A Farsa de Guinevere

A Farsa de Guinevere Kiersten White

Resenhas - A Farsa de Guinevere

Niv 13/07/2021

Cadê a Kiersten que me prometeram?
A eu de 13 anos teria amado esse livro. Ele é curto, divertido, tem mistério, romance e uma mocinha forte. Tudo que eu gostaria na época.
Mas a eu de 20 anos é mais crítica e achou o livro massante por ser muito lento e repetitivo. Sem amadurecimento nenhum de personagens, plot twists sem sentido e ameaças que não ameaçam.
As pessoas falam muito bem da escrita da Kiersten, mas não gostei nem um pouco, o livro não sai do lugar, não tem desenvolvimento, não te envolve justamente por ficar na mesmice, a história não acontece.
Gostei de ver todos os personagens da história do rei Arthur e a história por trás desse reconto é interessante, pena que deixou muito a desejar.
Me decepcionei um pouco, mesmo assim quero ler o segundo livro, talvez tenha uma evolução tanto na escrita quanto nos personagens, e porque é um livro rápido de ler (tem uma ótima diagramação que ajuda muito), um bom passa tempo.
Sobre o livro físico, achei a capa mole demais. Mas ele não deformou ao ler, o que é muito bom, então minha única crítica talvez seja sobre o tipo de papel. As páginas são muito porosas, o que significa que vai amarelar muito rápido e que é melhor tomar cuidado com os post its...

Tonytedra 20/07/2022

Pior livro da minha vida
0.2/5.0

Esse livro se vende como um reconto feminista de Rei Arthur, mas como esperado, a Guinevere é uma submissa que tem uns
gostos românticos muito questionáveis. Realmente odiei.

Carol 30/12/2021

Não foi um dos melhores livros do ano, mas definitivamente me interessei o suficiente para começar o segundo.

Meli 17/12/2020

A farsa de guinevere é um bom livro, calmo e tranquilo, pra quem gosta de uma leitura mais agitada, talvez não vá gostar desse primeiro livro, mas o ritmo calmo não deixa de ser ótimo.

O único problema foi que passei o livro todo torcendo pelo casal errado, mesmo sabendo que esse casal nunca existiria, acontece. ????

Kah 23/07/2023

Morno demais
Não tenho muito o que comentar, eu tinha expectativas justificativeis pra essa leitura, especialmente por que eu tenho grande interesse nas crônicas de Arthur e afins.

Mas eu simplesmente senti que esse livro poderia ter 200 páginas que não faria diferença nenhuma, é muita enrolação e plots desconexos sendo apresentados a todo momento. A autora não desenvolve nenhum personagem além da Guinevere e até compreendo mas é uma personagem muitas vezes chata durante a narrativa. Havia capítulos que eu simplesmente torcia pra acabar logo.

O final foi bom, promete coisas boas para o próximo livro mas irei diminuir minhas expectativas.

Radja.Teixeira 08/09/2023

Acho que não sei
Estava tão animada para ler esse livro e que talvez meu excesso de animação acabou tornando o livro decepcionante.

Toda a atmosfera da história é legal, interessante, mas a personagem principal deixou um pouco a desejar. Não senti tanto protagonismo nela quanto estava esperando.

Como já conhecia a lenda, nada foi exatamente uma grande surpresa (acho, na verdade, que qualquer um que preste bastante atenção, consegue perceber o que vai acontecer sem precisar conhecer a lenda do Rei Arthur e etc).

Não sei se estou tão animada para ler os outros dois livros? admito que demorou um tempo para conseguir pegar no tranco a história e, sendo sincera, li apenas para chegar logo ao fim.

Talvez leia o segundo, mas acho que não.
Não sei.

Morgana 21/06/2023

Razoável. Entre os 3 livros, este é o mais aceitável.

Apesar de não ter nada de inovador, é uma leitura divertida e boa para passar o tempo.

Gabriela Marques Augusto 19/08/2020

A Farsa de Guinevere - Kiersten White
Guinevere foi enviada para se casar com o Rei Arthur de Camelot e protegê-lo de perigos mágicos que estão a espreita.
De início descobrimos que Guinevere não é a princesa que achamos que é, e sim uma bruxa com o poder de realizar alguns feitiços mandada por Merlin. No passado de Camelot houve um conflito com a Rainha das Trevas e para evitar futuros perigos, foi tomada a decisão de banir o feiticeiro Merlin e exterminar a magia das terras do Rei Arthur.
No decorrer do livro Guinevere passa a explorar os locais, a procura dos perigos mágicos que estão atrás de Arthur. Para proteger o Rei, ela precisa criar feitiços de proteção que não sejam facilmente detectados pelo povo de Camelot.
Achei interessante o modo como é feito os feitiços,com nós de cabelo e de fios de ferro e suas consequências para quem o faz dependendo de cada tipo.
Os personagens não são muito desenvolvidos, não consegui me apegar neles nesse primeiro livro, acredito que a construção será feita na continuação, senti falta da protagonista ?feminista? que foi prometida na contracapa do livro.
Porém gostei muito de Brangien, a dama de companhia e o cavaleiro de retalhos que tem uma personalidade forte e determinada.
Foi inserido um sutil triângulo amoroso e não consegui sentir química em nenhum dos lados, mas lá pro final do livro as coisas vão se encaixar um pouquinho mais.
A história nos mostra como é Camelot, suas ruas, seu comércio e costumes e isso deixa o leitor ambientado como se já conhecesse o local, tornando uma verdadeira fantasia de encher os olhos com cenários lindos, elementos mágicos e florestas cheias de segredos. O desfecho valeu a pena e nos deixou um bom gancho do que esperar do próximo livro.

Ruanluca 20/07/2020

Cansativo, arrastado e decepcionante!!

Realmente a escrita da autora é muito boa, mas o problema maior desse livro é a história. Na tentativa de criar futuras sequências, a autora apresenta todo o contexto na qual a história se passa, apresentando os personagens e posteriormente o plot, que na minha opinião, foi totalmente previsível, cansativo de ser ler e pouco criativo (se for levar em consideração que há muitas e muitas versões das lendas de arthur, sendo essa, uma totalmente imemorável e esquecível).

A narrativa é bem arrastada, tendo pouquíssimos momentos relevantes ou impactantes.

Os personagens detêm pouquíssimo carisma e pouco desenvolvimento, além da pouca história que é servido nessa primeira parte.

Achei demasiado desinteressante e sequer deixam um gosto de "quero mais".

Brisah 19/06/2020

A maioria das críticas a respeito desse livro é pelo fato do começo ser um tanto parado, mas eu gostei disso, fez com que eu me familiarizasse melhor tanto com a protagonista, quanto com o cenário onde a obra se passa. Gostei muito da Guinevere do início ao fim, estou muito curiosa em relação ao passado e aos poderes dela, gostei bastante do Arthur no início mas a partir da metade do livro meus sentimentos ficaram um pouco conflituosos em relação a ele, espero que isso mude nos próximos livros, porque no momento, não me agrada muito ele sendo o interesse amoroso da Guinevere. Me agradou bastante a forma em que a autora retratou as mulheres, ao invés de criar conflito entre elas, as fez terem uma aliança muito bonita que eu espero que só se fortaleça nos próximos livros!

Jessica 29/05/2020

Kiersten White — A farsa de Guinevere
A farsa de Guinevere é o primeiro volume de uma trilogia e uma releitura da famosa história do Rei Arthur, mas com Guinevere como protagonista — ou, na verdade, não exatamente.

Guinevere não é Guinevere. A Guinevere de verdade está morta, e a jovem de dezesseis anos que chega a Camelot para se casar com o Rei Arthur é uma impostora. Mas vamos, a partir de agora, chamá-la de Guinevere mesmo, porque não sabemos seu nome. Só quem sabe que ela é uma impostora são ela mesma, o próprio Arthur e o pai dela, o feiticeiro Merlin, agora banido de Camelot em uma medida para manter toda magia longe do lugar. Em teoria.

Na verdade, o casamento foi arranjado para que ela, que ninguém (além dos três) desconfia também ser uma feiticeira, possa proteger o Rei Arthur de uma ameaça mágica. Ela abandonou toda sua vida em nome dessa missão e foi recebida de braços abertos na nova terra. O rei, a dama de companhia Brangien e alguns cavaleiros como Mordred, sobrinho do rei, se tornam amigos com os quais Guinevere pode contar. Inclusive para salvar sua vida em mais de uma ocasião.

A ameaça mágica, porém, é um grande mistério. Guinevere não sabe exatamente o que pode estar à espreita, só sente a magia em alguns momentos e lugares. O que, afinal, ela precisa impedir? Como proteger o marido/amigo e seu reino?

Se você conhece bem a lenda do Rei Arthur —ou, como eu, só leu Avalon High da Meg Cabot—, já tem ao menos uma pequena ideia de quem são alguns personagens e também de algumas coisas que podem acontecer, mas a forma que elas acontecem ainda é surpreendente nessa releitura. A presença feminina na narrativa é muito forte, e a adição de representatividade LGBT+, mesmo que de leve, é muito bem-vinda. Como em toda fantasia, o início da leitura é um pouco mais lento para construir a ambientação, mas não senti que ele demora a prender a atenção.

É uma mudança interessante que o foco da história seja, desta vez, em Guinevere, especialmente levando em consideração que ela sempre está escondendo algo dos outros ao seu redor. Ela não é apresentada como uma heroína indefesa e ingênua. Apesar disso, você não duvida em momento algum de que as intenções dela sejam positivas. A farsa de Guinevere é narrado em terceira pessoa, mas da perspectiva da protagonista, com acesso a seus pensamentos e sentimentos.

Quase todas as perguntas que você se faz no início da leitura —ou que os próprios personagens fazem ao longo da narrativa— são respondidas, exceto uma. Além disso, as revelações e novas perguntas apresentadas no final do livro criam um gancho forte para o segundo volume da série.

Foi divertido e empolgante voltar a Camelot nessa releitura, muito bem acompanhada pela rainha Guinevere-que-não-é-Guinevere. Vi vários leitores, especialmente de fora do Brasil, comentarem que não curtiram o final, mas eu não senti o mesmo. A autora tinha mais de uma opção para resolver o grande gancho, e me parece que qualquer uma poderia ser bem explorada na sequência — e, mais do que a escolha, acho importante ver como ela seria desenvolvida. Já posso dizer que estou oficialmente na fila para a continuação.

site: https://www.puxadinhogeek.com.br/opiniao-sincera-kiersten-white-a-farsa-de-guinevere/

Bruna Lima 21/05/2020

Uma leitura que conduz facilmente o leitor a se deliciar por suas páginas.

A nova abordagem sobre as histórias arturianas apresenta toques especiais, transformando em algo "novo" e envolvente.Com isso, alguns personagens se mostram bem interessantes, em contrapartida, outros apesar do "destaque" não foram totalmente aproveitados nesse primeiro volume (algo que será trabalhado nos próximos?).

Em certos momentos a autora se prolonga muito, e acaba diminuindo o ritmo e a dinâmica da própria escrita.

Uma leitura que vale a pena pela nova "roupagem".

Lanny 15/08/2023

Estragou...
Eu estava amando o início do livro. Mas eu e minha mania de catar spoilers descobri algo do final da trilogia que me fez perder o gosto até por esse livro aqui.

No início tava muito bom, mas com o desenrolar da história... Pra mim, foi perdendo a graça.

A inversão de gênero de Lancelot não me agradou. Esse Mordred também não me agradou. O Arthur poderia ser bem melhor se ele aparecesse mais, mas achei que ficou muita coisa "no ar". Ao invés dele conversar e explicar o que pensa e tudo mais, fica aquela coisa meio incerta.

Ele quer Guinevere como rainha de verdade de fato e de direito ou está satisfeito com o arranjo? Se não fosse a história de Elaine com ele, eu acharia que ele casou pra disfarçar um caso com um dos cavaleiros. O que não é um pensamento muito fora da casinha com essa autora.

Eu tô imaginando que a Dama do Lago é a mãe de Guinevere. Só não tenho certeza se o pai é mesmo Merlin ou se ele roubou a menina da Dama por algum motivo. Mas isso é especulação minha, não é spoiler. Eu só acho.

Porém, eu preferia que os motivos pelos quais ela foi levada até o palácio fossem verdadeiros. A mudança no plot não foi boa, ao meu ver. Meio que deixou a personagem sem o que fazer.

Tô triste, queria tanto ter gostado, mas as alterações que ela fez na história e algumas decisões que ela tomou pra o rumo dela, realmente não me agradaram. ?

declanlynch 24/01/2022

gostei, mas esperava mais
a leitura de "a farsa de guinevere" foi interessante na primeira metade do livro, mas depois, tudo se torna repetitivo. os dilemas de guinevere como rainha, a relação dela com o passado e merlin... eu acho que a autora tentou criar uma conexão com guinevere tão forte que acabou forçando um pouco a barra.

chega em um ponto que você fica meio cansado e só quer pular o bla bla bla dos sentimentos confusos de guinevere e a fobia dela por água.

fora isso, eu achei um livro ok, tem seus pontos fortes e fracos (sua maioria), mas eu consegui desfrutar a leitura. espero que o próximo livro seja melhor e que a história não seja um repeteco eterno.