Morte e Vida Severina

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

biancarrcaetano 02/06/2023

Só não
Um livro que conta a história de Severino, e o livro tem muita morte em todo o livro, nn gostei pq nn é o meu tipo de livro e era da escola

??

itsmeclara 26/05/2023

Poemas bonitos, profundos e, não menos importante: fortes.
"Morte e Vida Severina" foi um leitura um pouco diferenciada na minha opinião, mas isso não impede esse livro de ter sido uma experiência literária única.

João Cabral M. Neto expressa, através de suas palavras lindas e sensíveis, um sentimento que, mesmo tendo sido descrito no século XX, se mostra presente até hoje no sertão. São poemas muito fortes que enfatizam essa dor e essa luta (e tentativa de fuga) contra os problemas vivenciados pelos retirantes no sertão.

Mas o que, de fato, chama muito a atenção é a escrita incrivelmente poética dele sobre o assunto, na parte de "O Rio", por exemplo, é simplesmente encantador ver ele misturar, através de suas palavras, a paisagem protagonizada pelos rios sertanejos e os retirantes que por eles passam. Que escrita linda!

Embora sejam poemas muito bonitos e profundos, não foram, pra mim, muito fáceis de ler. No início, foi uma leitura um tanto dificultosa, mas ao passo que você vai se situando no contexto do enredo e nas reflexões transmitidas por ele, o livro vai ganhando um significado muito mais forte e encantador.

Em suma, "Morte e Vida Severina" é um livro recheado de críticas, reflexões e emoções! Pode não parecer fácil, de início, captar todos esses fatores, mas com o tempo, João Cabral consegue te levar a essa experiência única que é reconhecer a realidade dolorosa dos retirantes nordestinos.

Lilian 23/05/2023

Esse virou fácil meu livro favorito. Não pela história, que segue um viés tão triste que me dói o coração, mas pela forma que o autor fez mágica com as palavras. Como embalou as sensações, a tristeza, a dor, o lampejo de esperança. Amei demais

lucaismaia 21/05/2023

Intenso o papel da morte sobre a vida, ínfima diante da que não temos para aonde fugir. a morte impera sobre a vida na vida dos retirantes (e tantos outros pobres e marginalizados no mundo). viver, para essa gente, é uma condição de sobrevivência, "seguindo o próprio enterro" e com o "cemitério à sua espera". primeiro a morte, depois, se há um depois, a vida, pouca no sertão e nas vidas de tantos severinos, uma ordem triste e inconsolável.

morte e vida severina me magnetizou. leiam!

Jana 19/05/2023

O poema que dá título ao livro foi o único que fez sentido para mim, pois como nordestina e interessada na minha própria cultura esse tema me toca pessoalmente. Os outros falavam de pessoas e contextos que não me despertaram nada. Foi meu primeiro livro do autor e pretendo conhecer mais sua obra. Gosto de poesia, mas só faz sentido quando toca em algum ponto dentro de mim.

Meropa 18/05/2023

Me surpreendi bastante com esse livro, normalmente não gosto de poemas, mas amei esse. Com certeza todos os brasileiros deveriam ler. Recomendo.

Lóren 15/05/2023

Não tem jeito? dentre todos os poemas desse livro o mais bonito é o que leva seu nome. Morte e vida Severina tem tudo que se espera e até mais.
O livro é muito bom, recomendo a todos

mari:) 15/05/2023

Confuso
Realmente parece mto bom e é profundo, mas eu ainda não tenho maturidade o suficiente para entender esse tipo de poesia

Maria Martini 12/05/2023

Não sou fã de poesias
Estou me esforçando pra ler clássicos, livros aclamados e etc
Morte e vida severina, comecei a ler o livro, que erro, o primeiro poema era insuportável? logo pulei pro meu objetivo e melhorou bastante, ufa.
Poema escrito de uma forma gostosa que flui, você consegue entender a história sem dificuldade, gostei.

Jéssica 09/05/2023

O livro é legal, mas claramente nao é feito pra mim ... ainda nao sei porque tendo ler poesia definitivamente nao gosto do genero

asabrxna 08/05/2023

Apesar de ser um livro clássico achei fácil de ler, em alguns pontos acaba ficando meio confuso e sem pé nem cabeça mas com um pouco mais de atenção tudo é bem compreendido depois. foi uma leitura bem tranquila, eu gostei bastante.

leticia2513 06/05/2023

Morte e vida severina, obra de João Cabral de Melo Neto, narra a trajetória de Severino, retirante nordestino, que, sozinho, vai em direção à Zona da Mata, na tentativa de encontrar trabalho regular, de maneira a dar sentido à sua vida.
Sinceramente o único poema q salva é esse, pq os outros são uma merda ?

Emanuele47 03/05/2023

Mais um de vestibular
Muito melhor do q eu achei. Aproveitei a leitura mas não entendi algumas partes. Esperando ansiosa para a aula desse livro.

Sara 29/04/2023

QUE LIVRO
Sério, acho que ainda não me recuperei totalmente desse livro. Cada parte do poema trazia uma reflexão chocante ou uma crítica bem ácida, e ler sobre uma realidade tão perto e ao mesmo tempo tão distante do que eu conheço foi uma experiência muito boa. Não é um clássico por nada.
Gigi 29/04/2023minha estante
????

Bárbara 28/04/2023

Outro trabalho de colégio kkkkk.
Não achei chato, é interessante o conceito do livro, só que bem formal (normal, pelo fato de ser antigo e poesia).