O Curioso Caso de Benjamin Button

O Curioso Caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

tayIorpauIista 02/04/2023

é muito bizarro o quão tênue é a linha entre a solidão e o tempo. ao mesmo tempo em que benjamin perdeu a sua liberdade ao rejuvenescer em seus últimos anos de vida, temos uma relação inversa com o que acontece no envelhecimento na sociedade capitalista, onde os idosos e grupos vulneráveis são levados como se fossem um estorvo, um peso descartável que não produz.

nanalinda0 28/03/2023

Reli várias vezes?
Esse é outro livro que li quando era bem mais nova e foi uma leitura que me marcou bastante! foi fácil de ler porque o livro é uma história em quadrinhos, porém não deixa de ser incrível e profundo; faz você refletir bastante sobre a vida, com certeza!

J. Silva 27/03/2023

Linha do tempo inversa. O curioso caso de Benjamin Button
" A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente."

A frase acima que guarda notas de sabedoria não foi extraída do livro, mas sim do filme que possibilitou que a história de Benjamin Button, um homem que nasce com oitenta anos e envelhece ao contrário fosse redescoberta.

E, redescoberta porque essa celebre história foi escrita por F. Scott Fitzgerald em 1922.

Diferente do filme, o livro é curtíssimo e muito bem objetivo na descrição da vida de Benjamin, que nasce idoso e vai rejuvenescendo ao longo dos anos até chegar aos primeiros dias de vida. A bem da verdade, essa inversão da linha do tempo é bem melancólica, pois nada é fácil para quem nunca está no tempo certo.

E não há que se dizer que cada um faz o seu tempo. Não; cada estágio da vida, reclama uma idade, uma mentalidade e uma disposição. O livro mostra justamente isso, pois como uma criança irá lutar uma guerra, mesmo tendo experiência de alta patente? Como um idoso irá se comportar como uma criançinha quando seu paladar e sua cultura são aguçadas?

O livro trabalha bem os sabores e as dificuldades de cada fase da vida, o preconceito da sociedade, para com aqueles que não se encaixam no padrão da época e ainda, o conflitos de gerações. E acrescento, por minha conta, a relação pai e filho, que foi tratada de forma primorosa.

Embora de leitura rápida e linguagem acessível, o livro traz profunda reflexão sobre o tempo e a dinâmica da vida. E, a cada leitura poder-se-á extrair uma lição ou um pensamento diferente.

Enfim, indiferentemente de onde a linha do tempo parta, o resultado será o mesmo: nascer, crescer, reproduzir (produzir) e morrer, essa a lei imutável. ?

Lanfredi 23/03/2023

Simplesmente amei, engoli o livro em pouco tempo (até porque a quantidade de páginas permite), mas queria muito mais do que li, fiquei completamente fascinada e intrigada com essa história, vale MUITO a pena. Gosto também como eles retratam a "realidade" que seria, de ele rejuvenescendo e a mulher envelhecendo, os dois se perdendo no tempo, sempre imaginei como isso se encaixaria nessa história

Judimar 19/03/2023

Leitura muito agradável. Um livro muito reflexivo e que me fez ler tudo em um dia, e olha que não sou de ler rápido.

Beto 15/03/2023

Curioso e extremamente normal.
Benjamin passou por todos os ciclos da vida,de maneira reversa viveu e morreu.
Amou,casou,se aventurou,deixou de amar.
Viveu a "melhor idade",foi adulto, jovem,'aborrecente e uma criança adorável.
Morreu inocente e sem culpas,rrss

Rayane.Bahiense 15/03/2023

??
O conto é gostosinho de ler, deixando de lado o machismo e racismo claros kkkkkkk Engraçado como a história é muito diferente do filme, mas a adaptação é uma melhoria ótima.

Jão 13/03/2023

Tenho muita dificuldade na leitura de contos e com esse não foi diferente. Não consegui me conectar.

Iasmin 07/03/2023

O tempo ao contrário.
Comecei rindo, e terminei chorando!
Eu simplesmente sou apaixonada pela história do Benjamin, amo a filosofia e a triste, e melancólica ideia do tempo ao contrário.

Helen 06/03/2023

O curioso caso de Benjamin Button
A história se passa em 1860, quando um jovem casal que viviam numa invejável posição social, resolvem ter um bebê. Naquela época era comum realizar os partos em casa, mas não para o sr. e sra. Button.

Mas, ninguém poderia prever um caso tão raro e inimaginável como aquele. Um bebê que ao nascerá, ainda na sua plenitude, aparentemente, velho.

? "Os olhos do sr. Button acompanharam o dedo apontado da mulher, e eis agora o que ele viu. Enrolado num volumoso cobertor branco, e parcialmente imprensado dentro de um dos berços, estava um velho que aparentava ter cerca de setenta anos de idade. O cabelo ralo era quase branco, e de seu queixo pingava uma longa barba de cor esfumaçada, a qual oscilava absurdamente para lá e para cá, soprada pela brisa que entrava pela janela. Ele observou o sr. Button com olhos turvos e desbotados, nos quais espreitava uma pergunta intrigada."

Eis que a narrativa nos conduz ao rejuvenescimento do protagonista através dos anos.

O conto relata sua incompreensível trajetória e o quão vulnerável podemos nos tornar diante das situações, independente das circunstâncias.

Esse clássico memorável revela certa delicadeza e imensa melancolia. Solidão e desprezo, no que diz respeito a liberdade, alcance de objetivos e desejo de escolhas.

? "Quando o sol ia embora, os olhos dele já estavam sonolentos ? não havia nenhum sonho, nenhum sonho que o assombrasse."

Nos faz pensar nessa linha tênue e não tão linear, chamada tempo.

Vini87 02/03/2023

Curtinho e muito bom.
Comprei o livro sem expectativas, até pq só conhecia o filme, não sabia que era inspirado em um conto.

Achei o conto muito bom, cheio de reflexões e críticas e com uma escrita que prende, em poucas páginas o autor conseguiu amarrar muito bem todo o enredo, um clássico.

Gostei bastante do clima, pra mim pareceu uma mistura de ?Dorian Grey? e ?A Metamorfose?.

wendelwonka 28/02/2023

Tá aí um original q foi mt bem retratado no cinema. O conto curtinho sobre o menino q nasceu velho é um tanto diferente do exposto no filme, mas igualmente incrível. Diria q é bem mais cru e direto. Vale demais a leitura!

rosamaria. 24/02/2023

Êta livro bom
A leitura é bem gostosa e rápida, a escrita é aconchegante.
A narrativa é cômica e trágica e é narrada de uma maneira cristalina, sem "arrudeios" - essencial.
A história de Button é meio triste e meio feliz, a condição dele fez com que sofresse muitos preconceitos e fosse fonte de falatórios desagradáveis, mas não é como se a vida dele tivesse sido um completo horror, esse velho safado aproveitou bem, é o que eu tô dizendo!
LorenzoRLima 01/03/2023minha estante
Oioi. Saberia me dizer se essa edição tem a história completa, por favor?

Luciana441 24/02/2023

Reli várias vezes?
Esse é outro livro que li quando era bem mais nova e foi uma leitura que me marcou bastante! foi fácil de ler porque o livro é uma história em quadrinhos, porém não deixa de ser incrível e profunda; faz você refletir bastante sobre a vida, com certeza!