O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Juliane.Andrade 23/01/2023

Uma história emocionante
Ao acompanhar Valerie em sua busca por saber quem é de fato, passamos por um enredo cheio de segredos, medo, traição, angústias, dúvidas, descobertas, tristeza, História, reconciliações, romance, sobrevivência, amor, superação, aceitação, recomeços e esperança, essas são as palavras que retratam esse livro.

Apesar dos acontecimentos fortes ocorridos, a história te conforta em alguns momentos, trazendo uma suavidade durante a leitura, o que faz com que o leitor não sofra muito.

masdworld 22/01/2023

Um livro "Ok".
Com três perspectivas diferentes, a autora nos mostra como foi viver em uma guerra.

Em vários momentos eu pensei em desistir deste livro por achar ele confuso, mas ao ler ele com mais calma (e ainda achar ele confuso) foi um livro que me emocionou, me tirou algumas risadas e me fez apaixonar por Vincent Dupont, o melhor personagem deste livro.

A escrita da autora me confundiu em vários momentos, foi as perspectivas de 1940 e 1962 que me deixou perdido em alguns momentos desta história, a escrita confesso, nao me cativou muito.

Mas do mais é um livro ok, indiferente, é um livro que talvez eu releia no futuro? Não sei, mas achei ele bem ok.

Gaby 22/01/2023

Sinopse mais resenha
"Em 1962, Valerie é uma jovem com um passado misterioso. Ela foi resgatada pela tia da França pós-ocupação nazista quando era bem pequena e criada na Inglaterra. Até recentemente, Valerie acreditava que não tinha mais nenhum parente vivo além da tia. Mas, quando descobre que o avô ainda está vivo e buscando uma ajudante para sua livraria em Paris, Valerie decide deixar a Inglaterra e ir conhecê-lo.
Com um nome e história falsa, ela se emprega na livraria e entre discussões sobre literatura, tenta descobrir que tipo de homem o avô é. E porque ele não quis criá-la na França. Assim, através de relatos, cartas e diários, Valerie é transportada para Paris de 1940, na qual sua jovem mãe tenta sobreviver a ocupação nazista e encontrar o seu lugar no mundo. Em meio a essa jornada de descoberta, Valerie também lida com Freddy, sua vizinho e paixão de longa data."

O livro é um romance gostoso de época, se passa em três tempo a atualidade a década de 60 e a de 40; gostei muito como a autora conseguiu passar de uma década para outra tão natural, em vários momentos me coloquei no lugar da personagem e pensei "Como eu agiria com a ideia do meu país ser invadido por nazista na década de 40?" Fiquei muito pensativa ainda mais com a nota da autora no final do livro. uma coisa que eu fiquei apaixonada foi nas inúmeras citações e menções literárias e na forma do avô de Valerie agia dentro da livraria com os clientes, o senhor Dupont foi um personagem muito bem inscrito e carismático. Mesmo sendo uma história previsível acredito que vale a pena ler!

Berê 18/01/2023

Esperava mais...
Escutei o audiobook e foi mais rápido ainda de terminar, escutei em uma tarde enquanto trabalhava em algumas coisas em casa, o que foi excelente.
Mas eu tinha criado uma ideia do livro totalmente diferente na minha cabeça, não tinha lido nenhuma sinopse, o título me chamou a atenção e por algum motivo eu achei que teriam elementos mágicos, sei lá...
Não acontece muita coisa, não me apaguei a nenhum personagem, não sei se isso aconteceu pela narrativa acontecer com alguém narrando os fatos, ou porque foi audiobook...
Apesar disso foi um bom livro para passar a tarde, o segredo não me surpreendeu, foi algo esperado, mas no geral foi bom, até porque se eu não tivesse gostado de nada eu teria abandonado... mas acho que eu que fui com a cabeça achando que encontraria um coisa e foi totalmente diferente o que me frustrou um pouco....

laulau 18/01/2023

Emocionante
"O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra?.
Esse livro com certeza deixou uma marca imensa no meu coração, não consegui deixar de ler sobre essa história, e aprendi que tudo varia de acordo com o tempo. Uma estória triste, emocionante e sobre amor. O velho dupont me cativou mt e a história de sua filha me arrancou mas lágrimas.

Gabriella.Steinbac 15/01/2023

Leitura rápida e envolvente
Premissas que envolvem Segunda Guerra Mundial sempre me cativam. Esse livro fez jus ao meu interesse pela temática.

A autora escreve de uma forma bem fluída, com doses moderadas de detalhes (o que pra mim é muito importante, pois não gosto de narrativas que demoram pra se desenrolar).

A trama é bem construída, mesmo tendo uma contextualização histórica marcante. As personagens são interessantes e não tão complexas de se entender.

É uma leitura que super indico, 200 páginas que li tão rápido que nem vi o tempo passar :)

Ana 15/01/2023

Cicatrizes
Como historiadora, é sempre muito gostoso mergulhar em histórias que se passam dentro de um evento histórico. Achei incrível a contextualização que a autora faz, tanto da década de 1960 em Paris, quanto da Ocupação durante a Segunda Guerra Mundial.

Não é um livro de romance, embora exista isso na trama. É um livro sobre como o ser humano pode ser horrível e como temos que fazer coisas absurdas para tentar lidar com isso.

Gostei da escrita da autora, flui muito bem. A alternância de passado e presente também é algo que torna a leitura leve e instigante.

Raianna 12/01/2023

Um romance durante a segunda guerra
A narrativa é boa e fluída. O romance passa durante a segunda grande guerra. Embora a autora toque assuntos importantes, não foi dado a devida importância para uma abordagem maior. Não achei que o final foi bem construído.

Manu 09/01/2023

Que livro lindo!
Último livro que li em 2022 e fiquei totalmente envolvida com a história. Os fatos, a narrativa passado/presente, a construção da protagonista... até mesmo por não ter focado tanto no romance. Tudo isso me encantou demais. Virou um dos favoritos. Lindo lindo!

Patricia.Rosa 04/01/2023

Romance gostoso de ler...
Em uma viagem de trem Valerie conta a Annie a história de sua vida, segredos que foi desvendado ao retornar a Paris e compunham as peças que estavam faltando para que sua vida fizesse sentido.
Uma história de amor em plena 2a guerra mundial , que dá ao leitor aquela vontade de que tudo dê certo no final.

B. França 04/01/2023

Me senti como se realmente vivesse durante o período da Segunda Guerra. Os sentimentos de cada personagem, Paris como cenário central, parece que realmente tava lá.
Leitura fácil, final emocionante, vale a pena a leitura!

Luciana 01/05/2023minha estante
Concordo com você, a relação da Valerie com o namorado foi forçada, eles se declararam e logo trancaram loucamente pra ter o timing de ela saber da gravidez bem no momento do desfecho da história com o avô

Myka 06/05/2023minha estante
É muito corrido e ele não faz tanta diferença assim, serve apenas pra ela ter uma pessoa fora daquele núcleo pra contar as coisas.

*Day* 31/12/2022

INICIO QUE PRENDE

Apesar dos capítulos serem intercalados entre presente e passado, é bom e envolvente de um jeito que te prende do início ao fim.

Alguns recortes do livro:
“A função não paga muito bem, mas tem um quarto com uma chaleira.”

"“Ela morreu por nada”, disse, olhando para o chão. “Arriscou tudo... e era só uma armação.” Quis explodir de raiva, gritar, achar os restos mortais de Valter Kroeling e esfacelá-los. Dupont agarrou sua mão e a apertou. “Não, não foi por nada. Ela foi enganada sim, mas, se fosse verdade, poderia ter mudado o destino da guerra. Quando nos arriscamos, quando decidimos fazer a coisa certa, não sabemos se vai funcionar ou não; simplesmente temos que seguir em frente, fazer o que nos pedem. Ela foi corajosa, e isso jamais lhe poderá ser negado. No fim, foi assim que vencemos a guerra: correndo esses riscos. Como seu pai fez quando salvou Clotilde. Ele poderia ter sido morto se descobrissem.”

Um livro belo e envolvente! Amei cada minutinho e não consegui largar até terminar ^_^

Laura Tonini 31/12/2022

Uma delícia
Amei ler esse livro. Escrita fluída, personagens maravilhosos, história linda e emocionante.
Me surpreendi!