Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

giovanna00brito 02/10/2023

Da série de livros que entraram na minha lista por influência da literatura ensinada nas escolas, acredito que ainda este ano irei completar a TBR de vestibular no caso kakakkakaka.
Apesar de não ser uma leitura tão superficial, não que a escrita deixe a história dessa forma, reflete muito sobre a sociedade brasileira da época, tanto quanto foi necessário uma "adaptação" da história de Jesus para que a migração não fosse um tema tão polêmico, que gerasse preconceito na época.

Wilson 22/06/2022

Clássico nordestino
Fazer a leitura dessa poesia foi se
encantar pela escrito do autor que me fez resgatar vários momentos nordestinos que ainda existem em mim. Sou pernambucano e às passagens detalhado pelo meu Estado de nascença é riquíssimo em cultura local.
Leiam e se encantem com essa poesia pernambucana.

Karol 21/05/2021

No começo, eu acreditava que seria um livro bem chato de se ler e que não ia falar sobre muitas coisas importantes, mas eu estava completamente enganada. É um livro muito bom e acredito que muitos deveriam ler.
Fiquei impressionada como é retratada a procura incansável por uma vida melhor, tentando de todos os modos melhorar para não acabar morrendo por uma morte severina, mas a realidade é que, no fim, o destino é o mesmo para todos os Severinos, infelizmente.

Sophia.Bassi 02/06/2021

Seguido de Vidas Secas...
Me lembrou muito esse livro. Gosto muito de histórias sobre o sofrimento brasileiro, porque ele não é estampado sem que haja um sensacionalismo por trás. É forte e tocante. Uma longa caminha em busca da esperança e de um destino imprevisível, assim como Vidas Secas.

Fer 04/06/2021

Impossível não se levar pela melodia da escrita
Livro de poucas páginas, leitura fluida e prazerosa... mensagem profunda sobre o Brasil que somos e o poder da vida.

Renata 13/06/2021

Li esse livro no ensino médio, era uma leitura obrigatória para o vestibular, é mesmo assim lembro que na época amei.
Como é bom revisitar leituras antigas de obras tão maravilhosas quanto essa!
Como é lindo e emocionante cada estrofe!
Todo brasileiro deveria ler!

gentilvete 04/12/2023

É uma leitura muito boa, te põe para pensar acerca dos empecilhos que assolam trabalhadores. Ambientado no nordeste, Severino é a perfeita representação dos problemas que um imigrante enfrenta, sem contar que suas vivências nos mostram a realidade - muitas vezes, miserável- de muitos brasileiros.

Emanuelle253 18/07/2021

Literatura pernambucana.
Gostei como o autor retratou a vida com as diversas problemáticas que existem no nordeste e, pela forma de poesia, a leitura é fluída. Algumas passagens do livro realmente mexeram com o meu emocional e mostra a dificuldade da vida das pessoas, tornando-se assim uma obra atemporal.

mari 21/08/2021

os severinos do brasil
Nessa obra trágica, João Cabral irá apresentar Severino: um entre tantos outros severinos que compartilham o mesmo destino. "E se somos Severinos/ iguais em tudo na vida,/morremos de morte igual, /mesma morte severina: /que é a morte de que se morre/de velhice antes dos trinta, /de emboscada antes dos vinte, /de fome um pouco por dia." Durante a narrativa vamos acompanhando o processo de migração de Severino rumo ao litoral de Recife, acompanhado constantemente pela miséria e pela morte.
Não entendi metade das metáforas usadas pelo autor e na maior parte do tempo estava me questionando: "Meu Deus, ele está falando o quê?". Não achei um livro de fácil compreensão; ele é fluído mas é estruturalmente complexo, o que torna a leitura meio complicada. Eu queria ter gostado mais dessa obra, principalmente por ser um tema atrativo para mim na literatura brasileira e por eu ser descendente de migrantes que encontraram no recôncavo baiano condições favoráveis para viver. De qualquer forma, é uma leitura válida e necessária, mesmo que não prazerosa. Quando estava finalizando a leitura, fiquei pensando nos tradutores que se desafiam a traduzir esse livro para alemão, francês, etc., não deve ser uma tarefa fácil.

leonardson 27/09/2021

Mediano.
Achei interessante a história, mas seria muito melhor ver uma peça dela acho (já que ela foi escrita pro teatro pelo que eu entendi). Mas enfim foi com muita expectativa e bati de cara no chão. O final eu pensei que ia ser mais emocionante.

Fernando1355 29/09/2021

Somos todos Severinos
Os poemas de João Cabral de Melo Neto são muito bons e a Vida e Morte Serafina é incrível, a narrativa do sertão presente e as migrações dos povos para as cidades grandes em busca de um futuro melhor traz a memória vários casos conhecidos de todos nós.

Vida e Morte Severina é uma obra fundamental para todo brasileiro.

Somos todos Severinos
Iguais em tudo na vida
Morremos de morte igual
Mesma morte Severina

Pequena Cyn 26/01/2024

Um livro com vários poemas mas ?Morte e Vida Severina? é o melhor deles. História bonita apesar de tão triste sobre o percurso de um retirante na seca nordestina. Por muitas vezes até me arrepiei com o que lia, fiquei emocionada com a leitura. Indico demais a todos. Sempre amo ler livros nacionais. Esse foi uma incrível experiência

Leticia 29/01/2024

Vida severina
Fiquei sumida por aqui, mas vim com esse livro maravilhoso pra discutir. Morte e vida severina fala da seca e das dificuldades encontradas pelo retirante Severino. Comparei um pouco com vidas secas e com as dificuldades da miséria e da pobreza somadas a seca nordestina. Retirante, Severino traz a todo momento referências muito conhecidas por mim paraibana. Santa Cruz do Capibaribe, Rio Capibaribe, Toritama, Recife. O autor João Cabral de Melo Neto fez essa obra e pensou em cada detalhe. Realmente impressionante! Amei, e indico muito a leitura pra quem gosta de poemas, poesias, narrativas regionais e contagiantes.

LimaJr 03/12/2021

Um clássico
O livro é composto de Bailes, Dois Parlamentos, Morte e Vida Severina - o ponto alto - e O Rio - também muito bom, que conta a viagem do rio Capibaribe do sertão à cidade de Recife.

@julianapena.books 06/12/2021

Morte e Vida Severina
Não sou muito acostumada a ler poemas, muito menos nesse estilo. De todos os poemas deste livro gostei apenas do que dá nome ao livro, para mim foi o único que me prendeu e fez um pouco de sentido, os demais sinceramente achei confuso e não entendia muito. risos