O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Alexsandro15 25/05/2024

Que livro perfeito, o enrredo é bem construido. Amei a forma como foi proposta, que fosse uma história contada da empregada que acompanhou tudo desde de a infância das crianças até a morte deles e a infância de seus filhos, tudo isso contado a o senhor Lockwood.
Pra quem procura um bom livro, aqui está uma ótima indicação ??

Juu 24/05/2024

Nota 3
A leitura não foi realizada por vontade própria, mas sim por uma obrigação da escola.
Gostei sim da leitura, confusa no início mas com o desenrolar da história consegui entender e me sentir parte dela. Senti todas as emoções, raiva, tristeza, alegria, indignação?
O jeito como os autora descreveu e detalhou cada situação, cada personagem.
Não foi uma leitura fácil, me perdi diversas vezes, mas gostei.

Luizaengell 24/05/2024

O morro dos ventos uivantes
Eu achei muuuuuito bom, mas tive dificuldade em ler pois demora bastante para desenvolver a história. Mas é muito bom

Leitora Baixa Renda 24/05/2024

Essa é uma história que demonstra o amor e ódio de Catherine e Heathcliff, tendo como ambientação a fazenda do Morro dos Ventos Uivantes.

Foi um livro difícil e que não me prendeu em nenhum momento, uma trama enrolada, com escrita difícil, personagens intensos e desprezíveis, que são marcados por muito orgulho, egoísmo e vingança.

Apesar de entender a sua importância para a época, não entendo a hype do livro.

Ykaro Feliphe 23/05/2024

O meu favorito
O melhor livro que já li em toda minha vida, até esse determinado momento.

Cheio de intrigas, ódio, amor e vingança.

Euarzc 23/05/2024

Pena que é filho único
Que perfeição! Esse livro me prendeu do início ao fim, não tive nenhum momento que li sem estar com a curiosidade atiçada.
No início do livro, quando o Sr. Lockwood entra em Wuthering Heights, somos apresentados à família cheia de mistérios que reside lá. Já nessa apresentação eu senti vontade de sentar naquelas poltronas e desvendar o que aquela gente tão incomum tinha.
Esse livro misturou dois aspectos que sempre me atraem nos enredos - e que parecem, à primeira vista, inconciliáveis: uma atmosfera cotidiana e personagens intensos.
A atmosfera cotidiana nos leva a acompanhar o desenvolvimento dos personagens, não nos contando apenas os eventos mais importantes, mas nos convidando a tomar um chá da tarde num dia comum dentro da história. Essa atmosfera de conforto na obra tornou a minha leitura mais tranquila, sem picos de adrenalina que depois acabariam e deixariam a história "chata".
Os personagens intensos trazem um tempero incrível à história, ainda mais pelo fato de não serem apenas intensos, mas por serem complexos e terem, cada um, uma personalidade distinta e moldada pelas suas tendências naturais e pelo ambiente em que são criados.
A autora uniu esses pontos e fez a mistura perfeita, pois, nos levando a acompanhar o dia-a-dia dos personagens, conseguimos compreender suas aspirações e motivações. A construção dos personagens é um grande trunfo desta obra, ainda que sejam, na visão de muitos, todos - ou quase todos - pessoas terríveis, vemos neles pessoas reais, que mudam sempre e têm atos bons e maus.
Vi muitos comentários sobre a péssima índole de vários personagens desse livro, e não posso discordar deles nisso, mas, pelo menos pra mim, isso só deixa a história mais interessante e profunda, porque vemos o que leva os personagens a serem daquele jeito, o que, de relance, justificaria suas ações, mas também vemos as consequências dessas maldades e como alguns personagens decidem não mudar, e isso é incrível! Esse livro descreve a vileza com tanta perfeição que eu tive medo de personagens que não eram nada mais que humanos e que nem podiam me fazer mal já que são apenas fictícios.
Também me impressionou no livro a maneira que ele lida com o sobrenatural, nos levando a uma dúvida que não será exatamente respondida, o que acrescenta ainda mais camadas nessa história tão incrível.
Os narradores alternados também deixaram a escrita bastante rica, quando Nelly faz o seu relato, parece que uma avó está contando uma história a um netinho - quem lê o livro, e as partes narradas por Lockwood me deram a sensação de estar na mente dele, conhecendo este lugar tão novo e estranho como alguém colocado num lugar distante e místico, completamente apartado do resto do mundo.
Esse livro foi uma experiência incrível, a autora se serviu uma sensibilidade tão grande para escrevê-lo que eu tive vontade de aplaudir quando cheguei na última linha. É uma verdadeira lástima que este tenha sido o único romance escrito por Emily Brontë, ela, com certeza, tinha um enorme potencial de produzir outras obras de arte como esta.

Jealcoli 23/05/2024

Sinceramente, eu achei o inicio do livro bem chato. Só comecei a gostar da história a partir das narrativas de Nelly. No decorrer da história fiquei mais curioso pra saber o desenrolar. Os principais personagens são marcados por muito orgulho, egoísmo, vingança. Mas também possuem um passado difícil. Enfim, por incrível que pareça, eu gostei

Rafaela1002 23/05/2024

O Morro dos ventos Uivantes
História com personagens complexos e recheado de confusões. Acho que a intensão é trazer a tona a complexidade do amor dos dois personagens que foram separados. Não é um livro que eu estou acostumada por isso estranhei bastante, até por que os personagens são bem cruéis e difíceis de gostar.
Marya17 23/05/2024minha estante
Eu pensava que esse livro era lançamento novo

Noemi95 23/05/2024minha estante
Omds, kkkk. Ele é do romantismo

Kkkkkkkk

Marya17 23/05/2024minha estante
Acho que por eu não ele muito livros hipados , não o conhecia ?

Ler***

Kkkk, acontece

Noemi95 23/05/2024minha estante
Vc pode me explicar como funcionam as cortesias?

Luana 22/05/2024

Sombrio
De início, achei o livro um pouco confuso e não me cativou, me senti um pouco perdida com a identificação de cada personagem, porém com o decorrer da leitura conseguir fazer as devidas identificações.
No começo do relato da Sra Dean, como não achei tão interessante , achei os capítulos grandes e não conseguia ler mais que um por dia, tanto que demorei quase um mês para finalizar , mas com o avanço dos relatos , me despertou curiosidade de saber como ia acabar esse ódio do HeathCliff pelo Edgar e pelo Hedley.
Gostaria que fosse explicado como ele ficou rico a ponto de conseguir ser o credor hipotecário da Morro dos ventos uivantes.
Toda a história envolvendo as familia Linton e os Earnshaw, ver a ruína deles e a crueldade do Heathcliff para com os descendentes, é agonizante e nos faz desejar que ele se ferre e como ele era obcecado pela Catherine e nao ter conseguido viver esse amor o tornou amargo, enfim, acho que vale à pena a leitura.
No fim , consegui ler de 2 , a 3 capítulos de uma vez porque fiquei extremamente curiosa para saber que fim teriam os moradores do Morro dos Ventos Uivantes e acho que o final foi satisfatório. ?
E confesso que a primeira vez que vi esse livro ser citado foi em um dos filmes da saga crepúsculo, que eu amavaaa, então desde então ele entrou na minha lista , após mais de 10 anos que consegui fazer essa leitura.

Isabella.Werkema 22/05/2024

é um clássico
Mas preciso ser bem sincera, não me afeiçoei muito.

O livro é bom, a história é ok, te prende e te faz querer terminar pra entender o paradeiro dos personagens, mas não me ganhou.
Eu não sou exatamente a maior fã de clássicos ingleses, eu leio por conhecimento e curiosidade, mas confesso que não é meu gosto, e por isso pode ser que eu não tenha achado grande coisa como outras obras clássicas que eu já li e reli muito?

retrata bem a época que foi escrito, não é uma leitura fácil pra quem não tem costume, mas é muito tranquilo pra leitores mais aptos, então sugiro pra quem já tem o costume com literatura clássica.

isamoraex 22/05/2024

Gostei muito da escrita do livro, a forma de diálogos, como é contando a história pela personagem e o nível de detalhamento.
Havia dito que o livro era chato, justamente, porque me envolvi com a narrativa e me invoquei com o temperamento dos personagens. Até ler no posfácio que o Morro dos Ventos Uivantes não quer que adentrem nele, não gosta de visitas e mudanças. Logo, não há espaço para o leitor. A intenção sempre foi o desconforto. E eu o senti

Beatriz.Manzolino 22/05/2024

O Morro dos Ventos Uivantes
O Morro dos Ventos Uivantes não é um livro fácil, mas é um livro delicioso de se ler. Por muito anos a gente escuta falar desses personagens tão simbólicos Heathcliff e Catherine, em diversos outros livros, musicas e series. Por fim, e algum motivo que desconheço, essa semana o tirei da estante e decidi começar a ler. E já adianto que tenho muito o que dizer sobre ele.
A história se passa na Inglaterra, e eu, como uma boa fã de casas assombradas já me encantei com o Morro dos Ventos Uivantes logo no início, porque eu acredito que a história, na verdade, não é um romance, é uma história de fantasmas. Catherine sempre teve tudo, e quando Heathcliff vem morar com eles, é amor a primeira vista, apesar de mais ninguém gostar do menino, Cathy o adora. E eles passam a infância lendo, rindo, brincando, correndo pelas charnecas e aproveitando o vento que bate na mansão. E quando Cathy faz 16 anos, ela se casa e a infância morre. Heathcliff se alista e retorna anos depois completamente diferente, mudado...Um homem ruim, mas ainda apaixonado por Cathy tanto quando ela ainda é por ele. E a história começa a andar a partir daqui, mais ou menos.
Gosto como o amor, paixão, desespero, ganancia e inveja transformam as pessoas nessa história. Gosto mais ainda da nossa narradora que conta tudo sob a lareira, e fez parte da história, do inicio ao fim. E falando disso, achei sensacional a história começar em um lugar que voltamos a encontramos ao meio da história. Que escrita, que coisa mais linda! É pura poesia, e é daqui também que saiu uma das frases de amor mais icônicas da literatura, mas o que me atraiu mesmo para o Morro dos ventos uivantes foi Heathcliff falando para Cathy voltar e assombrar ela “haunt me, then” ficou marcado em mim desde o primeiro momento, por mais que ao decorrer da história a gente fique com raiva e desteste o Heathcliff, o amor dele pela Cathy é algo que transcende tudo, tempo e espaço, porque nem a morte separou os dois. É um romance gótico de primeira linha! No auge do seu sofrimento, ele abre o caixão de Cathy 18 anos depois e se deita com a amada, o que conta que teve um acalento em seu corpo e alma. Um ato de desespero completo.
A senhora Nelly Dean, nossa incrível narradora, não é nada confiável, pois ela odeia Heathcliff com todo seu coração, então não podemos dizer se suas palavras são aumentadas ou contraditórias. Gostei que o morro dos ventos uivantes ficou trancado e abandonado no fim da história, me parece que com a morte do Heathcliff, algo que mantinha aquele lugar tão ruim e triste, se quebra, e todo mundo pode continuar suas vidas. Algo como acontece com o castelo de a bela e a fera. Com a casa vazia, Cathy e Heathcliff, que amavam de paixão a casa, podem ter ela toda para eles. Para viverem seu amor condenado por toda a eternidade.
Quando terminei essa história de amor e ódio, fiquei pensando muito na Emily Bronte...ela, uma jovem de 27 anos que cresceu na igreja e tinha como companhia da vida seus irmãos e livros, o que se passava na cabeça dela para sair uma história completamente diferente e arrebatadora. De tirar o folego. Em uma cidadezinha do interior da Inglaterra, Emily escreveu um dos romances mais famosos de todos os tempos, que cabeça brilhante deveria ser a sua. Por fim, o morro dos ventos uivantes tem tudo o que um bom livro precisar ter. Foi uma leitura tão boa, por ser um clássico achei que fosse demorar mais tempo, mas era tão bom que devorei em uma semana essa história marcante.

Marianna174 22/05/2024

Não costumo ler muitos clássicos, mas esse eu gostei, a história é intensa, muita coisa acontece em torno de poucos personagens, sentir raiva deles, são todos amargurados, mas alguns mostra o motivo deles serem assim, é um livro imersivo, conseguir imaginar bem o cenário meio macabro, me envolvi na história apesar de ficar um pouco confusa as vezes com os nomes dos personagens e quem era filho de quem, mas depois tudo ficou esclarecido

Tiago.Lima 22/05/2024

Morro dos Ventos Uivantes
Uma leitura maçom um toque antigo, a muito tempo já gostaria de ler o livro por tudo que escutava a respeito, a leitura se tornou intensa, cada dia dando mais vontade de voltar a ler e empolgado, intrigante do início ao fim!