El León, la Bruja y el Armario

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Alyce24 11/04/2024

Sensacional
Essas crônicas dão um afago no coração inexplicável, principalmente quando você o assemelha a bíblia.
as nuances são um deleite.
até a dedicatória traz um certo aconchego.

Travonrodfer 10/04/2024

Eu esperava TAO MAIS
Eu gosto dos filmes de Narnia e fui ler imaginando me aprofundar num universo extremamente rico e cai de cara no chão. É uma historia infantil, muito infantil. O publico alvo "disso" nao consegue passar dos 10 anos. Tudo é superficial, mal feito e tosco. As partes ruins do filme que eu jurei que seriam explicadas melhor aqui, são ainda mais ruins. Sem contar nas diversos passagens machistas que é impossível não revirar os olhos lendo.

Let 09/04/2024

O mundo de Nárnia
Quatro crianças, dois meninos e duas meninas, descobrem um mundo mágico, chamado Nárnia, ao entrarem em um guarda-roupa antigo. Nárnia está nas mãos de uma terrível feiticeira e as crianças fazem de tudo para tirá-la do trono.

Acredito que poderia ter sido abordado melhor o capítulo sobre a batalha.

Acho mágico ver sobre a ressurreição de Jesus Cristo nas entrelinhas do livro!

Sempre será meu livro favorito ?

Sara277 09/04/2024

Lindo e mágico
Como eu já disse em uma das notas, até a gramatura do livro eu gostei, ele me fez revisitar minha infância, todo o livro é muito bem escrito e bem desenvolvido eu amei cada detalhezinho

Gabaloshan 09/04/2024

As Crônicas de Nárnia, ou O Evangelho Segundo C.S.Lewis
"O Evangelho Segundo C.S.Lewis." De fato esse seria o título mais honesto para esse livro, uma vez que ele não tem nenhum objetivo além de catequizar leitores e vender a visão de mundo religiosa e moralista do autor.

O problema não é apenas esse - antes fosse - , já que, além disso, é uma história mal escrita e incoerente. Os protagonistas são agraciados com conveniências e coincidências uma após a outra; crianças são presenteadas com escudos, arcos e espadas e as aprendem a usar magicamente de uma hora para a outra, chegando a duelar de igual pra igual com a Feiticeira, que é um ser milenar, que domina magia negra, etc. É o tipo de coisa que não da pra ler sem revirar os olhos. É tolo! Ser uma história infantil não é uma justificativa para isso. Alice no País das Maravilhas é ainda mais infantil e propositalmente incoerente, e mesmo assim tem muito mais coisa a dizer. Tolkien abraçou mitologia celta, nórdica e cristã; transmitiu suas crenças e valores, e ainda assim não perdeu a coerência.

Há uma tentativa desesperada de transmitir valores, de parecer sábio, mas tudo soa artificial. "Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve," essa é a frase que o Gato de Cheshire diz para a Alice em um momento no livro de Lewis Carroll. Essa frase, solta despretensiosamente, possuí mais significado e profundidade do que qualquer coisa dita em As Crônicas de Nárnia.

Seria uma perda de tempo nomear tudo o que não faz sentido nesse livro. Vou encerrar então, falando do que mais me incomodou. O autor pretendia transmitir a essência do cristianismo, especialmente para crianças, e as coisas ficam logo muito óbvias. Aslan é Jesus, e a Feiticeira, embora tenha sido dito que ela é Lilith, desempenha um papel de Satan. Quando ela vai ao encontro de Aslan, reivindicando o sangue de Edmundo (que representa a humanidade) é fácil de se lembrar do livro de Jó, quando Satan vai diante de Deus para confrontá-lo a respeito de seu servo.

E qual é a essência do cristianismo que o autor comunica? Pois bem! Daí segue um dos momentos mais esquisitos, pois o diálogo entre a Feiticeira e Aslan sugere que havia uma espécie de acordo, ou melhor, uma lei, que fazia com que todo traidor fosse levado por ela e oferecido como sacrifício. O engraçado disso é que isso não nos faz pensar no Diabo, mas sim no Deus do Velho Testamento. Era dele a lei. Era ele quem exigia sacrifício, foi ele que, desde o princípio, se alegrou com a oferta de sangue de Abel. Em outras palavras, a Feiticeira está muito mais perto do Deus bíblico do que de um Diabo de qualquer espécie. Ao menos é o que é possível concluir no evangelho do apóstolo C.S.Lewis.

Niczinleitor1025 08/04/2024

Igual nos filmes
Excelente! O C.S Lewis soube escrever uma boa história.
Os personagens são legais, o plot é muito bem construído. Leia!

Sophia1801 08/04/2024

Amo
Apenas perfeito!!!! Não tenho palavras.
Todo ser humano deveria ler essa obra prima!
Se você não gosta desse livro eu não gosto de você.

Abdias.Silva 08/04/2024

Nesse segundo livro vemos o desenrolar da história (que começou em O sobrinho do mago) a e profecia se comprindo.

J.Mendes 07/04/2024

Preciso dizer alguma coisa?
Simplesmente perfeito!!
Tudo que tem nesse livro é incrível, mágico e maravilhoso!
Sinceramente, um dos melhores livros que já li em minha vida!

Nathany 07/04/2024

Feito com carinho para sua sobrinha
Escrito por C.S. Lewis para sua sobrinha, é o primeiro livro da franquia em ordem de lançamento. A história segue quatro irmãos que descobrem um mundo mágico ao entrarem em um guarda-roupa encantado. Lá, encontram criaturas fantásticas, batalhas épicas e um destino grandioso. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro proporciona uma leitura leve e agradável, perfeita para todas as idades.

Nathane2 07/04/2024

????????
Adorei esse livrinho. Já tinha gostado do filme e nem imaginava que era um livro tão fino. Boa leitura ? recomendo para todas as idades.

Raquel1529 05/04/2024

As crônicas de Nárnia
Confesso que livros de fantasia não é o meu forte,mais depois que eu li a saga 'o povo do ar' resolvi da uma chance a outros livros do gênero, simplesmente não tem oque falar, é esplêndido, maravilhoso,esplendoroso(cabei de inventar kkkk)a única coisa que n me agradou muito foi a descrição de coisas que n precisavam (é uma coisa que me incomoda muito em livros de fantasia,oque faz eu não gostar dos msm, a descrição totalmente exagerada)mais msm assim é um livro que eu super teria a saga(se eu tivesse dinheiro kkkk)