Carta sobre a Felicidade

Carta sobre a Felicidade Epicuro

Resenhas - Carta sobre a felicidade

Tine 05/12/2022

Rápido mas vai longe
A leitura é rápida, mas os pensamentos vão longe. É muito bom estudar filosofia e ter contato com temas que soa incômodos para a sociedade, mas tão necessários para vivermos bem.

Danny.Leal 20/02/2021

O que leva à felicidade plena?
Em seu significado mais esta?vel, a felicidade pode ser definida como um estado dura?vel de plenitude, satisfac?a?o e equili?brio fi?sico e psi?quico, em que o sofrimento e a inquietude sa?o transformados em emoc?o?es ou sentimentos que va?o desde o contentamento ate? a alegria intensa ou ju?bilo.

Para Epicuro, autor desta carta, ?o prazer e? o ini?cio e o fim de uma vida feliz?. Isto porque, segundo ele, o prazer e? o bem primeiro e inerente ao ser humano. Consequentemente, ?em raza?o dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinc?a?o entre prazer e dor?.

Apesar do prazer ser o bem primeiro e inato, Epicuro afirma que na?o e? por isso que se deve escolher qualquer prazer. ?Conve?m avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o crite?rio dos benefi?cios e dos danos?.

Assim como, quando afirma que o prazer e? o fim u?ltimo, Epicuro na?o se refere ?aos prazeres dos intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam certas pessoas [...], mas ao prazer que e? ause?ncia de sofrimentos fi?sicos e de perturbac?o?es da alma?.

Nesse sentido, sera?, portanto, a filosofia o melhor caminho para se chegar a? felicidade, pois e? ela que permite ao homem se libertar dos desejos que o incomodam.

?Desse modo, a filosofia e? u?til tanto ao jovem quanto ao velho: para quem esta? envelhecendo sentir-se rejuvenescer atrave?s da grata recordac?a?o das coisas que ja? se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que esta?o por vir; e? necessa?rio, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, ja? que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcanc?a?-la.?

E, então, o que é felicidade? Deixarei para que tirem suas conclusões após a leitura desta maravilhosa carta, pois só posso dizer que levaram anos e muitas releituras para ter certeza da resposta a esta pergunta.

arthurzito 30/07/2023

Carta sobre a Felicidade, escrita por Epicuro, é uma obra que me cativou desde o primeiro parágrafo. Sua narrativa em primeira pessoa, repleta de pensamentos reflexivos sobre a busca pela felicidade, prendeu minha atenção do início ao fim.

O livro apresenta uma leitura rápida e fluida, o que possibilitou uma imersão profunda nas ideias filosóficas do autor. A simplicidade da linguagem torna a compreensão das mensagens transmitidas ainda mais acessível, o que me permitiu refletir sobre minha própria jornada em busca da felicidade.

A meiguice presente nas palavras de Epicuro transmite uma sensação de acolhimento, como se estivesse conversando diretamente com o leitor. A forma como ele aborda temas complexos com tamanha doçura é encantadora e envolvente.

Dan 22/03/2021

Muito gostoso.
Leitura bem rápida, muito gostoso e vale bem a pena. Pra mim, um braço das ideias Estoicas, mesmo sabendo que possui divergências.

Mayara445 07/01/2023

Primeiro livro sobre estoicismo que leio, e foi uma leitura super leve e muito agradável de ser feita.

Kelvin 13/06/2020

Gostei muito dessa carta.
Acho que todos deveriam ler, é curto e muito bom.

Giovanni66 09/06/2024

Você não pode fugir dos problemas
Você não pode fugir dos problemas.

Publicado pela UNESP em 1999, ?Carta sobre a felicidade? De Epicuro de Samos a Meneceu tem como tema principal a felicidade e os caminhos para se chegar nela. Segundo o filósofo, o caminho para se chegar nela não é outros senão: a saúde do corpo e a serenidade do espírito. A abordagem de Epicuro a respeito da busca da felicidade é atemporal, principalmente na sociedade moderna atual, onde Epicuro nos diz que excessos nos levam à infelicidade.Dentre esses diversos tópicos, um interessante é que, para o filósofo, a morte, assim como alguns infortúnios da vida, é um futuro inescapável. Ou seja, não há para onde fugir, você ou morrerá ou um dia enfrentará problemas. Segundo o pensador, cabe a nós aprender a lidar com isso para ser feliz. Portanto, para Epicuro, a verdadeira felicidade não está na ausência de problemas ou na negação da morte, mas sim na maneira como escolhemos enfrentar e transcender esses desafios, encontrando a paz interior e a serenidade mesmo diante das adversidades. É um convite para uma vida de sabedoria, equilíbrio e plenitude, onde cada momento, por mais simples que seja, é uma oportunidade para encontrar a felicidade verdadeira e duradoura.

Victor 13/02/2017

EPICURO. Carta sobre a felicidade: (a Meneceu). São Paulo: Editora UNESP, 2002.
"Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida. E o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que esta é a finalidade da vida feliz: em razão desse fim praticamos todas as nossas ações, para nos afastarmos da dor e do medo." (p. 35)

"É por essa razão que afirmamos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito, nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor." (p. 37)

"Consideramos ainda a autossuficiência um grande bem; não que devamos nos satisfazer com pouco, mas para nos contentarmos com esse pouco caso não tenhamos o muito, honestamente convencidos de que desfrutam melhor a abundância os que menos dependem dela (...)" (p. 41)

"De todas essas coisas, a prudência é o princípio e o supremo bem, razão pela qual ela é mais preciosa do que a própria filosofia; é dela que originaram todas as demais virtudes; é ela que nos ensina que não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça, e que não existe prudência, beleza e justiça sem felicidade." (p. 45)

r.morel 31/08/2017

Resenha Telegráfica
Confundida com ideias hedonistas, nas quais o prazer é o supremo bem da vida humana, a filosofia de Epicuro não é a do gozo imoderado, mas a do meio-termo: seu prazer é o justo e nem mais nem menos; a meta do prazer é a ausência da dor, a tranquilidade, a libertação do medo. Da sua obra escrita, para variar, quase tudo foi perdido. “A Carta sobre a Felicidade (a Meneceu)” sobreviveu.

Trecho: “Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz.”

site: popcultpulp.com

Julio.Argibay 09/02/2018

Felicidade
Livro de bolso. Epicuro, filósofo grego, orienta seus discípulos. Ele congectura sobre alguns pontos que sao determinantes em sua filosofia: prazer, felicidade, morte, sofrimento, etc.

Maju 07/07/2021

Carta à Meneceu
?Mais vale aceitar o mito dos deuses, do que ser escravo do destino dos naturalistas: o mito pelo menos nos oferece a esperança do perdão dos deuses por meio das homenagens que lhes prestamos, ao passo que o destino é uma necessidade inexorável.?
Carta sobre a felicidade trás diversos ensinamentos de Epicuro à Meneceu de como viver uma vida mais leve e sábia, sendo este o sinônimo de felicidade. Simplesmente amei a leitura! Super curtinho o livro, com uma linguagem fácil de ser entendida e que me prendeu desde a primeira palavra e então não consegui mais parar de ler! Vale muito a pena

yas 27/03/2022

CONSELHOS SÁBIOS
Livro breve, mas com muitas mensagens valiosas. Já estive em posição de preguiça quanto ao epicurismo, mas essa carta de 56 páginas me envolveu por completo. Felicidade genuína, que se manifesta no autoconhecimento.

?Acostuma-te à ideia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações.?

Luiz.Zocatelli 26/03/2022

Leiam, apenas
Procurar a serenidade da alma, a felicidade e a liberdade interior é um caminho que leva o homem ao distanciamento das turbulências da sociedade. Mas não ao isolamento, pelo contrário, Epicuro vai à procura de um recolhimento com pessoas que compartilham de sua concepção de vida, que considera como seus amigos

Victor.Gabriel 04/03/2022

Interessante!
Mostra bem sobre a moderação na felicidade, a verdadeira essência de pensamento de Epicuro! É bom! Fazemos uma ótima reflexão