M ou N?

M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Jéssica 29/03/2022

Primeiro Agatha Christie
Autora super conhecida por seus mistérios.
Eu ainda não tinha lido

Gostei muito, é um mistério diferente.
Quando comparo com outros livros de mistério e suspense, esse não teve aquele sentimento insano de ler,ler e ler. Não teve aquela falta de ar e agitação a cada capítulo. Mas de uma forma muito tranquila o livro cativa. Tem sacadas, e num dado momento as coisas são esclarecidas e vemos como algumas coisas estavam na nossa cara.

Leitura rápida, leve (apesar de ser mistério) e deliciosa.

Thiago 28/03/2022

Menos mistério de qualidade
Este é meu sexto livro de Agatha Christie, sendo o primeiro de Tommy e Tuppence. Antes, lera somente histórias de Poirot e uma sem um detetive ("E Não Sobrou Nenhum"). Esta obra é bem diferente, tanto em ritmo quanto em surpresa do final, condução da investigação e engenhosidade da trama.
O casal tem uma química excelente, ambos sendo muito bem construídos, especialmente Tuppence. Nesta história, os dois, já mais velhos, querem contribuir com o esforço de guerra britânico para descobrir um ou dois espiões do exército alemão (M e N) que estão escondidos numa pensão em uma cidadezinha. Contudo, a condução da história é bem precária, o leitor acaba não conseguindo desconfiar de quase ninguém baseado no que é mostrado e nas interações que eles têm (muito diferente das histórias de Poirot, por exemplo). Há, também, mais ação e perseguições que numa obra típica da autora, parecendo, nesse aspecto, uma obra contemporânea, mas não apresentando certas qualidades que estas possuem, ficando num meio termo ruim.
Em suma, destacam-se positivamente os personagens principais, sua construção, relação e comportamentos, mas a trama e o final deixam a desejar.

Mariele.Boeira 21/03/2022

Diferente
Poderia iniciar dizendo que foi uma leitura diferente. O início do livro achei bem chatinho mas da metade em diante achei muito envolvente. A ambientação do livro é muito legal e atrativa. O final não achei surpreendente (inclusive acertei ambas) dentre outros desfechos da trama todavia é um bom livro para passar o tempo e até então é o mais diferente que li da Agatha (em termos de ambientação) mas confesso que gosto mais da narrativa do Poirot.

+1 da Gata Triste para conta

Amanda 20/03/2022

M ou N?
Gostei muito de conhecer o casal Beresford, achei que eles têm uma ótima dinâmica. O plot do livro não foi tão surpreendente, mas gostei do final. Achei bem legal a importância do contexto histórico no enredo, foi um bom livro pra passar o tempo.

Maria Luiza Schmitz 15/03/2022

Virou favorito
Amei do início ao fim. Muito bom ler um livro da Agatha que não seja sobre ricos que se matam por dinheiro.
História muito amarradinha, daquelas que puxam algo lá do início pra justificar a descoberta final, contexto histórico super interessante, personagens cativantes? Amei absolutamente tudo e não mudaria nada.
Tuppence e Tommy são protagonistas carismáticos e algumas vezes duvidei que eles fossem descobrir o que precisavam. Mas o final foi perfeito e bem feminista, com o Tommy ?preso? e a Tuppence BAFORANDO.
Me enrolei super pra ler e me arrependo. Leria esse livro facilmente em 3 dias e ele me salvou de meses de ressaca literária.
Pra finalizar, o Poirot não fez falta NENHUMA nesse livro, coisa que penso quando leio outros em que ele não faz parte do enredo. Li que Tuppence e Tommy estão em mais 3 livros dela e preciso encontrar pra saber das outras aventuras deles.

joaoderstand 10/03/2022

Novos protagonistas e novos ambientes e atmosfera
Apesar do começo ter me deixado meio desconfiado, ver novos protagonistas inseridos no formato clássico da Agatha foi incrível! Adorei conhecer o casal Tupence e Tommy.
O outro ponto positivo que surpreendeu e melhorou a experiência foi a mudança de ambiente e atmosfera, passando do tradicional mistério por trás de algum homicídio num ambiente tipicamente inglês, para uma trama muito mais política de espionagem e contraespionagem em plena guerra!
Até temos mortes, mas o peso aqui é completamente diferente.
O reflexo da própria guerra vista de dento e o peso que as coisas passam a serem adotadas ali, ainda que sempre tentando manter um cenário mais normal e cotidiano cotidiano possível!
O livro carrega consigo o trunfo de oferecer uma ótica da segunda guerra mundial de uma perspectiva bastante singular bem como inesperada para quem já está acostumado coma literatura dela!
Por tudo isso achei o livro acima da média em questão de riqueza.

Jaqueline.Lima 06/03/2022

Perfeito ?
Fiquei meio apreensiva com pela leitura se passar em meio a segunda guerra e eu não estou muito habituada a esse tipo de leitura, mas confesso que não foi nenhum empecilho e a leitura fluiu deliciosamente.. amei demais!! Super recomendo a leitura ??

lais 04/03/2022

Livro e muito bom gostei muito do casal eles tem bastante química e são muito fofos, amo os livro da Agatha Christie.

Maria12094 02/03/2022

Acho que foi mais um bom livro da Gata Triste nada surpreendente mas bom. Eu achei o meio bemmm chatinho ent isso pesou bastante. Os personagens mais uma vez são muuuuito maravilhosos e bem desenvolvidos e a resolução de tudo foi maravilhosa eu aceitei em partes mas nada previsível

belligna 28/02/2022

Gosto bastante dos personagens Tommy e Tuppence! Foi muito legal ver eles agora mais velhos. Toda a ambientação na Segunda Guerra foi bem interessante também. Não gostei tanto do desfecho, achei algumas partes um pouco cansativas, apesar de ser um livro curto, mas não foi uma experiência ruim. +1 da gata pra conta!

wtfclara 17/02/2022

surpreendente
Essa é a versão reduzida, com menos de 200 páginas. Agatha sendo brilhante no desenvolvimento! Não me senti sobrecarrega tentando lembrar os nomes dos personagens, ao contrário de outros livros. "M ou N?" é cheio de reviravoltas, você acredita que desvendou o caso, mas não imagina o que realmente está por trás. Mistério para devorar, sem dúvidas um dos meus favoritos até agora!

Rafaela Mattos 17/02/2022

Deveras interessante
O livro tem uma história muito interessante, bem criativa e bem precisa(Agatha Christie, obviamente). Apesar da história ser muito interessante e cheia de reviravoltas e mistério, ela é um tanto quanto cansativa, pois existem muitos personagens e o linguajar um pouco mais difícil, já que é um livro mais antigo e que se passa na Segunda Guerra. De qualquer forma, o livro é muito bom e, se você tiver o mínimo de interesse, sugiro que adicione à sua lista de futuros livros.

Giufreitaas 15/02/2022

Tommy e Tupence nunca deixa de nos entreter.
Depois de dois livros bons, mas não tão bons assim da Agatha, "M ou N'? foi uma leitura maravilhosa, que eu amei demais. Eu sempre apreciei, demasiadamente, os livros da autora de espionagem e contra espionagem, principalmente com um casal de personagens principais. Na minha opinião, toda a questão de eles estarem mais velhos e levando uma vida de casados pós filhos saírem de casa foi fofo e deu um ar cômico na dinâmica dos dois, com ainda mais cumplicidade e respeito recíproco. Além disso, o fato de a Tuppence nunca ficar e segundo plano e ser, a todo momento, considerada uma igual diante da personagem do marido sempre me alegrou, já que é comum em livros, nos quais o foco está em um casal, um indivíduo (geralmente, o homem em casos de casais heterossexuais) tem maior protagonismo do que o outro, então é um ponto muito positivo o equilíbrio do livro.
Recomendo ler em ordem os livros nos quais os dois são os detetives, é lindo ver a relação crescer de amigos a um casal bem estabelecido e satisfeito com o casamento.

Larissa.Ramos 12/02/2022

Embora a leitura não envolva nenhum dos nossos detetives favoritos de Ágatha , tem toda uma história de guerra contra Alemanha ,serviço secreto e pistas , muito envolvente