O Efeito Sombra

O Efeito Sombra Deepak Chopra

Resenhas - O Efeito Sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aninhalaz 28/12/2022

Imprescindível na busca do autoconhecimento
Este livro me mostrou um caminho para o autoconhecimento muito diferente do que imaginava.
Com ele, aprendi a me aceitar como um ser humano integral, com luz e sombra, com todo potencial que existe dentro de mim.
Me trouxe reflexões, clareza e discernimento sobre a sombra que habita em cada um de nós.
Além de conhecimento, esse livro trouxe também expansão.

edu.reader 10/12/2022

Um livro que é uma ponte para a plenitude
Li esse livro sem muita empolgação. Mas depois que comecei não deu para parar, é um livro bem filosófico, faz a gente pensar em diversos aspectos de nossas vidas. Reconhecer a dualidade, as qualidades e defeitos, é brilhante. E depois do final, ainda tem uma dinâmica bem interessante que filtra diversos aspectos do leitor, com questionamentos interessantes. Acredito que subi diversos degraus internamente após a leitura desse livro.

Lu 07/12/2022

Não curti muito esse livro. Creio que iniciei a leitura com muita expectativa e expectativas sempre dão um peso desnecessário a tudo, inclusive na leitura. Tiveram alguns insights interessantes, mas no geral não achei tão bom quanto esperava.

Tiago Souza 29/11/2022

Me surpreendi positivamente com o livro
Achei uma leitura muito autoreflexiva, uma leitura que nos faz pensar profundamente em vários aspectos de nossas vidas e como a levamos.
Um livro impactante, mas ao mesmo tempo com uma tema que era para ser simples, uma visão de mundo e de atitudes que deveriam sem óbvias para todos nós, porém não pegamos a vida dessa forma, e essa leitura nos faz repensar vários aspectos importantes para podermos ter uma vida mais plena, com mais amor e respeito, ao próximo e à nós mesmo.

thomas 20/09/2022

filosofia barata, enrolação e deus.
a primeira parte é boa, a segunda e terceira têm frases interessantes, mas nada que não fosse facilmente escutado numa rodinha de amigos "altinhos".

só terminei de ler porque não gosto de abandonar livro, porém o que me incomodou bastante foi a enrolação, pois você termina o livro sem saber identificar direito o que a sombra, o que fazer quando descobrir, como perdoar... sem contar que a terceira parte é religiosa o que faz o livro perder todo e qualquer resquício do brilhantismo filosófico. enfim, é vago! as mais de 200 páginas são desnecessárias.

minha dica é, leiam de trás para frente, tendo em vista que a última parte é um porre. ou melhor, assistam Megamente (dreamworks, 2010) que explica - de forma bem mais cativante - a dinâmica entre a sombra e a luz, a dependência entre elas e como o único caminho é o perdão.

Dany genari 15/09/2022

Parte 3
?Você não pode viver com uma placa no pescoço onde esteja escrito:
?Não é culpa minha, meus pais eram difíceis?
*Tive uma infância/vida difícil*
Não importa quem ou o que causou os ferimentos, agora ele é seu e você é responsável por ele.
E os Ferimentos são responsáveis por te sabotar, ferindo a si mesmo e aos outros.
Por isso você precisa encara-los. Até assumir total responsabilidade por sua experiência, você não conseguirá mudar isso.
Porém uma vez que tenha verdadeiramente olhado para si mesmo, poderá começar a se curar.
Você abriu os olhos e agora vê:
*vejo que fiz isso. Admito. Entendi. Farei o resgate do meu erro. Estou disposto a fazer reparações. Quero fazer a coisa certa. E agora rezo para me tornar uma pessoa melhor.
A reparação é um aspecto do amor de Deus, ao fazer reparações, somos libertados dos padrões de disfunções e da trajetória de acontecimentos que eles geraram.
Esse é o milagre da transformação pessoal.
Depois de assumir o que somos na sombra, podemos prosseguir na jornada de volta a luz. Não somos curados pintando nossos problemas de cor de rosa, fingindo que eles não estão ali, colocando a culpa de tudo em outras pessoas.
Saramos ao saber que qualquer sombra que esconda Nossa luz está sediada na própria mente.
É nossa responsabilidade admitir que ela está ali, abrir a porta para Deus e deixar que ele faça brilhar a luz para afastá-la. Ele sempre o faz e sempre o fará.?

Marianne Williamson

Trecho do livro:
O efeito Sombra

Thalita 20/07/2022

Deus e religião complementado, para quê?
Um livro bem normal, bem razoável. Não é muito bom, e nem muito ruim. Eu só diria que envolve muito religião, se não tivesse tanto religião talvez fosse um livro bom na minha opinião.

Gisela.Lobo 19/07/2022

O efeito sombra é sobre a existência do bem e o mal em nós.
Mas o livros conta com 3 partes cheias de tópicos e ideologias, mais nada profundamente explicado.

HugoVella 28/06/2022

Prefiro ser pleno a ser bom.
Entender que somos seres humanos e que temos nosso lado bom e ruim é a melhor forma de caminharmos a uma vida plena. Não somos sempre bons ou sempre ruins, simplesmente somos.
Este livro é excelente para entendermos quem somos, qual nossa essência e como nos encontrarmos com nós mesmos.
Sensacional o livro.

Kalliny 28/06/2022

O Efeito sombra
 Um livro de auto-ajuda é visto com preconceito por muitas pessoas. Eu, devo confessar, sempre tive preconceito com livros de auto-ajuda. O meu preconceito foi excluído aos poucos, à medida que lia O Efeito Sombra. Os três autores citam sempre frases magníficas e pensamentos filosóficos profundos, dando sempre dicas e as comparando com situações reais, que eles já vivenciaram. Os três pontos de vista sobre a mesma temática nos permite entender completamente o que é o Efeito Sombra e o como viver com nossa sombra. Os autores nos passam lições muito boas e  ensinamentos incríveis. Terminei o livro com outra perspectiva sobre as ações ruins e  sobre as coisas prejudiciais que fazemos e dizemos não conseguir controlar.

A sombra é só mais um termo específico para o nosso lado sombrio, lado que tentamos esconder das pessoas ao nosso redor a até de nós mesmos. O Efeito sombra, tema que o livro aborda, é quando tudo aquilo que abrigamos e escondemos em nosso lado sombrio vem a tona. Separei um trecho da segunda parte do livro, Fazendo as pazes com os outros, como o mundo e consigo mesmo, escrita por Debbie Ford. Ele explica muitíssimo bem o que é o efeito sombra e, acho interessante vocês lerem para entenderem melhor.

?O Efeito Sombra ocorre quando a própria escuridão reprimida torna sua presença conhecida, levando-nos a agir de maneira inconsciente e inesperada. Isso acontece quando algo no mundo externo força a escuridão a sair de seu esconderijo e subitamente ficamos cara a cara com os traços, comportamentos  e sentimentos do personagem que mantivemos escondido na vida secreta. O Efeito Sombra não é algo que planejamos. Na verdade, é algo que a maioria de nós investiu tempo e energia para tentar evitar. Mas, quando entendemos esse fenômeno, podemos desvendar o mistério da sabotagem pessoal.?

O livro é dividido em três partes, cada uma escrita por três autores diferentes. Minha preferida foi a segunda, escrita por Debbie Ford. Ela apresenta vários exemplos reais que já vivenciou, até mesmo o seu próprio. Todas as partes obedecem a mesma temática,encarando-a de formas diferentes, por meio de citações e explicações. Vou falar um pouco de cada parte.

Parte 1 ? A Sombra Coletiva, por Deepak Chopra ? Abrindo o livro, ele introduz o conceito de sombra, explicando suas origens e dizendo qual a sua diferença entre esta e o self, nossa verdadeira imagem que muitas vezes é ofuscada pela sombra. Ele fala sobre a sombra individual, a nossa sombra e leva bastante a tona a sombra coletiva, a sombra que não é só nossa, mas do grupo em que vivemos e/frequentamos. O autor tenta mostrar os problemas dos principais sentimentos que nos prejudicam e como perdoá-los, reduzí-los.

Parte 2 ? Fazendo as pazes?, por Debbie Ford ? A autora conta novamente sobre a origem, da sombra e fala como esta nos influencia, escondendo nosso verdadeiro self. Por meio de exemplos reais, ela conta o que realmente ocorre quando essa é levada a tona, O Efeito Sombra, e nos mostra o que fazer a partir daí. Uma vez que a sombra já foi revelada, basta perdoá-la, trazendo paz para nós e vivendo  bem como nosso verdadeiro self.

Parte 3 ? Só a luz pode banir a escuridão, por Marianne Williamson ? Mais uma vez, abordando a temática que apresentei acima, Marianne nos mostra sua visão sobre a sombra e como vencê-la. Ela puxa o tema mais para o lado espiritual e religioso, como admitir nossos pecados e perdoá-los como o amor, vencendo a sombra. Nos ensina a abraçar o amor e os diversos outros sentimentos bons, pois, só assim podemos banir os sentimentos ruins e obscuros.

Questionário

No final do livro há um questionário para se descobrir como o Efeito Sombra está agindo em sua vida. A Veja publicou o teste.

HARRY BOSCH 07/06/2022

Efeito sombra
Os autores apresentam a nossa sombra com coerência e com a luz do conhecimento que liberta o índividuo de si mesmo. Indicado para quem gosta de humanas.

Pati Setter 25/04/2022

Um mergulho dentro de si mesmo
Leitura obrigatória para quem está buscando se conhecer melhor. De forma muito direta os autores dissertam sobre as dificuldades que encontramos no caminho para sermos
Pessoas melhores, como um dos principais pilares de não julgar o próximo, pois em suma estamos julgando a nós mesmos.
Livro impactante que mudou a forma como enxergo minhas atitudes e a dos outros.

Myy 17/04/2022

Intrigante.
As duas primeiras partes são muito boas mas não me identifiquei com a terceira. Mas foi bom pra refletir sobre a integralidade de cada indivíduo inclusive eu própria.

Allan.Arndt 10/04/2022

Vale a pena consultar ele de novo!
O Efeito Sombra, é um livro que ao longo dos pontos vai nos dando alguns puxões de orelha, nos fazendo refletir sobre nossos comportamentos e o que estamos fazendo da nossa própria vida, nos faz refletir até sobre o que pensamos. Ele também traz exemplos claros de casos de pessoas dominadas pela sombra, pessoas que tentam negar essa parte nossa que é a sombra. É um livro que vale a pena ler novamente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6