A Farsa de Guinevere

A Farsa de Guinevere Kiersten White

Resenhas - A Farsa de Guinevere

Carous 04/03/2020

Parecem aqueles bolos bonitos por fora, mas massudos por dentro
Há mais de um ano eu aguardo o lançamento deste livro; anunciado como uma releitura feminista das lendas arturianas focadas em Guinevere.
Embora eu não caia mais no conto das editoras de taxarem qualquer livro de"feminista com mocinha emponderada e forte" só porque foi escrito por uma mulher sobre uma personagem feminina que luta, cavalga ou qualquer coisa mais "masculina", eu acreditei que The Guinevere Deception era uma releitura emocionante sobre O Rei Arthur.

Então, além de decepcionada com o que o livro é, estou um pouco furiosa. Este foi o único livro da minha vida em que eu fiquei ansiosa pela publicação e não correspondeu minhas expectativas. E, lamentavelmente, não foi minha culpa.

Guinevere é uma personagem com grande potencial que se apaga no decorrer da história. De bruxa espiã que "casou" com o rei para protegê-lo de um inimigo feiticeiro sob a ordem de Merlin, ela vira apenas uma peça que Merlin e Arthur usam para seus propósitos particulares. Eles jamais falam quais são esses propósitos e não passa pela cabeça de Guinevere questionar.

E o tempo todo somos lembrados pela própria que ela só assumiu esse disfarce porque seu mentor, Merlin, não pode ir à Camelot exercer a função uma vez que foi banido de lá.

Ou seja, Guinevere é descartável. Nem Arthur nem Merlin escondem que não a veem como um ser humano e sim como algo a recorrer quando precisam e que deve ser obedecido.

Lógico que eu não esperava uma personagem feminista foda, que lutasse e gritasse: "Abaixo ao patriarcado e morte ao pênis*!" em pleno século 5, mas também não esperava uma mocinha tão apática.
Além do mais, apesar do contexto histórico, Guinevere teve contato com mulheres guerreiras e inteligentes em que ela podia se espelhar. Mas preferiu seguir o exemplo da mãe de Arthur que não deve domínio algum sobre sua vida.
(* isso é transfóbico)

Guinevere passa seus dias perguntando o paradeiro de Arthur para os empregados, cumprindo seu falso dever de rainha por meio de umas tarefas fúteis e inúteis demais para um rei, mas não para uma mulher - mesmo que essa mulher seja a rainha, e conhecendo Camelot.
Para fingir que o enredo principal não foi completamente deixado de lado, vez ou outra ela suspeita de uma pessoa, algo estranhamente mágico a ataca, mas a ameaça é logo neutralizada.

Arthur nunca está no castelo. Apesar de dizerem que Camelot está em paz, ele está sempre nas fronteiras do reino ou na casa de algum possível invasor negociando que Camelot não seja invadida. Pouco estranho para um lugar que vive seus dias de tranquilidade e prosperidade.

Óbvio que apesar de ser constantemente deixada de lado pelo marido, logo ela se apaixona por ele. Um cara tão bondoso e amado por seus súbitos. Lindo, alto, com ombros largos, belo sorriso, loiro e olhos azuis. De vez em quando ele até lembra que é casado e sorri para a esposa, beija suas mãos ou sua testa (acontece sempre quando eles estão em público para mostrar ao reino como o casal vive em lua de mel ou quando ela fica insegura e pensa em ir embora do castelo) Quem poderia pedir mais? O que, outra vez, levanta a questão: se Arthur não fosse tão padrão e bem mais velho, será que Guinevere se apaixonaria por ele ou ficaria mais confortável em ser sua amiga, cumprir sua missão e meter o pé?

Sobre a escrita de White: foi minha primeira experiência e até 50% do livro nada se destacou nem para criticar nem para elogiar. Isso porque ainda havia esperança em mim de que a história iria para algum lugar. Depois da metade do livro eu admiti que o livro era isso mesmo: vários nadas acontecendo em meio a trechos repetitivos sobre algo que Guinevere já havia nos informado em todos os capítulos anteriores (como se o leitor e não a escritora que sofressede problema de memória).

White começou a história muito bem. O primeiro capítulo é cativante, mas dali pra frente é só enrolação.

Apesar da desilusão, eu lerei os demais livros dessa trilogia. Mas só porque algum deles deve mostrar a intenção que Kiersten White teve quando começou a escrever sua nova série.

Por enquanto The Guinevere Deception é só um livro com um título preciso, uma capa linda de morrer cheio de folhas de árvores que foram assassinadas à toa. Optem pelo ebook e poupem as árvores
notmuchcompany 08/04/2020minha estante
Que puxa...! ?

Lucia | @lucia_esta_lendo 19/04/2020minha estante
Estou no meio do livro e até o momento estou achando tudo isso mesmo que você descreveu. Estou empurrando a leitura.

literalmente.maya 20/06/2020minha estante
Nossa. Broxei ?

-Koraline 12/03/2024

Poxa vida, que decepção. Esperava tanto desse livro, e não me entregou nada. Primeiro de tudo, em boa parte da história nada acontece, as intrigas políticas não são tão bem explicadas, e parte do plots só são surpreendentes se o leitor não conhecer a lenda de Camelot. Além disso, a questão do romance é bem infundada, e a parte mais interessante, a da magia, não é explorada. Enfim, com certeza não darei continuidade a essa trilogia.

Arya4 23/03/2021

Para as personagens femininas que são ignoradas nas tramas.
Eu gostei bastante da história desse livro. Gostei da personagem principal e de Camelot. A narrativa é muito gostosa e levezinha.
Depois da autora ter me destroçado com o fim da sua última trilogia(A saga da Conquistadora),veio esse livro com uma personagem principal bem mais...tranquila. Não é um livro eletrizante,que pula de ação para mais ação. Não,não é. Nada desse tipo. Livro pós ressaca literária pra acalmar o coração. Rsrsrsrs
Esperando ansiosa a continuação para descobrir mais sobre Camelot e as pessoas que nele vivem.

Rs:.odeiei o Rei Arthur. Cara chato. Eses personagens perfeitos demais não me descem.

Dani @oslivrosdadani 15/07/2020

A farsa de Guinevere - @oslivrosdadani
Ambientado no mundo fantástico de Camelot Kristen White nos traz uma releitura, voltada a lenda arturiana.
Guinevere chega ao reino de Camelot com o objetivo de casar-se com o rei Arthur e torna-se rainha daquele povo. Entretanto, poucos sabem que a jovem guarda vários segredos, um deles sua verdadeira identidade. O casamento é apenas uma farsa, e seu único objetivo é protegê-lo.

Assim que tive o conhecimento desse lançamento, fiquei super empolgada em poder acompanhar as perspectivas de Guinevere, sendo ela a protagonista da sua própria história, detentora de poderes mágicos e protetora de Arthur. Ao invés de ser somente uma donzela em um triângulo amoroso angustiante.
Kirsten tem em sua característica criar personagens femininas fortes e determinadas, dando a elas muita representatividade em suas histórias. Entretanto não senti muito essa determinação em Guinevere. Suas características e o enredo inicial criado para a personagem tinham tudo para torná-la marcante, mas optou-se por tonar-se manipulável em muitas situações ao decorrer da história.

Acredito até que por ser o primeiro livro da série e consequentemente nos introduzir a este mundo, somos mantidos no escuro em relação a muitos detalhes. Mistérios e os segredos são partes constantes da história, sendo assim ficamos a todo o momento esperando aquela reviravolta majestosa, e quando essa aconteceu não me surpreendeu.
O romance nas histórias de Kiersten não faz parte do ponto focal do enredo, por isso não esperava que essa fosse diferente. Contudo, achei muito morno a relação entre Guinevere e Arthur, e espero que essa e algumas outras questões sejam mais enfáticas nos próximos livros.

Sei que com essas ressalvas vocês devem estar pensando que achei a leitura ruim. E a resposta é não. Gostei da ambientação, alguns personagens secundários acabaram se sobressaindo dando um ritmo interessante a narrativa, entretanto eu esperava um pouco mais. E espero enxerga uma evolução nos próximos livros da série e assim sendo, me conectar mais com a história.

Beijos.
Dani

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 11/04/2021

É magnífico como a Kristen consegue nos envolver em sua escrita mas, mesmo assim senti que certas coisas poderiam ter sido melhores no livro, guinevere era para ser uma garota muito foda que em certo momento do livro pareceu apenas uma esposa assustada louca pra ter a aprovação do seu marido que, nem se preocupa em dizer pra ela onde vai... Isso me irritou bastante durante a leitura mas, mesmo assim lerei a continuação em busca de uma evolução de personagem, é com certeza uma mulher com um potencial altíssimo de ser uma personagem memorável.

Tilly 31/05/2020

Os secundários salvam o livro
Eu não tinha muitas expectativas para esse livro, mas ainda assim me decepcionei.
O livro tem uma boa narrativa, porém é lento. Demoram mais de cem páginas para uma ação acontecer, e ainda assim não é nada surpreendente.
Esperava mais de Guinevere, cenas que apresentassem mais de sua força, o que não tive. Não fui convencida por seu súbito amor por Arthur, tão repentino. Ela sempre pensando em como quer a atenção dele me incomodou demais. Guinevere é uma boa principal, porém não me apeguei a ela.
Tirando por uma exceção, nós não temos muito de mulheres guerreiras, e não digo no sentido de luta corporal, mas em geral. Há muitas regras restringindo seus movimentos, e ninguém faz nada para mudar isso. Tudo bem que o livro se passa numa época medieval, mas é fantasia no século 21, pode se inovar. Gostaria disso nos próximos livros.
Os secundários foram quem me envolveram e me deixaram querendo uma continuação. Principalmente Mordred, quero ver o que acontecerá com ele no decorrer da história.
A farsa de Guinevere é um livro razoável que guarda toda a ação para o final. Tendo uma história cansativa em sua maioria, o final tentando compensar. Com personagens principais genéricos e sem nada de novo.
Espero (não tão ansiosa) uma continuação que apresente mais cenas de ação e mais profundidade nos personagens.
Aline221 31/05/2020minha estante
Desde que li As Brumas de Avalon que tenho ranço da Guinevere rsrs

Nicoly Mafra 01/05/2020

Sobre "A Farsa de Guinevere"!
"Nada neste mundo é tão mágico e tão assustador quanto uma moça prestes a se tornar mulher."

Guinevere foi enviada à Camelot para se casar com o lendário Rei Arthur. O encantador reino está, finalmente, prosperando outra vez, após a terrível batalha contra a Rainha das Trevas; não há mais destruição, mortes e magia, e a jovem Guinevere estará ao lado do Rei para ajudá-lo a manter a paz. Contudo, Guinevere é uma bruxa à paisana; enviada pelo antigo feiticeiro e conselheiro do Rei, Merlin, a tarefa da jovem é ter certeza que nenhum tipo de magia entre no reino novamente.

Entretanto, quando forças sombrias estão à espreita do castelo, tentando encontrar uma brecha para iniciar um golpe mortal contra o Rei, a misteriosa Guinevere será essencial para salvar o futuro do reino. Envolvendo magia das trevas, intrigas políticas, cavaleiros sombrios e tantas mentiras e segredos, é difícil adivinhar com essa jornada terminará.

_

Conforme esperado, Kiersten White não me decepcionou! A autora sabe muito bem como fazer uma releitura instigante, épica e empoderadora. Não é preciso conhecer "As Lendas do Rei Arthur" para mergulhar na trama criada em "A Farsa de Guinevere"; os personagens já conhecidos, recebem uma nova roupagem, com características novas, passados misteriosos e papéis diferentes nesta nova aventura.

O mistério é o que chama atenção nesta obra; desde o passado dos personagens, suas motivações, e o rumo que a história tomará. É importante ficar atento à cada informação relevante, cada detalhe que se tornará essencial para o desenvolvimento da trilogia. Concluí a leitura com uma listinha de itens para lembrar quando iniciar a leitura do próximo volume da jornada.

"A Farsa de Guinevere" foi o início perfeito para apresentar este novo universo e trama, e conhecendo a autora e de acordo com o que já foi apresentado, é certeiro que teremos muitas cenas avassaladoras e batalhas épicas! ANSIOSA ESTOU! 🤗

site: www.instagram.com/nickmafra

booksofjoyy 18/06/2020

Eu ainda quero muito saber o verdadeiro nome dela...
RESENHA : A Farsa de Guinevere. ? (originalmente postada no meu ig @booksofjoyy)

Lançamento do mês de maio da editora @plataforma21_ , este é o primeiro volume da trilogia As Novas Lendas de Camelot, escrito pela Kiersten White.

Participei de uma leitura coletiva deste livro e posso dizer que amei a experiência. Faz um tempinho que finalizei ele então decidi trazer a resenha pra vocês!

Nesta incrível história baseada nas lendas arturianas, conhecemos a falsa Guinevere, já que ela roubou a identidade da verdadeira Guinevere, não sabemos muito sobre nossa personagem principal. Nem mesmo seu verdadeiro nome.
Tudo o que sabemos é que a falsa Guinevere foi enviada pelo velho feiticeiro Merlin para proteger o Rei Arthur de uma misteriosa ameaça que ronda a cidade de Camelot.
Guinevere, também dotada de magia, utilizará todos os seus dons para proteger o Rei. Ao longo de sua jornada ela tentará se lembrar de seu passado e do por que aceitou esta missão, já que o próprio Merlin apagou as memórias da moça. Mas quando toda sua existência é uma mentira, como confiar em si mesma?

Eu confesso que amei todo o cenário que a Kiersten construiu, com florestas mágicas, combates e cavaleiros misteriosos. Para quem já está familiarizado com as lendas do Rei Arthur, certamente pegará as referências aos personagens com facilidade. Mas para quem não está, assim como eu, não se preocupe! Eu garanto que mesmo assim a leitura irá fluir e você irá se encantar com este mundo!

O mais legal é que nesta versão da história, os personagem são bem novos! O Rei Arthur tem 18 anos! E a falsa Guinevere tem 16! E alguns personagens já conhecidos tem suas personalidades e características bem diferentes! A Kiersten reconstruiu este mundo do jeito dela!

Com representatividade e uma essência da força feminina, essa história é cheia de magia, aventuras e reviravoltas! Já criei muitas expectativas aqui para o segundo livro, que será ainda mais incrível, já que este abre um leque de possibilidades e não nos entrega muitas respostas.

Sendo assim, vale muito a pena conhecer! E não preciso dizer nada sobre essa capa né???

Gi_Lua 23/04/2023

Estou revoltada
==SPOILER==

Sério, tinha TUDO para ser incrível, mas a autora achou uma grande ideia, tornar o ÚNICO que tinha química(O Mordred e a Guinevere tinham uma química fantástica, fiquei torcendo para eles ficarem juntos desde o começo)com a Guinevere, em Vilão. Não consigo expressar a minha indignação em palavras, que ódio.
A parte da fantasia é muito bem construída, adoro a premissa, gosto muito dos personagens e a história é cativante.
A Guinevere e o Arthur não tem um pingo de química, se eles ficarem juntos, a trilogia vai ser uma merda, mas eu ainda tenho esperança, faltam dois livros, muita coisa pode mudar e eu ainda quero que a Guinevere fique com o Mordred, o que eu acho que não vai acontecer, infelizmente ??

Hellen @Sobreumlivro 07/11/2020

?Nada neste mundo e? ta?o ma?gico e ta?o assustador quanto uma moc?a prestes a se tornar mulher.?
Se voce? me perguntasse se eu conhecia as lendas do Rei Arthur, eu responderia ?Ele existiu mesmo ou e? lenda?? Porque, veja bem, eu na?o conhec?o nada sobre o rei Arthur - descobrir agora que na?o ha? um consenso entre os historiadores se ele existiu ou na?o, enta?o talvez minha resposta seja filoso?fica (por que choras, so?crates?!).

Quando esse livro chegou para mim (obrigada por tudo, @plataforma21_), na?o me interessei pela histo?ria. Mas, nessa minha vida de na?o saber o que quer ler, encontrei ele na estante e resolvi dar uma chance, ja? que li outro livro da Kiersten e curti muito. Pois e?, peguei pra ler um capi?tulo, que virou cinco e eu na?o larguei mais.

Nas lendas arturianas, o rei se casa com uma princesa chamada Guinevere. Aqui, a lenda ganha uma nova perspectiva, pois a princesa esta? morta e quem toma o seu lugar e? uma feiticeira que na?o tem seu nome revelado.
Para proteger Camelot, o rei proibiu a magia, mas ele faz um acordo com Merlin, o velho feiticeiro, que envia Guinevere para proteger o reino de toda magia que anseia em tomar as terras que lhe e? devida. Assim, a Guinevere que na?o e? de fato Guinevere vai tentar manter o rei e o reino a salvo, enquanto tenta aprender como se tornar uma rainha.

Se tratando de uma fantasia YA, e? claro que temos romance (e um tria?ngulo amoroso que me deixou dividida) e uma histo?ria de autoconhecimento e repleta de magia. O que eu mais gostei no livro foi a forma como ele e? construi?do aos poucos, seus personagens (sim, estou falando de Brangien e Lancelote) e por enaltecer as relac?o?es femininas. Temos muitas mulheres fortes na histo?ria e eu adoro isso! Quem aguenta aquelas histo?rias em que a garota fica no castelo enquanto o carinha faz tudo? SOS. Aqui a garota salva outra garota e essa e? a melhor versa?o.

Minha eterna cri?tica as se?ries: pra que prologar tanto as coisas? Sos. E por que sa?o sempre adolescentes de 15/18 anos? Cade? as histo?rias pra gente que chegou aos 20 e poucos e se sente igualzinho a quando tinha 15?

Gostei muito da leitura e, sim, ca? estou eu querendo a continuac?a?o.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/

May 25/04/2021

Bem diferente do que eu esperava
O começo foi lento e confuso pra mim, o que me fez querer abandonar, e apesar de ter prendido meu interesse até a metade ainda segue um ritmo um tanto lento. Até perto do final eu pensava que seria um livro único, e agora tô bem decepcionada por ainda não ter uma continuação porque acho que vai ser ainda melhor que o primeiro, e talvez, com sorte, termine com menos dores.
Silvia 25/04/2021minha estante
Também achei o começo confuso??

May 25/04/2021minha estante
Demais, várias vezes fiquem relendo parágrafos e mais parágrafos nos primeiros capítulos

Emily.Laura 26/08/2020

Gostei bastante
Vejo mt gente dizendo q o começo do livro é arrastado, mas eu n percebi nenhuma lentidão na história, tanto q terminei o livro em 2 dias
Não estava esperando mt coisa desse livro por saber q se passava no universo do rei Arthur, q n é uma história mt interessante pra mim, mas fui surpreendida pq adorei essa versão
Ja quero a continuação, eu q lute aguardando sair

Raíssa 14/06/2020

As mulheres de Camelot
Sensacional ver o protagonismo das mulheres em Camelot, quando as história desse tipo costumam girar em torno do heroismo dos cavaleiros e do rei. Além de mostrar o lado falho pouco explorado dos personagens e escancarar em como são muito jovens para o fardo que carregam e o preço que a magia cobra.