Morte e vida severina

mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia.”

Morte vida Severina conta a história de muitos Severinos retirantes que saem do Sertão para Litoral a procura de uma vida melhor, pelo seu caminho Severino vai encontrando outros Severinos, mortos por bala, morto de velhice e etc.

Me chamou a atenção a parte que ele conversa com uma senhora procurando emprego porém tudo que conhecem nada lhe serve porque o que da dinheiro nessa terra, é lhe dar com a morte, como profissões de médico, rezadeira, benzedeira, farmacêutico. A parte do funeral do Lavrador em que foi feita a música do Chico Buarque também é muito bonita.

Severino ouve uma conversa entre dois coveiros em que não entendem porque tantos severinos vêm para o litoral para ganhar a vida, mas na verdade vem trilhando seu caminho para a morte.
-E que então, ao chegar, não têm mais o que esperar.
-Não podem continuar pois têm pela frente o mar.
- não tem onde trabalhar e muito menos onde morar.
- e da maneira em que está não vão ter onde se enterrar.

Ouvindo a conversa ele decide tirar sua vida, mas encontra José e questiona o porquê viver. Nesse meio tempo o filho de José nasce (essa parte ele relaciona com o nascimento de Jesus). Após José voltar ele responde:

E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
[...]
mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;
mesmo quando é uma explosão
como a de há pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida Severina.

Querendo dizer mesmo que a vida é sofrida, ela vale a pena!.

Uma excelente obra, como os demais poemas que compõem o livro!,
Pedro 04/03/2021minha estante
"Mesmo que a vida é sofrida, ela vale a pena."
Excelente, Tamiris:)
Eu também acredito nesse ideal. Sei que nunca sofri como esses retirantes, mas também acredito que a vida vale a pena, apesar dos pesares.
Isso me lembrou o livro Em Busca de Sentido, do psiquiatra judeu Viktor Frankl, que foi um sobrevivente do Holocausto nazista, chegando a passar três anos nos campos de concentração, inclusive Auschwitz.
Viktor Frank acreditava que a vida só valia a pena quando nós damos um sentido para ela, e isso é algo inteiramente pessoal. Ele tinha como lema de vida o seguinte pensamento de Nietzsche:
"Quem tem por que viver, pode suportar quase tudo."

Obrigado por compartilhar a sua leitura conosco;)

Tamiris 04/03/2021minha estante
Eu que agradeço Pedro pela sua contribuição .
Como você disse apesar dos pesares encontramos força em nossa espiritualidade, nossa família ou até em nós mesmo.
E toda dificuldade ou dor se torna um aprendizado ou algo que nos fortalece. Pelo menos vejo dessa forma.

Porém nos deparamos com muita gente que não encontra sentido, e não quer viver. O que realmente é muito triste. ?

Não conheço esse livro vou acrescentar na minha lista ???

Tamiris 04/03/2021minha estante
Já assistiu o desenho Soul ? Kkk adoro desenho. Mas traz também essa reflexão do sentido da vida. Bem legal ?

Pedro 04/03/2021minha estante
"A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente."

Soren Kierkegaard

Apesar do passado deixar marcas em nossas vidas, ele não nos define. O nosso futuro é uma folha em branco, e somente nós temos o poder de escrever.

Pedro 04/03/2021minha estante
Não, Tamiris, eu ainda não vi esse desenho. O último desenho que eu vi foi Frozen. Culpa da minha sobrinha. Ela me obrigava a assistir - e cantar - com ela. Às vezes eu me pego cantando no chuveiro "Livre estou, livre estou..."
???

Tamiris 04/03/2021minha estante
Você vem com filósofos e eu com desenho. Não estou no seu nível ??.

Brincadeiras a parte, obrigada por dividir suas opiniões. Veio a agregar ?.

Pedro 04/03/2021minha estante
Você lê João Cabral de Melo Neto, e ainda vem dizer que não está no meu nível? Eu tô quase me sentindo um analfabeto perto de você...?????
Eu que agradeço a você, Tamiris. É muito bom compartilhar nossas leituras. Ao meu redor, eu não conheço ninguém que gosta de ler, aí eu acabo me sentindo frustrado, sem ter com quem conversar. As pessoas não sofreram com Derfel, como nós dois sofremos;)

Tamiris 04/03/2021minha estante
Verdade chorar, sofrer dar gargalhadas com um personagem é maravilhoso né kkkk. A leitura nos transporta para muitas dimensões e nos faz perceber diferentes pontos de vista, que pena que o índice é tão baixo de leitores.
Mas não se engane meu repertório de literatura brasileira é bem baixo ?
Mas desde o ano passado pensei bastante em mudar isso.

Pedro 04/03/2021minha estante
Também sou deficiente em literatura brasileira. Confesso que tenho predileção por autores estrangeiros, mas vou ter que rever meus conceitos.
Sobre o que você falou a respeito da leitura, eu lembrei de um texto do George Martin. Era esse aqui:

"Eu vivi mil vidas e amei mil amores. Andei por mundos distantes e vi o fim dos tempos. Porque eu li."

Tamiris 04/03/2021minha estante
Oh então vou te incentivar, vamos mudar isso é conhecer mais nossos autores ?.

Tenho raiva do George Martin cadê o sexto livro da Guerra dos Tronos ?? estou a anossssss esperando. Isso foi muita maldade.

Adorei a citação.

Pedro 04/03/2021minha estante
O último autor brasileiro que eu li foi o Felipe Castilho. O livro se chamava Ordem Vermelha, uma fantasia com elementos do folclore brasileiro. Foi uma excelente leitura.
Quanto ao Martin, eu já desisti das Crônicas de Gelo e Fogo. Já li todos os livros anos atrás. Perdi o tesão pela história. Eu não me importo mais:(

Gninha 19/02/2024

Clássico e normal
É um livro bom e clássico, mas não é um tipo de livro que me cativa e que me prende, é mais um clássico sobre a vida nordestina em que a gente lê o tempo todo na escola.
Qqqqqqqq 23/02/2024minha estante
É o melhor livro de todos os tempos, infelizmente não foi feito para pessoinhas bem ruinzinhas mesmo que nem vc

Gninha 23/02/2024minha estante
Ah sim

Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição contém somente o Morte e Vida Severina ou possui outros poemas?

Gninha 24/03/2024minha estante
Apenas morte e vida severina e alguns fatos curiosos sobre o autor e tals

thaw 16/01/2021

auto de natal Pernambuco
uma reunião de diversos poemas belíssimos de João Cabral de Melo Neto, entre eles seu carro chefe: morte e vida severina, maravilhoso e doloroso. não há palavras capazes de descrever o quão emocionada essa obra me deixa. todo mundo deveria ler e sentir a dor de tantos severinos.
carol 18/01/2021minha estante
SIM? o auto de natal pernambucano é a coisa mais linda já escrita. a mais sensível. a mais dolorosa. o mundo inteiro deveria conhecer a obra de João Cabral. ele foi um gênio.

carol 18/01/2021minha estante
e o final? a esperança em dias melhores, em vidas melhores...

thaw 18/01/2021minha estante
SIMMMM, belíssimo, não tem como não se emocionar com a sensibilidade dessa obra

carol 18/01/2021minha estante
claro!! é arte, eu recomendo pra todo mundo sem medo!

Guilherme 13/01/2022

Confesso que poesia não é meu estilo de leitura favorito, dado ao grau de dificuldade de entendimento que se deve ao grau de burrice minha, mas o livro é bom, a poesia é fluída, dá pra sentir o ritmo enquanto se lê. Essa talvez tenha sido a pior resenha que fiz aqui no Skoob.
teasbookstears 16/01/2022minha estante
alguns vídeos ou textos na internet interpretando não só o texto, mas as figuras, os espaços e a poética do autor facilitam a compreensão da obra. alguns artigos pequenos, por exemplo, que são fáceis de ler. a teoria literária ajuda bastante (o que tenho raiva é que na universidade os spoilers dos clássicos rolam soltos kkkk)

Pitaiazul 16/01/2022minha estante
Tenho a mesma relação com poesia, mas acho o gênero ótimo para aprender novos idiomas

Anna1881 19/01/2022minha estante
"dado ao grau de dificuldade de entendimento que se deve ao grau de burrice minha", super me identifiquei nessa parte kkkkk eu quando pego algum livro fora do meu nicho para ler.

Cleber 18/03/2024

Lendo o Brasil Pernambuco
Através do desafio literário Lendo o Brasil, representando o estado de Pernambuco.
Um clássico da literatura brasileira.

"E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia"
J. Silva 18/03/2024minha estante
Comecei agora essa obra, estou maravilhado com a escrita

Leonhard 18/03/2024minha estante
Que desafio legal. Onde tem as orientações?

Regis 18/03/2024minha estante
Estou acompanhando as leituras desse clássico Nacional e já estou ansiosa para começar a ler também.

david andriotto 03/01/2023

???
da série "livros obrigatórios que esperei maior maturidade para ler e, assim, compreender". creio ser necessário mais uma ou duas outras leituras para captar por completo a essência ali contida, mas foi uma adorável primeira experiência.

ter noção de que a travessia desses retirantes apenas os leva a morte, uma morte severina, faz com que a leitura seja mais emotiva e dolorosa. é natural ao coveiro questionar o motivo dos sertanejos migrarem ao litoral para, no fim, viver na lama e serem enterrados em terra seca.

gosto muito do final, quando todos se unem para presentear o mini querido que nasce. cada um tenta entregar um presente, o que suas vidas severinas podem angariar. a vida, mesmo miserável, deve ser celebrada:

"[...]
Minha pobreza tal é
que não tenho presente melhor:
trago papel de jornal
para lhe servir de cobertor;
cobrindo-se assim de letras
vai um dia ser doutor."

obrigado, joão cabral de melo neto.
PAULINHO VELOSO 03/01/2023minha estante
Deve ser uma boa experiência entender João Cabral...

Pietra 04/01/2023minha estante
mini querido!!!

Isis243 03/02/2022

A delicadeza de uma dor
A dor de não ficar no seu lugar. A dor de não entender as agruras da vida. Uma frase continua atual, intensa e cruelmente na minha memória : ? morria gente que nem vivia? !!

Ah poesia ! Teus versos se prestam aos nossos sorrisos e martírios. Tuas rimas contam da dureza de uma vida mitigada, aprisionada no sistema indecente de castas.

Só os poetas sabem dar luz a desigualdade deste País. O rio corre levando a mortalha, de sonhos e de famílias.

Cabral, o Senhor é necessário!

Liberte-se,
Se poetize!

Boa leitura ;)
Douglas Finger 06/02/2022minha estante
Que linda resenha! Lemos juntos esta mesma obra..muito bom! Completamente encantadora, ritimada, perfeita! Daqueles q merecem releitura de tempo em tempo

Isis243 07/02/2022minha estante
Muito obrigada! Parece que sintonizamos. Rsrsrs
Tempos sombrios requerem vacina de letrinhas, em doses de frases bem escritas!

Legolas de Legolas 15/06/2017

O sertanejo é, acima de tudo, um forte
Morte e Vida Severina ( ou auto do natal pernambucano) é a obra mais famosa de João Cabral, sendo continuação de o Cão sem plumas e O rio. Neste poema em especial, conta a viagem do retirante Severino, que abandona o sertão para chegar ao litoral. O personagem é considerado alegórico, por representar todos os retirantes.
Ao encontrar o litoral, Severino encontra o José, que mostra que a vida de um Ribeirinho não fácil, e pode ser tão bem comparada ao do Sertanejo - indo em contra partida do dito por Euclides da Cunha em "Os Sertões". Há uma parte de importante destaque, que prova a conexão entre os 3 poemas (Morte e vida Severina, Cão sem Plumas e O Rio), quando Severino diz:
"Pensei que seguindo o rio
eu jamais me perderia...
Mas como segui-lo agora
Que interrompeu a descida?
Vejo que o Capibaribe
Como os rios lá de cima
É tão pobre que nem sempre
pode cumprir sua sina
e no verão também corta
com pernas que não caminham"
Esta parte mostra que o rio do poema O Rio secou.
O livro ainda trata assuntos que assombram o sertanejo e o lavrador até hoje, como as mortes que ocorrem por parte dos coronéis e fazendeiros, a fim de pegar as terras; a morte sempre presente e que acompanha o Severino em toda sua jornada; a inutilidade do seu saber na cidade e ao afastar-se das plantações e a infindável descendência desses severinos.
É um ótimo livro

PS: Na época que foi escrito esses poemas, o Brasil estava voltado para o Sudeste, por conta do modernismo, e as outras partes do país estavam sendo deixadas de lado, e os escritores começam a publicar livros que se tratava dos problemas humanos e públicos, para chamar a atenção dessas terras que estavam sendo esquecidas, com Graciliano Ramos atacando na prosa e João Cabral a poesia.
Ravena 17/06/2017minha estante
Esse livro é muito legal, ainda mais com essas referências, tam tam taaaaaaam

Deb's Bertolo 22/01/2018minha estante
undefined

Bruna Valentim 04/01/2024

"E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, e de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até em gente não nascida)".

João Cabral de Melo Neto descobriu o Brasil. Esse livro devia ter leitura obrigatória nas escolas.
larissa.sxts 04/01/2024minha estante
pra mim esse foi o melhor livro de poesia que já li até agora. e acho difícil que algum outro o supere

Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição contém somente o Morte e Vida Severina ou possui outros poemas?

Katia Rodrigues 15/02/2021

A medida do homem não é a morte mas a vida
Cemitério pernambucano
(Nossa Senhora da Luz)

Nesta terra ninguém jaz,
pois também não jaz um rio
noutro rio, nem o mar
é cemitério de rios.

Nenhum dos mortos daqui
vem vestido de caixão.
Portanto, eles não se enterram,
são derramados no chão.

Vêm em redes de varandas
abertas ao sol e à chuva.
Trazem suas próprias moscas.
O chão lhes vai como luva.

Mortos ao ar-livre, que eram,
hoje à terra-livre estão.
São tão da terra que a terra
nem sente sua intrusão.
Diegomrods 15/02/2021minha estante
Profundo :)

Katia Rodrigues 15/02/2021minha estante
Triste né!? Esse foi o poema que mais me marcou.

Leo Naterra 02/10/2016

Morte e Vida Severina
Morte e Vida Severina retrata a saga de Severino, um retirante nordestino que, por causa da seca, parte para o litoral de Pernambuco em busca da vida, que falta em sua terra.

Através de versos, na obra de João Cabral, Severino mantém uma série de encontros com personagens nordestinos como fundo social da representação da disputa pela terra, e com suas reflexões, que tentam redefinir seus rumos até chegar em seu destino, a cidade de Recife, onde se depara com novas reflexões e novos diálogos acerca da vida e da morte.

Também existe uma animação 3D produzida pelo cartunista Miguel Falcão, que consegue dar vida às personagens sem deixar de ser fiel à obra do Auto de Natal Pernambucano: esta publicada em 1956, época de desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitscheck e grande entusiasmo cultural e intelectual, a atingir autores como Guimarães Rosa e Clarice Lispector; além de João Cabral, que faz a seca retratada em sua obra de 1956 dialogar com o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Uma excelente obra que continua a tratar de um tema atual.
Emmerson 08/10/2016minha estante
Muito bacana sua resenha. Estou com esse livro aqui em casa já tem um tempo e tenho muito interesse de lê-lo.

Leo Naterra 08/10/2016minha estante
Obrigado ^^ E que legal, Emmerson! Quando você ler esse livro, diga-me o que achou. A animação dessa obra também é muito boa. Se tiver interesse, tem ela no YouTube.

Andre.28 16/08/2020

Um clássico da literatura pernambucana, nordestina e brasileira
João Cabral de Melo Neto foi um diplomata e consagrado literato pernambucano que teve papel muito importante no cenário da poesia nordestina em meados da década de 1950. Para João Cabral, este período se caracteriza a consolidação de uma linguagem marcaria o aprimoramento da sua poesia nas décadas seguintes. Com um estilo simples, porém marcado pelo concretismo, descrição de paisagens e abstração filosófica, as poesias e poemas de João Cabral tem marca registrada na literatura pernambucana, nordestina e brasileira. Este clássico da literatura pernambucana é composto por uma coletânea de poemas - O Rio (1953), Morte e Vida Severina (1954-55), Paisagens com Figuras (1955) e Uma Faca sem Lâmina (1955). Em “O Rio”, João Cabral aborda a perspectiva do rio Capibaribe e do povo pernambucano: uma visão narrativa de caráter documental e antropológica.

No seu poema mais consagrado “Morte e vida Severina”, publicado pela primeira vez em 1956, temos um caráter poético mais popular e social, retratando a vida do nordestino Severino, e a sua sina de retirante em fuga da seca agreste, onde mais uma vez segue curso do rio Capibaribe até o Recife. Em “Paisagens com Figuras”, temos uma miscelânea poética que aborda uma alternância entre as descrições das paisagens de Pernambuco e da Espanha, numa espécie de “ping-pong”. Por último temos “Uma Faca sem Lâmina”, poema de caráter filosófico, de uma densa abstração descritiva e alegórica.

Com excepcional e peculiar forma de escrita, João Cabral constrói toda uma extensa narrativa poética, uma carreira que marcou o seu nome na literatura brasileira. É um livro pra ser apreciado, – assim como qualquer poesia. Particularmente consegui compreender os referenciais do autor. Poemas tem um caráter muito peculiar. É uma forma literária que necessita uma compreensão mais abstrata da linguagem. É uma espécie de abordagem que nos serve como porta, como reflexo de sentimentos, de compreensões de mundo. É assim que compreendo narrativas poéticas, especialmente as que compreendem a concretude do mundo como as de João Cabral de Melo Neto.
bevivendo 01/12/2020minha estante
adorei sua resenha!

Andre.28 01/12/2020minha estante
Muito obrigado ?

Maria Brenda 28/12/2023

Não sabia q era poema quando comprei, gostei da fala e da questão regional, realmente foi escrito para outro público, um público mais simples e acessível, entendo a decepção do autor ao ver q fez sucesso para grandes nomes da época sendo q ele tinha outras obras feitas especificamente para esse público, e nem chegou a ser visada tanto quanto essa foi?
Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição possui somente o Morte e Vida Severina ou contém outros poemas?

Maria Brenda 29/03/2024minha estante
Apenas o Morte e Vida Severina

Diego 12/08/2022

O poema-título é o melhor mesmo!
Muito bom esse livro. Um conjunto de poemas do autor, dentre os quais se destaca mesmo o Morte e Vida Severina.
Vale reler em breve.
Joyce429 23/08/2022minha estante
Eu comprei ?A Escola das Facas e Auto do Frade? na campanha para ajudar as vítimas de enchentes em Pernambuco. Não sou da poesia, mas mas vendo opinião como a sua mesmo relacionada a outra obra, me faz querer dar uma chance e ler.

Diego 23/08/2022minha estante
Eu gostei, mas gosto é uma questão muito pessoal, né?! ?

Renata Molina 18/03/2021

Surpreendente
Eu tinha começado a ler uma vez e desisti. Acho que não era o momento. Ontem peguei pra ler e li em um dia. Viajei com o rio em suas histórias, como se estivesse em um barco. Sofri com Severino em sua saga e com o bebê que veio ao mundo, aenti esperança de mudança.
É uma obra-prima.
vicqs 18/03/2021minha estante
Livro maravilhoso

Renata Molina 18/03/2021minha estante
Sim! Perdi tempo não lendo antes.