O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

Aline J 31/12/2022

É tipo enjoativo de ler
A história é legalzinha, eu gosto muito de ler livros com histórias assim, envolvendo a guerra, etc...
Maaaas, não curti a escrita dele. A escritora entra com os detalhes da história de forma muito artificial, parece que ela cumpre o beabá de como descrever detalhes, não fica natural.

Então o livro começa a fica enjoativo.

Mas a história é bonita, e triste tbm!!!

Priscila.Coruzzi 30/12/2022

Eu queria muito ler este livro desde que vi uma amiga minha indicando e quando ví que iriamos ler no Clube de leitura das Amigas fiquei muito empolgada.
É um livro curto, que nos prende desde a primeira página e que o que não falta é emoção. Ri e chorei muito.
O livro vai nos trazer a história de Valerie, uma moça que sempre acreditou que toda sua família havia sido morta em Paris durante a segunda guerra mundial, e que aos 20 anos acaba descobrindo que seu avô materno esta vivo, e é dono de uma livraria em Paris, ele é um velho solitário e muito ranzinza e seu nome é Vicent Dupond.
Então quando ela vê uma oportunidade de ir trabalhar na livraria de seu avô ela não pensa duas vezes, larga tudo, vai para Paris em busca de descobrir tudo sobre seu passado e o porquê de seu avô não ter ficado com ela, ou almenos procurá-la após o término da guerra e saber o que aconteceu com seus pais.
O segredo da livraria de Paris atendeu todas as minhas expectativas.
Eu gosto muito de histórias que se passam durante a segunda guerra, e ir com Valerie e descobrir tudo que aconteceu com seus pais, saber todas as atrocidades da guerra, sentir junto com ela todas as emoções é fantástico.
Amei o cenário da livraria, as rabugices e comentários sarcásticos do Sr. Dupond sobre algumas obras, e é claro a querida Clotilde que abrilhantou a obra como a melhor amiga de Meirelle e fez parte da resistência francesa, e que depois de toda a tragédia foi a melhor amiga e companheira do Sr. Dupond.
A escrita é super envolvente, com capítulos alternados entre 1940 e 1960, capítulos curtos, o que tornou a leitura leve e muito fluida.
O final é maravilhosos e me arrancou muitas lágrimas e me fez pensar muito sobre algo que eu nunca havia pensado quando se fala sobre a segunda guerra, os filhos de mulheres que durante a segunda guerra tiveram envolvimento com os alemães nazistas, que muitas vezes eram obrigadas a se relacionar com eles ou mesmo violentadas e que, como consequência disso tiveram bebês e no pós guerra foram descriminadas e julgadas em seu próprio país. Além de cidadãos alemães que estavam na guerra obrigados e não compactuavam com as atrocidades nazistas.

Paula A. C. 29/12/2022

Gostei bastante deste livro, que mostra diferentes consequências da ocupação alemã na França durante a guerra.

Su 28/12/2022

Emocionante!
"O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra."

O segredo da livraria de Paris conta a história de Valerie, uma francesa que foi enviada para Londres quando ainda era criança na época da Segunda Guerra Mundial. Ela passou a vida toda imaginando que todos da sua família haviam morrido, e que a única pessoa restante era sua tia Amelie, com quem vivia na Inglaterra.

Ao completar vinte anos, sua tia conta que existe um familiar de Valerie que ainda está vivo e que é o seu avô. Ao saber que ele é o único parente capaz de responder as perguntas que ela passou toda a vida se fazendo, ela sente necessidade de conhecê-lo. Mas sua tia a alerta de que ele é uma pessoa difícil de lidar e que ela pode se decepcionar com a verdade.

Por coincidência, ela acaba vendo que existe uma vaga de bibliotecária disponível na livraria do avô e decide se candidatar usando um nome falso. E é nesse momento que ela decide deixar Londres e ir em busca da verdade do que aconteceu com sua família e saber mais sobre sua mãe.

Esse é um livro lindo e emocionante que mostra um pouco sobre como foi a ocupação em Paris, como os franceses passaram a lidar com os soldados nazistas invadindo seu território. Mostra as dificuldades deles, os medos e a luta diária para continuar sobrevivendo em meio ao caos.

A narrativa do livro fica alternando entre duas fases do passado. O momento em que Valerie vai até a França para conhecer o avô, e também o período em que a mãe dela ainda estava viva durante a ocupação. E no decorrer da história, o passado e as respostas vão vindo à tona e é muito interessante saber mais sobre os segredos da família de Valerie e se emocionar junto com ela a cada nova descoberta.

Esse foi um livro que apesar de curto possui uma carga emocional enorme. Inclusive até mesmo a nota que a autora inseriu no final conseguiu me emocionar, e me fez pensar que apesar da história ser de ficção, ela realmente aconteceu na vida de pessoas reais.

Gleiciane 24/12/2022

Curto e intenso
O livro é curtinho mas consegue se aprofundar bem na história alternando entre épocas diferentes e demonstrando grande parte da dificuldade vivida durante a ocupação nazista.
Amei!! Recomendo.

leticmb 22/12/2022

um livro curto e rapido de ler com uma leitura dinâmica e gostosinha. do meio p final foi me prendendo mais e mais q n larguei ate terminar, tanto é q li em apenas um dia. gostei mt!!

Camila | @abismos.literarios 21/12/2022

(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Aos três anos de idade, Valerie foi levada de Paris para Londres por uma tia a pedido de seu avô, que queria tira-lá do cenário horrível da Segunda Guerra Mundial. Somente quando chega a idade adulta ela descobre que seu avô ainda está vivo e, aos vinte anos, Valerie quer encontrar a parte de sua família que ainda está viva. Para isso, ela se candidata a uma vaga de emprego na livraria dele, com um nome falso e com uma história que o fará convencer, pois, sendo ele seu único parente vivo, apenas ele poderá dizer o que aconteceu com seus pais e por que ele permitiu que ela fosse levada para longe, sem nenhum contato ao longo dos anos.

Entre as descobertas do passado, Valerie vai conseguir entender por que seu avô tomou tal decisão? E se ele descobrir quem ela é, o que vai acontecer? Ao descobrir a história de sua mãe, ter algumas das respostas que tanto lhe eram esperadas, Valerie vai conseguir seguir em frente?

"Muitos homens não percebem depois de travar todas essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra."

Aos poucos, as lembranças e os acontecimentos vão chegando e nos assombrando, afinal, é impossível não ficar horrorizada diante de tal cenário e as consequências dessa guerra, que até hoje se faz presente.

"Da noite para o dia, já não éramos cidadãos, mas espectadores, assistindo enquanto os invasores se apossavam de tudo, impondo suas regras, tomando nossas casas, nossa comida... racionando o que antes era nosso."

Aqui teremos um romance histórico que se passa na França durante a segunda guerra mundial, com um desenvolvimento sensível e emocionante, retratando uma parte da história dura e repleta de angústias, além de personagens incríveis, fortes e determinados. Em meio ao desenrolar da trama principal, podemos observar como foi a invasão nazista, como esta atingiu o comércio, a sociedade e, ainda, a situação das mulheres e como elas eram tratadas pelos militares. Certamente é uma leitura que me marcou demais e que adorei ter conhecido.

site: https://www.instagram.com/p/CmbuVs2rwsD/

Sara - @um_livro_por_ai 20/12/2022

O segredo da livraria de Paris
?O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra.?

Duda 19/12/2022

5 ?? FAVORITADO E GUARDADO NO CORAÇÃO
Estou em prantos com o final desse livro, queria páginas e mais páginas pra acompanhar a vida da Valerie e sua família! Foi tão lindo, tão verdadeiro e tão sofrido ao mesmo tempo, que em um capítulo chorava de emoção e no outro de tristeza.
Esse livro foi muito especial, conquistou meu coração e entrou pro top 5 do ano fácil ??

?O que muitos homens não perceberam depois de travarem todas essas guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra?.

Jane.Mello 19/12/2022

Leitura que prende...
Um romance como tema um dos assuntos que mais gosto de ler, segunda guerra mundial...

Apesar de ser baseado em fatos da guerra, vemos muito do que realmente aconteceu em meio ao caos da destruição que foi tal atrocidades...

No meio a tudo isso Valerie se viu separada de sua família, cresceu e decidiu ir atrás de verdades sobre suas origens...

Leitura fácil e dinâmica ...

? Quote ?
"Muitos homens não percebem depois de travar todas essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra"

Marilia 15/12/2022

O segredo da livraria de Paris
Não eu nunca me canso de livros que se passam em Paris , que tem como foco livrarias e que abordam a segunda guerra mundial seja de maneira mais enfática ou mais suave. E esse assim como todos os outros não me decepcionou. Aparentemente embora as histórias sejam estruturalmente iguais, os sentimento em relação a tudo aquilo que aconteceu se renova em cada livro que leio. O mais assustador é que não é um passado distante. As vítimas ainda estão por aí, com suas cicatrizes e traumas .

laurencfav 12/12/2022

O segredo da livraria de Paris
Gostei bastante, só não foi aquele livro que eu ficava com vontade de ler o tempo todo, tanto que, por ser um livro curto, eu achei que leria mais rápido.
Mas mais ou menos da metade pro final fica muito interessante (e triste), o final é muito bom!

Gabriela3420 08/12/2022

O segredo da livraria de Paris
"O Segredo da Livraria de Paris" é um romance sobre memória, resistência e as consequências duradouras de uma guerra. Valerie tem poucas lembranças de sua infância pois teve que sair de Paris, então ocupada pelos nazistas durante a 2º Guerra Mundial, e acreditou até os 20 anos de idade que toda a sua família biológica tinha morrido no conflito. Quando ela descobre a existência do seu avô, um dono de livraria extremamente ranzinza chamado Vincent Dupont, não pensa duas vezes e vai a Paris para descobrir os segredos de suas origens.
O livro não se propõe a fazer uma análise profunda sobre o período em que Paris esteve ocupada, este é apenas o contexto histórico, por isso considero o livro como um romance de entretenimento. Nesse sentido, os personagens são rasos e algumas situações previsíveis.
Minha experiência de leitura foi muito boa, gostei muito do cenário da livraria, das referências literárias, dos comentários ácidos de Dupont sobre a Inglaterra e principalmente da personagem Clotilde, que durante a guerra fez parte da resistência francesa. A escrita é muito fluida, alterna entre a década de 1940 e 60, os capítulos são curtos, o que torna o livro bastante envolvente. O final é ao mesmo tempo de deixar o coração quentinho e trágico, como tendem a ser a maioria dos livros sobre a 2º Guerra Mundial