Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

david andriotto 03/01/2023

???
da série "livros obrigatórios que esperei maior maturidade para ler e, assim, compreender". creio ser necessário mais uma ou duas outras leituras para captar por completo a essência ali contida, mas foi uma adorável primeira experiência.

ter noção de que a travessia desses retirantes apenas os leva a morte, uma morte severina, faz com que a leitura seja mais emotiva e dolorosa. é natural ao coveiro questionar o motivo dos sertanejos migrarem ao litoral para, no fim, viver na lama e serem enterrados em terra seca.

gosto muito do final, quando todos se unem para presentear o mini querido que nasce. cada um tenta entregar um presente, o que suas vidas severinas podem angariar. a vida, mesmo miserável, deve ser celebrada:

"[...]
Minha pobreza tal é
que não tenho presente melhor:
trago papel de jornal
para lhe servir de cobertor;
cobrindo-se assim de letras
vai um dia ser doutor."

obrigado, joão cabral de melo neto.
PAULINHO VELOSO 03/01/2023minha estante
Deve ser uma boa experiência entender João Cabral...

Pietra 04/01/2023minha estante
mini querido!!!

Bruna.Cristina 01/01/2023

Retirante
Este narra aspectos da maioria do retirantes nordestino que fogem da seca. Os mesmos procuram lugares melhores para sua sobrevivência.

Laura 29/12/2022

Um clássico
Morte e vida severina é o melhor poema da coletânea, sem dúvidas.
É representativo, reflexivo e comovente.

Beatriz 27/12/2022

Poemas maravilhosos
Não há como ser diferente, mas morte e vida severina é o melhor poema da coletânea.
Porém, todos os poemas são lindo. Falam sobre o Brasil e trazem aquela sensação de beleza em contrate com a desigualdade.
A sensibilidade é a principal característica desses poemas.

The Alchemist 22/12/2022

Uma fascinante leitura da vida sertaneja, em um misto de ritualismo e sobriedade estética.
A crônica te conduz, te apresentando os seus personagens e cenários desolados.
Um mundo cruel e desigual, perfeitamente relacionável.

Aline 21/12/2022

Surpreendente
Nossa eu amei Morte e Vida Severina. Muito bem escrito, bem pensado e tudo de maneira simples. Incrível como a sociedade é representada de maneira fiel e mostra a dificuldade da sobrevivência de maneira impecável.
Os outros poemas também são muito bons, mas Morte e Vida Severina e um quê a mais

flaviabit 21/12/2022

Penso que são "poemas em voz alta" porque o ritmo e as rimas das estrofes são quase musicais, e contam histórias que dão voz a vidas nordestinas e retirantes negligenciadas pela sociedade

Leandro.Bonizi 19/12/2022

O livro possui quatro cantos para vozes, segue a ideia de cada um e citações:

1. O Rio

O poeta canta a natureza como se tivesse uma intimidade com ela. Ele e personifica. Parece que ele sabe o nome de todos os rios do Sertão. Não só dos rios, mas da região, das igrejas, etc. Trata da seca. Fala da vida difícil que os que moram lá sofrem. Parece que ele faz uma jornada pelo Sertão, boa parte navegando pelos rios, e o vai descrevendo e nomeando tudo que vê. Fala muito de uma usina trouxe muitos males à região e às pessoas, é uma grande inimiga do Sertão. Fala dos canaviais e as péssimas condições de trabalho lá. Fala dos desastres naturais que atingem a região.

"A terra vou deixando
de minha infância primeira"

"A mesma dor calada,
o mesmo soluço seco,
mesma morte de coisa
que não apodrece mas seca"

27. Morte e Vida Severina

Também fala das difiçulddes do Sertão. Como era de se esperar, fala da morte, e percebe-se que a expectativa de vida era baixa na região. Há muitos diálogos envolvendo coveiros. Os diálogos possuem ritmo.

"— E belo porque com o novo
todo o velho contagia"

61. Dois Parlamentos

Um diálogo sobre os mortos no cemitério, depois a reflexão sobre vida de cossacos.

"— Se não são da mesma mãe,
irmãos da mesma morte."

Reflexão sobre o ato de dormir e algumas associações com a morte, muitas entre diálogos de detentos. Um deles condenado à morte, e o enredo gira em torno dele. Há diálogos longos que seguem a mesma rima neles inteiros.

"O mundo tem alma autônoma,
é de alma inquieta e explosiva"

"Aonde você vai Sam?" 15/12/2022

Um clássico numa sentada
A bem da verdade, muitos clássicos passam longe de ser calhamaços; O alienista, A metamorfose, A festa de Babete...

Mas o feito é ainda mais extraordinário quando se trata de um poema.
Tudo bem que um poemão de dezenas de páginas, mas ainda assim, longe das grandes epopéias (em tamanho apenas, na qualidade anda lado a lado!)

Morte e Vida Severina é, em matéria de poder, apenas comparável ao Corvo do Poe. Um poema que faz por merecer a capa dura que sustenta sozinho.

Dênis 13/12/2022

Vida que brinda em meio a morte
Severino um retirante que busca pela vida nova, mas em seu trajeto se depara com sua morte anunciada... porém ao chegar, percebe que a vida brilha em todo lugar. Uma poesia incrível e emocionante.

Jan 11/12/2022

Uma dura e triste realidade
João Cabral faz uma leitura forte e triste, ainda que necessária, do sertão nordestino e das mazelas da seca. Severino, o migrante coletivizado, é o protagonista desta história de resistência e resiliência e que, atrelada à linguagem pouco adjetivada, insere-nos a uma história cuja constância da morte é tão grande que nos deixa apenas um fiozinho de esperança da vida. Livro de importância gigantesca em nossa literatura. Extremamente necessário.

Vinícius Tyrone 11/12/2022

Não sou muito fã de poesia, mas, Morte e Vida Severina...Que coisa linda. Emocionante, muito gostoso de ler e tocante. O jeito que é escrito e como a história é contada, é a definição de arte.

Alana 09/12/2022

O contexto social que o livro cita é tão atual e necessita ser discutido,muitas reflexões podemos obter ao ler morte e vida Severina??

Lisboa 06/12/2022

Eu acho que demorei demais pra ler um livro tão curto. As poesias são tão gostosas e as rimas são quase musicais. Quando você pega o embalo elas vão com tudo e fazem todo o sentido.