Afirma Pereira

Afirma Pereira Antonio Tabucchi

Resenhas - Afirma Pereira

Leo 24/08/2020

Viver o fascismo com literatura.
Acabei de acabar Afirma Pereira, de Antônio Tabucchi. A inquietação de um jornalista que aspira a liberdade dentro de um regime ditatorial. Em poucas páginas, o autor nos faz sentir as agruras de um regime fascista - e que assusta nas semelhanças do Brasil atual. Excelente livro!

Luci 08/01/2023

Importantíssimo e atual
Senti-me muita atravessada pela história de Pereira. O prólogo, uma carta do próprio autor do livro, informa como se dá o processo de criação da história ? um relato, como já nos indica o próprio título "Afirma Pereira" ?, que recomendo fortemente a releitura após a última página do livro.

Pereira é um jornalista viúvo extremamente solitário, com problemas de saúde, um estilo de vida que não o favorece e uma rotina muito bem estabelecida. Ele pede os mesmos pratos, as mesmas bebidas, frequenta ao mesmo restaurante, segue as mesmas tendências literárias.

De alguma forma, ele parece alheio ao que acontece no cenário político em meio à Ditadura Salazarista. Mas acontece que não está. E foi na bravura desse homem, que tem sua vida transformada após o encontro com dois jovens idealistas e, mais tarde, um médico estudioso da psicologia, que me vi torcendo por ele, para que em sua confederação de almas, seu novo eu vencesse.

De verdade, uma leitura muito atual para pensarmos sobre a fragilidade da democracia, a censura imposta não somente por fatores externos, mas quando também escolhemos olhar para o lado e ignorar as condições em que vivemos. Gostei muito do estilo narrativo, achei diferente e especial. Penso que guardarei Pereira comigo. Todos deveriam ler, em especial nós, brasileiros, que apesar da derrota nas urnas ainda estamos sob a ameaça de forças políticas autoritárias e fascistas.

Nazrat 02/11/2020

Sair da neutralidade
Pereira é um protagonista ao qual é difícil, inicialmente, sentir empatia. Mas o seu desenvolvimento, com seu envolvimento junto aos jovens que continuavam a luta por seus direitos e ideais, mostraram que é possível mudar e batalhar pelo que considera justo e deixar de ser uma pessoa que se isenta.

Carol 02/10/2020

Impressões da Carol
Livro: Afirma, Pereira {1994}
Autor: Antonio Tabucchi {Itália, 1943-2012}
Tradução: Roberta Barni
Editora: Estação Liberdade
157p.

#1001livrosparalerantesdemorrer

"...e quem poderia ter a coragem de dar uma notícia daquelas, a de que um carreteiro socialista fora massacrado no Alentejo em sua carroça, respingando sangue em seus melões? Ninguém, porque o país se calava, não podia fazer outra coisa senão calar, e enquanto isso as pessoas morriam e a polícia mandava e demandava." p. 18

A trama de "Afirma, Pereira" se desenvolve na Europa de Salazar, de Franco, de Hitler, de Stálin, num continente eivado por governos totalitários que o levariam ao maior conflito armado da história.

É nesta conjuntura, é nesta Lisboa, onde vive Pereira, um viúvo de meia-idade, homem solitário, de hábitos consolidados. Jornalista responsável pelo caderno cultural de um periódico vespertino, escreve necrólogos de autores famosos e traduz contos franceses do século XIX.

Como um homem comum, Pereira acredita que não lhe cabe se envolver com política. Frente ao totalitarismo, afirma, Pereira, um cidadão pode pouco, ou quase nada. Uma ideia capciosa já que, se todos assim pensassem, um tirano ficaria no poder para sempre.

Pereira começa a questionar sua apatia política ao conhecer os jovens Monteiro Rossi e sua namorada Marta. A partir desse encontro, Pereira toma consciência de que manter-se isento não é o suficiente, quando presente a injustiça. Entende, Pereira, que é necessário combater a tirania, mesmo que sozinho. Lutar contra a força bruta e a favor do que é justo, nunca será em vão.

"Afirma, Pereira" é um libelo contra a opressão e a censura governamentais. É um aviso que devemos estar atentos, devemos estar vigilantes, "a cadela do fascismo está sempre no cio", disse Bertolt Brecht e, na atualidade, quem se atreve a dizer que ele estava errado?

Um grande romance, escrito de forma cativante. Indico demais.
Silvana (@delivroemlivro) 02/10/2020minha estante
Coloquei na minha lista de quero ler/desejados.

Ãnimo Total 17/08/2020

Afirma Pereira
" A filosofia parece só tratar da verdade, mas talvez só diga fantasias, e a literatura parece só tratar de fantasias, mas talvez diga a verdade. "

Alcio 17/08/2020

Afirmou Pereira.
Apresenta-se aqui o envolvimento inusitado do repórter veterano Pereira, que vive em Portugal durante a ditadura salazarista, e no prelúdio da 2ª grande guerra, com dois jovens que guardam segredos de suas vidas.
Pereira nos afirma que nunca é tarde para darmos um grande passo contra a opressão, e que por menor que possa parecer uma atitude, grandes consequências podem se desenrolar a partir dela.

Jaqueline.Saraiva 11/07/2021

Um convite ao despertar
Afirma a Jaque que este livro é bem oportuno para os tempos de hj. Pereira, um Jornalista e diretor de uma página de Cultural do Jornal "Lisboa". Com uma vida pacata em traduções de contos europeus, principalmente de escritores franceses, afirma Pereira não querer se envolver em política, uma vez que Portugal está a mercê de uma ditadura salazarista e ele não fala de política, só de cultura rsrsrs. Bem, reflexões, autocrítica. Um novo "eu" (ou o eu de sempre) começa a tomar força na mente de Pereira. Todo o romance nos faz pensar: até quando podemos ser isentos a tudo? Será que isso é possível?

Afirma Pereira é um romance sobre nosso cotidiano no meio da vida e a política. Ninguém é neutro, mesmo quando se decide ser neutro.

Kelly.Cris 26/08/2020

Texto interessante, narrado em 3a pessoa e quem lê-lo entenderá o título do livro. Mas a estória é tão morna quanto seu personagem principal.

Dani 17/10/2021

Uma delícia de leitura (nos dois sentidos)
Já começo dizendo que me deu fome demais nessa taurina essa leitura kkkk
O Pereira é um baita personagem carismático!
Ele é o cara que votou 17 e se arrepende! Kkk

Chelly @leiodetudo 08/09/2020

Não se engane pelo início
Apesar dos primeiros capítulos serem lentos e a história parecer devagar, o livro da uma acelerada grande mais ou menos pela metade. Terminei com o coração pulando de nervoso.
Catia Gama 22/09/2020minha estante
Li os 4 primeiros capítulos e até agora a história não me prendeu. Mas vou insistir. Seu comentário me ajudou a continuar

Juliane.Moura 07/09/2020

Atemporal
A história de Pereira nos mostra a grande realidade da maioria dos cidadãos que vivem sob um governo totalitário. Se encaixando tanto no momento em quem se passa a história, quanto no momento em que foi publicada e também nos dias atuais. Se manter alheio e indiferente às atrocidades que se sucedem na porta ao lado.
O envolvimento com o jovem casal, Monteiro Rossi e Marta, fez despertar o que era necessário dentro do Pereira e infelizmente tivemos que passar por algo muito trágico para que sua atitude frente ao regime mudasse. Infelizmente, nem sempre isso se passará com todos.
Fica a reflexão pra nós leitores e a mensagem de que a política sempre terá a ver conosco, que temos que lutar contra o fascismo em todas as suas formas e não esperar que sejamos diretamente atingidos para tal.