e deixa o leitor muitas vezes, enraivecido com o personagem, contudo logo depois se entende o porquê disso.
Por conta de possuir uma narrativa lenta que preza pelos personagens, suas histórias e conflitos, isso fez com que minha leitura demorasse a ser finalizada, por justamente achar a história lenta, mas depois fica incrivelmente bom.
O final, para mim, é a parte mais agoniante e angustiante, por conta de não possui um "final feliz" se é que existe isso em algum livro do King, dos que li até agora pelo menos, fiquei bastante triste no final.
O livro possui dois narradores, um em primeira pessoa, Dennis, e outro em terceira, um narrador onisciente, o que é bastante interessante, pelo menos para mim, nunca havia lido um livro com dois narradores em uma só história, além de trechos de músicas em cada início de capítulo.
No mais, é um livro dramático e triste, nem um pouquinho assustador kk.

Vanessa.Perin 30/06/2023

Então...
Não me apeguei tanto neste livro... geralmente adoro os livros e principalmente os personagens do King. Porém não tive essa experiência neste livro. Mas já imaginava essa questão do carro foi muito forçada...
O 3??foi mais pelo final que eu gostei e por ser um King kkk.

julya 30/06/2023

?Eu só queria que você entendesse isso.?
Tenho que ser sincera e falar que esse foi um dos primeiros livros do Stephen King que não me vendeu a história logo no início. Mesmo com sua narrativa INIGUALÁVEL (acho que ele sempre vai ser meu escritor preferido, simplesmente pela sua habilidade de não só escrever livros, mas contar histórias), não sabia até onde encontraria terror em Christine, o carro assassino.
Esse sentimento durou pouco. Como em diversos livros do King, o ponto principal gira sobre se desprender da adolescência para a vida adulta e o apoio da amizade (com um e outro assassinato aqui e ali).
Dennis, o narrador da maior parte desse livro e o herói principal, é responsável por contar a história de Archie, seu melhor amigo que se apaixonou por um carro acabado e com mais de 20 anos e como sua transformação para pior ocorreu depois de o comprar. Pouco a pouco, assassinatos passam a ocorrer na cidade, sempre focado em pessoas que fizeram mal a Archie ? mas o garoto nunca está na cidade para ser o responsável pelos crimes, apesar de todas as pistas indicarem Christine. Enquanto isso, o adolescente passa por mudanças brutais em sua aparência e personalidade, que cada vez mais o remetem a LeBay, antigo dono de Christine. Dennis passa a história se agarrando em memórias de seu melhor amigo para o salvar, enquanto investiga a relação entre LeBay, Christine e fantasmas do passado que parecem vir todos de um só lugar.
O que realmente vende o livro são seus três últimos capítulos. Não é mistério que Stephen King é um rei, com o perdão do trocadilho, dos finais marcantes; sejam eles bons ou ruins. Esse é um daqueles de tirar o fôlego, onde você suspira em voz alta, solta gritinhos de nervoso e aperta a capa até amassar. O seu clássico de 79 tem um lugar merecido, e Stephen King sempre mostra de onde vêm o seu estrelato narrativo. Amei!

Ana Eduarda 25/06/2023

"Cristine está viva!"
Já havia lido outros livros do King, mas esse é de longe o meu favorito até agora.
Esse livro ficou parado na minha estante muito tempo, sempre eu começava a ler e acabava abandonando para começar outras leituras. Dessa vez decidir ler ele por completo e que leitura prazerosa. Batizei meu carro de Christine em homenagem ao livro (um pouco mórbido, mas minha Christine não apresentou nenhum comportamento estranho, pelo menos até agora).
Basicamente, Arnie Cunningham se apaixona por Christine, um Plymouth Fury 1958 que possui habilidades sobrenaturais e uma sede de sangue e vingança.
A maior parte da história é contada por Dennis Guilder, o talarico, também conhecido como o melhor amigo de Arnie.
Algumas pessoas podem achar o livro lento, mas eu discordo disso. Acho que o SK leva o tempo necessário para apresentar os personagens e fazer com que a sensação de perigo vá aumentando gradativamente. O tempo todo eu me sentia tensa, antes mesmo de a Christine começar a causar. Gosto dessa sensação de suspense que o autor consegue passar. Eu devorei o livro, depois que comecei a ler não queria mais parar. Ficava ansiosa toda vez que Christine aparecia na cena. O final foi de tirar o fôlego e eu não consegui parar de ler até terminar. E depois que terminei, fiquei mais um tempo pensando no que havia acabado de ler.
Para quem gosta desse gênero, acho que esse livro é uma excelente indicação.

Carol 10/06/2023

Mais uma vez o King surpreendendo com uma história macabra e maravilhosa. Eu não canso de ressaltar o quanto eu admiro a criatividade e escrita do Stephen King. E nessa história ele se superou, no início eu ficava imaginando como ele iria desenvolver a trama. Um carro possuído? e eu simplesmente amei tudo.

Aqui conhecemos Dennis Guilder e Arnie Cunningham que são amigos de infância.
Em um dia de passeio Arnie se depara com Christine-carro à venda e rola uma conexão imediata. Ai a história começa a desenrolar. Essa fixação no carro, o jeito de tratar como se fosse uma mulher, a raiva por tudo, as mudanças físicas e de personalidade.

Gostei bastante de como a história foi desenrolando achei um pouco longo mas acho que tinha que ter essa quantidade de páginas mesmo. A história ficou redondinha e ali no final ainda ficou com um ar de que poderia ter uma continuação? será?

Fiquei um pouco triste com uma morte de um personagem importante eu tava torcendo para ele ter o final feliz mas não foi dessa vez.

Recomendo muito esse livro.

comprido 25/06/2023minha estante
para que spoiler, todo mundo conheçe essa historia