O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft

Resenhas -

Laurasilvatw 23/01/2024

O chamado de Cthulhu e outros contos
É um livro bem arrastado e com descrições completamente desnecessárias, tem poucos contos que são razoáveis porque em sua maioria são ruins, e desses que teriam material pra um história boa acabam ficando ridículos pela presença de comentários e piadas racistas, principalmente no conto " Os ratos das paredes". H.P Lovecraft é na verdade um autor mediano.

evaeseumundo 21/01/2024

Um Autor Único Com Seu Estilo
Lovecraft tem suas características próprias que cativam e você consegue perceber nitidamente a ponto de se adequar ao formato de leitura.

No geral foi uma leitura legal para passar o tempo em uma ambientação inusitada. Teve contos que me surpreenderam mais e me encataram mais. Porém, acabei havia ocasiões em que sentia que Lovecraft se estendia por demais em momentos que poderia ter sido breves ou resumidos e por conta disso a leitura, nesses momentos específicos, foi um tanto que arrastada. Fora que houve um conto em espícifico que esperei mais pois entregou várias visões e uma ideia particulamente fantástica para aqueles que amam a pegada científica, mas no final foi como se aquela animação fosse cessada de forma brutal.

Enfim, esses foram pontos que me incomodaram, mas não me impediram no todo de ler pois teve contos que foram misteriosos e carregavam um quê de ideia e do sobrenatural monstruoso e com cultos que cativa amantes do terror.

Alz_9 06/01/2024

Não é tão bom quanto pensei
Fui ler este livro já em mente de quem era o autor, um racista dos piores, mas mesmo assim tentei separar a obra do autor, e ainda sim não adiantou..
O livro em muitos momentos tem um racismo que me incomodou na leitura, sei que não nenhum culto pra conseguir julgar o livro e etc, mas ainda sim posso dar minha opinião. O livro não é nada de mais, é um livro com uma leitura lenta e muitas vezes monótona, algumas ideias são boas, mas a execução é questionável. Os contos mais curtos foram os que mais me agradaram.
Yagaum 07/05/2024minha estante
Eu tô achando mal executado, exatamente como você disse. A história poderia até ser interessante se não fosse feito de um jeito tão chato e apressado. O primeiro conto foi um relato de um relato, sei lá, gostei não, mas vou continuar lendo.

Caio600 04/01/2024

Uma experiência Lovecraftina de fato
Esse é o terceiro livro do Lovecraft que eu tive, o primeiro foi um da Excelsior, lindo; e um da Darkside, maravilhoso. Esse da Principis não deixa nada a desejar, como o livro é uma coleção de contos, vou organizar do meu favorito ao menos favorito, e comentar um pouco do aspecto do livro.
Essa edição da principis traz um acabeamento simples, mas competente, e bem bonito sem dúvidas. Com os 8 contos do livro:

O Horror de Dunwich: 10/10 um dos melhores contos que eu ja li, conheci nessa edição

Dagon: 10/10 um dos contos mais conhecidos, tanto que em todos os livros que eu tive, sempre foi um dos contos obrigatorios, li pela terceira vez.

O Chamado de Cthulhu: 9/10 o conto mais famoso do lovecraft, e fez jus a fama, abrindo o livro e mostrando o verdadeiro terror cósmico.

Os Gatos de Ulthar: 8/10 conto extremamente curto, mas muito divertido, leitura facil e rápida.

A cor que caiu do espaço: 8/10 outro conto cósmico, mas dessa vez de uma força quase invisível. Bem ambientado e com uma boa sensação de perigo, e principalmente curiosidade pelo desconhecido.

A sombra fora do tempo: 7/10 foi a segunda vez que eu li. Da primeira vez não a entendi tão bem, por ser muito longa e por vezes maçante, mas essa segunda leitura mudou um pouco a minha visão, é um conto digno e de mitologia interessantíssimo.

Os ratos nas paredes: 5/10 Um dos contos mais fracos desse livro, não me trouxe muitas sensações interessantes, toda a ideia central e desfecho não conseguiu cspturar a minha atenção, e o mais marcante do conto ainda é o nome do Gato do Lovecraft

A Musica de Erich Zann: 5/10 outro dos contos sem graça, teve uma boa ambientação, porém aspectos da historia deixaram a desejar, e eu sai desse conto com uma sensação incompleta.

Excelente livro da Principis, e eu com certeza lerei os outros Lovecraft livros dela, se eu tiver oportunidade.

Dulci 29/12/2023

Última leitura do ano!!!
Achei muito interessante e assustador..... como eu imaginava. Não me decepcionou!! Sempre gostei de aprender sobre civilizações antigas e de como eles tinham conhecimentos profundos e avançados sobre os mais diversos aspectos da vida. Sobre a expectativa da existência de seres em outros planetas.Também gosto de lendas, o imaginário de diferentes povos. Enfim, a mistura de tudo isso com uma boa dose de terror, ficou fantástico e emocionante.

lucaxcomx 29/12/2023

Mestre do horror?
Este foi meu primeiro contato com Howard Phillips Lovecraft, o tão aclamado escritor que popularizou o gênero "horror cósmico". Com certeza pude entender o motivo de seus contos serem tão famosos, "O Chamado de Cthulhu", seu livro mais famoso, foi o primeiro que li e o que eu mais estava ansioso pra ler.

De fato, terror e horror são construídos juntos, de modo que o leitor fica imerso aos sentimentos dos personagens, ansioso pra descobrir o que acontecerá no decorrer da narrativa. É um autor ousado, que não tem medo de mostrar sua criatividade em seus contos. Na minha opinião o conto mais criativo deste livro foi "A Sombra fora do Tempo", seu jeito prático de construir coisas ridículas e macabras é de certa forma muito viciante.

Não posso deixar de comentar sobre sua escrita. Infelizmente ela me desagradou em alguns momentos, Lovecraft tem uma escrita prática e rápida, menosprezando descrições mais precisas em certos momentos e deixando a história mais fluida, o que realmente é bom para um autor de contos, mas em alguns momentos isso se tornou algo ruim pra mim. Por outro lado, isso também cria diálogos indiretos, sem a necessidade de mostrar o diálogo direto dos personagens, coisa que é muito apreciável.

Infelizmente, esse livro também tem manifestações dos preconceitos do autor, especialmente o racismo, algo que deixou alguns trechos desagradáveis.

No geral, foi uma boa apresentação do seu universo de terror. Este é meu ranking dos contos presentes no livro:

1 - O horror de Dunwich
6 - A música de Erich Zann
7 - Os gatos de Ulthar
8 - Dagon

JavaDeveloped 25/12/2023

Qual o tamanho da minha insignificância?
Lovecraft não foi o criador, mas foi e é o mais importante autor do horror cósmico. Suas obras e mitologia são incríveis e genialmente conectadas.

Suas criaturas não são apenas medonhas, elas são indescritíveis.

A experiência do horror cósmico não quer te assustar, te deixar amedrontado enquanto lê, ela quer te fazer sentir a futilidade de sua existência. Você não é nada, não pode mudar nada e se não existisse tudo ainda seria igual. Coisas além de nossa compreensão como espécie existem e sempre existiram, nós não somos especiais e muito menos abençoados por termos consciência, ela só nos permite compreender o tamanho da nossa insignificância.

Claudinei 05/12/2023

Referencia máxima no gênero terror/horror sobrenatural
Howard Phillips Lovecraft, ou H.P. Lovecraft para os mais íntimos, é indiscutivelmente o mestre por trás de muitas ideias que hoje conhecemos como horror sobrenatural, ou, como é frequentemente disseminado, horror cósmico. Ao ler seus contos com atenção, captamos referências de muitas obras consagradas do gênero hoje em dia. É como se estivéssemos mergulhando diretamente na fonte da criação dessas obras, seja em livros, quadrinhos, filmes ou séries.
Este livro foi uma descoberta há cerca de três anos, adquirido por menos de dez reais. Vi a oportunidade de conhecer os tão cultuados contos do autor através de uma edição simples da editora Principis, mas muito bem traduzida, o que, por si só, já é uma grande ajuda.
O livro reúne oito contos do autor, destacando-se o mais famoso deles, "O Chamado de Cthulhu", além de outros que frequentemente são adaptados para outras mídias, como "A Música de Erich Zann" e "A Cor que Caiu do Espaço". Os contos têm quase sempre em comum um culto a entidades cósmicas antigas, que chegaram aos primórdios da criação do mundo e que agora estão adormecidas, com seus fiéis que, de alguma forma, tentam despertar esses seres, destacando-se entre eles Cthulhu. O contato com tais seres mexe profundamente com o psicológico humano, acarretando o maior horror dos contos de Lovecraft: a loucura imposta às vítimas de Cthulhu e as visões do inevitável fim que ele pretende trazer aos seres humanos.
Apesar de ter apreciado esta seleção de contos, devo dizer que, em muitos momentos, a escrita do autor é maçante e lenta, principalmente pela ausência de diálogos quando os contos são narrados em primeira pessoa. Geralmente, trata-se de um relato de algum infortúnio que teve a má sorte de se envolver nos mistérios dos seres antigos. No entanto, mesmo assim, vale a pena conhecer as obras se você aprecia o gênero, identificando muitos elementos em autores mais contemporâneos. Um que me chamou a atenção foi o mangaka Junji Ito, que vem fazendo muito sucesso no Brasil. Certamente, ele foi fortemente influenciado por Lovecraft, especialmente na narrativa sobre um mal sem explicação para sua existência e sem meios claros de ser combatido, simplesmente existindo como um instrumento do caos e da destruição.
Em suma, o autor merece o reconhecimento que tem hoje em dia, sendo inegável sua contribuição para o gênero de horror/terror, assim como Tolkien o fez para o de fantasia. Esta seleção de contos merece ser revisitada muitas vezes; pessoalmente, gostei muito.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

Bruno Henrique 03/12/2023

Interessante
Decidi conhecer o trabalho de Lovecraft e apesar de gostar bastante de como ele desenvolve uma atmosfera misteriosa de horror, quase sempre fica a sensação de que está faltando algo. O chamado de Cthulhu foi o que mais achei desinteressante em comparação com outros como "O Horror de Dunwich". No geral acho que valeu a pena a experiência e pretendo ler mais do autor.

M@g@ 01/12/2023

Um pouco lento, más é uma leitura interessante, possui contos entrelaçados que tornam tudo mais interessante, vale a pena.
Só tenha paciência.

@deize6 20/11/2023

Vai tchutchuco
Uma coisa muito curiosa que notei durante a leitura dessas histórias, é que eu tenho tendência a gostar dos contos menores e mais simples, não que eu tenha desgostado de a cor que caiu do espaço, ou o horror de dunwich, mas é que eu fico com a sensação de que a história se estende tanto que a gente acaba perdendo o fio da meada durante a leitura.

Caroline 15/11/2023

Não sei se é pq não estou acostumada a ler contos de terror, mas não consegui gostar muito das histórias.... Os universos e cenários criados são ótimos, e muito bem construídos, mas os acontecimentos, na minha opinião, são decepcionantes. A narrativa de todos os contos é muito descritiva, eu gosto de grandes descrições de cenário e universo, mas nesse livro eu senti que eram apenas descrições detalhadas, e isso acabou deixando a leitura cansativa. Eu não consegui me conectar e me importar com quase nenhum personagem, quase todos são homens, numa idade semelhante, estudiosos, e peculiares, e mesmo sabendo que são contos então não tem como se aprofundar muito nos personagens, eu achei muito difícil criar uma curiosidade e interesse em saber sobre oq aconteceu com eles... Eu gostei dos contos onde apareciam gatos, pq aí eu consegui me importar mais, e o único conto que eu realmente gostei da história em si foi A Música de Erich Zann... Talvez tenha sido o momento errado para eu ler ou simplesmente o autor não funcionou para mim, mas de qualquer forma é interessante conhecer essas histórias clássicas.

Giovana 08/11/2023

Aí gente, sinceramente?
A gente precisa admitir também que além de um tremendo racista, o Lovecraft conseguia expandir o preconceito para toda classe social vulnerável da época, qualquer uma, a pobreza vista como um horror, os doentes, tudo? inferno.

rubens.nt 05/11/2023

Meu primeiro contato com H. P. Lovecraft, me afeiçoei bastante com o estilo de sua escrita e o gênero. Super indico a leitura desses contos e logo irei buscar outros.

Castro57 30/10/2023

Lovecraft
Meu primeiro contato, li esse livro em dias, vim por indicações e acredito que essa obra é mais valorizada do que ouvia. Tenho ele físico e não me arrependo de maratonar, só me incomondou a leitura um pouco arrastada, parece que as letras tenta compor um gênero fantasioso que o autor criou em sua mente