Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Rodrigo 08/06/2013

Nosso Lar
Uma interessante narrativa, que nos apresenta respostas a inúmeras questões sobre o outro lado da vida.

mvdamato81 31/05/2013

Nosso Lar...
André Luiz foi muito feliz nesse livro, nos mostrando apenas uma parte ínfima do que é na verdade a colônia espiritual chamada Nosso Lar. Todos os detalhes nos fazem imaginar como é realmente viver em Paz... A lei de causa e efeito.... ação e reação.... Tudo em perfeita Harmonia....

Renata 23/04/2013

Uma maneira diferente...
O livro nosso lar, nos mostra de uma maneira mais simpificada o que nos espera nas proximas vidas. Diferentemente de outros títulos, ele explica mais claramente o modo espiritual do mundo dos desencarnados...é um título que vale a pena ser lido...e para quem não em muita paciência, ou costuma se perder com certos estilos literários, o filme de mesmo título o retrata de maneira completa.

Rodrigo Kfouri 21/04/2013

Uma bela obra, emocionante. No entanto, numa primeira avaliação, entendo que existem pontos contraditórios com a codificação do Espiritismo.

Edo 01/03/2013

Raramente leio uma historia que se tornou tambem novela e ou filme. Mas depois que assisti o filme e li o livro, vi que diferença é entre os dois, pois o filme tem que mostrar a historia em duas horas de projeção, enquanto o livro temos ela em detalhes e completa. A partir deste livro leio outros quaisquer que me interesse, óbvio, mesmo sendo transformado em filme ou novela.

Eduardo Paes 16/02/2013

Excelente!
Bom, essa é minha primeira resenha e espero que fique boa e compreensível para todos.

Nosso Lar é o primeiro livro da série "A Vida no Mundo Espiritual" de André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Nesse livro, o autor espiritual, tal qual um repórter, procura passar o maior número de informações das suas experiências, observações, aprendizado e esclarecimentos recebidos dos instrutores e amigos espirituais.

O livro começa com um breve relato do seu desencarne e sua passagem por 8 longos anos no Umbral e, após um momento de dor e sofrimento extremos, é auxiliado e conduzido a uma colônia espiritual, localizada próximo à Crosta Terrestre, em cima do Rio de Janeiro, chamada Nosso Lar.

Aí começa toda sua trajetória de estudos e aprendizado que vai ganhando corpo, conteúdo e complexidade nos demais livros da série.

Em Nosso Lar, ele nos mostra sua surpresa ao tomar conhecimento de que, no plano espiritual, encontramos cidades, edificações, parques, transportes, trabalho, lazer e inúmeras coisas que, aos olhos dele, se assemelham, ou são muito mais avançadas que no plano terrestre. Que nos encontramos tal qual éramos enquanto encarnados e que a "morte" não nos santifica. Que o auxílio aos desencarnados que se demoram nas zonas inferiores é constante.

Um dos momentos emocionantes do livro é a movimentação da espiritualidade durante a Segunda Grande Guerra. O esforço e a união com outras colônias localizadas na Europa para tentar dissuadir a ideia do grande conflito. O auxílio a encarnados e desencarnados vitimados pela guerra.

Sua preocupação, porém, gira em torno dos entes queridos que aqui ficaram, abordando assim o tema sobre o apego, as decepções, os dramas da vida familiar.

O livro ganhou uma adaptação cinematográfica com uma produção e efeitos muito bonitos, mas, na minha minha opinião, o filme ficou muito a desejar. Detalhes importantes do livro foram deixados de lado e outros foram completamente distorcidos. Enfim...

Um livro muito vibrante que nos dá um verdadeiro panorama sobre a vida no além túmulo, as relações pessoais, a necessidade de nos conhecermos melhor e a importância do reconhecimento que a vida não cessa e a morte é instrumento de renovação.

Renata CCS 02/02/2013

Um livro que nos coloca à frente da vida eterna
NOSSO LAR é o primeiro e mais famoso livro de André Luís psicografado por Chico Xavier. O livro relata a passagem do personagem pelo umbral (denominação dada às zonas de baixa vibração da região espiritual terrestre), onde viveu por oito anos, e sua redenção, após a subida a cidade espiritual de Nosso Lar. Nosso Lar é uma cidade astral situada mais ou menos acima da cidade do Rio de Janeiro. O Espírito André Luís nos leva, através de sua linguagem clara e empolgante, a conhecer um pouco de sua última existência terrena e sua entrada no mundo espiritual. Após o seu desencarne e chegada em Nosso Lar, ele passa a conhecer e fazer novos amigos que lhe confortam e o conduzem a departamentos distintos que funcionam como lugares de trabalho e aprendizado. Em Nosso Lar André Luís, que foi médico na Terra, vive seus primeiros tempos de crescimento após a morte, descobrindo as maravilhas da vida no outro plano e reaprendendo o valor do trabalho, em funções muito mais humildes às quais ele estava acostumado: inicialmente se torna faxineiro voluntario em locais de grande sofrimento. Reencontra antigos amigos e desafetos, tendo a grande oportunidade de pedir perdão e com isso vem a transformação moral e espiritual, tornando-se capaz de ajudar o próximo, não só em Nosso Lar, mas também na Terra, quando em visita seus entes queridos ainda encarnados. André Luís fez uma trajetória brilhante! Enfim, ele nos conta que a maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência, e que a Terra é oficina sagrada de trabalho, estudo e convivência, por isso nascemos em família, dependente de tudo, até conseguir caminhar e cuidar de si mesmo. Vale a pena ler este livro, não só pelo conhecimento do mundo invisível, mas também pelas grandes lições de vida que ele nos apresenta.
sonia 28/10/2013minha estante
Não gostei do livro, como não aprovo tudo o que a doutrina espírita afirma (espero sinceramente que eles estejam errados em certas coisas) Já o filme, amei! Imperdível.

Alfredo 19/12/2012

Único
Livro único que retrata a vida espiritual de outro prisma.

Fimbrethil Call 23/08/2012

Muita conversa.
Esse livro é bom, mas é preciso ter em mente que é um livro espírita, então não é pra qualquer público. André Luiz chega com muitas perguntas, então grande parte do livro é uma conversa de gente que já está em "Nosso Lar" a mais tempo que ele tirando suas dúvidas. Duas coisas me chamaram a atenção: primeiro os nomes, como Zenóbio,Nemésia, Lascínia, nomes bizarríssimos, segundo, algumas sentenças que não tinham nenhum sentido, não sei se o Chico Xavier não entendeu o que o André Luiz disse, ou se ele se comunicava estranhamente, mas surgiram frases do tipo dessa: 'Todos gostam de futebol, mas a galinha do vizinho é amarelinha.' Sentenças completamente sem sentido, é verdade, mas que nã tiram o mérito do livro.

Will 07/08/2012

Nosso Lar Andre Luiz
Eu guardava a impressão de haver perdido a ideia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito. Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, o entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos.

Nosso Lar é o livro que depois de ter uma adaptação cinematográfica ganhou um numero maior de leitores, não apenas deste livro mais de outros seja ele do autor espiritual ou autor psicografo. Muito conhecem o médium Chico Xavier que escreveu 400 livros e não ficou como os direitos de nem um.
Nosso Lar conta a História de André Luiz que acaba de despertar no mundo invisível, e relata com riquezas de detalhes os mundo extracorpóreo, e as leis que regem o universo, mostra que mesmo no mundo espiritual nossa vida pode recomeça. Depois de uma morte decorrente de um câncer nos rins, Andre tem uma segunda chance de recomeçar nesse novo plano. Esse foi o primeiro livro que eu li dos autores, tanto espiritual quanto psicografo, e até então é o melhor romance espírita que eu já li. Pois como o Emmanuel muito bem coloca no prefacio:
Entretanto, de há muito desejamos trazer ao nosso círculo espiritual alguém que possa transmitir a outrem o valor da experiência própria, com todos os detalhes possíveis à legítima compreensão da ordem que preside o esforço dos desencarnados laboriosos e bem-intencionados, nas esferas invisíveis ao olhar humano, embora intimamente ligadas ao planeta.

O livro, assim como o filme, já teve copias internacionais, mostrando que o movimento espírita é muito forte no Brasil e Chico é uma pessoa muito importante para expansão. Mas o bom desse livro é que ele não se limita apenas ao publico espírita, mas também a qual quer um que queira ter um conhecimento sobre o mundo espiritual, apesar que alguns pontos do livro colocam em discussão alguns conceito que entram em conflito com as obras básicas do Espiritismo.

Esse é um dos poucos livros em primeira pessoa que eu gosto muito, pois eu busco mais a frieza do narrador e a omissão de sentimentos deixando que o leitor sinta por si só sem avisar que horas tem que chorar, mas Nosso Lar vem mudar essa ideia onde a intensidade se torna melhor sendo narrado em primeira pessoa torna mais forte e mais verdadeira esse processo que Andre esta passando.

Alguns amigos reclamaram pela forma que André escreve como se vivesse na década de 20, nas formas rebuscadas que ele usa as palavras, mas nada desesperado, apenas algumas mesóclises que dificultam.

Dentre todos os personagens do livro para mim o melhor é Eloisa, uma recém-desencarnada que por orgulho que voltar ao seu marido, a forma que André vai falando das experiências que ele tem com ela nos remete a reflexões sobre nossa própria existência material.

Então nosso lar é um livro para todos que queriam conhecer de maneira prazerosa o mundo espiritual e a forma mais pura da evolução humana. Leiam recomendo muito...

O que basicamente resume todo livro seria:

Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador.
Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda?

Publicado originalmente no meu blog

Camila Siqueira 27/07/2012

Minha opinião sobre o livro, não é uma resenha!
Peguei esse livro para ler por causa do meu curso no centro espirita que frequento, precisava fazer uma trabalho sobre ele.
Apesar do livro ser um pouco cansativo, é muito bom para quem está querendo entender um pouco do espiritismos e da verdade sobre a vida após a morte.
Recomendo!

Kátia Ribeiro 22/07/2012

Nosso Lar
Um livro excelente, maravilhoso mesmo. Tem momentos muito emocionantes,o relato de um médico que viveu sua vida sem se preocupar com o lado espiritual, e quando veio a desencarnar passou por momentos ao qual ele não fazia ideia que poderia existir, mas foi ajudado e recebeu dos irmãos de Luz muita informação e esclarecimento que foram muito importantes para o seu aprendizado e evolução espiritual.

Cláu do Val 05/07/2012

Eu li este livro duas vezes, e penso que precisarei lê-lo novamente, pois a cada investida nesta leitura, aprendemos algo novo, percebemos algo diferente para o nosso crescimento na doutrina espírita.