Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Adriel Cassini 28/08/2021

Nosso Lar, a elucidação do pós vida em colônia
Nosso Lar foi o primeiro livro espírita o qual li por indicação de minha avó. A clareza de detalhes descrito o plano espiritual por André Luiz a intermédio de Chico Xavier é exuberante.

Estudar e compreender as questões de imortalidade da alma, bem como os processos que ela passa após seu desencarne, te faz ver a vida encarnada com outros olhos, e Nosso Lar, com sua riqueza de detalhes tem esse poder.

Rafael.Assumpcao 26/08/2021

Belíssima introdução à vida espiritual
Nosso Lar é o primeiro de uma grande série de livros de André Luiz, psicografados por Chico Xavier, que apresentam a vida no mundo espiritual.
Este livro é ótima introdução a esta nova realidade existencial.
Nos ajuda a expandir de forma significativa a compreensão da vida após a encarnação, com ricos detalhes que complementam o conhecimento apresentado nas 5 obras fundamentais da doutrina Espírita.
A história de André Luiz, desde seu despertar espiritual no Umbral e seu acolhimento em Nosso Lar, até seu progresso como servidor fraterno dedicado, é cheia de sentimento e gratidão, e nos mostra a importância da consciência e da compreensão da realidade espiritual para conseguirmos trilhar o caminho da evolução e elevação.
Mesmo uma pessoa leiga na doutrina Espírita pode tirar bom proveito da leitura, mas o livro é repleto de detalhes que apenas os conhecedores mais experimentados conseguirão notar.
Particularmente, me interessou muito a descrição da sociedade espiritual de Nosso Lar, com toda a organização urbana, divisão de trabalhos e administração geral.
Recomendo a todos que queiram iniciar seus estudos sobre a vida espiritual.

Juliana @4livreira 13/08/2021

Bela narrativa
Resenha de Nosso Lar, por Chico Xavier (Espírito André Luiz), livro 1 da série A Vida no Mundo Espiritual.

Escrito em 1943, Chico conheceu esse novo amigo espiritual através de Emmanuel e distribuiu em 50 capítulos todo o seu aprendizado ao chegar no outro lado da vida, após desencarnar de forma repentina. O nome fictício de André foi adotado por ele pra que não houvesse problemas com a família e com a sua real identidade terrena, como é explicado no início por Emmanuel.

"A vida não cessa. A vida é fonte eterna, e a morte é jogo escuro das ilusões."

André nos conta com detalhes toda a passagem e impressões do seu desencarne, sua passagem perturbadora pelo Umbral durante oito anos e o seu resgate pelo ministro Clarêncio, da colônia espiritual Nosso Lar, que ficou muito famosa após o lançamento do livro e do filme. É uma leitura doutrinária - segue os princípios da doutrina espírita codificado por Allan Kardec - e de difícil entendimento para um leitor iniciante.

"Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador."

Personagens incríveis e acontecimentos surpreendentes permeiam a narração de André e, com muito humor e humildade, nos ensina muito sobre os caminhos que percorremos até o plano celeste, nossas derrotas, o defronte com erros e falhas nas missões terrestres. O tanto de oportunidade de perdemos por orgulho, vícios e maldades, sem que percebamos o atraso que sofreremos. As paisagens são de belezas sublimes e o nosso autor as vezes admite a falta de expressões em narrar tamanhas criações divinas.

Valores que aprendi com esse amigo simpático é algo indescritível. Leiam o começo dessa série de 13 volumes e tirem suas conclusões. Recomendo a todo espírita!

"Como vê, nada existe de inútil na Casa de Nosso Pai." ?

Obs: Muitas são as considerações que notei, inclusive sobre diversos assuntos polêmicos e atuais, que não são mais aceitos e nem devem, mas pela época e pelo nível evolutivo daquele momento, é compreensível (Machismo, divórcio, aborto, são alguns dos temas tratados).
André é um aprendiz.

iandra 02/08/2021

Uma nova forma de encarar a morte
Me deparei com uma visão diferente para a vida após a morte.
Senti esperança, afinal, seria então possível reparar erros e melhorar a alma.

lili 23/07/2021

muito bom
já frequentava o centro espírito há um tempo antes da pandemia, mas esse foi o primeiro livro espírita que eu li e gostei muito, só achei a linguagem um pouco difícil por não estar acostumada

Tha_Reis 16/07/2021

"Toda luz que acendermos na Terra, lá ficará para sempre"
"Nada existe de inútil na Casa de Nosso Pai. Em toda parte, se há quem necessite aprender, há quem ensine, e onde aparece a dificuldade, surge a Providência." (p.165)

Esse é o primeiro livro do Chico Xavier que li, após passar por toda a coletânea biográfica do Marcel Souto Maior. Nosso Lar é uma das muitas comunidades espirituais que orbitam a Terra e personificam a utopia da fraternidade, onde a meritocracia se faz acontecer de forma justa e igualitária.

Como o próprio livro ressalta, Nosso Lar é uma comunidade de transição, ainda caminhando para a "alta" evolução, então, diante disso, o leitor se permite perdoar certos conceitos "ultrapassados" no que diz respeito aos papéis de gênero - até porque a obra é sobre o ponto de vista do André Luiz que era um "espírito de sua época", digamos assim.

Pra quem já tem uma bagagem de leituras na doutrina espírita, a obra reforça as mensagens habituais de abnegação, redenção e amor ao próximo. E pra quem está entrando nesse universo, a obra serve para ilustrar certos dogmas, deixando preceitos tocantes aos seus leitores.

Antonio.Augusto 16/07/2021

Livro do Amor Fraterno
Leitura imprescindível para aqueles que buscam conhecimento na espiritualidade. É um livro sensacional, com muitas lições de amor ao próximo, vai trazer inúmeras reflexões sobre a vida que levamos no planeta.

Cláudia Beccari 16/07/2021

Nosso Lar
O livro conta como se deu o desencarne de André Luis (pseudônimo do Dr. Carlos Chagas). André era médico e vivia na cidade do Rio de Janeiro junto da esposa e dos seus três filhos. Após desencarnar, por consequência de um suicídio indireto, André acorda nas zonas inferiores do umbral. Lá ele permanece, durante oito anos, até ser resgatado por seu benfeitor espiritual Clarêncio. André é então levado para a cidade espiritual de Nosso Lar, que fica a 50km de altitude da cidade do Rio de Janeiro. Em Nosso Lar, André se recupera, com a ajuda dos amigos que faz por lá, como Lisias, Laura, Tobias e Narcisa. Sua mãe, que habita esferas mais elevadas do nosso planeta, também lhe ajuda nesse processo. Através do livro, vemos sua jornada de despertar. André passa a trabalhar nas Câmaras de Retificação da cidade, local onde são recebidos os recém chegados do umbral que possuem maior necessidade de assistência. André, então, reconhece o valor do trabalho dignificante de assistência e amor ao próximo. O livro conta com detalhes sobre a estrutura e organização da cidade de Nosso Lar, bem como sobre como se dá a vida no plano espiritual. Sem dúvida, um livro que todos devemos ler para entender melhor os processos da vida no além-túmulo.

totoria 13/07/2021

Lindo demais ?
Eu sou muito grata a Deus por colocar a nossa disposição obras como essa... aprendi demais lendo esse livro ??

Fernanda 11/07/2021

Livro muito esclarecedor sobre a vida espiritual, leitura clara e suave, bom para quem tem mais curiosidade sobre a vida após a morte do que para a doutrina do espiritismo em si.

Hallo 27/06/2021

Espetacular
Obra de Chico Xavier, primeira de uma série que mostra o mundo espiritual, nossa lar é uma cidade das imuneras, por ela temos noção da imensa possibilidade no mundo espiritual

Jessica.Sousa 24/06/2021

Nosso Lar
Em 2019 comecei a ler Nosso Lar, porém estava vivendo outro momento, mais agitado. Com as mudanças atuais senti a necessidade de me aproximar de leituras edificantes, e a primeira coisa que pensei foi... por que não começar de algo que não tinha acabado! r
Reiniciei a leitura e a cada capítulo ficava mais encantada com o quanto é bonita essa história de superação e o quanto o amor transforma vidas... amei o livro!

l a i s 17/06/2021

esse livro é incrível! me senti o tempo inteiro conectada com a espiritualidade amiga, foi uma experiência maravilhosa

Rodrigo 25/05/2021

Nosso lar
É um livro que dispensa comentários, é necessário ter a mente aberta. Aqui vc vai encontrar um mundo da qual a humanidade espera pós mortem.