Cartas a um jovem terapeuta

Cartas a um jovem terapeuta Contardo Calligaris

Resenhas - Cartas a um jovem terapeuta

marie 26/04/2022

Sou estudante de psicologia e essa obra é realmente boa porque ajuda muito a ter uma visão ampliada do que esperar do curso e entender a profissão, recomendo para quem quer estudar psicologia ou está cursando.

Juju 25/04/2022

Vale a leitura! Principalmente para estudantes de psicologia. Confesso que considero Calligaris um tanto presunçoso, mas seus conselhos e questionamentos são válidos. Leitura fácil e agradável

Sabrina.Paula 22/04/2022

Psicoterapeuta
Ótimo livro para descobrir se vc tem os fatos lógicos para ser um terapeuta, características e experiência que poderemos levar pra vida, um ótimo livro, indico muito ?

Mih 19/04/2022

acalento
esse livro me veio como um acalento ao mesmo tempo que me sacudiu
comecei a leitura achando que não tinha dúvidas nem medos sobre a profissão que de alguma maneira escolho mais a cada dia
terminei a leitura mudada e atravessada

recomendo a todos os psi que estão implicados na prática clínica!

nyeeth 19/04/2022

Excelente livro, com uma forma única de escrita que nos expande a perspectiva do que é ser terapeuta.

Fabimaias 18/04/2022

Quase um poema
Calligaris descreve com muita delicadeza suas impressões e seus conselhos sobre a clínica e o propósito do trabalho do terapeuta.

gabs pina 17/04/2022

sinto que vou reler esse livro várias e várias vezes?não me sinto no lugar de avaliar muito o que li, mas rendeu muitas marcações

Júlia Gabriela 05/04/2022

'Com seus altos e baixos, imagine nossa vida como uma breve passagem por um circuito de montanhas- russas. Quem atravessasse a experiência anestesiado, sem gritos, pavor e risos, teria jogado fora o dinheiro do bilhete.'

Emillyn5 01/04/2022

Por ter sido uma leitura obrigatória para a faculdade eu não consegui aproveitar tanto quanto aqueles que eu escolho ler por conta própria, mas ainda assim foi interessante.

Marcelo 26/03/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Relendo esse livro do Calligaris, que ganhei da minha amiga

De forma simples o autor aponta, num texto como em resposta em cartas às perguntas que ele recebeu ao longo da vida, muitos dos dilemas dos novos psicanalistas.

Em certo ponto o autor inclusive debate o dilema da psicanálise x psicoterapia, uma vez que o título do livro é sobre ?jovens terapeutas? e esclarece que, mesmo uma vertente da psicanalise não admitir que sim a psicanálise é também uma forma de psicoterapia.

Temas como vocação profissional, necessidade ou não de primeira formação em ciências médicas ou humanas, condições prévias para ser um psicanalista, investimento para a formação de um profissional, primeiro paciente, formação, leituras necessárias, questões práticas como sentar ou não no divã, o que perguntar numa entrevista preliminar, duração das sessões, pagamentos, sessões de supervisão, identificação x modelo de psicanalista para o paciente, etc... são temas abordados por Calligaris, que não adota nenhum tom professoral mas sim alguém mais experiente, que se despe dos conceitos duros da teoria psicanalítica e apresenta, de forma humana, o que ele aprendeu em todos esses anos de carreira.

Um livro fantástico para todo aquele que quer entender um pouco mais sobre a psicanálise clínica e também para todo psicanalista e terapeuta que queira aperfeiçoar sua prática de forma mais humana.

Almond Blossom 1890 20/03/2022

Recomendo muito a leitura para quem se interessa por psicologia ou, assim como eu, já começou a cursar.
O livro fala sobre coisas muito importantes, como o trabalho de um terapeuta, atitudes que podem ser tomadas em certos casos, reconforta sobre o medo de não conseguir pacientes no início da carreira.
O primeiro capítulo foi o mais interessante, o autor fala de características importantes para um terapeuta, características que dificilmente serão adquiridas ao longo da formação.

Márcia 19/03/2022

"A cura pela fala" -Freud
Maravilhoso esse livro que na verdade funciona mais como um diálogo informal com o leitor, senti como se estivesse conversando com Calligaris e trouxe diversas opiniões e falas que me fizeram refletir ainda mais como estudante de psicologia e as formas de atuar nos atendimentos. Meu amor pela psicanálise aumentou um pouco mais a partir dessa leitura e gostei muito de como ele colocou o terapeuta como um ser humano!
Recomendo muito a leitura ?

juliana 14/03/2022

pelo número de resenhas positivas, esperava algo mais impactante, que me fizesse refletir profundamente... não foi isso que tive nesse livro. mas ainda assim possui alguns pensamentos interessantes.

Torres 12/03/2022

?o futuro projeta sobre o presente uma sombra tão escura quanto a que antigamente era projetada pelo passado.? meu filho pra que isso

Nay__ 07/03/2022

Li no último ano de psicologia, reli depois de 10 anos de formada. É sempre bom pra retomar o que realmente importa: a pessoa que te procura, e não colocar num pedestal as ideologias e escolas, a participação em grupos com renome, criar uma máscara de psicanalista.

Ele usa exemplos da própria vivência (e que vida!) pra dar um abraço na gente.