M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/07/2018

Em Plena Segunda Guerra
Tommy e Tupppence Beresford formam um simpático casal e são protagonistas de cinco romances da "Rainha do Crime". Um ponto interessante e inovador para a época é possível acompanhar o envelhecimento dos dois.

Esse é o terceiro episódio e eles aparecem na meia-idade, em plena Segunda Guerra, inclusive, o volume foi publicado em 1941, durante o confronto. O casal está envolvido numa perigosa missão na tentativa de impedir a invasão alemã em solo britânico, enfrentando uma bem articulada rede de espionagem inimiga, montada numa pacata cidadezinha litorânea.

O ponto alto da narrativa é a intrincada galeria de personagens, retratando alguns tipos bem misteriosos e até mesmo carismáticos. Tuppence, como sempre, está impagável, dona de um irônico humor nos momentos mais tensos, ela deve ter algum parentesco com Myron Bolitar, célebre protagonista de Harlan Coben... Porém, quem realmente rouba a cena é a pequena Beth Spot, uma encantadora garotinha de dois anos, que é a chave para a solução do mistério, portanto, olho nela...

Esse livro não está na lista dos mais famosos da autora, contudo, chama atenção por apresentar o desabafo de Mrs. Christie contra a hipocrisia da guerra. Vale conferir.

Ia esquecendo, para quem quiser acompanhar os outros casos da dupla, a estreia acontece em "O Inimigo Secreto", desta vez durante a Primeira Guerra, em seguida, vem ?Sócios no Crime" e os últimos, "Um Pressentimento Funesto" e "Portal do Destino" em que eles aparecem bem velhinhos. Cinco estrelas!

Caio 05/03/2023

Agatha e espionagem
É uma história razoável, não é muito surpreendente mas tbm tá longe de ser ruim. Tuppence e Tommy é um casal interessante, mas a história foi meio lenta do decorrer do livro e o final é inesperado mas achei meio desconexo.

Zerby 07/03/2023

Ah
Li com a bunda, porém mesmo assim me prendeu um pouco, gostei mto dos personagens, mas nn vi nenhuma indicação de quem era os espiões, ai me desanimou?

@estantedamolina 05/06/2020

Perfeito, zero defeitos. Agatha Cristhe manja demais dos paranauê

imgiazevedo 01/02/2023

Eu estava achando esse livro bem fluido, mas isso é só porque ele é bem curto. Pra mim, a resolução do caso pareceu muito "intuitiva", sendo simples pra personagem principal. Esse é, definitivamente, o pior livro que li da Agatha até hoje.

Abelha Atarefada 18/01/2023

Até então, nunca tinha lido um livro da Agatha Christie que fosse protagonizado por Tommy e Tuppence. Mas, agora que isso mudou, posso afirmar que me apeguei completamente à essa maravilhosa e perspicaz dupla, a qual reforçou ainda mais a habilidade da autora ao criar detetives marcantes e super talentosos.
O desfecho por si só já é incrível, mas o que me manteve entretida na leitura do início ao fim foi a presença contínua de acontecimentos misteriosos e a narrativa divertida que foi utilizada para abordá-los. Em nenhum momento achei a história parada, muito pelo contrário. O desempenho do casal na investigação foi muito cativante, contendo pistas confusas que os atormentavam, personagens com índoles duvidosas e até mesmo momentos de perigo desesperadores.
Eu amei este livro e não vejo a hora de conhecer outras aventuras de Tommy e Tuppence.

Rafa 22/06/2022

M ou N?
Os livros da Agatha são incríveis, amei todos que eu li até agora e pretendo ler muito mais. Amei a história desse, se passa na segunda guerra mundial (um evento que me interessa muito) e não tem os detetives presentes nos outros livros, são todos personagens novos. Eu adorei o final, principalmente porque acertei quem era M e N.

shaunalilo 15/01/2021

meio decepcionante pra um livro da Agatha, não me prendeu muito mas dá pra passar o tempo só não é tão bom se comparado a outros livros da autora

Nath 22/01/2021

??
Ah, Tommy e Tuppence são um casal incrível! Mais um mistério dos dois, onde brilharam lindamente!

Ana Antoun 29/01/2021

Devo admitir que não dei muito para o livro no início, mas a história é cativante. A leitura é rápida e gostosa, e o final muito bom.

Vem pra Nárnia 06/02/2021

Fascinante!
Olá narnianos! Essa resenha é super especial pois traz um livro da minha escritora preferida!
Ainda não tinha lido nenhuma das 5 histórias publicadas desse casal de detetives fabulosos, Tomy e Tuppence ? confesso que eles já ganharam o meu coração!
Livro se passa durante a 2 guerra mundial e foi escrito pela a autora durante a própria guerra e eu achei isso fascinante! A tensão está no ar
Os detetives já são maduros e têm dois filhos adultos, eles já percebem o peso da idade por não serem mais contratados para as missões.
Quando aparece uma oportunidade, eles ficam muito empolgados e a agarram de imediato, mesmo que de início, o convite tenha sido apenas para Tomy, Tuppence dá um jeitinho de ser incluída no caso (amei essa personagem kkk)
Eles são muito inteligentes e corajosos para enfrentar qualquer desafio que encontram. Se infiltram como espiões para descobrir duas pessoas disfarçadas em uma pensão, trabalhando em favor da Alemanha.
São vários personagens que hospedam-se por lá, para tentarmos descobrir quem são essas duas pessoas: M ou N.
Existe uma tensão sobre uma suposta invasão da Alemanha na cidade.
A história também nos faz analisar sobre a época da guerra, seus conflitos e consequências, as famílias, mães sofridas, alemães que não eram a favor e eram deportados, tensão e medo.
Amei a Tuppence pq ela é muito esperta e o seu marido sabe que não consegue convencê-la a mudar de ideia e ficar em casa tricotando. Ela é uma mulher a frente de seu tempo e não suporta em ver as mulheres pacatas e que não têm opinião própria.
O livro tem um clima bem gostosinho de ler e a gente vai participando da história, sentindo-se também um espião, parceiro do casal.
Como o livro foi escrito durante a guerra, podemos refletir a realidade que a autora vivenciou, além disso, sabemos que ela alistou-se como voluntária nessa época, no exército da Cruz Vermelha, o que a fez ter mais vivência ainda sobre o assunto.
Enfim, eu só posso dizer que a história é extraordinária e não poderia ser menos do que isso, vindo dessa autora fantástica.
Leiam! Leiam!
Bjs e até mais!

Jack 06/02/2021

Um dos favoritos
Meu favorito do casal Thommy e Tuppense. O Casal já está mais velho e quando estavam dessistindo de arrumar um emprego um caso de espionagem aparece. Tuppense como sempre se mostra inteligente e corajosa, um pouco petulante, mas é esse seu jeito que a torna inspiradora. Super recomendo.

Lele 18/02/2023

M ou N?
Um suspense incrível em meio a 2º guerra mundial. Todos parecem suspeitos, mas tem sempre que aquele que vai te deixar com uma pulga atrás da orelha. O melhor do livro é que as pessoas da história menosprezam a mulher mas é ELA que consegue desvendar tudo no final. Claro que seu marido também ajuda mas acho que a protagonista desse livro foi a Tuppence. Tem um romance no meio eu uma criança super fofa. Aaaaa o final é
simplesmente esplêndido.