Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - Jurassic Park

Raphaw 03/04/2020

Se tem dinos é bom
Nunca tinha lido nada da franquia e realmente gostei desse pequeno aperetivo, tenho um inglês quase intermediário e foi bem fácil de ler e se envolver com a estória que é muito bacana, gostei, gostei muito, quero ler mais sobre S2.
Lunna.Santanna 06/04/2020minha estante
Sim sim é bem fácil a leitura, dei de presente ao meu namorado e pretendo ler

Marlon Teske 27/10/2010

Os dinos comeram algumas palavras
A maioria de nós conhece a história de Jurassic Park, e talvez seja estranho para alguns ler um livro cujo final já é conhecido. Entretanto, eu gosto particularmente de livros que foram parar no cinema, pois geralmente o livro tem uma qualidade descritiva e de história muito superior a que é utilizada no filme.

Jurassic Park, no entanto, se não está abaixo, fica no mínimo no mesmo nível da versão tela grande. O autor Michael Crichton, (talvez superestimando a biotecnologia na época em que o livro foi escrito), viajou longe e desenvolveu uma história de terror onde os dinossauros são reconstruídos através de DNA fossilizado em insetos presos no âmbar. O intento dos criadores da técnica é construir uma atração turistica, o zôo mais incrível de toda a Terra.

Em dado momento, fica claro que a vida não pode ser contida desta forma, e que o poder destas criaturas está além do mero controle humano. E então começa a correria, com pessoas caçando dinos, e muito mais dinos caçando as pessoas no parque. As descrições dos dinossauros caçando e fugindo uns dos outros são o ponto alto do livro. Em vários momentos fica claro que são eles os protagonistas da história, e não os demais personagens (numerosos, aliás, pois dinos comem muito)

A história pela ficção em si é bem divertida, vale a leitura sem dúvida, especialmente para pescar os pontos da trama que foram adaptados. Porém, a tradução do livro que eu tive em mãos era bem fraquinha, com vários erros de digitação e diagramação, com direito a palavras faltando no meio do texto.

Lido em Fevereiro/2009

Inlectus 15/04/2009

Melhor que o filme.
O filme é ótimo, mas de fato, não se compara ao livro, que forma na mente uma riqueza imaginativa sem par, e envolve o leitor na aventura. Ao imaginar com a própria mente, tudo que se passa nessa aventura, durante a leitura, temos uma sensação deliciosa.

FernandoI 29/04/2009

Exagero....
Melhor livro do mundo.

Lili Machado 12/10/2012

Até que uma coisa dá errada...
Uma fabulosa técnica de recuperação e clonagem do DNA dos dinosauros, foi descoberta. Agora, as mais excitantes fantasias da humanidade tornaram-se verdadeiras.
Criaturas extintas há milênios, povoam o Parque dos Dinosauros, com seu profundo mistério, e todo o mundo pode visitá-los – por um preço...
Até que uma coisa dá errada...
Uma ilha da Costa Rica logo irá tornar-se o mais ambicioso parque temático do mundo – uma reserva de dinosauros.
Uma companhia visionária de biotecnologia coseguiu clonar estes répteis extintos. Quinze diferentes espécies passeiam placidamente, mas um matemático especialista na teoria do caos, prevê que o comportamento dos animais é instável.
Quando uma outra companhia rival consegue roubar alguns embriões congelados, a coisas começam a complicar.
Se o filme de Spielberg sobre o livro, o deixou querendo saber mais sobre o tema e os personagens, o leitor tem obrigação de ler este romance de ficção científica, recheado de cenas importantes, diálogos esclarecedores e explicações que ficaram faltando. Tudo isso, juntamente com as emoções do relato de Michael Crichton.
O livro tornou a trama plausível – e possível de acontecer, em alguns anos. E o livro foi escrito antes da corrida pela clonagem se iniciar.
Se o leitor deixar esse livro de lado, só porque não gostou do filme ou porque acha que a premissa é impossível, você está totalmente errado, e está perdendo um entretenimento de primeira. Este é um livro do tipo: tem de ser lido!
É um exemplo fantástico de ficção científica moderna.

Albert 16/11/2012

Simplesmente incrivel, ainda mais com as teorias do Ian Malcolm. Caso se decepcionel do final, leia o Mundo Perdido.

GramoPhoneMan 22/05/2013

Esqueça o filme
Simplesmente leia o livro e depois reveja o filme.

Fernanda 09/07/2015

Resenha: Jurassic Park
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/07/resenha-jurassic-park-michael-crichton.html

Mila 04/01/2017

Por Baú do leitor
Um dos melhores livros que já li! Já li algumas críticas negativas, mas isso não me fez mudar de ideia, ainda mais quando comparamos com a época em que foi escrito.

Crichton foi simplesmente um escritor fantástico. O fato de ser médico ajudou a escrever termos técnicos e discorrer sobre fatores que fizeram muita diferença no desenrolar da história (me amarro nisso!).

Crichton não era desses escritores que deixa o leitor 'boiando', ele sabia como usar as palavras de modo a fazer o leitor não apenas entender, mas se envolver no que é contado. Ele explica como funcionam as técnicas de melhoramento genético utilizadas e outras coisas, como a Teoria do Caos por exemplo.

Tudo gira em torno de um cara super rico que deseja trazer à vida aqueles seres gigantes que deixaram de existir há muito, muito, mas muito tempo. Isso mesmo, os Dinossauros! Isso foi possível graças a clonagem do DNA de insetos preservados em âmbar pré-histórico. Na verdade ele estava pensando em criar um parque temático onde os visitantes pudessem ter contato com esses seres sem correrem o risco de serem atacados pelos tais, mas antes mesmo da inauguração do parque, um Velociraptor* ataca um funcionário e este vai a óbito. Com receio de que algo esteja fora do lugar, ele chama alguns especialistas para analisarem a situação, entre eles, um paleontólogo, um matemático e uma paleobotânica. O enredo também conta com os dois netinhos do cara rico, uma menina e um garotinho meio nerd e louco por dinossauros, além de outros personagens secundários que aparecem ao longo da história, dando sentido à mesma, como as crianças atacadas por uma espécie desconhecida nas proximidade da ilha dos dinossauros, médicos e outros pesquisadores.

Crichton narra a história de modo que nós, meros leitores, passamos a nos imaginar naquela ilha, talvez no passeio com os netos do ricaço maluco (John Hammond), ou na dscussão sobre o desligamento da cerca elétrica de segurança, ou mesmo descobrindo que as falhas no que viria a ser o perfeito mundo dos dinossauros teria partido de um suborno por parte de um rival de Hammond... Cara, o leitor se vê ali naquele lugar quando o T.Rex** escapa... Gente, você não consegue parar!

Resumindo, a ciência é algo incrivelmente cooperadora do bem e do sucesso, mas ela precisa ser interpretada e respeitada, e a ganância não consegue fazer isso, infelizmente. Acredito que a maior mensagem que o livro quer passar é isso de respeitar os limites da ciência e o tempo da natureza.

Sim, eu indico essa leitura!

*Gênero de dinossauros terópode que viveram aproximadamente de 75 a 71 milhões de anos atrás, durante a última parte do período Cretáceo. Duas espécies são reconhecidas atualmente, embora outras tenham sido atribuídas no passado
* É um Tiranossauro, ou seja,um gênero de dinossauros terópodas coelurossauros, que viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte

site: www.baudoleitor.com.br

Gordinho 26/03/2017

Classico
Perfeita descrição do mundo dos Dinossauros, o qual sou muito fã! Tinha que ler em versão original. Super recomendo!

fyveer 11/01/2020

A história da evolução é de que a vida escapa a todas as barreiras. A vida se liberta. A vida se expande para novos territórios. Dolorosamente, talvez até perigosamente. Mas a vida encontra um jeito
Essa foi a minha primeira leitura de 2020 como parte de um projeto de leitura coletiva de ficção científica, por um momento achei que o livro não seria nem um pouco surpreendente graças aos anos de infância assistindo as adaptações cinematográficas ? antes das primeiras páginas serem lidas considerei que a magia já não existia, ainda bem que foi um agradável engano.

Michael Crichton ocupa um lugar em minha vida de leitora que poucos autores conseguiram: o de escritor motivador. Por ficção científica ser um gênero de conteúdo pesado, que requer muita atenção, pensei que nunca terminaria a meta antes da data do primeiro debate em grupo, mas em apenas dois dias consegui devorar o livro por completo.

A narrativa segue a mesma que conhecemos pelos filmes: um grupo de especialistas conhece em um final de semana uma ilha misteriosa povoada por dinossauros, que foram trazidos de volta à vida pelo milionário John Hammond, porém, a tragédia não demora a aparecer.

Alan Grant, o paleontólogo apaixonado por sua profissão, tornou-se meu personagem favorito da literatura, seja pelo seu jeito intelectual de estar sempre disposto a se maravilhar perante criaturas que pode matá-lo ou então pelo seu posionamento como historiador que usa camisa havaiana. Ao longo do livro ele transmite essa sua personalidade bastante caricata de típico herói fora de regra, o mocinho que não se encaixa no padrão de "homem dos sonhos" de qualquer adolescente.

Ian Malcom é o meu segundo personagem favorito, esse sim se encaixa no perfil bad!boy, com cada parágrafo que exala sarcasmo. Aliás, ele é todo Ian Eu Avisei Malcom com sua ladainha sobre teoria do caos etc; quando o final chegou senti que o filme era mil vezes melhor para aqueles que não gostam de ter o coração partido.

Crichton, assim como Hammond, não poupou gastos na construção do Jurassic Park, ao longo dos capítulos nos deparamos com planilhas, gráficos e longas (mas nada entediantes) explicações sobre sistemas operacionais de computadores e também sobre paleontologia, uma aula completa para os leigos e um banquete para os aficionados.

Encerro esse review com a gratidão de ter encontrado um bom livro, coisa que nós leitores ansiamos sempre que abrimos as páginas de uma nova história. Jurassic Park é altamente recomendável para aquele que busca seja uma primeira leitura em sua vida ou seja uma boa releitura.

Ps.: Agradeço imensamente o Sci-Fi LC pela iniciativa me apresentar uma obra como essa.

Li 27/01/2020

O filme é show, mas o livro consegue ser melhor
Ai, esse livro é simplesmente incrível. O filme em si já é muito bom, mas o livro é sensacional! A dica é ler o livro mesmo já tendo assistido o filme ou sabendo a história, vale a pena! Ele é simplesmente épico, trazendo diversos debates interessantes de bioética. Eu, como graduanda em ciências biológicas (licenciatura) acredito que seja um livro (e filme) ótimo para ser trabalhado em sala de aula, já que ele elucida diversos conceitos ecológicos, como por exemplo o de espécies invasoras, e pode trazer discussões maravilhosas sobre a ética de criar animais em laboratório, modificação genética, existência de zoológicos e muitas outras discussões interessantes e que podem ser trazidas para o cenário atual, com a manipulação genética cada vez mais presente no nosso prato e outros aspectos da nossa vida. A melhor parte é que Michael faz isso sem interromper a história, sem torná-la maçante e, dessa forma, mesmo quem odeia biologia pode se ver compreendendo melhor certos conceitos e se divertindo. É um bom livro para chamar a atenção dos jovens para o tema e para que eles mesmos pesquisem a respeito, propiciando inclusive com que eles entendam mais a respeito do DNA e biologia molecular. Imagino um debate muito interessante tratando sobre edição gênica em animais não humanos e humanos e qual seria o limite que não poderíamos ultrapassar. Nessa mesma linha seria interessante tratar sobre outros livros/filmes, como Admirável Mundo Novo (que é incrível), de Aldous Huxley (1932), Gattacca, dirigido por Adrew Niccol (1997) e Blade Runner, dirigido por Ridley Scott (1982).

Bruno.Barros 25/05/2020

O livro é muito mais aterrorizante e curioso do que o filme, as mortes são brutais e os diálogos sobre engenharia genética e o comportamento dos dinosarus são profundos,
É uma leitura que prende o leitor do comeso ao fim, e com o final surpreendente e enegimatico, muito diferente do filme, pra quem gosta de suspense terro é Ficção é leitura obrigatória.

@livrostasticos 27/05/2020

Tendo assistido o filme inúmeras vez quando criança tinha certas expectativas para o livro, mas eu definitivamente não esperava gostar tanto quanto gostei! A história é fantástica, e o autor escreveu cada cena, principalmente as de ação, de um forma super vivida que me deixou tenso em cada segundo!
Fiquei surpreso com a quantidade de diferenças entre o livro e o filme, mas não tira o mérito do segundo! Noque mais gostei no livro foi toda a ciência que faltou no filme, colocada de uma forma super acessível e instigante!
Eu li/ouvi o livro no formato de audiobook, e o cara que leu a história está de parabéns! Fez um trabalho fantástico e super vale a experiência!