O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Juju 16/04/2023

Comecei a ler esse livro só porque meu amigo recomendou e me surpreendi muito mesmo. Nunca tinha lido nada de terror e essas obras de Lovecraft são simplesmente maravilhosas!!

Todas elas têm algo de sobrenatural e alguns dos contos são do mesmo universo e essa multiplicidade de pontos de vista mostra detalhes que se complementam e te ajudam a ter uma imagem da situação muito maior do que se tivesse lido uma só das histórias (não digo melhor porque o que foi dito em cada conto já é completo o suficiente, não é preciso ler outros contos relacionados para entender o que está acontecendo).

Acho que o meu favorito foi "A Música de Erich Zann". Ele é curtinho, tem só 10 páginas, mas me apaixonei pelo suspense e pelo jeito que os horrores se desenrolaram em um espaço de páginas tão curto mas tão cativante.

Por fim, embora haja perguntas não respondidas (justamente por serem narrativas de terror sobrenatural) as histórias são muito completas e cada situação é cheia de detalhes muito bem construídos! Definitivamente vou ler mais obras dele no futuro!!

Crystal 19/03/2023

Meu deus !
🤬 #$%!& o chamado de Cthulhu è tão !!! Eu juro que fiquei chocada lendo isso tudo, particularmente eu gostei kkk mas ao mesmo tempo não. Provavelmente esse não é meu estilo de livro.

Débora 23/02/2023

O estilo do autor é único...
Lovecraft me parece um autor fascinado por Demônios, pela escuridão e extraterrestres, mas sempre os vendo da mesma forma. Acho também que ele acredita que o mar esconde segredos obscuros. Com esse livro posso dizer: o estilo do autor não me atrai.

Henrico 11/02/2023

Lovecraft é um autor clássico por um motivo
"A coisa mais misericordiosa do mundo, penso eu, é a incapacidade da mente humana de correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos em uma ilha plácida de ignorância no meio dos mares negros do infinito, e isso não significa que devemos ir muito longe. As ciências, cada uma esforçando- se em sua própria direção, até agora nos prejudicaram pouco, mas algum dia a junção de todo esse conhecimento fragmentado levará a visões aterrorizantes da realidade e de nossa assustadora posição, quando enlouqueceremos diante da revelação ou fugiremos da luz mortífera para a paz e a segurança de uma nova era das trevas."

theo.stuker 02/02/2023

O Chamado do Cthulhu
Primeiro livro que eu leio do H.P. Lovecraft, gostei bastante dos contos porém por ser um livro só de contos e o início de todos ser muito parecido comecei a achar repetitivo, e por conta disso, sentia que a leitura não fluía. Entendi também o porquê de tantas vezes terem chamado ele de racista, spoiler: é porque ele é! Toda vez o culto a um deus maligno partia de "pessoas escuras" que nem ele mesmo diz, e isso se deixou claro no conto "O horror de Dunwich". Sem deixar de fora claro, o nome do gato no conto "Os ratos nas paredes" que mostra claramente os ideais do autor. Para motivo de espalhar ódio contra o Lovecraft o nome do gato é "N*****-man", um gato preto, claro.
Porém no geral gostei bastante dos contos. Dou três estrelas e meia por achar algumas vezes repetitivo tanto o início da história quanto o modo com que ela se desenvolve e por conta dele ter dado esse nome ao gato, sem contar todas as outras demonstrações de racismo ao decorrer do livro. Ele poderia ter escrito de outra forma.
Recomendo pra quem gosta de terror que envolva monstros, galáxias, outros mundos e o tudo mais.

Guilherme.Arthur27 28/01/2023

Bom, porém esperava mais
Não sei se foi o tipo de escrita do autor que não me pegou porém esperava mais do livro, por ser o "grande" Lovecraft. Os contos curtos são em sua maioria chatinhos, os mais longos são ótimos.

re 27/01/2023

Que obra!
Meu primeiro contato com esse autor clássico e já tenho certeza que ele está no topo da minha lista de favorito (juntinho com o Poe).

O horror criado pelo Lovecraft é diferente de tudo que eu já li até então. Esse terror cósmico que explora a nossa irrelevância comparada a imensidão do universo e te faz questionar peculiaridades tão ?presentes?, mas que nunca passaram pela nossa cabeça.

Todos os contos são enigmáticos e perturbadores em um nível fora de serie, e com uma abundância de detalhes surreal.
Apenas no ?A sombra fora do tempo? a quantidade de informação me deixou confusa e eu não conseguia processar muito bem tudo aquilo, mesmo que relesse o trecho.

O livro inicia com ?O chamado de Cthulhu? que para mim foi uma ótima escolha, pois logo no começo vamos descobrindo as características marcantes das obras do autor.
Seguido por ?Dagon?, ?A música de Erich Zann?, ?O horror de Dunwich?, ?A sombra fora do tempo?, ?Os ratos nas paredes?, ?Os gatos de Ulthar? e finalizando com ?A cor que caiu do espaço?.

Achei a ordem escolhida muito acertiva, você abre e fecha o livro com chave de ouro.

Em geral minha experiência foi excelente, eu amei cada segundo e realmente sentia a tensão e angústia contida em cada conto, e eu particularmente fiquei em um estado de euforia tão grande para terminá-lo que há um bom tempo não tinha.

Para quem buscar um tipo de terror sem precedentes, com certeza vai encontrar nesse livro. Que obra!

Bella :) 19/01/2023

diferente
contos clássicos são um desafio quando se trata de fluídez na minha opinião
nesse livro há um compilado de contos, sendo alguns que curti mais, que fluiram mais

uma leitura interessante : )

Agatha 16/01/2023

O chamado de Cthutlhu: Adorei a história e a atmosfera que ela cria e o quanto imersa na narrativa eu fiquei. Achava que o conto iria tomar outro rumo, mas gostei de como acabou. Queria que fosse maior.

Dagon: Achei interessante, mas poderia ter sido um pouco maior, achei que faltou algo.

A música de Erich Zann: Achei muito bom, queria um melhor desenvolvimento da história.

O Horror de Dunwich: Meu favorito, achei muito envolvente, fiquei imersa na narrativa.

A sombra fora do tempo: Achei história interessante mas muito entediante, muitas descrições repetitivas e desnecessárias.

Os ratos nas paredes: Achei que faltou uma explicação melhor, mas fora isso é até legal

Os gatos de Ulthar: Amei. Um dos meus favoritos.

Valerio.Assolari 04/01/2023

Primeiro livro do gênero lido por mim
Levei incríveis dois anos para concluir essa leitura, levando isso em conta acredito que esse gênero não me "pegou".
Esse livro é composto por pequenos contos de horror, alguns meio confusos outros mais interessantes.

Fer 03/01/2023

O que dizer do chamado de Cthulhu?
H. P. Lovecraft é o mestre do horror/terror cósmico, suas descrições são tão vividas que nos deixam imersos na história, ele cria e descreve criaturas incríveis como ninguém, mas infelizmente alguns de seus contos são baseados em racismo, preconceito e xenofobia.
Por exemplo, no primeiro conto, o horror que ele cria e baseado no medo (preconceito) das “pessoas de bem” em religiões africanas, como se fosse algo demoníaco, o que tornou a leitura enfadonha e desagradável me decepcionando, pois é o conto mais famoso do autor e me fez mais torcer para Cthulhu, do que ter medo dele.
Sobre a edição, conheço outras editoras que tiveram mais cuidado em alertar o leitor sobre essa característica das histórias como a Martin Clare, mas gostei da coletânea de contos escolhida e acho que se encaixam bem no tema.

Ana 27/12/2022

que bomba
se eu pudesse dava zero estrelas. tinha potencial mas a escrita é ruim demais, as descrições são exacerbadas e repetitivas além de ser muito racista! quase abandonei mas terminei de ler na força do ódio pra poder falar mal com propriedade.

Murilo Gomes 23/12/2022

Material intersecção
Os contos presentes no livro são bastante bons. Gostei muito do O Horror de Dunwich, O Chamado de Cthulhu e A Sombra Vinda do Tempo.