O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Ribeiro171 14/07/2024

Amei!!!
#mli2024 Muito bom o livro, ele consegue trazer emoções aflitas e suas limitações diante desta curiosa anomalia dos anos reversos, amei, livro curto, mas que tem muitos aprendizados e reflexões!!

Kamis 14/07/2024

A ideia é sim uma proposta muito interessante e diferente, embora o livro seja beeem chato creio que seja pela época que ele foi escrito. Algumas cenas foram sim engraçadinhas mas muita parte do livro envelheceu mal.

nana' 12/07/2024

Incrível
O livro é curtinho, com uma leitura fluida e cheia de humor. Apesar das camadas risonhas, a obra procura ironizar um tópico muito denso: a crítica ao envelhecimento.

A crítica é refletida na vida de Benjamin Button, e esta é percebida pelo estranho caso retratado no livro, a qual circunda o envelhecimento -- uma etapa que está presente na atualidade, e sem quaisquer soluções.

Gostei muito da obra retratar a crítica de forma tão fluida, diferentemente de outras obras (como oscar wilde fez), pois de certa forma é mais acessível e inteligível aos leitores: sejam eles iniciantes ou de diferentes faixas etárias, a mensagem é a mesma.

Jennifer 12/07/2024

Eu esperava uma coisa e recebi outra. Tava com uma expectativa de que fosse parecido com o filme, mas é bem diferente. A história geral é a mesma, mas de restante é tudo inesperado. Achei bem ruim, mas em alguns momentos me tirou boas risadas

Felipe1503 10/07/2024

Com um texto simples porém cheio de significado, "O Curioso Caso de Benjamin Button" nos convida para uma reflexão da vida e como enxergamos o tempo.
Quem nunca se pegou pensando e desejando ser mais jovem, porém com o conhecimento de uma pessoa mais velha. F. Scott Fitzgerald nos traz essa possibilidade em sua criação. Nos mostrando os benefícios e os prejuízos de tal feito.
RaquelSales17 16/07/2024minha estante
Perfeita sua resenha

balaodeaniversr 05/07/2024

Achava que fosse maior, mas mesmo curto teve muito conteúdo e sinceramente, a pessoa que adaptou o filme foi simplesmente genial porque senti que o filme conseguiu manter a mesma essência e ser tão bom quanto.
também me interessei bastante pelo segundo conto, esse eu queria que tivesse mais detalhes.

Lores 27/06/2024

Um conto simples e rápido, achei o livro fácil de ler, porém, esperava mais. Talvez por causa do filme, que ao meu ver foi mais intenso, talvez pq seja um conto e, sem muito desenvolvimento.
Mas foi boa a leitura e algumas partes cheguei a ficar com raiva por acharem que Benjamin fazia de propósito.

Jennifer.Ernesto 27/06/2024

O curioso caso de Benjamim Button
O curioso caso de Benjamin Button foi inspirada na afirmação de Mark Twain: ?uma pena que a melhor parte da vida viesse logo ao começo e a pior parte ficasse para o final?. Dessa forma, Fitzgerald inverte a lógica da vida, uma vez que o bebê do casal Button nasce com 70 anos, 1 metro e 73 centímetros de altura, uma barba proeminente e muitos cabelos brancos.

A família Button escolhe criar Benjamim (apelidado pejorativamente de Matusalém) como se nada de diferente tivesse acontecido, dessa forma é iniciada a socialização.

No começo da vida, Benjamim se sentia mais confortável com o seu avô. Depois, aos 25 anos e com a aparência de 50, estava na mesma faixa de energia que o seu pai. Foi nesta época que começava a tomar conta dos negócios da família ? este trabalhava com ferragens, e apaixonou-se por Hildegarde Moncrif, a qual se interessava mais por homens velhos do que pelos mais novos.

Aos poucos, a vida de Benjamim vai ficando mais e complexa, nasceu velho, mas a sua tendência era envelhecer, ele caminhava na contramão do tempo das outras pessoas. Assim, ele ia tendo mais e mais vitalidade.

Foi para guerra quando não mais conseguiu tolerar as diferenças de energia entre sua mulher que envelhecia, entrou na faculdade com energia e prosperou nos esportes. Roscoe Button seu filho foi aos poucos tornando o seu pai, sua mãe foi morar em outro país, e a certa altura, os títulos verdadeiros iam se confundido. Até que mais novo que o próprio neto, ele foi caminhando para o seu fim.

O conto dramático é um exagero em relação à passagem do tempo. No entanto, pode servir de inspiração para reflexões sobre a sociedade contemporânea e a busca constante pela jovialidade, pela beleza e uma certa indestrutibilidade. Se de fato as pessoas tivessem o poder de rejuvenescer, será que gostariam dos impactos que a juventude pode causar em relação a si mesmo e aos outros?

O conto foi escrito em 1922 e traz elementos sociais da época em que foi escrito. O filme homônimo foi realizado em 2008 e possui adaptações na história apropriadas para o audiovisual, apesar de não perder a essência da história: a passagem do tempo.

Com poucas páginas e leitura rápida, pode ser uma boa opção para quem estiver com bloqueio de leitura.

larissa viana 25/06/2024

"Aprendemos a viver muitíssimos anos, mas não aprendemos ainda a amar sem dor os caminhos invertidos das estações. Esperamos uma porção de coisas de um pai, acima de tudo que continue para sempre capaz de nos educar. As idades desfilam velozes e cada mudança contém em si o prenúncio do nosso fim." - Mariana Salomão

Talvez, se nunca tivesse assistido o filme antes de ler esse conto eu gostasse ainda menos dele. Gosto do filme e o considero melhor desenvolvido e mais sensível que o conto em si, assim como a apresentação escrita por Mariana Salomão nessa edição da Antofágica. As breves palavras da autora, numa simples introdução, conseguiram me comover mais que as de Fitzgerald durante toda a história. Sei que se trata de um conto e a história há de ser breve, mas havia espaço para um desenvolvimento maior, tanto do enredo quanto do personagem principal. Benjamin Button parece nunca amadurecer, ainda que envelheça ao contrário, ele passa por todas as fases da vida como qualquer outra pessoa, mas o amadurecimento parece nunca chegar pra ele. Os personagens secundários parecem ter mais emoções que ele. Na verdade, ele parece apático quase sempre e tenho a impressão de que ele não chega a cativar realmente as pessoas que o cercam, ele quase nunca conversa com elas. Durante todo o conto, Benjamin se importa somente com as mesmas coisas, entre elas os estudos, festas e guerra. Outra coisa que me incomoda é a falta de perspectiva feminina, quase não há mulheres na trama e quando aparecem são estereotipadas. Hildegarde, por exemplo, merecia mais consideração, no entanto, é jogada de lado como uma esposa incompreensiva e egoísta, quando, de fato, tem todos os motivos para agir como tal. Ainda assim, é uma leitura reflexiva, tragicômica e interessante que vale a pena ser feita.

Zack0 24/06/2024

O Curioso Caso de Benjamim Button
Um conto escrito em 1922 por Scott Fitzgerald e publicado na revista Collier's.

Relata a história da família Button, que passa por alguns percalços por causa de seu filho, uma criança nada comum.

Não vou entrar em detalhes sobre o Cerne do livro, pois creio que seria inoportuno tirar o elemento surpresa do possível leitor.

Recomendo.

LivroAleatorio 23/06/2024

Aparências, idade, vida
Em " O curioso caso de Benjamin Button" nós acompanhamos a história de Benjamin Button, um homem que nasce com 70 anos de idade.

Ao longo dessa história bem diferente, tudo fica ainda mais estranho quando, ao invés de envelhecer, Benjamin passa a ficar cada vez mais novo.

Esse livro é bem doido, mas me fez pensar muito no que nossa família e a sociedade espera de nós. Como as pessoas agem quando não cumprimos essas expectativas criadas, como as aparências moldam como os outros nos vêem e o que esperam de nós.

É um livro curtinho, interessante e que me lembrou muito a escrita do H.G. Wells.

Kiara75 14/06/2024

Excelente
Nossa, foi maravilhoso.

Essa obra explora a fragilidade da condição humana, nos apresenta a vida de Benjamin Button, um homem que nasce idoso e rejuvenesce ao longo do tempo. Esta narrativa incomum nos força a refletir sobre a efemeridade da vida e a superficialidade das aparências. A jornada de Benjamin é uma metáfora poderosa para a luta universal de se encaixar em uma sociedade que muitas vezes valoriza a conformidade acima da autenticidade.

Desde seu nascimento até sua morte, Benjamin enfrenta a rejeição e a incompreensão, não apenas da sociedade, mas também da sua família (principalmente da família).

Sua existência invertida expõe as fraquezas das expectativas sociais e os preconceitos enraizados nas aparências físicas. Fitzgerald nos leva a questionar o valor que damos à aparência, e como isso molda nossas interações e nosso senso de identidade.

A beleza deste conto está na sua capacidade de tocar temas profundos com uma narrativa envolvente e personagens interessantes, é uma leitura fluída e imperdível.

Resumindo, é um conto que não só merece ser lido, mas também celebrado por sua originalidade e profundidade. F. Scott Fitzgerald criou uma obra-prima atemporal que nos faz repensar a maneira como vemos a vida e a nós mesmos. Definitivamente, um conto que merece 5 estrelas em qualquer escala de avaliação.

"A pressão das aparências e os custos psicológicos de uma vida guiada pelo olhar externo é um dos temas mais recorrentes em Fitzgerald."

(Eu tenho uma certa dificuldade em avaliar contos por não ter a mesma quantidade de páginas que outros livros como um romance extenso, mas ele merece indiscutivelmente 5 estrelas).

"Assim como Benjamin não pode impedir a si mesmo de envelhecer ao contrário, nenhum de nós pode se impedir de envelhecer na direção certa. A passagem do tempo, o envelhecimento do corpo e a morte são certezas inescapáveis, e sua inversão dentro da narrativa é um mecanismo eficiente para explorar a impotência dos seres humanos frente à marcha da vida."
d44v1 15/06/2024minha estante
ótima resenha!??

Kiara75 15/06/2024minha estante
muito obrigada!!??

Bruna Lima 11/06/2024

A primeira história já tem certa ?popularidade? devido à adaptação cinematográfica, e vale dizer que ambas diferem em vários aspectos, mas com seus devidos valores!

Assim, nos deparamos com uma obra que discute e explora sobre o tempo, e o quanto é inevitável.

Com uma história curta e um começo com certo senso de humor, mas que no decorrer apresenta uma característica mais melancólica e reflexiva, o autor nos estimula a pensar sobre a fragilidade da condição humana e o paradoxo do tempo evidenciando críticas para uma sociedade baseada nas aparências, e como essa se comporta diante do ?diferente?. Acompanhamos (embora que às vezes de maneira sucinta) a todo momento o personagem buscando se encaixar num espaço que se vê ?perdido e deslocado?, mas que simultaneamente tenta compreender sua própria condição de existência.

Uma história curta, mas potente que vale a pena conhecer.

Já a segunda (Bernice) conhecemos uma história um pouco diferente, mas que assim como a primeira também faz uma crítica a sociedade da época e o quanto essa é fundamentada nas aparências e em ?agradar? um grupo.

Com várias cenas em bailes e mostrando alguns costumes (ala Bridgertons), o autor nos apresenta uma leitura divertida!

Hannah 31/05/2024

Curto. Eu esperava mais?
Livro curto, a leitura foi bem rápida. Confesso que a premissa é extremamente interessante e foi ela que deu a inspiração para o belíssimo filme (que eu adoro). Como eu já assisti ao filme, eu esperava mais do livro? as histórias de ambos são bem diferentes. Faltou um algo a mais, mas está valendo, já que eu nunca tinha lido nada desse autor antes.

Vanessa182005 27/05/2024

Eu com certeza não entendo o motivo para isso ser tão famoso, pode ter sido revolucionário quando foi lançado mas para mim pareceu sem graça, capenga.