Um anjo de mochila azul Diogo Almeida

Resenhas - Um anjo de mochila azul

Luuh 08/01/2022

2022

Primeira leitura do ano.
Num todo não gostei da leitura, na minha opinião escrita fraca.
Claro, voltada para profes. Usa muito a linguagem e rotinas do dia a dia.
Mas o enredo em sim não me apeteceu.
O final me.comoveu....achei triste , mas eh muita viagem na maior parte do livro.

Rafael.Prearo 17/10/2021

Divertido
Como professor, adorei e me identifiquei muito com o livro,. principalmente as partes cômicas: nomes dos alunos, a diretora, a falta de dinheiro.

O livro retrata o cotidiano de uma professora, que tem duas matriculas, recém divorciada, com um filho adolescente e o aparecimento de um anjo da guarda para ajuda-la nessa empreitada.

A escrita é bem simples e fluída, algumas piadas repetidas, mas em muitos momentos as risadas fluem, ainda mais quando você se depara com cenas que ja viveu também hahaha.

Os capitulos finais dão um tom de emoção e mostram como o professor pode fazer a diferença.

Daniele.Mariano 15/10/2021

Mais um desabafo do que uma resenha do livro.
EU NÃO TENHO PALAVRAS para descrever o que estou sentindo com o fim desse livro.

Vou começar resumindo a história: Uma professora com a vida toda desorganizada recebe ajuda de um anjo, de mochila azul da idade de seus alunos. No decorrer da história ele a ajuda a colocar sua vida no eixo.

Parece simples e sem graça né? E não é. Tem uma profundidade imensa. De forma cômica o Diogo (autor) trás o cotidiano da Francis (personagem principal - professora) e no no final leva o leitor as lágrimas.
Eu nunca tinha ido de extremo ao outro com livro (da gargalhada ao choro a ponto se soluçar). Talvez pq outros livros não estão tão próximo a minha realidade. Sou professora, as vezes desmotivada assim com a Francis... Só quem é professor sabe da complexidade de nossa rotina e como o sistema muitas vezes nos deixa no "automático" e isso é desmotivador.
Li o livro durante a semana do "saco cheio" e foi a melhor decisão para continuar na luta.

O livro me alertou que posso apesar de todos os pesares da profissão ser a Prof. Dani: a louca que vai de Harry Potter pra escola, que faz aula em vários ambientes, abraça cada a e dor de seus pupilos, a que fala "gritado", a que senta no chão e faz rodinha de conversa (que fala dos "tabus" adolescentes), que já conquistou tantos alunos e muitas vezes fui a única com quem os meninos pudessem contar.

Voltarei com pouco mais de esperança em mim, na educação escolar que posso proporcionar aos meus alunos e, na medida das possibilidades fazer a diferença na vida deles. ESSA É A MINHA MISSÃO.

Obrigada Diogo pela oportunidade da leitura.

P.s.: terminei a leitura às 00:03 do dia 15/10. Dia do professor.

Rafa 05/09/2021

Basta ter sensibilidade...
Não sei nem o que escrever, acho que a melhor maneira de descrever é: risadas, catástrofes e choro livre.
Acompanhar a Francis em seus momentos difíceis, sua trajetória pra passar por isso e todos os momentos cômicos é simplesmente incrível. O livro tem uma leveza e ainda assim uma reflexão muito boa. Se você é professor: provavelmente vai gostar.
Única coisa que tira parte da qualidade é a escrita, toda a história é boa, o humor é bom, mas certas descrições de repetem muito, assim como determinadas palavras. Imagino que isso ocorra por ser o primeiro livro do autor.
Consideração geral: muito bom, mas a escrita em si é um pouquinho frustrante.

Luciana 12/08/2021

Cumpre o que promete
Diogo Almeida é um excelente comediante e entende como ninguém a vida de um professor. Neste livro de estréia, conta a história de Francislena, uma professora do ensino fundamental, divorciada e com problemas na relação com seu filho. É uma leitura leve, otimista e que cumpre o papel de distrair. É uma boa leitura e o autor traz uma mensagem de esperança no final.

Ana Vizentim 31/07/2021

Q anjo de livro!!!
Eu simplesmente amei esse livro!!!
Me fez rir muito com as semelhanças da minha sala de aula e tb me fez chorar e me emocionar!!!!
Um livro q nos faz pensar muito em nossas atitudes e nas "intervenções divinas" q acontecem em nossas vidas.
Recomendo a leitura pra todo mundo!!!

Iza 26/07/2021

Um anjo de mochila azul
O dia a dia do professor pode reservar muitas surpresas , mas no fim , ele é apenas um ser humano comum.

Ana Rubia 16/07/2021

Quantas emoções!!!
De um jeitinho leve e bem humorado o autor explora a rotina da vida de uma professora.
Os encontros e desencontros com ela mesma, as piadinhas e a forma descontraída com que ele apresenta essa vida.
Por meio dessas páginas você percebe que o autor tenta te apresentar as motivações por trás do magistério. A pessoa não se torna professora pelo salário ou pretensão salarial, mas sim pelo amor e a vontade de fazer a diferença na vida de outras pessoas.
O livro é uma montanha russa de emoções e pra quem estiver lecionando, independente de qual ano, desde o maternal até a faculdade, com certeza vai se indentificar com algumas situações e as emoções que o livro trás.

Andresa16 05/07/2021

No início desse livro, conhecendo a vida de Francis, não imaginava que ia chorar de soluçar no final, sabia que ia ter algo bem profundo, mas que as lágrimas viriam eu não tinha idéia, ler esse livro me fez rir muito e entender como é complicada a vida de uma professora e me fez lembrar muito da minha mãe, e no fim trouxe uma reflexão que serve pra qualquer pessoa, recomendo demais esse livro, apesar de ser curtinho, traz muito ensinamento

Bianchi 24/06/2021

Lindo e engraçado
Uma história divertida, doida e muito emocionante, você começa lendo achando que só vai rir e passa por várias emoções, alegria, diversão, raiva, vergonha alheia, e muita tristeza.. Me apaixonei pela história inteira.

Kimdim 22/06/2021

Não sei exatamente se eu gostei. Acho que foi muito corrido e podia ser melhor desenvolvido. Por um lado, eu chorei no final com todo o plot twist do menino da mochila azul e o aluno Heitor, e ver a diferença que a educação faz na vida das pessoas, foi por isso que me tornei professora mas...A protagonista consegue ser uma chata que vive corrigindo os erros de português de rodo mundo, incapaz de ter um diálogo normal, e as amigas com a piadinha de Dirce pra cá Dirce pra lá... vergonha alheia demais, sem falar na quantidade de piadas gordofobicas né? Também achei uma visão super estereotipada de nós professoras: NÃO, a gente não usa materiais escolares em 90% das nossas frases pelo amor de deus, ficou bem irritante.

Lari 04/06/2021

Um começo cansativo, mas um final arrebatador.
Vida de professor (o) não é nada fácil, já sabemos disso, mas além do papel de educador, Francislena, a personagem principal, ainda tem outras questões na vida, a divórcio recente, o distanciamento do filho, problemas financeiros, e principalmente, o conflito interno que gera várias inseguranças e preocupações na personagem, e que comprometem em vários dos aspectos de sua vida. Essa é uma realidade de muitas Francislenas por aí...
As questões abordadas no livro são muito reais, e ao longo da história percebemos que sempre há uma luz no fim do túnel, ou uns EVA para cortar hahaha, mas no final as coisas se ajeitam. E o final dessa história é arrebatador.

Preciso se sincera e dizer que, o começo da história foi um pouco cansativo para mim, algumas palavras são muito repetitivas e deixaram a história sem graça, mas continuei a história, e pensando mais como professora, entendi que nós falamos mil vezes a mesma coisa todos os dias, então deixei esse detalhe de lado e foquei na história em si, e a leitura fluiu melhor, e fiquei tão ansiosa para saber o final da história que não parei de ler até descobrir. E valeu muito a pena a leitura.

Parabéns ao Diogo Almeida pela história!

Iza 27/05/2021

Um anjo de mochila azul
A leitura foi como se eu quase estivesse lendo minha autobiografia . Um final realmente emocionante

galassinimaiara 05/05/2021

Caraca que livro mais lindo! Vale muito a pena ler! Me arrepiei toda no final. Todos nós podemoa ser anjos na vida de alguém

Erika 30/04/2021

No início um pouco cansativo, sem muita história, mas aos poucos vai melhorando. Conta a história da rotina de uma professora, separada e mãe. No final a história surpreende.