Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro




Resenhas - Carta sobre a felicidade


104 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Giu Aguiar 19/12/2023

Carta antiga e inteligente
O filósofo Epicuro nasceu em 341 a. C. e foi ele quem teorizou o pensamento epicurista. Aqui, na introdução, temos uma cronologia de sua vida, com suas ideias, discípulos, comparações das teorias de Demócrito e a doutrina em sua carta.

Epicuro almeja alcançar a ?saúde do espírito?, e o objetivo de sua carta é tornar o homem feliz, citando os ensinamentos para se ter a mais completa felicidade, e ?se sentir como um Deus imortal?.

A edição, apesar de pequena, é linda. Há textura na capa, escritos gregos na orelha e a carta escrita no original em grego e em português. Eu só teria mantido o ?a. C.? se tratando dos anos.

No geral, eu amei. Um livro tão pequeno, mas tanto a se falar. A Grécia antiga é um assunto que amo explorar e estudar, então foi um belo agrado ao ler.
comentários(0)comente



Leo 22/07/2020

Curto, mas absurdamente profundo
Impressionante como Epicuro conseguiu atingir tamanha profundidade em pouquíssimas palavras. É um livro para ler e reler várias vezes por semana.
comentários(0)comente



MAJU 16/08/2020

"A morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos." - Epicuro
comentários(0)comente



Saturny 29/03/2021

Alta aplicabilidade na vida
Decidi iniciar uma imersão na filosofia e não poderia ter começado por um caminho melhor, como ele mesmo diz:

"Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde de espírito."

Poucas páginas com um conteúdo capaz de mudar diversas perspectivas da nossa vida. Recomendo para todos.
comentários(0)comente



Marília Medeiros 23/05/2021

Considerações:
?O sábio, porém nem desdenha viver, nem teme deixar de viver, para ele, viver não é um fardo e não viver não é um mal?.


?Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais?.
comentários(0)comente



Lud 30/05/2021

Epicuro nasceu em 341 a. C. , na ilha grega de samos, mas sempre ostentou a cidadania ateniense herdada do pai emigrante. Em samos, ele passou a infância e a juventude iniciando os estudos de filosofia com o acadêmico pânfilo, filósofo platônico cujas lições seguiu dos 14 aos 18 anos......

Um livro bem rapidinho de ler que te faz pensar muito sobre a vida é os seu conceitos de vida e morte.
comentários(0)comente



Saamiya 07/09/2020

Pra quem quer se aprofundar numa reflexão incrível
Amei o teor do livro. Altas leituras bem mindblowing. Pra quem curte essas análises e leituras filosóficas, ou até pra quem simplesmente quer uma leitura diferenciada e analítica/profunda, acho essencial e que muito tem a acrescentar.
comentários(0)comente



Leonardo88 19/06/2021

Estoico
Simples como a própria doutrina estóica mas fundamental para uma vida ,simples mas feliz!
comentários(0)comente



Vivi 10/11/2020

Como apreciar e aproveitar a felicidade
comentários(0)comente



Bruno Marcolino 15/02/2020

Carta sobre a felicidade
Um tratado sobre divindade, morte, prazeres, e destino. Muito bom.
comentários(0)comente



Ricardo 18/06/2019

Livro simples no sentido antigo do termo.
O livro é bem simples, porém descreve a síntese do pensamento epicurista. Principalmente, sobre as concepções erradas que atribuem a Epicuro um hedonismo como satisfação dos desejos. Pelo contrário, para Epicuro o prazer era a busca de uma vida que regrasse os desejos, pois estes trazem a inquietação da alma.
comentários(0)comente



Lucas 08/01/2023

Esplêndido?
Wow, ?Tudo que é natural é fácil de conseguir, difícil é tudo que é inútil?.
Creio ser um livro para ler de tempos em tempos, tendo objetivo de relembrar sobre algumas coisas que passam despercebidas aos nossos olhos.
Leitura pequena porém não desnecessária!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



amaylsilva 27/08/2016

Uma ode a alegria de viver
Nessa breve carta de Epicuro a seu amigo Meneceu, ele vai falar sobre diversos assuntos que assombram o homem. A felicidade, a morte, o desejo, as paixões. E mais que simples conceitos apresentados, ele nos ensina que não devemos temer o desconhecido. Que não devemos desejar o que não nos faz bem. Que a felicidade está nas coisas e nos prazeres mais simples da vida.
comentários(0)comente



104 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR