Estação Atocha

Estação Atocha Ben Lerner

Resenhas - Estação Atocha

Chele 03/08/2020

Um livro de humor ácido, onde o personagem principal está ainda em busca de si mesmo e é indiferente ao ambiente estrangeiro em que vive. Duvida de si e de sua produção entorpecido por drogas e automedicação. Uma clara crítica ao entorpecimemto experimentado atualmente, onde predomina a superficialidade e o egocentrismo. Porém é rico em questionamentos e cheio de referências a literatura e arte.

mclrmoura 03/08/2020

A vida de um palestrinha
A síndrome do impostor devia ser definida como todo palestrinha afunda a insegurança no fingir que sabe um pouco sobre absolutamente tudo no mundo

Muito engraçado agora toda vez que algum palestrinha vai me dar aula no twitter lembro do personagem e começo a rir

Flavia.Borges 03/08/2020

Leitura razoável
Esperava mais deste livro. O enredo não é cativante, o personagem principal é chato. O melhor são as descrições dos lugares e eventos.

natygs 04/08/2020

Não dá pra dizer que gostei, nem que não gostei. Achei, na verdade, bem sem sal. Mas ao mesmo tempo fiquei curiosa sobre a questão emocional do personagem. Se eu pudesse, encaminhava ele para psicoterapia para trabalhar a Síndrome do Impostor.

Letícia Motta 04/08/2020

ESTAÇÃO ATOCHA
A obra nos conta a história de Adam, jovem poeta americano se aventurando em Madri com uma bolsa de estudos de alguns meses, em resumo é um jovem adulto que tem uma personalidade narcisista, insegura e extremamente egoísta, e a última coisa que ele faz é ser ou estudar para ser um poeta. Vive às custas dos pais, das mulheres que se envolve e da sua bolsa de estudos, a maioria desse dinheiro vai para festas ou haxixe, o cara é um mala de primeira e totalmente perdido na vida, isso fica claro logo nas primeiras páginas.

A história narrada em primeira pessoa mostra a rotina de Adam e sua incessante busca pela autenticidade, pela busca do eu ao mesmo tempo em que tenta ser uma pessoa marcante para as pessoas, alguém de sucesso e inesquecível por onde passa - o que o torna mais chatinho ainda, honestamente...

O design gráfico que a TAG fez foi incrível e deu bastante vida ao livro, mas as emoções pararam por aí, achei a leitura um tanto arrastada, tive dificuldade de entender aonde o autor queria chegar porque o personagem principal faz a gente ter tanto ranço que fica difícil acompanhar a narrativa página por página e não ver o personagem se desenvolver, mas apesar de tudo isso o desfecho da história fica com aquele gostinho de ‘’quero uma continuação’’, existem vários personagens interessantes no livro e importantes na trajetória do Adam que ajudam a desenvolver a história. Pela primeira vez não gostei muito do livro que a TAG escolheu, não consegui achar a leitura prazerosa.

Boneca sem manual 09/08/2020

Um mergulho em uma cabeça sob efeito de tranquilizantes e um passeio confuso pelas ruas de Madri.

Lilly 12/08/2020

Narrativa boa narrador chato
Gostei da escrita do autor, porém só começou a fluir no segundo capítulo, narrador egocêntrico e nenhum personagem me cativou.

Rosa Daré 13/08/2020

Adam Gordon é um jovem poeta americano que, graças a uma prestigiosa bolsa de estudos, muda-se para Madri, pelo período de um ano, com o objetivo oficial de completar um projeto de pesquisa. Adam é um jovem brilhante mas muito instável, narcisista e frequentemente tomado por um sentimento de alienação de si mesmo. Viciado em cafeína, usuário eventual de haxixe, comicamente inseguro com as mulheres e com forte tendência a se automedicar, Adam se vê mergulhado em uma busca constante por autenticidade, girando em torno dos limites da linguagem. Página após página, o protagonista alterna momentos hilários com ruminações existenciais, o que alimenta a sensação de distância entre seu universo interior e o mundo externo. Todo esse quadro reforça a suspeita de que suas relações afetivas, suas sensações, sua poesia e até mesmo sua personalidade sejam fraudulentas, uma grande mentira.

Tati Vizú 17/08/2020

Interessante
Gostei mais do livro pela descrição de Madrid do que pelo enredo. Apesar disso achei o personagem bem real, com impressões e ações bastante contraditórias.

Dri Viana 19/08/2020

Antes de escrever essa resenha, resolvi ler algumas outras que foram publicadas aqui e concordo com muitas das críticas feitas ao livro, principalmente sobre os personagens serem ?desinteressantes? e sobre o Adam possuir a ?síndrome do impostor?. Entretanto, acredito que foi uma experiência literária interessante, por tratar o ordinário. Adam é o protagonista, mas realmente não tem grandes aspirações nem acontecem coisas extraordinárias com ele, o fato dele deixar claro o tempo todo que suas poesias são sobre nada, o autor também parece transmitir que seu livro não é sobre nada e qualquer uma das impressões que o leitor tenha, bem, é apenas uma interpretação do leitor. Assim como as obras de arte em um museu, onde o espectador imprime suas expectativas à obra, tenta buscar significado nas cores e nas formas, mas por vezes o artista só espera a contemplação da obra, a experiência estética da arte pela arte.

Michelle 21/08/2020

Foi uma boa diversão
Adam Gordon é tão autocentrado que não percebe o próprio desenvolvimento. Em meio ao uso de antidepressivos, haxixe e álcool o protagonista tenta finalizar um ano de estudo em Madri. Entre pensamentos cômicos e reflexivos, Adam demonstra enorme insegurança e se acha uma fraude.

Alina.Oliveira 24/08/2020

Bom livro
Gostei da história por me tirar completamente da minha zona de conforto e me transportar pra um lugar que não conhecia nem nas histórias. Também me surpreendeu um pouco como o autor consegue entrar na cabeça do personagem e esmiuçar os pensamentos e sentimentos dele, embora as vezes nem ele mesmo saiba o que está pensando ou sentindo. O livro demorou um pouco a me envolver, mas no geral achei muito bom, tirando alguns deslizes na revisão.... É um bom livro.

Dani Gazaniga 02/09/2020

Estação Atocha
Narrada pelo jovem estudante de Letras, Adam Gordon, a leitura nos convida a participar do cotidiano de Adam, que compartilha com o leitor seus prazeres pela vida e seus amores, seu vício pela cafeína e seu jeito sútil de levar a vida numa boa.

Luciana Leitora 14/09/2020

Fora de si
Essa leitura me lembrou a sensação de estranhamento presente em: O estrangeiro do Camus.
Mais do estrangeiro e fora do seu país estrangeiro na sociedade, Adam não se vê "encaixado", ora se beneficia disso, ora luta contra isso.

Vini 17/09/2020

Atocha
Livro que envolve todo um contexto histórico nas suas páginas. História um pouco arrastada com um personagem em busca de si mesmo.