El León, la Bruja y el Armario

El León, la Bruja y el Armario C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.




Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa


1778 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Gabaloshan 09/04/2024

As Crônicas de Nárnia, ou O Evangelho Segundo C.S.Lewis
"O Evangelho Segundo C.S.Lewis." De fato esse seria o título mais honesto para esse livro, uma vez que ele não tem nenhum objetivo além de catequizar leitores e vender a visão de mundo religiosa e moralista do autor.

O problema não é apenas esse - antes fosse - , já que, além disso, é uma história mal escrita e incoerente. Os protagonistas são agraciados com conveniências e coincidências uma após a outra; crianças são presenteadas com escudos, arcos e espadas e as aprendem a usar magicamente de uma hora para a outra, chegando a duelar de igual pra igual com a Feiticeira, que é um ser milenar, que domina magia negra, etc. É o tipo de coisa que não da pra ler sem revirar os olhos. É tolo! Ser uma história infantil não é uma justificativa para isso. Alice no País das Maravilhas é ainda mais infantil e propositalmente incoerente, e mesmo assim tem muito mais coisa a dizer. Tolkien abraçou mitologia celta, nórdica e cristã; transmitiu suas crenças e valores, e ainda assim não perdeu a coerência.

Há uma tentativa desesperada de transmitir valores, de parecer sábio, mas tudo soa artificial. "Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve," essa é a frase que o Gato de Cheshire diz para a Alice em um momento no livro de Lewis Carroll. Essa frase, solta despretensiosamente, possuí mais significado e profundidade do que qualquer coisa dita em As Crônicas de Nárnia.

Seria uma perda de tempo nomear tudo o que não faz sentido nesse livro. Vou encerrar então, falando do que mais me incomodou. O autor pretendia transmitir a essência do cristianismo, especialmente para crianças, e as coisas ficam logo muito óbvias. Aslan é Jesus, e a Feiticeira, embora tenha sido dito que ela é Lilith, desempenha um papel de Satan. Quando ela vai ao encontro de Aslan, reivindicando o sangue de Edmundo (que representa a humanidade) é fácil de se lembrar do livro de Jó, quando Satan vai diante de Deus para confrontá-lo a respeito de seu servo.

E qual é a essência do cristianismo que o autor comunica? Pois bem! Daí segue um dos momentos mais esquisitos, pois o diálogo entre a Feiticeira e Aslan sugere que havia uma espécie de acordo, ou melhor, uma lei, que fazia com que todo traidor fosse levado por ela e oferecido como sacrifício. O engraçado disso é que isso não nos faz pensar no Diabo, mas sim no Deus do Velho Testamento. Era dele a lei. Era ele quem exigia sacrifício, foi ele que, desde o princípio, se alegrou com a oferta de sangue de Abel. Em outras palavras, a Feiticeira está muito mais perto do Deus bíblico do que de um Diabo de qualquer espécie. Ao menos é o que é possível concluir no evangelho do apóstolo C.S.Lewis.
comentários(0)comente



Niczinleitor1025 08/04/2024

Igual nos filmes
Excelente! O C.S Lewis soube escrever uma boa história.
Os personagens são legais, o plot é muito bem construído. Leia!
comentários(0)comente



Sophia1801 08/04/2024

Amo
Apenas perfeito!!!! Não tenho palavras.
Todo ser humano deveria ler essa obra prima!
Se você não gosta desse livro eu não gosto de você.
comentários(0)comente



Abdias.Silva 08/04/2024

Nesse segundo livro vemos o desenrolar da história (que começou em O sobrinho do mago) a e profecia se comprindo.
comentários(0)comente



J.Mendes 07/04/2024

Preciso dizer alguma coisa?
Simplesmente perfeito!!
Tudo que tem nesse livro é incrível, mágico e maravilhoso!
Sinceramente, um dos melhores livros que já li em minha vida!
comentários(0)comente



Nathany 07/04/2024

Feito com carinho para sua sobrinha
Escrito por C.S. Lewis para sua sobrinha, é o primeiro livro da franquia em ordem de lançamento. A história segue quatro irmãos que descobrem um mundo mágico ao entrarem em um guarda-roupa encantado. Lá, encontram criaturas fantásticas, batalhas épicas e um destino grandioso. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro proporciona uma leitura leve e agradável, perfeita para todas as idades.
comentários(0)comente



Nathane6 07/04/2024

????????
Adorei esse livrinho. Já tinha gostado do filme e nem imaginava que era um livro tão fino. Boa leitura ? recomendo para todas as idades.
comentários(0)comente



Raquel1529 05/04/2024

As crônicas de Nárnia
Confesso que livros de fantasia não é o meu forte,mais depois que eu li a saga 'o povo do ar' resolvi da uma chance a outros livros do gênero, simplesmente não tem oque falar, é esplêndido, maravilhoso,esplendoroso(cabei de inventar kkkk)a única coisa que n me agradou muito foi a descrição de coisas que n precisavam (é uma coisa que me incomoda muito em livros de fantasia,oque faz eu não gostar dos msm, a descrição totalmente exagerada)mais msm assim é um livro que eu super teria a saga(se eu tivesse dinheiro kkkk)
comentários(0)comente



highgarden 05/04/2024

Um baita de um guarda-roupa.
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa mostra desde o início o que é: um conto infantil, tanto que literalmente inicia com um "era uma vez", o que, para quem já adora o universo de Nárnia, não atrapalha em nada a experiência da leitura, que é bem agradável e vem com um tom lúdico que faz você se sentir de volta à infância. Gostei muito de ir percebendo, enquanto lia, o quanto o filme é fiel ao livro e notando que as mudanças pontuais que o filme faz são decisões bem acertadas para a narrativa no cinema, mas achei interessante e engraçado que enquanto o Aslan do filme é sempre muito paciente e sereno, o Aslan aqui do livro tem um traço de personalidade mais rigoroso que ele demonstra em alguns momentos, até a Lucia que é a queridinha leva fecho dele. Algo negativo é que acho a Susana um tanto apagada, ela nem chega a aprender a usar o arco, acaba sendo prejudicada pelo lance de que "batalhas são para homens" e vira um pouco a sombra da Lucia nesse primeiro livro. Nesse sentido, acho que o filme faz um trabalho melhor com ela. Mas, no geral, gostei bastante do livro, tem uma leitura rápida, que flui bem, e é bem agradável.
comentários(0)comente



Sofia.Renelz 03/04/2024

Que livro foi esse!!
Não tenho palavras pra falar desse livro, apenas leia! Mas, leia com o coração aberto, porque não é um simples livro.
Lorena1072 04/04/2024minha estante
Como posso ler o livro? Sou nova aqui ?




Luiz Namur 03/04/2024

Algumas vezes você tem que fazer a coisa certa, mesmo que...
"O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" é o primeiro livro da série "As Crônicas de Nárnia", escrita por C.S. Lewis. Esta obra encantadora é uma jornada mágica e atemporal que leva os leitores a um mundo de maravilhas e aventuras inesquecíveis.

A história começa com quatro irmãos - Peter, Susan, Edmund e Lucy - sendo enviados para o campo durante a Segunda Guerra Mundial, onde descobrem um guarda-roupa mágico que os transporta para o misterioso mundo de Nárnia. Lá, eles se encontram com seres fantásticos como o poderoso leão Aslam, a cruel Feiticeira Branca e muitos outros personagens cativantes.

Lewis tece uma narrativa rica em simbolismo e temas profundos, explorando questões como coragem, lealdade, sacrifício e redenção. A jornada dos irmãos em Nárnia é uma mistura perfeita de aventura, magia e lições de vida, que cativa leitores de todas as idades.
comentários(0)comente



Neves56 02/04/2024

O Leão divonico, a Feiticeiras invejosa e o Guarda Roupa
Não tenho 1 reclamação desse livro??? ele é babilônico do início ao fim. A Redenção do Ed vem forte e o sacrifício do Aslam me pega toda fez aff.
comentários(0)comente



Rhay 02/04/2024

Era meu livro de cabeceira antes de dormir, decidi ler porque é um clássico e nunca tinha lido. Mesmo conhecendo o filme, consegui criar meus próprios cenários, algumas falas que me tocaram em particular fizeram essa fantasia me transportar para um lugar imaginativo que eu não ia há tempos.
comentários(0)comente



pizarrel 02/04/2024

2/7
Cada vez mais me apaixono por Nárnia! Este livro é lindo em diversos aspectos, mas, com certeza, o que mais me tem fascinado são as referências cristãs que Lewis insere na saga. Muito belo o triunfo pós-morte de Aslan, semelhante ao de Jesus Cristo. Ah! E a Lúcia é uma fofa. ??
comentários(0)comente



Cares Peixe 02/04/2024

Maravilhosa, dispensa comentários sempre amei essa metáfora, uma lembrança de um sacrifício que nos tornou justificados.
comentários(0)comente



1778 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |