O assassinato e outras histórias

O assassinato e outras histórias Anton Tchekhov

Resenhas - O Assassinato e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

arthur966 30/04/2024

Não rezaram a deus antes de deitar, nem acenderam a lamparina votiva. os três não conseguiram dormir mas não pronunciaram uma palavra sequer e, durante toda a noite, tiveram a impressão de que alguém caminhava no andar de cima, que estava abandonado.

Joao 13/04/2024

Esse livro foi o meu primeiro contato com autor Anton Tchekhov e confesso que a princípio fiquei com um pé atrás, pois não sou muito fã de contos.

Contudo, tive uma grata surpresa ao me deparar com uma linguagem fluída e por histórias que contextualizam os problemas sociais do povo russo da época. Me encantei com a escrita de Tchekhov e com a sua forma de narrar o cotidiano da Rússia do final século XIX.

Os contos que mais gostei foram Os Mujiques e o Assassinato. Este traz uma importante reflexão sobre a religião enquanto aquele descreve de forma incisiva e sem rodeios a dura vida enfrentada pelas pessoas pobres de um pequeno vilarejo na Rússia.

Achei a forma de narrativa de Anton muito semelhante a de alguns escritores nacionais. Acredito que estes leram e se inspiraram nas obras desse grande escritor russo.

Lais Cruz 15/03/2024

BRILHANTE!

Nunca havia lido nada do autor e acredito muito em "contos" para um primeiro contato literário adequado com qualquer literatura.

Tufo que consegui pensar ao final desse livro foi: e se Tchekhov e Machado se encontrassem? O Realismo reverbera nas obras dos dois e a ironia machadiana ao se encontrar com a brutalidade presente nesses contos... Ia dar negócio, com toda certeza.

Pretendo ler mais sobre o autor.

Rafa 14/03/2024

Ótimos contos
Meu primeiro contato com Tchekhov e terceiro autor russo que leio. Ele foi o que mais gostei. Os contos são muito bons, especialmente os 2 primeiros. Os textos são "simples", bem fluido e nada rebuscado, deixando um gosto de quero mais. Ótimos contos, recomendo para quem gosta do gênero e ou que ler literatura Russa.

suellen 23/02/2024

O ASSASSINATO E OUTRAS HISTÓRIAS
Eu conseguiria fazer uma resenha se conseguisse lembrar as histórias de cada conto.
que mania de deixar de última hora pra fazer resenha.

Danyela5 04/02/2024

É um livro com diferentes histórias, com diferentes reflexões, mas que de alguma forma se igualam. Algumas com a forma de mostrar mais impactantes que outras mas todas mostrando um certo lado um tanto quanto "sombrio".

Decfalter 24/01/2024

Tchekhov
O Assassinato e Outras Histórias de Tchekhov revelou-se uma obra profundamente impactante para mim, transportando-me para uma atmosfera rígida que retrata a vida dos mujiques, os camponeses russos antes de 1917.

Cada história delineia de forma clara a escassez de recursos e as condições de vida desafiadoras enfrentadas por eles na época. As narrativas perturbadoras que se desenrolam entre os mujiques, permeadas por um clima denso e melancólico, conferem um charme único à obra.

A obra serviu como um despertar para minha familiarização com a língua russa, sendo o gatilho inicial que despertou meu interesse por esse idioma tão distinto.

A descrição das vivências dos personagens e o contexto histórico apresentado na obra aguçaram minha curiosidade, levando-me a querer compreender mais profundamente a língua russa. Este idioma, que é a segunda língua que pretendo aprender, chama minha atenção por sua diferença em relação ao que estamos habituados, e, principalmente, pela fascinante fonética russa. Sem dúvida, no futuro, dedicarei tempo e esforço para aprender a língua russa, inspirado pelo impacto que *O Assassinato e Outras Histórias de Tchekhov* teve em minha apreciação pela cultura e pela complexidade linguística russa.

Esta obra não apenas proporcionou uma imersão nas vidas dos mujiques, mas também abriu as portas para um novo mundo linguístico e cultural que estou ansioso para explorar.

Léo 16/01/2024

Considero-me um fã dos russos: Dostoiévski, Tolstói, Turgueniev. Todos escreveram obras imortais que marcaram minha vida para sempre. Nunca tinha lido, entretanto, o autor que, para muitos, foi o melhor deles: Tchekhov.

Confesso que demorei a me habituar. No entanto, ao longo das excelentes e diferentes histórias, fui me afeiçoando ao estilo cru e direto do autor. Ele retrata, inegavelmente, a vida como ela é. Narra os acontecimentos de forma objetiva, sem rodeios, mas nunca perdee a capacidade de deslumbrar o leitor. Recomendo muito, especialmente os contos "O professor de letras", "Iônitch" e "Os Mujiques" -- meus favoritos.

Eliane406 12/01/2024

As situações da sociedade
Anton Tchekhov um médico com dom para escrita, o escritor conheceu a miséria de perto, neto de um servo liberto, soube transmitir em seus contos o cotidiano triste de sua sociedade, enquanto as pessoas buscavam a felicidade em tantos momentos de revoluções, quem.conhece a história da Rússia, sabe por tantas lutas o país passou, e a literatura vinda de lá expressa todas essas situações.

Eduardo Virgili 26/12/2023

Livro com 6 contos, que retratam a vida na Mãe Rússia da época. O conto "O Assassinato" traz certa semelhança de fio central , guardadas as devidas proporções, com o romance "Crime e Castigo". O conto "Os Mujiques" retrata muito bem as condições sociais do povo russo, da simplicidade e pouca esperança, teria alguma equivalência, para valor de registro, com o brasileiro "Quarto de Despejo". Mas o que mais chamou minha atenção, foi o último deles (li na sequência), pela história repleta de mesquinhez e crueldade apresentada com um eufemismo tão ímpar que nem parece estarmos "No Fundo do Barranco".

Perdida_nas_Estrelas 23/10/2023

Estou preparada pra falar de Tchekhov? Não sei ha ha mas vou tentar um breve relato.
Os contos são muito bons, os personagens (em sua maioria) não são nem bons nem maus, e isso me agrada pois retrata acima de tudo a "natureza" humana.
Tchekhov consegue retratar muito bem a pobreza da Rússia em sua época, por ele ter vivido aquilo, seus textos são ricos em detalhes de regiões específicas, e seus povos.
Adoro o fato do autor satirizar a religião, e o apêndice do livro me fez querer saber muito mais sobre o autor.
Quando leio algum russo me parece muito característico, e isso me incomodou de início, mas depois me acostumei, no caso de Tchekhov.
Por fim, são contos muito bons, o desfecho de alguns não me agradou tanto, mas o caminho percorrido valeu a pena. Quero ler outras obras desse homem! SZ

Hizaa 14/04/2023

Nunca li nada desse tipo

Peguei esse livro da Biblioteca da minha escola e me interessei por ser um livro de contos russos

Foi ótimo já que eu nunca li algo assim

Nath T. 15/10/2022

As histórias não me marcaram muito, mas foi interessante conhecer uma obra de um autor fora da minha realidade

Alexandra 14/09/2022

Eu esperei mais.
Geralmente busco avaliações sobre o escritor na internet quando não tenho referências sobre seu trabalho e li boas críticas sobre Tcheckhov, uma referência de sua época. Talvez por estar acostumada ao ritmo dos escritores latinos e dos clássicos brasileiros, senti-me um pouco exausta mesmo sendo contos. A descrição hiperdetalhada e repetitiva de fragmentos de cena foram um pouco cansativa, ao mesmo tempo que desenha um cenário de uma Rússia paupérrima que eu não conhecia.
As cartas do autor ao seu amigo demonstram uma forma de afeto não expressada nos dias atuais.
Vale a pena ler e conhecer pelos olhos do autor um país, uma cultura e contexto histórico social muito distante de nossos tempos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5