A Escuridão de Kyoshi

Resenhas - The Shadow of Kyoshi

1 | 2 | 3 | 4

tokkiyeon1 16/12/2022

Espetacular
Nem costumo fazer resenha, mas esse precisou.
amei como eles deram fim ao trama, diferente do que fizeram com a azula na série, não nerfaram o yun.
Rafa 28/01/2023minha estante
Você acha que rola ler esse sem ter lido o primeiro??

tokkiyeon1 01/02/2023minha estante
naoo, precisa ler o primeiro

Mia_Lilly 08/12/2022

PÉSSIMO.
Eu já não tinha gostado do primeiro, esse aqui entt, misericórdia... Não entendo como alguém permitiu que isso fosse aprovado.
Rodrigo M.F 31/12/2022minha estante
Ainda bem que a maioria gostou , pq foi ótimo. Que venham mais!

K4U3 14/11/2022

O Fim do Começo da Jornada de Kyoshi
Uma dúvida que havia ficado em minha cabeça quando eu terminei o primeiro livro foi se realmente seria necessário uma sequência. E conforme eu fui lendo esse, eu percebi que sim.

Aqui a história nos mostra a Kyoshi já estabelecida como Avatar tendo que ir até a Nação do Fogo para resolver um conflito político, enquanto investiga mais a respeito do seu Avatar passado: Kuruk.

A ambientação aqui já é bem diferente do primeiro, que se passava no Reino da Terra. Agora, na Nação do Fogo nós vemos que a situação do país está muito mais ligada a status. E eu adorei todo esse paralelo de classes sociais estabelecido entre os dois livros.

O autor continua mantendo uma boa narração cheia de metáforas que eu particularmente gosto bastante e ajudam a compreender melhor as cenas.

A ação não está tão presente aqui quanto no primeiro, mas mesmo assim ainda são momentos empolgantes.

A trama possuí diferentes lados que de certa forma estão entrelaçados e acabam influênciando um ao outro.

Outra coisa que eu amei nesse livro foi todo o desenvolvimento que nós vemos da Kyoshi referente a responsabilidade que ela tem como Avatar, e todos os problemas e injustiças que ela tem que enfrentar, e toda a sua revolta referente a tudo isso. É incrível a forma como o autor trabalha esse sentimento nela.

No geral, esse é um bom livro. Confesso que teve algumas coisas que me desapontaram, mas no geral ainda assim é uma boa história. Foi muito bom ver a origem dessa Avatar incrível, sem dúvidas a minha favorita.

Lous.Paulin 22/09/2022

É maravilhoso ver a kyoshi continuar amadurecendo nesse livro, mesmo depois de tantos erros. Me incomodou um pouco como alguns elementos levantados no primeiro livro foram deixados um pouco de lado nesse
Rafa 28/01/2023minha estante
Você acha que rola ler esse sem ter lido o primeiro?

Lous.Paulin 31/01/2023minha estante
Pior que acho que não, toda a construção das personagens e o contexto vêm do primeiro

Susi 02/08/2022

Esta é a Era de Kyoshi. Não haverá outra.
Se The Rise of Kyoshi foi um livro bom, então The Shadow of Kyoshi foi ótimo. Neste livro recebemos um lembrete muito complexo de que Kyoshi e Yun são dois lados da mesma moeda e vemos como seus caminhos divergem após a morte de Jianzhu. Eu acho que Kyoshi ver o quão cego Yun estava com a vingança somou ao seu desespero para tentar provar que ele era inocente. O relacionamento deles serve como uma bela base para a história e essa é a razão pela qual o livro é tão bom.
Também vemos Kyoshi lidando com as consequências do mundo descobrir que ela é o verdadeiro Avatar e seu constante sentimento de não merecer esse título. Todo Avatar lida com a adaptação para aceitar o Avatar como parte de si mesmo, mas Kyoshi passou a vida acreditando que não é nada além de uma órfã. É importante entender isso e eu acho que essa constante batalha consigo mesma é a razão dos erros que ela comete na diplomacia entre os reinos. No íntimo da Kyoshi, porém, vive um senso muito forte de justiça que é impressionante de se ver.
Eu também tenho que dizer que adorei ver Kuruk guiando a Kyoshi, e acabamos conseguindo compreender melhor a vida dele como um Avatar.
Mudando de assunto, Rangi e Kyoshi, Rangshi!!! Obrigada Raava por seu amor eterno pelas mulheres!! O amor da Rangi e Kyoshi é algo que espero alcançar. Eu as amo demais, e amo como não importa o quão grande é a queda da Kyoshi, Rangi sempre estará lá para pegá-la. Eu também adorei ter uma visão do relacionamento de mãe e filha entre a Hei-Ran e Rangi, porque elas realmente se amam profundamente, e ver a Kyoshi sendo chamada de filha pela sogrinha e sendo aceita tão fácil e amorosamente me faz extremamente boiolinha.
No geral, esses dois livros são algumas das melhores coisas que já experimentei no mundo da literatura. Eu amo a Kyoshi e adorei que fui capaz de encontrar novos personagens para amar também e estou tão tão triste que acabou, gostaria que tivéssemos mais livros sobre a trajetória dessa Avatar incrível.

Carol @solemgemeos15 17/07/2022

Agora que Kyoshi foi reconhecida como a Avatar, ela irá ter que enfrentar novos desafios: um deles é descobrir o que aconteceu com Yun e outro é impedir o caos na Nação do Fogo. E as coisas ficam mais complicadas quando Kyoshi percebe que lidar com a Nação do Fogo é lidar com um espaço repleto de regras muito específicas sobre honra e poder – e lidar com pessoas poderosas de forma a evitar conflitos nunca foi seu forte.
O final de The Rise of Kyoshi é, aos poucos, retomado nesse novo volume. E mais do que apenas retomado, há explicações sobre o Avatar Kuruk que serão explorados e que afetam a compreensão de Kyoshi de seus antepassados.
Os conflitos anteriores do Reino da Terra ainda estão presentes, o apoio dos nômades de Ar aparece no personagem do secretário de Kyoshi e a presença das Aldeias do Polo Norte são representadas na cuidadora de Hei-Ran. Mas é a tensão política da Nação do Fogo que toma repercussões que Kyoshi não tinha imaginado.
A discussão sobre espiritualidade, junto dos combates são muito envolventes. E a resolução de Yun e a tensão política do Senhor do Fogo são fascinantes de se observar. O time Avatar é complexo, com personalidades bem distintas e habilidades muito únicas.
F. C. Yee fez um trabalho fenomenal ao criar uma história anterior aos acontecimentos da série Avatar: a Lenda de Aang, quando muito dos eventos já são conhecidos, mas o fazer de forma a surpreender; e construir uma Kyoshi antes e depois de suas funções de Avatar que fazem jus a lenda mencionada na série.

Lenas 07/07/2022

Olha, o primeiro livro foi *chef's kiss*
Mas esse segundo livro... foi ainda melhor, eu to que não sei nem o que dizer.

Absolutamente tudo nesse universo/livro é incrível...
Os personagens, os arcos, os plot twists e a escrita.

Se fosse pra fazer alguma crítica "negativa" seria devido ao fato de não ter muito da Opera Voadora nesse livro (mas tem um pouquinho, então tudo bem, sem reclamações)

Muito bom!

Cibeli Sebajes 05/06/2022

Kyoshi abraçando seu destino
Entrando mais a fundo nos desdobramentos políticos da Kyoshi como avatar e dando um foco nação do fogo, expandido a cultura deles e como ter uma avatar mão de ferro como a Kyoshi botava os líderes na linha. Mas mais do que isso o segundo livro da uma resolução para Yun, nos traz personagens novos interessantes como o pessoal da nação do mas também a Atuat e o Jinpa (que tinha aparecido bem pouquinho em TROK), e cementa de vez a Kyoshi como avatar, nos mostra ela interagindo com seus predecessores, assim como fazendo paz com as escolhas que fez e que terá que fazer daqui pra frente (lembrando que aqui só vemos ainda 17 anos de vida da Kyoshi que viveu 230!). E claro, vemos a relação da Kyoshi e Rangi se solidificar ainda mais, elas foram o meu primeiro Heartstopper (tem as Korrasami também, mas Rangshi teve oportunidade muito melhor de desenvolvimento aqui ?).

lari 09/02/2022

"This was the era of Kyoshi. There would be no other."
Mais um livro da kyoshi terminado e tenho que admitir que achei esse mais fraco que o primeiro.

Esse livro foi mais focado nos B.O da nação do fogo, oq foi muito interessante. Vc consegue ter uma ideia sobre como eles eram antes do rolê todo do Ozai.
Gostei de saber um pouco sobre o Kuruk e da Yangchen. Acho que Avatar tem história pra fazer 1000 livros e 1000 séries pq nossa, que universo bem feito, que personagens incríveis.

Não gostei muito do pessoal da Flying Opera Company só aparecer no final do livro. Os personagens são tão bons e divertidos! Queria mais aparições deles ?

Enfim, foi uma ótima leitura.
Kyoshi e Rangi eu amo vcs pra sempre!!
Rafa 28/01/2023minha estante
Você acha que rola ler esse sem ter lido o primeiro?

lari 29/01/2023minha estante
melhor ler o primeiro antes!

Eedeen 29/01/2022

MANO!!!!!!!!!
Meu esse livro e muito bom. Teve tudo que eu precisava (menos a backstory da Kirima mas fazer o que né). Me fez rir, chorara, sair gritando e chutando pela casa. A evolução da Kyoshi e incrível tanto quanto o relacionamento dela com a Rangi, que também cresceu bastante. Os novos personagens são incríveis me apaixonei por todos. F.C. Yee faz um ótimo trabalho com os vilões e como suas motivações fazem sentido em certo ponto. Mal posso esperar pelos próximos.

h4gatha 06/01/2022

quando kyoshi vai te visitar, você é o convidado
Estava com medo de não gostar desse livro, porque muita gente diz que ele não se equipara ao primeiro; e o que eu tenho a dizer sobre isso é que nem todo mundo tem bom gosto
Deixando um pouco o fanservice de lado: é claro que tem seus defeitos, mas acho que ele faz bem o que se propõe a cumprir.
É incrível conhecer a Nação do Fogo (tecnicamente) estável, não sendo uns psicopatas como vemos em ATLA, tentando se remoldar no pós-guerra como vemos nas comics, ou sendo esquecida no churrasco como em TLOK. Eu simplesmente amei as intriguinhas da corte, embora não ache que a resolução do grande conflito tenha sido das melhores, o que é cabível já que a nação do fogo começa uma guerra alguns séculos depois, e guerras tem raízes profundas.
Yun não é metade do vilão que o Jianzhu foi, mas continua sendo ok.
Acho que a não inserção do Time Avatar apresentando no primeiro livro foi uma grande perda, porque não nos importamos com nenhum deles pela falta de desenvolvimento, por outro lado, a evolução da kyoshi é fenomenal e percebemos que ela é uma personagem diferente quando fechamos o livro.
Vou fazer protesto na frente da Nickelodeon pra ter animação R-Rated dessa mulher, e daria tudo por um aprofundamento nas eras do kuruk e da Yangchen, anitta faz alguma coisa

dgbrana456 04/01/2022

Kyoshi - 2
Eu não consigo nem descrever o quanto esse livro é MARAVILHOSO!!

Eu consegui amar ainda mais a Kyoshi depois de terminar o livro 2. Sério, que Avatar sensacional ela era!

A história dessa vez é ambientada principalmente na Nação do Fogo, diferente do livro 1, que é ambientado no Reino da Terra. Temos uns poucos momentos em que ela está em um dos Templos do Ar, mas eu senti muita falta da Tribo da Água. Seria legal se eles aparecessem por lá.

Ver a Kyoshi - a KYOSHI - tentando lidar com assuntos diplomáticos e política é muito engraçado e vergonhoso ao mesmo tempo. Ela não cansa de se humilhar! Acho que só os Nômades do Ar e os nativos da Nação do Fogo quem possuem talento pra diplomacia.

E eu não canso de dizer o quanto é estranho ver o mundo unido, os Nômades do Ar vivos e a Nação do Fogo sem querer dominar o mundo e fazer um genocídio.

Fiquei triste que os antigos companheiros da Kyoshi não apareceram muito nesse livro. Fico feliz que eles ao menos tiveram uma aparição no final.

Enfim, o livro é maravilhoso e a Kyoshi é perfeita. É isso.

hermes.willyan 15/12/2021

Não tão bom quanto o primeiro, mas...
Posso dizer que o primeiro livro é melhor. Tem mais reviravoltas. Contudo, também vejo esse livro como essencial, pois, conta um pouco da história de dois avatares, em especial a de Kuruk. Dá pra se saber o que levou a desgraça de Kuruk, vindo a ser conhecido como o pior avatar.

iara170 15/11/2021

Kyoshi como você se sente sabendo que é a melhor Avatar?

A definição desse livro foi lacre atrás de lacre, juro. Teve romance, teve luta, teve angst, teve morte, teve found family, teve piada, teve política, isso aqui tem tudo gente.

Não imaginei que o segundo livro conseguiria ultrapassar a beleza que tinha sido o primeiro, mas olha, ele conseguiu. O desenvolvimento da história foi incrível e sinto que o autor conseguiu estabelecer e manter a personalidade da Kyoshi de uma maneira muito boa e cativante.

duda. 02/11/2021

ok, comecei os livros da kyoshi simplesmente por ser fã e só saber que eles existiam já me fez ter vontade de ler, porém, não imaginava que eles seriam tão bons. especialmente esse segundo conseguiu ser muito melhor do que o primeiro, que já foi maravilhoso. inclusive, achei que a sequência focou muito mais na jornada na kyoshi como avatar e nas autodescobertas dela, que ajudaram a marca-la como a figura excepcional que conhecemos.

a jornada pessoal e a interpessoal são marcas de avatar como um universo. a amizade, seja na história do aang ou da korra, e agora também na da kyoshi, é uma das coisas mais puras e cativantes pro público, pelo menos pra mim, em relação ao avatar. as amizades são o seu pilar, a sua rocha. fico muito feliz que não pecaram nisso. além disso, as perdas e os desafios que fazem também não faltaram, bem como a parte política das nações que é sempre interessante. amei as explicações dos tópicos que ficaram abertos na animação e a exploração desse passado. assim, ao ler pude sentir a mesma magia que sinto ao assistir os episódios do desenho.

1 | 2 | 3 | 4