O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Ruan131 06/10/2023

"...Não está morto que pode dormir eternamente..."
O livro traz oito contos, dentre eles os icônicos "O Chamado de Cthulhu", "A Cor que Caiu do Espaço" e "O Horror de Dunwich", sendo esse o meu favorito. Neles os humanos tentam lidar com seres indescritíveis, entidades cósmicas, conhecimentos antigos e proibidos e com sua existência insignificante perante o cosmos infinito. Assim como os acadêmicos, ocultistas e camponeses ignorantes o leitor se vê no linear da sanidade, preste a mergulhar nas entranhas da loucura.

A edição é bem bonita, de capa mole e folhas amareladas, de preço super acessível. Só senti falta de notas de rodapé. Por exemplo: não dá pra saber quando q os contos foram publicados e em certas momentos o autor usa dados geológicos, que na época eram considerados fatos, mas que hoje ñ são mais válidos. Isso poderia ser esclarecido com notas.

Daniel.Barboza 04/10/2023

Repetitivo
No início a leitura é legal. Primeira vez que leio horror. É um horror sem violência, um relato em primeira pessoa. O problema é que todos os contos são a mesma estrutura em que o horror se apoia no desconhecido. No final já estava muito chato. É um universo legal, mas falta muita criatividade e ele não escreve muito bem. Até os adjetivos são repetitivos. Tive curiosidade de ler para conhecer este autor, mas não vou voltar a ler, não vale a pena.
Alex.Magwar 08/10/2023minha estante
Perdi a conta de qua Tas vezes ele usou ó termo "éons" kkk

Nicolas377 24/09/2023

Contos tediosos, contos geniais
Acredito que esse livro tenha sido meu primeiro contato com o gênero terror, e posso dizer que eu esperava muito mais, principalmente do conto principal. Não irei fazer avaliações de cada conto individual, mas muitos deles não me agradaram por serem repetitivos ou simplesmente sem graça; já outros foram de esplêndida criatividade! Como se fossem pessoas diferentes escrevendo cada um deles.

De longe o conto que mais detestei foi A Sombra fora do tempo, não dá medo, é simplesmente confuso, repetitivo e chato, foi uma das partes do livro que tive que me forçar a ler. Já o que mais gostei foram O Horror em Dunwich e Os Gatos de Ulthar! Ambos tem propostas incríveis e cumprem o que prometem, li e realmente gostei do horror apresentado.
Quis ler este como entrada para o gênero, e também por todo o hype que existe em cima desse livro, mas me decepcionou muito, mesmo entregando alguns contos ótimos. E sem falar no racismo claríssimo do autor, eu particularmente, ainda não consegui ler Os Ratos nas Paredes por conta do nome daquele gato, mas a proposta do horror me parece interessante.

Siva 16/07/2023

Perturbador
Denso e sobrenatural, foi uma leitura que me causou ansiedade real. Não é um livro ruim, a nota é devido à angústia da leitura.

4utor4 15/07/2023

Contos e mais contos
Contos de arrepiar da espinha até os pelos do dedinho do pé.
Assim como aqueles filmes em que você fecha os olhos para não levar um susto, aqui você terá algo semelhante.
Porém, pior.
Bem pior.
Tente fechar os olhos para as imagens grotescas que sua mente vai moldando, com imaginação à solta, conforme a leitura, e veja que é impossível.

Talvez a nossa mente seja a maior criadora de histórias de terror que existe.

Sim, admito, eu não gostei do conto do Cthulhu. Não mesmo. Li praticamente por obrigação. Achei desnecessariamente gigante, com coisas sem pé nem cabeça, mas do que eu realmente poderia reclamar?
O Cthulhu não tem pé. Mal mal uma cabeça.

De toda forma, vale a pena. Talvez aconteça o mesmo comigo, e você não goste de um ou dois contos. Mas eu tenho quase certeza que ao menos um vai te prender a ponto de você nem perceber que já acabou. Nem que seja o dos gatos.

A escrita do HP é boa, traz uma aura sombria para todas as histórias e, sinceramente, se tem uma coisa que ele sabe fazer é te deixar aterrorizado apenas com palavras e imagens da sua própria mente.

É uma experiência única. Quem nunca quis desafiar um pouquinho a própria criatividade e descobrir quais as coisas mais sinistras que a sua mente pode imaginar?
Por isso eu lhes digo: leiam. Vamos ver como cada criatividade cria um monstro grotesco para te assombrar e divertir da mesma forma.

Lalves 06/07/2023

Os contos de Lovecraft são medianos e ponto final
Pra um racista que se achava um genio, isso é mais do que suficiente. Seus contos são rasos, e apesar de criarem uma atmosfera temerosa, o próprio autor não consegue dimensionar a grandeza do próprio universo, dando um ar de incomensurável para a raça humana, sendo que na verdade é o próprio que não consegue colocar em palavras.

914delfino 04/07/2023

Ok hahHahahzhahuzhsushshshsushsushshshshhzhshsuxhzhzhshzhjzhzjzhzhshzhhzzhzhhzhzhxizjxjzjzbbzhzhsbzbshzhzh

Ana 25/06/2023

Foi um livro difícil, que por mais que tivesse menos de 250 páginas parecia eterno. Honestamente eu só li pelo conto do ?o chamado de Cthulhu?, queria entender todo o hype e para ser sincera achei bastante qualquer coisa, assim como os outros contos, não consegui sentir interesse por nenhum e só li porque queria acabar logo o livro, mas foi extremamente cansativo e estressante.
Alex.Magwar 08/10/2023minha estante
Tô nessa também, ainda estou lendo só pra matar a curiosidade kkk mas no caso do Cthulhu, mesmo não sendo lá essas coisas, gerou um monte de conteúdo bem melhor que o livro original, exemplo: jogos de rpg

Ana 08/10/2023minha estante
Com certeza, o sistema de call of Cthulhu é animal. Eu li justamente por ele, pra entender a origem e toda a ideia, mas o livro é muito cansativo, meu Deus hahaha.

Alex.Magwar 08/10/2023minha estante
Uma rpgista? Kkk legal, eu queria jogar mas não tenho grupo (T_T)

Olavo.Schlsser 16/06/2023

"till in the end I had a really effective bulwark against the visions and impressions which still assailed me. Suppose I did see strange things at night? These were only what I had heard and read of. Suppose I did have odd loathings and perspectives and pseudo-memories? These, too, were only echoes of myths absorbed in my secondary state. Nothing that I might dream, nothing that I might feel, could be of any actual significance."

Mateus.Marques 27/05/2023

Terrores Inomináveis
Como minha introdução a Lovecraft, eu acho que esse livro fez um trabalho muito bom. Conseguiu balancear bem as histórias genuinamente interessantes e as muito ruins, mesmo que todas sejam terrivelmente mal escritas. Eis aqui um apanhado geral

- O chamado de Cthulhu: A clássica, muito boa, me arrepiei inúmeras vezes, simples assim - 5/5

- Dagon: Parece um prólogo do Cthulhu, e é curtinha mas eficaz, amei - 5/5

- A música de Erich Zann: Prometeu tudo e não entregou nada, tem literalmente a msm estrutura narrativa de 90% dos contos de Lovecraft. - 2/5

- O horror de Dunwich: Do 🤬 #$%!& , um dos contos mais detalhados do livro, ainda que eu ache que ele tenha se tornado muito complicado no decorrer da história - 4/5

- A sombra fora do tempo: Mesma coisa do anterior, muito bom, assustador, mas por vezes complicado demais, e com muitas cenas psicodélicas que eu não consegui aconpanhar - 3,5/5

- Os ratos nas paredes: Igual a Erich Zann, prometeu tudo e entregou muito pouco. Só o twist do final é legal - 3/5

- Os gatos de Ulthar: Simples, mas eficaz. Vou contar essa história pros meus filhos antes de dormir - 5/5

- A cor que caiu do espaço: Eu não li o livro na ordem, mas faz total sentido esse aqui ter ficado por último. Um conto genuinamente assustador, não só no lado sobrenatural, mas no lado humano, afinal nada é mais aterrorizante do que a sua própria decadência - 5/5 COM HONRAS

Marcio440 22/05/2023

Espantoso
Contos intrigantes e envolventes.
Porém esperava um pouco mais.
Mas vale a leitura, sempre tem um pouco de terror para nós prender.

Malaquias1 06/05/2023

Normal?
É uma seleção de contos para quem gosta, é um livro legal se ignorar a parte racista e xenofobica do H.P lovecraft mas pra min foi um livro normal somente destacando o conto de Dagon que é maravilhoso.

BArbara 26/04/2023

Terror Existencial
"O Chamado de Cthulhu" é uma compilação de 8 contos de Lovecraft, alguns entrelaçam personagens ou situações, gerando a sensação de que os contos tratam do mesmo evento mas são narrados desde perspectivas diferentes. Nos contos esta constantemente a ideia de que o ser humano é mais feliz ao ignorar a vulnerabilidade e insignificância da sua espécie, porque o terror de tomar consciência dessa suscetibilidade é aceitar que esta indefeso no universo. Há mistérios sem resolver e dimensões, como o tempo ou a física, que perdem toda relevância, demonstrando cada vez mais, que a realidade está além do que percebemos no dia a dia.

A escrita de Lovecraft está carregada de muita reflexão filosófica, mas tenta te convencer de que tudo aquilo que narra poderia estar acontecendo em alguma parte do mundo, seja através de cultos antigos ou nos vilarejos mais afastados, desse modo, o terror vira atemporal e a possibilidade de que tudo pudesse ser real assombra ainda na atualidade.
Adorei o livro, é uma ótima primeira aproximação ao autor, e mesmo sem pesadelos, vários dos contos resultaram assustadores.

pascalevm 22/04/2023

Contos um pouco cansativos
Fui com muita sede ao pote nesse livro, pois Lovecraft sempre foi muito bem recomendado por meu sobrinho (que tem o gosto literário muito parecido com o meu) e por alunos que frequentavam a biblioteca que eu trabalhava. Classifico esse livro como bom. Não me identifiquei com o estilo de redação do autor, vou dar nova chance mais na frente com algo de outro tradutor. Os contos que dei nota 10 foram: "O horror de Dunwich", que tem vários filmes produzidos com base nele e "A cor que caiu do espaço", que virou filme também com o Nicholas Cage no papel principal (já assisti).

Luis361 16/04/2023

Leiam outro livro
Quem diz que esses livros são a melhor coisa de terror já feita, deve ser amigo de quem diz que Harry Potter é o melhor livro já feito, só...leiam mais livros.

A ideia de "algo além indescritível, além da compreensão humana" é boa, nas primeiras 70 vezes usada, depois só parece preguiça dele de escrever algo detalhado.

Os contos curtos são até aceitáveis (ele não tem tempo de ser racista), agora os que passam de 20 páginas, por deus, que lástima. Tudo muito enrolado e preguiçoso, além de transbordar um racismo e demais preconceitos de uma forma anormal até para o século XX.

Não pretendo voltar a ler Lovecraft, deixou um legado de referência e é com isso que escolho ficar.

(Terror cósmico não é tudo isso)