Gatos Guerreiros - Na Floresta

Resenhas - Na Floresta

Rafittha 01/04/2024

Gatos Guerreiros: Na Floresta
O Game of Thrones dos Chaninhos! kkk
Escrito por quatro autoras sobre o pseudônimo de Erin Hunter, o livro conta a história de um gatinho doméstico amarelo/avermelhado chamado ferrugem que, um belo dia, decide ir viver na floresta junto com os gatos selvagens do Clã Trovão. Ao juntar-se aos gatos selvagens, Ferrugem é, assim como todos os gatos ao longo do treinamento, batizado com um novo nome, passando a se chamar Pata de Fogo, tornando-se ao fim do treinamento de aprendiz, um guerreiro chamado Coração de fogo.

Ao longo da narrativa, é possível observar um grande amadurecimento do personagem principal. Após abandonar a vida de gato de gente (gato doméstico), Pata de fogo precisa aprender rapidamente a viver na floresta. Caçar para o clã e para si mesmo, torna a vida difícil porém estimulante para esse jovem gato. Por ser um forasteiro, acostumado com a mordomia e por carregar o cheiro dos duas pernas (seres humanos), o período de aceitação se prolonga, Pata de fogo precisa provar o seu valor antes de ser aceito como parte do Clã Trovão. Com isso, irá contar com o auxílio dos seus companheiros de treinamento, Pata Cinzenta e Pata Negra.

A história é muito leve, a escrita de Erin é simples e flui de forma natural. A cada capítulo, a curiosidade é instigada, de forma intrigante as autoras despertam um fascínio pela intrigante narrativa de uma organização social formada por clãs de gatos selvagens, lutando suas batalhas, vivenciando cenários políticos e sociais com uma complexidade, me arrisco a dizer, quase humanos. A construção da trajetória do herói, ao qual estamos tão familiarizados, torna a leitura ainda mais agradável.

Contudo, os nomes dos personagens e sua constante mudança, gera um certo incômodo. Torna-se difícil distinguir os personagens uns dos outros bem como associar cada um ao seu respectivo nome devido a quantidade de nomes parecidos e compostos de “Pata disso, Rabo daquilo”. Acredito que preservar o nome original bem como associar características físicas de forma mais simplificada teriam tornado a leitura mais agradável. Assim que se acostuma com o nome do personagem principal ele torna a muda de nome. A história apresenta personagens incríveis e com grande potencial, porém, falta, de certo modo, um aprofundamento em suas histórias. Os personagens tornam-se rasos e com pouca personalidade. Acredito que os anciãos bem como os guerreiros teriam boas histórias para contar, proporcionando mais profundidade para a narrativa.

Sobretudo, trata-se de um livro infantojuvenil com uma história cativante, cheia de mistérios e reviravoltas e de fácil leitura. Contudo, sem muito atributo literário. Recomendo, como primeiras experiências de leituras para jovens e adolescentes e para quem aprecia leituras leves e descontraídas.

site: https://www.instagram.com/professorrafael?igsh=MXIybXU1cG81ajhlYQ==

Luache 27/03/2024

Gatos
Livro infantojuvenil, sem maiores talentos literários, mas com uma história cativante, envolvente, com mistério e reviravoltas, em que o bem vence o mal. Excelente para crianças e pré adolescentes!

Mandis 24/03/2024

Perfeito!
Tô tão triste que acabou, já quero ler o próximo..
É uma história original, empolgante, bem contada, com uma narrativa boa, um bom ritmo.. É perfeito!
No começo demorei um pouco por questão de ter vários nomes..mas peguei o ritmo e fui com tudo..
O protagonista da história é um gato doméstico, que futuramente entra em um dos 4 clãs de gatos selvagens, se tornando um aprendiz, a gente acompanha as aventuras dele descobrindo esse novo mundo difícil que é ter que viver fora dos confortos de uma casa segura e quentinha.. Ao longo do livro vemos a evolução dele.. A famosa jornada do herói que tanto amo..
Bem, o livro acaba com uma futura aventura e pontas soltas que estou muito ansiosa para saber o desfecho.

matt ! 23/02/2024

Muito bom, mas sou suspeito por ser furry
Nunca achei que eu ia gostar tanto de um livro sobre gatos fazendo o que precisam para sobreviver na floresta enquanto se dividem em clãs e treinam para ser guerreiros e defender seu território, mas gostei muito!

Agora toda vez que eu olho pros meus gatos eu fico pensando se eles gostam de ser "gatinhos de gente" ou não.

Beatriz461 21/02/2024

Gatos Guerreiros na floresta me tirou da ressaca literária que eu fiquei 1 mês depois de ter terminado a trilogia de Jogos Vorazes. É uma leitura simples em 3 pessoa, com personagens cativantes, apesar de rasos (pelo menos por agora no primeiro livro), mas isso não nos tira o doce que é acompanhar o enredo junto do mistério e ação.

Catju 14/02/2024

Do Luxo ao Lixo ?
O livro fala sobre um gatinho doméstico chamado Ferrugem que decide largar a vida chique dele e se juntar a um Clã de gatos da floresta, e durante o livro ele vai se provando um grande guerreiro.
Eu acho muito engraçado porque esse livro conta basicamente a história de um gato rico e chique que vivia no luxo e resolveu ir morar no meio do mato akakkakakakaka, achei a construção do livro muito interessante a questão dos clãs, o nome dos gatos que vai mudando dependendo da posição que eles exercem, as ?leis? dos clãs e como tudo isso funciona, achei um livro bom e que entretém porém em alguns momentos achei meio parado, me irritei com a questão dos nomes dos gatos porque além de eles mudar de nome alguns tem nomes extremamente parecidos e de vez em quando eu me confundia entre eles, por exemplo o protagonista muda de nome duas vezes durante o livro. Ele começa se chamando Ferrugem daí vai pra Pata de Fogo e por fim Coração de Fogo (particularmente acho Ferrugem bem mais legal do que os outros akkakakakakka), tirando que temos uns 5 gatos chamados ?Pata de alguma coisa? porém eu fiz um esqueminha pra não me perder entre eles e vou explicar caso alguém esteja meio bugado em nomes como eu

Pata Negra (pata/cor)
Para Cinzenta (pata/cor)

Pata de Fogo (único diferente)

Pata de Areia (pata/pó)
Pata de Poeira (pata/pó)

não sei se vai dar pra entender mas basicamente os patas são ?interligados? O Cinza e o Preto que são ?cores? são amigos do Pata de Fogo que é o protagonista e a Areia e o Poeira que são ?pós? são meio que rivais deles.
Na minha cabeça fez sentido e foi o único jeito de eu não me perder entre os nomes talvez eu que seja meio desligado mas enfim tomara que ajude alguém akkakakakakakak.

neto.alcerino 30/01/2024

Li esse livro na escola (3x)
Comprei e li mais 2 vezes
Adoro essa história, só falta a disposição pra ler o restante kkkllk

Bea_B 02/12/2023

Adorei
O incio da melhor saga que já li, possui um universo extremamente criativo e inovador que nunca vi antes, e acompanha o ponto de vista do personagem principal de uma forma incrível, vendo ele deixar suas raízes de gatinho de gente e crescer no clã do trovão!

Helena.Bohn 29/10/2023

Li esse livro com uns 11 anos (hoje tenho 20) e lembro que na época fiquei simplesmente obcecada. Sempre amei gatos, em especial os laranjas, e foi um dos primeiros livros que li da biblioteca da escola.
Lembro que na época eu amei demais, queria fazer parte do universo e tudo, então não tenho coragem de dar menos de 4 estrelas e meia.

Yas 28/09/2023

Cativante!
A leitura de Gatos Guerreiros é tão leve e encantadora que deixa você envolvida do início ao fim da história. Um livro bem diferente de qualquer outro que eu já tenha lido. Nos deixa com vontade de ler a série inteira e acompanhar o desenvolvimento dos personagens. Ansiosa pelos próximos!

Victor Hugo 16/09/2023

O Game of Thrones dos Gatos
Agora que chamei sua atenção, vamos a resenha hahaha.

Apesar da brincadeira, esse livro me surpreendeu muito. Eu fiquei interessado nele lá em meados de 2018/19. Tentei ler na época mas eu tava totalmente fora de ritmo de leitura, mas cheguei a ler praticamente 50% da história. Abandonei, não por não estar gostando, e sim por não estar conseguindo aproveitar a leitura da forma como eu queria.

Anos se passaram, e agora eu tenho muito mais disciplina pra ler, e estou em um bom ano conseguindo ler bastante, inclusive desencalhando livros da minha estante e TBR. Então, aproveitando que a Storytel está publicando toda a série principal em áudio livro, peguei o primeiro pra reler e dar continuidade nessa jornada.

É importante dizer que esse, em muitos aspectos, é um livro infanto-juvenil. Então, eu não sou mais o público 100% alvo dessa história, e mesmo assim eu consegui me divertir demaaais. É um livro rápido, fluido mas que ao mesmo tempo traz uma fantasia muito bem construída. A forma como cada clã tem sua organização, hierarquia e definições clara, é muito interessante. O mapa, a divisão de territórios, é tudo muito palpável.

Pata de Fogo é um protagonista legal. Mas o mood ?Good Vibes? do Pata Cinzenta me conquista hahaha. Mas gosto do protagonista, acho que a jornada dele sustenta bem a história.

Apesar da brincadeira, nós realmente vemos personagens morrerem, e isso faz não só com que nos sintamos tristes, como também possamos refletir que se essa é a realidade dos gatos de rua, é realmente complicado.
Estrela Azul é de longe a minha personagem favorita. ??

Só teve uma coisa que eu não gostei, que foi no ápice da batalha final, Pata de Fogo teve uma escolha tirada dele. E isso só aconteceu pq a autora claramente não queria que ele cruzasse aquela linha. Talvez por ele ser meio jovem ainda? Talvez! Mas achei que foi muito ?conveniente?. Mas fora isso foi uma excelente experiência.

Se eu tivesse lido isso na idade certa, ou se tivéssemos essa história adaptada em outra mídia (como uma animação), acho que isso quebraria um o preconceito que Hollywood fez que tivéssemos com os Gatos. Pois nos veríamos torcendo e imersos em uma trama onde eles são os mocinhos. Mas ainda bem que os Felinos estão tendo mais espaço nas casas das pessoas nos dias de hoje ??

Belizário 14/09/2023

Um infatojuvenil de respeito
Li o livro quando era mais novo, hoje reli e a experiência foi quase tão boa quanto a primeira vez. A leitura é fluida e tranquila. Tem um bom desenvolvimentos e bons momentos de ação.
Recomendo!

Carolina 07/09/2023

Muito bom!!!
O livro "Na Floresta" é escrito pelo autor Erin Hunter que conta sobre um gato doméstico que decide ir a floresta caçar. Lá ele encontrou gatos selvagens do clã do trovão que convidaram-o a se juntar a eles. Ele aceitou o convite e a partir daí sua vida mudou completamente. Achei o livro emocionante porque ao decorrer da estória há alguns acontecimentos trágicos. Também me envolveu bastante com os personagens, que agora tem um lugarzinho no meu coração ??. Por isso, com certeza quero ler mais livros dessa coleção, recomendo para pessoas que gostam de aventura e ação.

Dyovana Ellen 06/09/2023

Surpreendente...
Ganhei esse livro do meu namorado no nosso primeiro encontro, e demorou um ano e uns dois meses para eu ler. Julguei kkk e julguei muito mais quando comecei a ler e me surpreendeu muito. Tornou tbm um favorito e a leitura dele é muito maravilhosa. É uma leitura leve e fluida e gostosa de se ler, ri muito kkk e gostei bastante e pretendo continuar a leitura da série. Recomendo kkk e fica aquela frase cliche kkk nunca julgue um livro por sua capa kkk por mais que ele tenha um gato já capa kkkkk