O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Juliana 30/04/2023

Apesar de ser uma leitura curta, a carga emocional é forte. Fitzgerald é objetivo na sua escrita e mesmo assim, consegue fazer construções profundas.

Carol 30/04/2023

Confesso que fiquei surpresa com esse livro por ser um conto bem pequeno. Você lê numa pegada só!

Aqui conhecemos Benjamim Button o menino que nasceu velho e acompanhamos como foi desde o nascimento dele e das dificuldades e preconceitos vivenciadas pelo personagem. O conto tem uma pegada trágico-cômico.

A história do conto leva o leitor a reflexão. É inegável que ?O Curioso Caso de Benjamin Button? tenha um tom de parábola. Cada acontecimento, cada situação e cada conflito criados por Fitzgerald nesta trama parecem ter um sentido filosófico maior por trás dos fatos concretos (e um tanto fantasiosos).

Vale muito a pena ler esse conto e o filme é muito bom também.
Fabio 30/04/2023minha estante
O filme é bom, e o livro Carol, melhor?

Carol 01/05/2023minha estante
Oi fabio como vai ?
O filme é mais completo e de certa forma mais triste. O conto é bem curtinho e tem mais uma pegada de humor. Apesar de certos momentos ser triste também. Vale a pena a leitura é bem rapidinho.

Fabio 01/05/2023minha estante
Oi Carol, tudo bem some contigo?
Engraçado, como às vezes é ao contrário do que acontece normalmente!
De forma geral, os livros são muito mais completos e complexos que as produções cinematográficas, e neste caso foi diferente, e isso é bem interessante.
Obrigado pela dica Carol, já coloquei na minha lista de leitura deste ano!

Fabio 01/05/2023minha estante
E contigo?**

Carol 02/05/2023minha estante
Por aqui ta tudo bem, graças a Deus. Exatamente Fabio aqui aconteceu o contrário rsrsrs

nico 27/04/2023

Curto mas preciso
Esse livro/crônica é bom demais, adorei essa releitura pois já havia esquecido de como era.

incrível como essa história pode ser usada como fonte pra qualquer pessoa que não se enquadre totalmente na sociedade

Isa.Recalcati 23/04/2023

Espetacular
Simplesmente incrível, que livro fenomenal senhoras e senhores. Se tiverem a oportunidade de ler, leiam q não vão se arrepender

Rafa 23/04/2023

Uma leitura bem rápida, talvez para evidenciar a efemeridade do tempo da vida, o que parece ser um dos pontos centrais da obra... Aliás, quando conheci a história através do filme, foi esse justamente o ponto que me deixou bem reflexivo...

Gisinha 21/04/2023

Intrigante, mas muito melancólico
Apesar da muita expectativa (assistir o filme antes de ler, não deveria fazer isso, mas agora já foi, ???), o livro até muito fluído e rápido. Contudo, a passagem do tempo, diferente tanto para Benjamin, o protagonista dessa narrativa, como seus familiares, nos ensina como lidar com a passagem do tempo pode ser uma experiência dolorosa.

Hendrya 17/04/2023

O curioso caso de Benjamin Button
O livro é bem curto, mas a história é muito interessante. Apesar de ter tido dificuldade de imaginar as cenas iniciais, eu compreendo muito bem o quanto essa obra é fascinante. Gostei bastante de como a passagem do tempo é fluída e confere dinamismo a leitura.

Vini 16/04/2023

Bom e nhé
A parte do Benjamin button é boa, nada que seja "uau" mas tem um certo humor ali no meio, então é razoável. Agora a outra história eu só comecei a entender nos últimos capítulos, meio chatinho, mas o final foi mais ou menos.

Ninguém. 14/04/2023

Muito bom!
Desde o seu primeiro suspiro de vida Benjamin teve uma vida bem difícil e fora dos padrões para época. Isto é bem explícito em todo o livro e todo o esforço do pai e do próprio Benjamin de se encaixar.

A construção de personagem de Benjamin foi sensacional, tendo em conta que é uma obra bem curta e em minha mente achei que seria feito de forma mais desleixada.

Toda a ansiedade do Button de ficar um pouco mais novo e se adequar com a sua verdadeira idade foi em vão com o passar dos anos e se tornou uma tortura igualmente quando tinha uma aparência mais velha, porém com poucos anos de vida.

Recomendo fortemente, inclusive por ser um livro com poucas páginas e leitura muito fluída. Ainda mais por ter uma reflexão interessante e uma mudança de pensamento ao decorrer da leitura do livro.

-Lanna- 12/04/2023

É um livro bem curto e, particularmente, eu esperava mais, pois acreditava que realmente aconteciam as coisas tal como foi mostrado no filme. Entretanto, o livro é extremamente simplista em contar a história de um homem que nasceu com a aparência de um idoso e pereceu com o corpo de um recém nascido. Cumpre seu propósito de contar uma história interessante, mas realmente a obra cinematográfica conseguiu pegar o bruto da história do Button dos livros e a torná-la gloriosa e com detalhes jamais vistos no livro. Por fim, garanto ser uma boa leitura, mas muito longe de causar um envolvimento emocional como faz sua "adaptação" para as telinhas.

Gessyka.Loyola 08/04/2023

Benjamin Button
Extremamente diferente do filme, mas um clássico que vale a pena ser lido.
As dores e alegrias desse homem que nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo dos anos. Como sua família e todos a seu redor lidam com tal situação.
E como o próprio Benjamin encara sua vida!

Rafael Moia 06/04/2023

Uma fábula contemporânea
Meu primeiro contado com a obra foi com a adaptação cinematográfica de 2009 do David Dinheiro e quase 15 anos depois resolvi ler essa obra que, a princípio, pensei que era um conto, mas pela estrutura tem mais o jeito de novela, e no final o próprio narrador diz que é uma fábula. Apesar do sucesso que a adaptação obteve, ela é completamente diferente da obra assinada pelo F. Scott Fitzgerald. O autor é feliz em abordar a relação de Benjamin com a família e a sua resiliência quanto a sua inserção na sociedade, suas frustrações quanto a sua condição e a sua luta com contra o inevitável. O curioso caso de Benjamin Button é a típica e despretensiosa leitura para um dia.

Awa 03/04/2023

O curioso caso de Benjamin Button
Em O curioso caso de Benjamin Button, publicado originalmente em 1921, acompanhamos a vida peculiar do personagem principal: ele nasce em 1860 com o corpo e a inteligência de um senhor de 70 anos! Ele vem ao mundo com 1 metro e 73 de altura, tem barba e cabelos brancos, e nasce falando: em uma de suas primeiras frases, ele pede para o pai ? que aparenta ser bem mais jovem que ele ? comprar uma bengala.

Como não poderia deixar de ser, a vida de Benjamin Button é repleta de situações absurdas. Na ?infância?, por exemplo, mesmo sendo um senhor de idade, ele ganha brinquedos e é obrigado a usar roupas de criança. Com o passar dos anos, Button tem uma surpresa: ele percebe que, ao invés de envelhecer cada vez mais, está rejuvenescendo.

O curioso caso de Benjamin Button é muito engraçado na maior parte do tempo, mas também tem sua dose de melancolia. Nos momentos bons e ruins de sua vida, o protagonista está sempre deslocado no tempo em que vive e no próprio corpo.

- Resenha de Lucas Furlan para o site Valeu, Gutenberg!