O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Vini 16/04/2023

Bom e nhé
A parte do Benjamin button é boa, nada que seja "uau" mas tem um certo humor ali no meio, então é razoável. Agora a outra história eu só comecei a entender nos últimos capítulos, meio chatinho, mas o final foi mais ou menos.

Ninguém. 14/04/2023

Muito bom!
Desde o seu primeiro suspiro de vida Benjamin teve uma vida bem difícil e fora dos padrões para época. Isto é bem explícito em todo o livro e todo o esforço do pai e do próprio Benjamin de se encaixar.

A construção de personagem de Benjamin foi sensacional, tendo em conta que é uma obra bem curta e em minha mente achei que seria feito de forma mais desleixada.

Toda a ansiedade do Button de ficar um pouco mais novo e se adequar com a sua verdadeira idade foi em vão com o passar dos anos e se tornou uma tortura igualmente quando tinha uma aparência mais velha, porém com poucos anos de vida.

Recomendo fortemente, inclusive por ser um livro com poucas páginas e leitura muito fluída. Ainda mais por ter uma reflexão interessante e uma mudança de pensamento ao decorrer da leitura do livro.

-Lanna- 12/04/2023

É um livro bem curto e, particularmente, eu esperava mais, pois acreditava que realmente aconteciam as coisas tal como foi mostrado no filme. Entretanto, o livro é extremamente simplista em contar a história de um homem que nasceu com a aparência de um idoso e pereceu com o corpo de um recém nascido. Cumpre seu propósito de contar uma história interessante, mas realmente a obra cinematográfica conseguiu pegar o bruto da história do Button dos livros e a torná-la gloriosa e com detalhes jamais vistos no livro. Por fim, garanto ser uma boa leitura, mas muito longe de causar um envolvimento emocional como faz sua "adaptação" para as telinhas.

Gessyka.Loyola 08/04/2023

Benjamin Button
Extremamente diferente do filme, mas um clássico que vale a pena ser lido.
As dores e alegrias desse homem que nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo dos anos. Como sua família e todos a seu redor lidam com tal situação.
E como o próprio Benjamin encara sua vida!

Rafael Moia 06/04/2023

Uma fábula contemporânea
Meu primeiro contado com a obra foi com a adaptação cinematográfica de 2009 do David Dinheiro e quase 15 anos depois resolvi ler essa obra que, a princípio, pensei que era um conto, mas pela estrutura tem mais o jeito de novela, e no final o próprio narrador diz que é uma fábula. Apesar do sucesso que a adaptação obteve, ela é completamente diferente da obra assinada pelo F. Scott Fitzgerald. O autor é feliz em abordar a relação de Benjamin com a família e a sua resiliência quanto a sua inserção na sociedade, suas frustrações quanto a sua condição e a sua luta com contra o inevitável. O curioso caso de Benjamin Button é a típica e despretensiosa leitura para um dia.

Awa 03/04/2023

O curioso caso de Benjamin Button
Em O curioso caso de Benjamin Button, publicado originalmente em 1921, acompanhamos a vida peculiar do personagem principal: ele nasce em 1860 com o corpo e a inteligência de um senhor de 70 anos! Ele vem ao mundo com 1 metro e 73 de altura, tem barba e cabelos brancos, e nasce falando: em uma de suas primeiras frases, ele pede para o pai ? que aparenta ser bem mais jovem que ele ? comprar uma bengala.

Como não poderia deixar de ser, a vida de Benjamin Button é repleta de situações absurdas. Na ?infância?, por exemplo, mesmo sendo um senhor de idade, ele ganha brinquedos e é obrigado a usar roupas de criança. Com o passar dos anos, Button tem uma surpresa: ele percebe que, ao invés de envelhecer cada vez mais, está rejuvenescendo.

O curioso caso de Benjamin Button é muito engraçado na maior parte do tempo, mas também tem sua dose de melancolia. Nos momentos bons e ruins de sua vida, o protagonista está sempre deslocado no tempo em que vive e no próprio corpo.

- Resenha de Lucas Furlan para o site Valeu, Gutenberg!

tayIorpauIista 02/04/2023

é muito bizarro o quão tênue é a linha entre a solidão e o tempo. ao mesmo tempo em que benjamin perdeu a sua liberdade ao rejuvenescer em seus últimos anos de vida, temos uma relação inversa com o que acontece no envelhecimento na sociedade capitalista, onde os idosos e grupos vulneráveis são levados como se fossem um estorvo, um peso descartável que não produz.

nanalinda0 28/03/2023

Reli várias vezes?
Esse é outro livro que li quando era bem mais nova e foi uma leitura que me marcou bastante! foi fácil de ler porque o livro é uma história em quadrinhos, porém não deixa de ser incrível e profundo; faz você refletir bastante sobre a vida, com certeza!

J. Silva 27/03/2023

Linha do tempo inversa. O curioso caso de Benjamin Button
" A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

A frase acima que guarda notas de sabedoria não foi extraída do livro, mas sim do filme que possibilitou que a história de Benjamin Button, um homem que nasce com oitenta anos e envelhece ao contrário fosse redescoberta.

E, redescoberta porque essa celebre história foi escrita por F. Scott Fitzgerald em 1922.

Diferente do filme, o livro é curtíssimo e muito bem objetivo na descrição da vida de Benjamin, que nasce idoso e vai rejuvenescendo ao longo dos anos até chegar aos primeiros dias de vida. A bem da verdade, essa inversão da linha do tempo é bem melancólica, pois nada é fácil para quem nunca está no tempo certo.

E não há que se dizer que cada um faz o seu tempo. Não; cada estágio da vida, reclama uma idade, uma mentalidade e uma disposição. O livro mostra justamente isso, pois como uma criança irá lutar uma guerra, mesmo tendo experiência de alta patente? Como um idoso irá se comportar como uma criançinha quando seu paladar e sua cultura são aguçadas?

O livro trabalha bem os sabores e as dificuldades de cada fase da vida, o preconceito da sociedade, para com aqueles que não se encaixam no padrão da época e ainda, o conflitos de gerações. E acrescento, por minha conta, a relação pai e filho, que foi tratada de forma primorosa.

Embora de leitura rápida e linguagem acessível, o livro traz profunda reflexão sobre o tempo e a dinâmica da vida. E, a cada leitura poder-se-á extrair uma lição ou um pensamento diferente.

Enfim, indiferentemente de onde a linha do tempo parta, o resultado será o mesmo: nascer, crescer, reproduzir (produzir) e morrer, essa a lei imutável. ?

Lanfredi 23/03/2023

Simplesmente amei, engoli o livro em pouco tempo (até porque a quantidade de páginas permite), mas queria muito mais do que li, fiquei completamente fascinada e intrigada com essa história, vale MUITO a pena. Gosto também como eles retratam a "realidade" que seria, de ele rejuvenescendo e a mulher envelhecendo, os dois se perdendo no tempo, sempre imaginei como isso se encaixaria nessa história

Judimar 19/03/2023

Leitura muito agradável. Um livro muito reflexivo e que me fez ler tudo em um dia, e olha que não sou de ler rápido.

Beto 15/03/2023

Curioso e extremamente normal.
Benjamin passou por todos os ciclos da vida,de maneira reversa viveu e morreu.
Amou,casou,se aventurou,deixou de amar.
Viveu a "melhor idade",foi adulto, jovem,'aborrecente e uma criança adorável.
Morreu inocente e sem culpas,rrss

Rayane.Bahiense 15/03/2023

??
O conto é gostosinho de ler, deixando de lado o machismo e racismo claros kkkkkkk Engraçado como a história é muito diferente do filme, mas a adaptação é uma melhoria ótima.