Quem Tem Medo da Noite?

Quem Tem Medo da Noite? John Marsden

Resenhas - Quem Tem Medo da Noite?

MWeirich 28/10/2022

Amanhã VI
Neste livro, de fato, o autor focou em outras questões da guerra e não nas batalhas, conflitos, ciladas e etc...

O foco do autor foi nas consequências, nas dificuldades e no quanto a personagem principal mudou ao longo da guerra, se tornando mais e mais dura, irritadiça e no quanto ela entra em conflito com si mesma.

Achei o livro mais parado e até um pouco desnecessário. Entretanto dei quatro estrelas, pois o autor novamente conseguiu trazer novamente um lado que quase nunca se é abordado sobre a guerra! Muito bom!

Cassia Carina 05/07/2021

Não foi dos melhores, mas a curiosidade aumenta por que existe esta invasão?
Emoções nos capítulos finais do livro. Mais um dia de vigia.

Jean Silva 09/06/2022

Demorei para entender o objetivo desse livro, e confesso que isso me fez o condenar bastante no início, mas com o passar das páginas entendi o propósito dele para essa saga.
Acho que diferente dos outros, e por ser o penúltimo, esse livro é um pouco mais tranquilo que os demais (tem ação e momentos emocionantes, mas não em abundância como nos anteriores). Aqui o foco está no desenvolvimento dos personagens e da relação entre eles, se no livro anterior parecia que o relacionamento dos protagonistas estava desgastado, esse aqui comprova isso e desenvolve justamente essa questão, e é muito interessante notar que, apesar do caos (país em guerra e etc), ainda há espaço para tópicos que dizem respeito à natureza humana (cobiça, roubo etc).
Alguns personagens começam a entender que mudaram significativamente com a guerra, e talvez nem o fim dela consiga apagar essas mudanças.
No final tem um plot no sentido de deixar a entender que tudo será resolvido no próximo livro, tô com muita vontade de saber como tudo isso vai acabar.

Adriana 22/12/2011

Este é o sexto e penúltimo volume da série Amanhã e John Marsden soube direitinho como manter o clima tento e de expectativa ao longo de todo o livro.

Após as mais arriscadas e loucas ações ao longo de Quando a Guerra Começou, O Silêncio da Noite, No terceiro dia, a geada, Escuridão, seja minha amiga e Vingança em chamas, em Quem tem medo da noite? nossos heróis de guerra mostram todo seu esforço para se manterem unidos e vivos em meio a guerra e ao caos.

Depois de seu ataque mais violento e poderoso desde o início da guerra e da oferta de voltar à Nova Zelândia, que foi rejeitada por todos, Ellie, Lee, Fi, Homer e Kevin tem agora mais um desafio pela frente.

Um grupo de órfãos afetados em demasia pelos horrores vividos em uma guerra como aquela acaba ficando sob a responsabilidade daqueles jovens, que não sabem direito como lidar com crianças tão teimosas, obstinadas e abaladas psicologicamente.

Este livro tem cenas muito tristes, embates engraçados e uma mescla de tudo que fez com que me apaixonasse pela trama do autor. Apesar de não possuir tantas cenas de ataques desenfreados, Quem tem medo da noite? nos prepara muito bem para o que está por vir no último livro da série.

A introdução e desenvolvimento das novas personagens, que apesar de serem crianças são muito complexas e difíceis de compreendermos, foi feita brilhantemente. Não há como não se afeiçoar aquele grupo de pirralhos teimosos, mesmo tendo vontade de esganá-los de vez em quando.

Embora eu tenha afirmado que não existem cenas de ataques, isso não quer dizer que não role muita ação ao longo das páginas. Perseguições alucinantes e a descoberta de que o Inferno, seu refúgio durante todo aquele tempo de guerra, pode não ser mais um lugar seguro garantem ao leitor ansiedade de roer as unhas. Garanto que não dá para parar de ler até a última página.

Obviamente, assim que terminei o livro corri para o próximo, que já estava me aguardando na prateleira!

Totalmente recomendada, a série Amanhã é uma das minhas favoritas do gênero juvenil.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/12/22/john-marsden-amanha-quem-tem-medo-da-noite/

Psychobooks 12/11/2011

A escrita de John é bem envolvente, a narrativa é feita sob o ponto de vista da Ellie, como se ela estivesse escrevendo em um diário, ainda assim, você sente que conhece todos os personagens envolvidos. O amadurecimento e 'endurecimento' desses adolescentes é crescente e condizente com tudo o que eles passam, suas aventuras não tem nada de extraordinário, são sempre bem pensadas, muitas vezes dão certo, outras nem tanto. O autor é cruel, bem como uma guerra, então preparem-se para ver muita gente morrer, aqui, ninguém é invencível e todo cuidado é pouco.

Em Quem tem medo da noite? Ellie e seus amigos resolvem ajudar algumas crianças de Stratton, como se eles já não tivessem problemas suficientes, agora precisam convencer essas crianças que eles querem apenas ajudá-los e conquistar a confiança deles, não será nada fácil! Eles estão a caminho do Inferno, o único lugar onde eles se sentem seguros, mas no meio de uma guerra, até quando isso será possível?
Depois dos acontecimentos em Vingança em Chamas, Ellie está mais mau-humorada que nunca, quer ajudar as crianças, mas depois de passar por todos os horrores dessa guerra, já não sabe mais como dar carinho, nem por onde começar a perdoar.

Continue lendo: http://www.psychobooks.com.br/2011/10/resenha-sorteio-amanha-6-e-7.html

João 07/03/2016

Merecia uma série de filmes...
O autor conseguiu a fórmula da escrita perfeita. Neste sexto livro da série, vemos o grupo de amigos que apesar de tudo que perderam ao logo da guerra (família, casa, país e alguns dos amigos) estão cada vez mais fortes e sabem que ou são eles ou os soldados inimigos. O autor, em toda série consegue descrever as cenas de ação de uma maneira frenética e em alguns pontos você se pega suando e com as mãos tremendo e ouvindo o barulho de tiros, motor de motos e caminhões explodindo. Novos personagens estão presentes no sexto volume, o que de uma certa forma traz o que de melhor o grupo de amigos tem para oferecer quando devem cuidar de um grupo de crianças que sobreviveram à guerra sozinhos. É inegável como uma guerra muda as pessoas, mas é bom ler também que, algumas coisas nunca mudam (Homer, Kevin) por exemplo. Detesto romances em livros. Mas gosto tanto da personagem da Fi e do Homer, que espero que os dois terminem juntos.

Outra coisa que sempre me agradou na série é a forma que o autor nos traz as histórias das personagens antes da guerra começar, e tudo no meio de um tiroteio e o melhor é que isso não atrapalha as alucinantes perseguições de carro, motos e chuvarada de tiros pra tudo que é lado. Espero ler o último volume o mais rápido possível. Com toda certeza é de longe uma das melhores séries literárias.

Luiza 02/09/2016

Emocionante
Nossa muito bom

Inlectus 01/02/2017

Inusitado.
Algo diferente dos outros, novo tempero.

Lica 15/09/2020

Esta série vem me acompanhando há quase dois anos e agora estou a apenas um passo de completá-la. Aprendi muito com estes personagens, principalmente sobre persistência e união. Dizer que estou ansiosa para ler o último livro é pouco, apesar de que sinto muito medo de que algum personagem muito amado vá morrer no próximo livro, afinal, a guerra não escolhe suas vítimas.

Bia 16/01/2021

esse foi menos emcoionante
Comparado ao livro anterior (vingança em chamas) esse é bem mais parado. O quinto volume tem explosões, fugas, tiroteios e você fica bem apreensiva o tempo todo. Já "quem tem medo da noite" segue um ritmo bem diferente, mais lento e arrastado. Mas é claro que o final nos deixa com vontade de ler o próximo, e finalmente descobrir o que vai acontecer com Ellie e seus amigos.

Isabela.Finotti 12/06/2021

John não decepciona
Acho que esse livro está no meu top 3 da série. Um livro mais parado em alguns momentos, mas com outros de muita adrenalina e com um final que deixa com um gostinho de quero mais. Ainda bem que não preciso esperar lançar o próximo. Ansiosíssima para o desfecho dessa série.