O assassinato e outras histórias

O assassinato e outras histórias Anton Tchekhov

Resenhas - O Assassinato e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Trevosinha 18/06/2022

Tchekhov é maravilhoso
Com certeza eu vou ler esse livro de novo. Tchekhov era um escritor muito à frente de seu tempo. Esses contos são revolucionários para a literatura, principalmente porque ele fazia questão do leitor pensar no conto como uma história acabada. A escrita dele não é tão fácil porque termos russos como Mujiques a gente não vê sempre por aí. Mas recomendo muito conhecerem ele. Sou apaixonada.

Yasmin.Cupertino 21/05/2022

Não foi meu livro favorito de contos, os últimos dois foram meus favoritos: Em serviço e No fundo do barranco
O conto No fundo do barranco me impactou um tanto, não estava esperando pelo ritmo morno da coleção.
O que une os contos é esse comentário na pobreza e na sociedade russa, mas comparados aos de tolstoi ou dostoievski, tchekhov me pareceu um pouco ofuscado, seus pontos não me pareceram tão interessantes.

Giutsudasombras 19/05/2022

To assustada
Um livro de contos diversos de Anton Tchekhov, o que poderia dar de errado?...Particularmente, tudo. São contos geniais, e o pior de tudo, realistas. Ao mesmo tempo que você lê alguns dos contos e pensa: "Uau só isso?", tem outros que você fica: "SANTO CRISTO AMADO!", ele é muito bom pra quem curte algo mais real do que fantasioso, você não vai ver cavaleiros v.s dragões, mas vai ver pessoas se matando por religião, brigando por dinheiro, e se irritando por posses, são pessoas no limite e isso...o livro retrata de forma excepcional.

Victor Daniel 16/05/2022

A delicadeza russa
Tchekhov tinha o dom de escrever com delicadeza a rotina e cotidiano russo com sua escrita brilhante

Pedro.Amaral 02/03/2022

Muito Bom!!!
Segundo autor russo que já li até agora, o autor sabe escrever e representar muito bem a vida no campo do século 19. Histórias pesadas que demonstram a dura realidade que essas pessoas viviam na época.

nclyr 02/02/2022

Do que eu entendi, eu gostei bastante. É uma leitura muito nova pra mim, nunca li nada parecido.. então acho que não tenho conhecimento o suficiente sobre, pra poder fazer uma super resenha.

É um livro que contém 6 contos e eu super indico, é bom pra abrir os horizontes de quem nunca leu nada do gênero. Confuso porém interessante, já até passei o livro pra frente ?

Mary Manzolli 01/02/2022

Um clássico para ter na estante
Eu, simplesmente, adorei esta leitura. Uma tradução excelente, realizada por Rubens Figueiredo, diretamente do russo, que nos traz uma experiência extremamente prazerosa, especialmente para mim que ainda não havia lido nada do autor.

São 5 contos cujas histórias foram escritas no final do século XIX, período em que, na Rússia, ocorria a queda do czar e o levante que culminou na revolução comunista, mas ao contrário da maioria dos escritores da época, que eram politicamente engajados e religiosamente influenciados, Tchekhov mantinha uma aparente neutralidade, preferindo tratar em suas obras das situações corriqueiras do dia-a-dia.

O tema de todos os 5 contos giram em torno dos dramas da vida das pessoas comuns e são bem caraterizados pela desesperança e o pessimismo diante da humanidade e, talvez por isso tenha me tocado tão profundamente pois, neste momento me encontro desesperançosa em vários aspectos da minha vida, vivendo num país que sucumbe a um vírus mortal e cujo governante maior da nação minimiza seus impactos e manipula uma legião de seguidores a negarem a ciência e o cuidado consigo, colocando suas vidas e de outras pessoas em risco.

Tchekhov retrata as misérias e sofrimentos das camadas mais baixas da sociedade russa da época, ao mesmo tempo em que também relata as banalidades da vida e a sordidez de uma burguesia vazia e alienada. Estórias em que não ficam bem definidos os lugares de heróis e vilões e que todas as personagens são colocadas no lugar de vitimas e agentes de um sistema em que não há perspectivas de melhoria e que, por isso, não terminam de forma conclusiva.

Apesar da leveza das palavras, a clareza de compreensão dos textos e a simplicidade direta, a leitura é de um realismo desconfortante que nos traz muitos sentimentos incômodos e apesar de ter sido escrita há mais de 100 anos, o quadro de corrupção e alta desigualdade social é pintado com a tinta da atualidade e as comparações são inevitáveis.

A edição acompanha cartas do próprio Tchekhov que nos dá uma boa ideia da sua personalidade e da realidade por ele vivida como medico e escritor naquela Russia de um tempo em que não conhecemos.

Um livro que guardarei na estante com carinho, apesar do banho de café que ele tomou.

Joao.Paulo 26/12/2021

o Bosque & o Jardim
É a segunda vez, que tenho contato com a literatura russa. Não esperava tanto, se tratando do tema proposto, em relação a uma curta leitura, mas se mostrou uma profunda filosofia. Tchekhov nos seus contos, vai descrevendo os acontecimentos que cada personagem no texto é inserido, de uma forma, que até aonde os atos ou gestos momentâneos podem levá-los, demonstrando assim, quanta atitude cada um deles têm para fazer tal conduta. Não dando um definitivo desfecho moral para a história, mas dando a possibilidade do aprendizado pesssoal com cada final...porque quando o coração não sangra, ele vaza veneno!

venom 12/09/2021

Foi meio difícil ler o livro pois as histórias eram bem melancólicas, eu acho que não estava esperando por isso o que me causou um estranhamento, mas foi uma experiência que eu bizarramente gostei de sentir, ainda mais lendo "o assasinato" e "professor de letras" que se tornaram os meus contos favoritos desse compilado.

A escrita do Anton Tchekhov me cativou, eu nunca tinha lido nada igual antes, a forma como ele com poucas palavras descreve um ambiente oh uma pessoa é incrível e me despertou interesse para outras obras.

ana. 07/09/2021

trecho do livro...
"Não deram quatro asas aos pássaros, mas só duas, porque com duas asas eles já podem voar; assim também não foi dado ao homem saber tudo, só a metade, ou a quarta parte. O homem sabe tanto quanto é necessário saber para poder tocar sua vida adiante."

muito bom.

tilito 31/08/2021

Esse livro reúne contos de Tchekhov que recontam muito bem a vida do povo Russo antes da revolução de 1917. Os contos mostram principalmente a pobreza da Rússia na época e mostra a percepção da sociedade sobre os Mujiques, a maior parte da população que trabalhava de forma agrária.

São contos bastante densos e muitas vezes se torna difícil de captar todos os detalhes dessa vida para quem não é russo. Mas, apesar disso, a escrita do Tchekhov é muito rica em detalhes e a forma crua dele mostrar a vida de todo o povo Russo, e mostrar como a miséria era escancarada mesmo nas casas mais ricas, é incrível. É muito triste, mas muito tocante.

Para quem gosta de realismo, vale a pena. Só que é bem triste mesmo, principalmente o conto "Os Mujiques". Eu só não gostei do conto "O Professor de Letras", mas todos os outros foram interessantes, principalmente "O Assassinato" e "No Fundo do Barranco". Todos tiveram cenas bem chocantes e muito surpreendentes.

Gigi 08/08/2021

O assasinato e outras histórias
Não gostei tanto do livro, algumas palavras eram um tanto difíceis, não atrapalhou tanto a leitura,mas não gostei da última historia No fundo do barranco.

underlou 31/01/2021

Ler um bom autor é sempre um privilégio. Em relação ao Anton Tchekhov, então, é um privilégio em dobro porque ele é um contista de mão cheia.

Particularmente, sou um apaixonado pelo gênero. E aqui, o autor consegue explorar situações a partir dos pequenos dilemas e acontecimentos nada divinos do cotidiano, sempre atento ao gesto dos personagens, perscrutando olhares e descrevendo sensações com minuciosidade tanta que as angústias e contentamentos podem ser experimentados pelo leitor como experiências próprias. Também há umas doses de ironia e crítica social (essa última muito pautada na figura dos tais mujiques), mas de forma muito comedida e pontual.

Por fim, para mim, "Em Serviço" não é só um dos melhores do volume, como do conjunto de parte da obra de Thechov a que já tive acesso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5