Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Lucas 06/06/2021

Eu e o livro Morte e vida Severina
Primeira poesia que eu amei de ler. São poucos poemas que me fascinam. Pode ser devido a sua harmonia ou construção. Mas creio que seja o tema. Achei espetacular a denúncia social em forma de palavras.

Fer 04/06/2021

Impossível não se levar pela melodia da escrita
Livro de poucas páginas, leitura fluida e prazerosa... mensagem profunda sobre o Brasil que somos e o poder da vida.

Sophia.Bassi 02/06/2021

Seguido de Vidas Secas...
Me lembrou muito esse livro. Gosto muito de histórias sobre o sofrimento brasileiro, porque ele não é estampado sem que haja um sensacionalismo por trás. É forte e tocante. Uma longa caminha em busca da esperança e de um destino imprevisível, assim como Vidas Secas.

Bia 27/05/2021

Leitura necessária
Conhecido como ?poeta-engenheiro?, João Cabral de Melo Neto traz, neste auto natalino, a abordagem de uma vida severina. A obra é verdadeiramente atemporal. Li a obra pouco tempo depois de ter conhecido o relato de Carolina Maria de Jesus em Quarto de Despejo e proponho a reflexão: quantos severinos e Carolinas ainda temos em nosso país?
Não há como ser diferente, João Cabral é excepcional. Leitura rápida e intensa, um verdadeiro mergulho no enredo. Indico o filme como linguagem alternativa à obra e complemento da mesma, disponível no Youtube. Link: https://youtu.be/MthmmdJgQXY

Fer 25/05/2021

"que é a morte que se morre/ de velhice antes dos trinta,/ de emboscada antes dos vinte,/ de fome um pouco por dia."
A literatura brasileira tem tanto a oferecer e infelizmente é tão desvalorizada. Nunca me interessei muito por clássicos nacionais por precisar ler eles no colégio, estou redescobrindo essas obras agora, e sério, são muito boas.

Morte e Vida Severina é tão bem pensado e escrito que fica difícil não gostar. Leitura fácil e rápida, triste e verdadeira, angustiante e necessária. Super recomendo.

Karol 21/05/2021

No começo, eu acreditava que seria um livro bem chato de se ler e que não ia falar sobre muitas coisas importantes, mas eu estava completamente enganada. É um livro muito bom e acredito que muitos deveriam ler.
Fiquei impressionada como é retratada a procura incansável por uma vida melhor, tentando de todos os modos melhorar para não acabar morrendo por uma morte severina, mas a realidade é que, no fim, o destino é o mesmo para todos os Severinos, infelizmente.

João Bruno 18/05/2021

SENSACIONAL
Que livro maravilhoso ... É escrito em forma de poema, mas não necessariamente se trata de uma poesia, é uma história linear, uma historia amarga, porém real.
"Só morte tem encontrado quem pensava encontrar vida "
Um retrato cruel e verídico do povo nordestino nos seus tempos mais difíceis, é uma história de morte, a vida severina, é a vida que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, e de fome um pouco por dia, então é uma vida sombreada pela morte.
"É dificil defender, só com palavras a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina"
Agora eu entendo pq é leitura obrigatória em diversos vestibulares, nenhum profissional será verdadeiramente capacitado sem conhecer esse obra de arte.
"Sei que a miséria é mar largo, não é como qualquer poço: mas sei que para cruza-la vale bem qualquer esforço"

Fiquei encantado com a leitura, um dos melhores livros que já li, uma pena ser tão curto.
Não sou muito de reler nada, mas antes de acabar esse livro já pensava na releitura.

Nathy 17/05/2021

Morte e Vida Severina é um poema de construção dramática com exaltação à tradição pastoril. Onde retrata a vida de Severino, que deixa o sertão nordestino em direção ao litoral em busca de melhores condições de vida. Severino encontra no caminho outros nordestinos que, como ele, passam pelas privações impostas ao sertão. Assiste a muitas mortes e, de tanto vagar, termina por descobrir que é justamente ela, a morte, a maior empregadora do sertão. É a ela que devem os empregos, do médico ao coveiro, da rezadeira ao farmacêutico.
Eu não sei ao certo o que não me agradou de fato nesse livro, uma das coisas mas claras para mim sempre que leio livro que são poemas é que eu tenho uma forte tendência a não gostar, principalmente quando são poemas clássicos retratando o Brasil - algo como período colonial, ou até as ditas literaturas modernas (sei que preciso mudar isso e apreciar a literatura do Brasil, estou tentando de fato -, mas esse livro algo muito forte em se tratando da procura de nordestino por uma vida melhor. e em como muito morrem nessa dita procura. E é ai que entra o que eu não gosto, pelo menos não gostei como foi tratado aqui. Eu não sei dizer se é necessário lê-lo, porém creio que para termos um pouco de contato com a nossa literatura podemos dar uma chance, mesmo não gostando, como foi o meu caso.
Bia 27/05/2021minha estante
Leitura mais do que necessária, principalmente nos tempos que estamos vivendo, em que a miséria impera pelo Brasil à dentro. Conselho: espere passar um tempo e retome a leitura (como você já ?conhece? a obra, pode ler resenhas de outros leitores para conhecer outros pontos de vista). Obra atemporal, que escancara a vida severina que claramente não mudou com o avançar do tempo. ;)

Pâmela 16/05/2021

Severino e os Retirantes
Bela Poesia sobre o Sertão Nordestino. O livro reúne 4 histórias. A história que leva o título do livro é a terceira. Escrita em forma de poemas "Morte e vida Severina" trata da vida dos retirantes, particularmente de Severino, que vão para o Recife em busca de uma vida melhor, mas acabam na maioria das vezes encontrando uma cova para se enterrar, de tanto que é a pobreza. Foi escrito entre 1954 a 1955. O último texto "Uma Faca só Lâmina" foi dedicado a Vinicius de Moraes. É um livro belo, porém muito triste escrito por João Cabral de Melo Neto.

esparramalho 13/05/2021

Necessário
Um livro de poesias que contam a história da vida baseada na fome e na miséria. "Morte e Vida Severina" em si traz um peso muito grande, ao tratar os encontros com a morte e até mesmo a vida como uma caminhada para ela.

Jana 12/05/2021

Enfim um que a escola me mostrou e eu gostei
Esse livro não é apenas didático sobre uma realidade diferente, ele mostra como o privilégio as vezes se mostra em diversas formas, mas não percebemos, mostra como a morte nos acompanha, mas muitas vezes não a notamos. É um livro que vale a pena ler

marya 10/05/2021

tive que ler o livro pra escola e todo mundo se apaixonou, inclusive eu no começo, mas quanto mais eu lia, mais confusa eu ficava e o vocabulário difícil piorou tudo

Nivia.Oliveira 07/05/2021

Turistas e retirantes
Quando li o primeiro poema fiz uma analogia ao roteiro turístico que certa vez fiz no Recife - PE: como um rio ao encontro do mar, saímos de nosso lar e vamos passeando desfrutando de pontos aqui e acolá...
Mas foi o traçado comparado a um rosário no poema que dá título ao livro, que a ficha caiu: Não se trata de turistas e sim de retirantes! Pessoas que não escolhem “a estrada de muito dobrar”...
Envergonhada percebi no quanto somos capazes, imersos ao nosso conforto, de nos mantermos alheios ao mundo “vaziado” dos outros, à vida “severina”, àquela “vida menos vivida”, da “miséria que é mar largo”. E ainda assim essas pessoas conseguem manter a fé, enquanto nós, pouca coisa já nos causa desesperança e intemperança.

julianvaes 02/05/2021

Tocante e real
Muito dura a vida dos severinos por aí, realidade mostrada nesse livro. Duro de ler e muito tocante, chorei e me emocionei. No final das contas, o destino é quase sempre o mesmo para os severinos.

Pilar Galíndez Jorge 29/04/2021

Morte e vida severina
Fiz essa leitura para a escola, e não posso dizer que realmente gostei dos poemas, porque eu nunca fui fã de poesia. O poema Morte e Vida severina é um clássico, todos deveriam ler.