Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

Giu Aguiar 19/12/2023

Carta antiga e inteligente
O filósofo Epicuro nasceu em 341 a. C. e foi ele quem teorizou o pensamento epicurista. Aqui, na introdução, temos uma cronologia de sua vida, com suas ideias, discípulos, comparações das teorias de Demócrito e a doutrina em sua carta.

Epicuro almeja alcançar a ?saúde do espírito?, e o objetivo de sua carta é tornar o homem feliz, citando os ensinamentos para se ter a mais completa felicidade, e ?se sentir como um Deus imortal?.

A edição, apesar de pequena, é linda. Há textura na capa, escritos gregos na orelha e a carta escrita no original em grego e em português. Eu só teria mantido o ?a. C.? se tratando dos anos.

No geral, eu amei. Um livro tão pequeno, mas tanto a se falar. A Grécia antiga é um assunto que amo explorar e estudar, então foi um belo agrado ao ler.

Leo 22/07/2020

Curto, mas absurdamente profundo
Impressionante como Epicuro conseguiu atingir tamanha profundidade em pouquíssimas palavras. É um livro para ler e reler várias vezes por semana.

MAJU 16/08/2020

"A morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos." - Epicuro

Saturny 29/03/2021

Alta aplicabilidade na vida
Decidi iniciar uma imersão na filosofia e não poderia ter começado por um caminho melhor, como ele mesmo diz:

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde de espírito."

Poucas páginas com um conteúdo capaz de mudar diversas perspectivas da nossa vida. Recomendo para todos.

Marília Medeiros 23/05/2021

Considerações:
?O sábio, porém nem desdenha viver, nem teme deixar de viver, para ele, viver não é um fardo e não viver não é um mal?.

?Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais?.

Lud 30/05/2021

Epicuro nasceu em 341 a. C. , na ilha grega de samos, mas sempre ostentou a cidadania ateniense herdada do pai emigrante. Em samos, ele passou a infância e a juventude iniciando os estudos de filosofia com o acadêmico pânfilo, filósofo platônico cujas lições seguiu dos 14 aos 18 anos......

Um livro bem rapidinho de ler que te faz pensar muito sobre a vida é os seu conceitos de vida e morte.

Saamiya 07/09/2020

Pra quem quer se aprofundar numa reflexão incrível
Amei o teor do livro. Altas leituras bem mindblowing. Pra quem curte essas análises e leituras filosóficas, ou até pra quem simplesmente quer uma leitura diferenciada e analítica/profunda, acho essencial e que muito tem a acrescentar.

Leonardo88 19/06/2021

Estoico
Simples como a própria doutrina estóica mas fundamental para uma vida ,simples mas feliz!

Vivi 10/11/2020

Como apreciar e aproveitar a felicidade

Bruno Marcolino 15/02/2020

Carta sobre a felicidade
Um tratado sobre divindade, morte, prazeres, e destino. Muito bom.

Ricardo 18/06/2019

Livro simples no sentido antigo do termo.
O livro é bem simples, porém descreve a síntese do pensamento epicurista. Principalmente, sobre as concepções erradas que atribuem a Epicuro um hedonismo como satisfação dos desejos. Pelo contrário, para Epicuro o prazer era a busca de uma vida que regrasse os desejos, pois estes trazem a inquietação da alma.

Lucas 08/01/2023

Esplêndido?
Wow, ?Tudo que é natural é fácil de conseguir, difícil é tudo que é inútil?.
Creio ser um livro para ler de tempos em tempos, tendo objetivo de relembrar sobre algumas coisas que passam despercebidas aos nossos olhos.
Leitura pequena porém não desnecessária!

amaylsilva 27/08/2016

Uma ode a alegria de viver
Nessa breve carta de Epicuro a seu amigo Meneceu, ele vai falar sobre diversos assuntos que assombram o homem. A felicidade, a morte, o desejo, as paixões. E mais que simples conceitos apresentados, ele nos ensina que não devemos temer o desconhecido. Que não devemos desejar o que não nos faz bem. Que a felicidade está nas coisas e nos prazeres mais simples da vida.